• Freio Motor

    Publicado em 25 de Junho de 2009 Clube do Diesel 144 comentários

    freio_motor-copia

    O freio motor é um sistema auxiliar muito utilizado em caminhões pesados e é um grande diferencial dos propulsores Diesel, já que se aproveita da potência do motor como força de frenagem em declives.
    Entre as vantagens deste sistema, podemos destacar a redução de velocidade do caminhão com maior segurança, pois o motorista conta com uma melhor dirigibilidade e estabilidade do veículo. Além disto, o freio motor torna as descidas e viagens mais rápidas, com menor consumo de combustível e economia dos freios de serviço, que se traduzem numa diminuição do custo operacional e também vantagens ambientais.
    Esse conjunto pode ser ativado de diversas maneiras, a mais comum conta com uma válvula “borboleta”, que se encontra no escapamento do veículo. Quando a válvula é acionada, fecha-se a passagem dos gases de escape represando-os nos cilindros, causando um calço pneumático que age nos pistões e desta forma diminuem a rotação do propulsor e, conseqüentemente, a velocidade do veículo.
    Hoje, com as novas tecnologias, já temos soluções eletrônicas de freio motor que cortam a injeção de combustível e, ao mesmo tempo, utilizam atuadores diretamente na válvula de escape para criar uma contrapressão dentro dos cilindros, podendo também utilizar o turbo para aumentar a pressão interna e portanto a força de frenagem.

     

    144 respostas a “Freio Motor”

    1. o acionamento do freio motor sobre quaisquer circustancias pode ser determinante no consumo de diesel? e não apenas quando o veiculo esta em descida(declive), tenho essa discusão com o meu motorista de que apenas o mesmo(freio motor) deve ser acionado quando exirgido(declive) e o mesmo(motorista)insiste em acionar tao logo liga o caminhão(VW 25.370)
      este veiculo tem o sistema do freio motor no sistema de injeção e não no escapamento, isto faz alguma diferença no consumo de diesel?

    2. Olá, Jorge.
      Sim, faz toda a diferença. Na verdade o sistema de freio motor do motor NGD 370, utilizado no seu caminhão, utiliza a energia do turbo para fazer o freio motor funcionar. No momento em que o freio motor é acionado, a central eletrônica para de injetar combustível, move as aletas do turbo, forçando o turbo a comprimir mais ar nos cilindros. Sem a injeção de combustível no momento que o freio motor está acionado, o ar serve de calça pneumático para os pistões, o que faz com que esse sistema tenha uma potência de frenagem muito maior que os demais.
      Não se preocupe com o acionamento do freio motor logo ao ligar o veículo, pois esse sistema só libera o funcionamento do mesmo, após o óleo lubrificante atingir temperatura acima de 60°C, portanto antes disso o freio motor não funciona.
      Obrigado pela visita!

    3. ola eu queria saber se o acionamento do freio motor em qualquer local causa algum problema no motor? pois essa é a minha discussão com meu pai.

    4. Olá, Jonas.
      Tudo bem?
      O uso do freio motor não causa nenhum problema ao motor, mesmo quando acionado em retas por exemplo. Esse sistema de freios auxiliares só serão eficientes com o giro do motor em rotações de potência, ou seja, em baixo regime de rotação, a massa de gases resultantes da queima do combustível e ar admitidos pelo motor, é baixa e isso não causa nenhum efeito significativo no freio motor, portanto não há risco de ocorrer quebras.
      Em alto giro, regime de giro de potência, a quantidade de gases retida nos cilindros, causa uma compressão maior, o que reduz a velocidade do pistão, causando o efeito de freio no motor, contudo sem oferecer risco algum ao motor.
      Obrigado pela visita!

    5. olá, meu volare deu um problema que eu acho que foi acarretado do freio motor. segundo meu motorista, ele estava chegando proximo de um quebra-mola. antes de parar, ele acionou o freio motor que é acionado por uma chave no painel. apos passar o quebra mola ele saiu de segunda e viu que o carro estava sem força. entao ele engatou a primeira e tambem estava fraco, quando ele olhou no retrovisor ele viu que saia uma fumaça preta pelo escapamento. o que pode ter ocasionado isso? é a turbina ou pode ter sido o travamento da valvula do freio motor?
      tenho um volare V8 motor mwm 2010.

    6. Olá, Douglas.
      O carro voltou a funcionar normal depois? Se não, pode ser sim um problema de travamento do dispositivo que aciona a borboleta do freio motor, mas de qualquer forma, o ideal é levar o veículo a uma oficina autorizada MWM INTERNATIONAL, que possui profissionais treinados para averiguar a causa raiz desse defeito.
      Obrigado pela visita!

    7. Olá…
      Tenho um Volksbus 8-150 2004 e teve um episodio semelhante ou ocorrido com o Douglas, e no meu caso foi sim a valvula do freiomotor que travou.
      Mas minha duvida é se no meu carro, o uso do freiomotor acarretaria economia de combustivel.
      Agradeço o apoio.

    8. Olá, Cassio.
      O freio motor é um sistema auxiliar ao freio do veículo e sua correta utilização, previne o desgaste dos freios. Somente em carros equipados com injeção eletrônica é possível obter relativa economia de combustível pois, com o acionamento do freio motor a central eletrônica desliga a pulsação dos injetores, numa estratégia chamada de “Cut off”. Com o desligamento dos injetores na condição de freio motor acionado, não é possível a injeção de combustível que faz com que o motor seja mais econômico.
      Obrigado pela visita!

    9. Tenho uma duvida sobre o freio-motor. Poço utiliza-lo durante todo trajedo(ex. parar num semafaro) ou apenas em decida? A utilizaçao do freio-motor pode causar algum tipo de super aquecimento e/ou desgaste prematuro do motor?

    10. Olá, Lucas.
      O freio motor não causa qualquer tipo de problema ao motor, o seu uso diminui o desgaste dos freios do veículo, porém sua eficiência se dá em marchas reduzidas e giro elevado.
      Obrigado pela visita!

    11. Boa noite
      Primeiramente obrigado pelo espaço.
      Tenho duvidas em relação ao freio motor, fiquei assustando quando um colega me disse que isso é muito delicado, quando o mesmo ja ouviu dizer que mangueiras de um caminhão foi estourada com o mal uso do freio motor (gostaria de saber se é possivel). Bem gostaria de fazer varias perguntas em uma só mas: quando acionamos o freio motor em uma descida e esquecemos de desliga-lo acelerando em seguida pode danificar alguma coisa? Temos que desligar o freio motor quando começarmos com as reduções de macha? Tirem-me por favor essas duvidas, estou falando de um VOLARE V8. Obrigado.

    12. Olá, Wilson.
      O freio motor não causa qualquer tipo de problema ao motor, o seu uso diminui o desgaste dos freios do veículo, porém sua eficiência se dá em marchas reduzidas e giro elevado.
      Em um veículo equipado com injeção eletrônica, o freio motor é desabilitado em duas condições; quando acionado o pedal da embreagem e quando o giro do motor for menor que 1.150 RPM.
      Em um motor com injeção mecânica, o fato de esquecer o freio motor acionado e acelerar o motor do veículo, causa uma perda de potência, notavelmente sentida pelo condutor, por excesso de gazes no interior dos cilindros.
      Obrigado pela visita!

    13. jose edson de carvalho

      a minha pergunta é, mesmo com o caminhao vazio eu posso utilizar o freio motor? Em qualquer lugar?

    14. O freio motor não causa qualquer tipo de problema ao motor, o seu uso diminui o desgaste dos freios do veículo, porém sua eficiência se dá em marchas reduzidas e giro elevado.
      Em um motor com injeção mecânica, o fato de esquecer o freio motor acionado e acelerar o motor do veículo, causa uma perda de potência, notavelmente sentida pelo condutor, por excesso de gazes no interior dos cilindros.

    15. amigo, estamos passando por dificuldades na empresa , motivo de desgaste de caminhões de tempo natural e abuso de condutores apressadinhos, que, não respeita as setrada de chão com buracos declives longos e perigosos, com muitas curvas , tu isso se confiando no freio mortor do caminhão, se preocumpando apenas na frenagem ., sem somar quebras na suspensão ,como molas ,pneus, cruzetas de cardam etc. então resolvemos tirar freio motor , para educa-los na estrada, sem precisar demitilos . É O NOSSO OBJETIVO.O que vçs acham da nossa decisão ,se temos conceito de não utrapassar 80KM/h

    16. O freio motor não causa qualquer tipo de problema ao motor, o seu uso diminui o desgaste dos freios do veículo, porém sua eficiência se dá em marchas reduzidas e giro elevado. O grande problema é o seu mau uso, que pode acarretar problema de perda de potência.
      Acreditamos que o ideal para sua empresa é educação dos motoristas através de cursos e palestras sobre direção defensiva e condução econômica.

    17. ola, te3nho uma duvida, o freio motor pode ser colocado em qualquer tipo de caminhão? é possivel colocar em um fnm?

    18. O freio motor não causa qualquer tipo de problema ao motor, porém se o veículo não foi equipado com esse dispositivo, deve-se procurar saber sobre a resistência mecânica do motor, pois pode haver algum tipo de restrição por esse item não ter sido equipado pelo fabricante do veículo.

    19. Oi pessoal do clube diesel,eu comprei uma MB 2635 e ela estava com o freio de motor desligado, eu entao restalei o sistemar,mas estou notando que o freio nao estar segurado bem o caminhao, to achando que seja a precao do ar que esta pouca nos cabeçote.
      O quer voces achao?
      Obs; O ar do cilindro da boboleta e o mesmo que vai para os cabeçote, tive que adapitar.
      Sera que pode ser assim?

    20. Por ser um sistema próprio da Mercedes, o chamado Top Break, aconselhamos a procura de uma concessionária da marca para maiores detalhes.

    21. Olá bom dia, tenho volks 8-120 Baú, minha duvida é se posso ultilizar o freio motor direto, os meus motoristas não desligam o freio motor nunca, ando sempre muito leve. deste jeito a válvula do freio motor poderia ter um desgaste prematuro?
      Obrigado

    22. O freio motor não causa qualquer tipo de problema ao motor, o seu uso diminui o desgaste dos freios do veículo, porém sua eficiência se dá em marchas reduzidas e giro elevado.

    23. Amigo tenho um caminhao basculante, quando eu o adquiri havia sido retirado todo o sistema de freio motor. Para trabalhar na minha regiao num fazia tanta diferenca se estava ou nao com freio motor, mas atualmete esta trabalhando num regiao de muita serra, preciso do freio motor senao os freios se detonam rapidamente, gostaria de saber como devo proceder,onde eu consigo adquirir o sistema de freio motor ou se posso fabricar um sistema e como devo fazer para fabrica-lo. Se o funcionamento dele e so a borboleta no escape ou se tem mais alguma modificacao na parte interna do motor. Meu caminhao e um VW 16.170. Agradeco se puder me responder.

    24. O aconselhável é procurar um serviço autorizado MWM International para melhor avaliação, pois existem diferenças nos sistemas de freio motor dependendo do modelo de caminhão e trabalho executado.

    25. olá eu tenho adaptado no meu caminhao VW 8-150 O pente na turbina (aquele assovio) que dá quando se troca de marcha e gostaria de saber se isto prejudica o caminhão ou a potencia do motor?

    26. Olá, Ivan.
      Sim, esse pente causa uma contrapressão maior na área de escape que a médio e longo prazo, desbalanceará o eixo dos rotores da turbina.
      Obrigado pela visita!

    27. ola,boa noite!tenho uma duvida,tive um treinamento na empresa que trabalhava, e la nos advertiram a nao usar o freio mator em dias chuvosos.bom,minha duvida é:qual é o risco?

    28. Olá Cesar.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O freio motor é um auxílio do freio do veículo, portanto o seu uso vem a auxiliar na redução de velocidade do veículo e entendemos que, não há nenhum risco o seu uso, visto que ele não atua nas rodas do veículo e sim no motor.

      Obrigado pela visita.

    29. obrigado pela resposta,e parabens pelo blog,é sempre bom termos pessoas capacitadas assim,para tirar nossas duvidas.obrigado.abs…

    30. Olá, Cesar.
      Que bom que gostou.
      Continue ligado no Clube do Diesel!
      Obrigado pela visita!

    31. OLÁ!!!

      OBRIGADO POR ESTA OPOETUNIDADE!!!

      QUERIA SABER SE MESMO VASIO O CAMINHÃO POSSO SEMPRE USAR O FREIO MOTOR BEM COMO TRANSITAR COM ELE LIGADO OU SOMENTE EM DESCIDAS E SE ELE ESTIVER ACIONADO SE POSSO USAR O PEDAL DO BRECK.
      POIS SOU NOVO NO RAMO DE MOTORISTA?

    32. Olá, Ivan.
      O freio motor é um sistema auxiliar ao freio do veículo e sua correta utilização, poupa o desgaste dos freios. A utilização do freio do veículo em conjunto com o freio motor, não traz nenhum tipo de problema.
      Obrigado pela visita!

    33. Oi, tenho um 8150 DELIVERY PLUS ano 2010 que esta com 46500 km´s rodados, uso o freio de moto direto, agora ele esta fraco, aciona normalente mais esta fraco!
      Neste caso e so regular a valvula da borboleta?
      Sera que usei o freio demasidamente de forma desnecessaria?

      Grato
      Niramar de Paula.

    34. Olá, Niramar.
      O freio motor, desde que não sejam alteradas nenhuma de suas características, não prejudicam o motor ou o turbo. A falta de potência de frenagem, pode ser acumulo de carvão na borboleta do freio motor, desajuste no acionador da válvula borboleta ou algum vazamento de gases pelo tudo de descarga. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para averiguação do problema.
      Obrigado pela visita!

    35. Apreciei muito as perguntas levantadas nesta pagina e as coerente e tecnicas respostas fornecidas, parabens a equipe de proficionais.

    36. Olá, Hailton.
      Que bom que gostou.
      Continue ligado no Clube do Diesel.
      Obrigado pela visita!

    37. é muito bom gostei da dica

    38. Olá, Alex.
      Que bom que gostou.
      Continue ligado no Clube do Diesel.
      Obrigado pela visita!

    39. Ola boa noite, tenho um vw 25370,2008 ele apresentou um defeito no relogio da pressão do ar, sendo que com o caminhão funcionando ele carrega o ar,mas o relogio do painel não sobe, o caminhão esta destravado, da freio normal, levei em um eletrecista onde ele orientou q o defeito não era no relogio e sim no sensor,mas não acho esse sensor,poderia me orientar nesse caso.Desde ja agradeço.Abraços

    40. Olá, Carlos.
      Esse relógio não faz parte do motor. Aconselho a procurar uma concessionária do fabricante para maiores informações.
      Obrigado pela visita!

    41. qual e a melhor rotacao para trabalhar com o freio motor,top break?trabalho na faixa amarela estar forcando o motor?

    42. Olá, Fabiano.
      A eficiência do freio motor se dá em rotações mais elevadas, porém para saber em que faixa deve trabalhar o seu veículo, consulte o manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    43. parabens pela paciencia de responder todas as perguntas!vcs tem algum curso online,de manutencao de carros a diesel?

    44. Olá, Fabiano.
      Infelizmente não temos cursos on line disponível. Mantemos convênio com vários Senais de todo o Brasil, onde é possível realizar cursos dos motores MWM INTERNATIONAL presencial.
      Obrigado pela visita!

    45. Olá boa noite, quero saber se posso deixar o freio motor acionado até nas subidas ou devo deliga-lo?
      Obrigado

    46. Olá, Jokka.
      O freio motor é um auxílio ao freio do veículo e deve ser acionado sempre que for necessário diminuir a velocidade, portanto, em subidas não deverá ser acionado.
      Obrigado pela visita!

    47. gostaria de saber se, nos motores com bomba injetora ha o corte de injeção de combustivel no momento que é acionado o freio motor

    48. Olá, Carlos.
      Em bombas injetoras mecânicas, há uma diminuição de injeção de combustível a medida em que a alavanca de aceleração não está acionada, porém esse sistema não corta a injeção com o freio de serviço e/ou o freio motor acionado.
      Obrigado pela visita!

    49. Posso trocar um volante bi massa pelo rígido, sem problemas de funcionamento do sistema de embreagem, o Nissan frontier usa o bi massa que é muito caro e tem o original da |MWM rígido, é interessante a troca?

    50. Olá, Abreu.
      A substituição do volante bi massa por um rígido não traz nenhum problema ao funcionamento da embreagem, porém é aconselhável, na troca do volante, também a substituição do conjunto de embreagem por um adequado ao volante rígido, pois esse, por não trabalhar com molas de amortecimento de impactos torcionais, provocará mais vibração do motor.
      Obrigado pela visita!

    51. TENHO UM CAMINHAO VW 8-150 DELIVERY PLUS E ESTA COM 165000 KM RODADO E AGORA ELE COMESOU A DAR SUPER AQUECIMENTO AGUA ESTA NO NIVEL NORMAL FILTRO DE AR NOVO E NAO TEM VAZAMENTO O QUE PODE SER

    52. Olá, Julio.
      Faça um teste no ventilador viscoso pois esse pode estar acoplando em temperatura errada, retardando o resfriamento do líquido de arrefecimento. Um teste nas válvulas termostáticas do motor também deve ser realizado, pois um retardamento na abertura das mesmas, pode causar superaquecimento.
      Obrigado pela visita!

    53. Qual a vantagem da bomba mecanica sobre eletronica no motor MWM da x-terra.
      Obrigado pelo espaço e parabens pela iniciativa!

    54. Olá, Abreu.
      Podemos fazer uma comparação entre essas bombas, porém vantagens e desvantagens depende muito da legislação ao qual esse motor corresponde.
      Os motores equipados com bomba injetoras mecânicas atendem a norma Euro II, o Conama fase 4, no qual estabelece limites de emissão de poluentes maiores que os motores injetados eletronicamente. Os motores de injeção eletrônica são mais modernos e, no caso da Xterra equipados com motores MWM Sprint, atendem a norma de emissão Euro III, Conama fase 5. Esses motores têm uma precisão maior de injeção, emitindo menos poluentes, consumindo menos combustível e tendo uma série de estratégias que protegem o motor em caso de superaqueciomento, perde de pressão de óleo lubrificante, alta pressão de combustível entre outras.
      Obrigado pela visita!

    55. Ola! Me foi de grande valia as perguntas e, principalmente, as respostas fornecidas pelos profissionais da equipe.
      Parabens e continuem assim, esclarecendo com competencia e boa vontade aqueles que como eu, se encontram em duvidas sobre caminhoes ou demais veiculos.

      Obrigado,

      Adolfo Werneck.

    56. Olá, Adolfo.
      Muito Obrigada!!!
      Sempre que precisar, pode contar conosco.
      Muito Obrigado pela visita!

    57. quando parar um caminhao a diesiel desligar ele posso deichar emgrenado é correto ou nao?

    58. Olá Julio!
      O correto é utilizar o freio de estacionamento. Parar o caminhão com a marcha engatada, em caso de colisão, pode acarretar em quebra da caixa de marcha e/ou, danos ao motor.
      Obrigado pela visita.

    59. Bom dia.

      Gostaria de saber se posso usar freio motor duante a chuva ou com asfalto molhado? Pois me disseram que é perigoso e o caminhao roda na pista. É verdade?

      obrigado!!

    60. Olá Hebert!
      Não existe restrição quanto ao uso do freio motor, pois o mesmo não atua nas rodas diretamente, e sim no freio dos pistões do motor.
      Obrigado pela visita.

    61. ola, bom dia.
      gostaria de saber se faz diferença usar o freio motor com o ar condicionado ligado.
      parabéns pelo blog, muito interessante e útil.
      obrigado.

    62. Olá Jardel!
      Não. O compressor do sistema de condicionamento de ar é um acessório que absorve uma quantidade expressiva de potência do motor, mas não deve ser considerado um ‘freio motor’ porque não oferece barreiras para a saída dos gases do escape, onde o dispositivo é instalado.
      Obrigado pela visita.

    63. boa noite estou com um poblema no freio motor do meu caminhao o botao do paineu esta ok a ceneloide ok fuzivel ok mais nao aciona

    64. Olá Abraao!
      Neste caso, resta o cilindro pneumático que comanda a abertura e fechamento da ‘válvula borboleta’ no tubo primário de escapamento. Veja se está em perfeitas condições.
      Obrigado pela visita.

    65. Ola tenho um 24-250 VW Bi Truck carrego 20 mil quilo e o freio motor dele nâo segura quase nada e to esquentando muito os freios por causa disso eu pego muita serra oq eu faço

    66. Olá, Thalles.
      A eficiência do freio motor depende basicamente de uma boa retenção dos gases de escape no cilindro. Se houver pouca compressão no motor ou se a borboleta de freio motor não estiver vedando a passagem dos gases, pode diminuir a eficiência sobrecarregando os freio do veículo, causando superaquecimento.
      Obrigado pela visita!

    67. gostaria de saber se pode usar freio motor vazio descendo um serra.

    68. Olá Heliio.
      Sim, o freio motor independe da carga transportada pelo veículo, porém o efeito do freio motor será melhor percebido com o veículo carregado.
      Obrigado pela visita!

    69. Olá boa noite.
      Primeiramente gostaria de lhe agradecer pelo clube do Diesel , onde muitos assim com eu conseguem esclarecer várias duvidas.
      A minha é a seguinte : Aquele som alto que o pessoal vem fazendo no escapamento quando acionam o freio motor ( aquele assopro alto mesmo ) danifica o motor ou algum componente do caminhão ?
      grato pela atenção.

    70. Olá William!
      Aquele som é obtido através de um dispositivo que interfere no fluxo de ar que sai do escapamento. Essa interferência pode causar problemas ao turbo do motor.
      Obrigado pela visita.

    71. o meu caminhao(vw 8160) tem o freio a motor muito fraco.
      esse freio tem regulagem,e se tiver como eu faço?

    72. Olá Lucas!
      Não há regulagem do freio motor para melhorar seu efeito, porque isso está diretamente ligado ao diâmetro do corpo do cilindro. Apenas deve-se observar o curso total da borboleta no interior do corpo do conjunto freio motor quanto ao fechamento/abertura. Observe também o cilindro atuador quanto a gripamento, empenamento da haste e fornecimento adequado de ar comprimido (vazamentos e/ou contaminações). O cilindro atuador é, normalmente, o grande causador da perda de performance do freio motor.
      Obrigado pela visita.

    73. Estou fazendo um trabalho sobre freio motor, e gostaria de saber se tem alguma desvantagem em utilizar o freio motor.

    74. Olá Milena!
      Não, a utilização do freio motor, além de não ser prejudicial ao motor, traz vários benefícios, como poupar as lonas e pastilhas de freio dos veículos, evita o efeito “espelhamento” dos tambores de freio, auxilia na dirigibilidade do veículo e, nos veículos injetados eletronicamente, ajuda a economizar combustível.
      Obrigado pela visita.

    75. Ola!

      Temos um VW 24.240 (eletronico) com freio motor, este não desativa mais o freio motor. ele fica sempre ativado.
      Sera que o problema é na central, xicote, ou sera que pode ser no escapamento por motivo de lubrificação?

    76. Olá Moisés!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação e teste de alguns componentes do sistema de freio motor, como o acionado pneumático por exemplo.
      Obrigado pela visita.

    77. Pode-se deixar o freio motor acionado sempre?

    78. Olá Ivan!
      O Freio motor deve ser acionado sempre que for preciso auxiliar o freio de serviço.
      A eficiência do freio motor depende da rotação em que o motor se encontra, dessa forma, em rotações baixas o freio motor não terá eficiência, não sendo aconselhável o seu uso.
      Obrigado pela visita.

    79. Tenho um VW 8150 Delivery ano 2007 motor Srint , sem ferio motor, agora to adaptando um, sera q da problema ?

    80. Olá Mario!
      Não é aconselhável nem pela fábrica de motores, nem pelo fabricante do veículo, qualquer tipo de alteração ou adaptação do produto, pois esses já foram desenvolvidos obedecendo características típicas de cada aplicação e sua alteração pode causar problemas ou não trazer o resultado esperado pelo proprietário do veículo.
      Obrigado pela visita.

    81. J.Rubens A. Louly

      B.tarde! Posso instalar este freio motor em um Motor MWM 229 com turbina só externa. Será que pode danificar com aumento da pressão sobre os pistões? Já ouvi que estraga! Fica a pergunta! Posso instalar este sistema sem causar-me maiores desgostos e problemas que benefícios.Obrigado.

    82. Olá J. Rubens!
      Não é aconselhável nem pela fábrica de motores, nem pelo fabricante do veículo, qualquer tipo de alteração ou adaptação do produto, pois esses já foram desenvolvidos obedecendo características típicas de cada aplicação e sua alteração pode causar problemas ou não trazer o resultado esperado pelo proprietário do veículo.
      Obrigado pela visita.

    83. jean phellipe cordeiro

      bom dia, queria tirar uma duvida! tenho um volks 8-150 ano 2004 e o freio motor dele parou de funcionar do nada! voçe liga o botao, luz no painel acende mas ele nao funciona!! voçe poderia me dizer o que pode ter acontecido?
      desde ja agradeço pela atençao

    84. Clube do Diesel

      Olá Jean!
      Se a luz indicadora de acionamento do freio motor acende no painel e esse não funciona, o problema pode estar na parte pneumática do freio, porém o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realizar um diagnóstico mais detalhado.
      Obrigado pela visita.

    85. Estou com uma dúvida , me disseram que o uso do freio a motor pode influenciar no nível de óleo do carter , se usarmos muito esse sistema o nível do óleo estará sempre abaixando. Isto seria verdade ?

    86. Olá Tiago!
      Não. O freio motor nada tem a ver com o sistema de lubrificação do motor. Pode ocorrer um aumento do volume de vapor de óleo no respiro do motor somente se o motor não estiver em boas condições de pressão de compressão (anéis desgastados por exemplo) que pode aumentar a pressão no cárter.
      Obrigado pela visita.

    87. boa tard, gostaria de saber se poso vedar aqueles buracos que tem na borboleta do freio motor para o caminhao segurar mais nas desidas pois o mesmo nao segura quase nada!!!!grato pela atençao

    88. Olá Cleber!
      Esse prática não é recomendada pois o aumento de pressão, acima do estabelecido, dentro dos cilindros pode causar danos as válvulas, turbo e comprometer os anéis de segmento, causando aumento do vapor de óleo que sai pelo respiro do motor.
      Obrigado pela visita.

    89. Olá Junior!
      Esse problema pode estar relacionado com a válvula pneumática de acionamento do freio motor e/ou o switch de acionamento do freio motor. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes nesses componentes e definir a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita.

    90. Ola, tudo bem? eu trabalho com um vw 13-180 ja peguei usado, eu acionando o o botâo do freio motor dele, ele so funcionava com o pe no acelerador de leve, mais agora ele parou de funcionar o que você me informa o deve ter acontecido para para de funcionar? desde ja muito obrigado

    91. Boa noite!Tenho um vw 12140h 95 e o freio motor nao aciona o que pode ser?Ja testei a solenoide da borboleta e esta acionando tem algum tipo de rele ou sensor nos pedais?

    92. Olá Julio!
      Esse problema pode estar relacionado com a válvula pneumática de acionamento do freio motor e/ou o switch de acionamento do freio motor. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes nesses componentes e definir a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita.

    93. Olá, achei super interessante o site.
      me surgiu uma curiosidade, tenho uma GMC3500HD( praticamente uma caminhonete silverado)e as vezes puxo muito peso com ela e como não costumo andar devagar, judio do sistema de freios. Teria algum problema e/ou vantagens colocar um sistema de freio motor na caminhonete? pois nunca soube de alguem q tivesse freio motor em uma caminhonete, se pode ser util qual o melhor modelo pra usar?
      obrigado

    94. Olá Adilson!
      Não há no mercado sistemas de freio motor para caminhonetes. Na média, são utilizados em veículos com PBT igual ou a partir de 7000 kg.
      Além do mais, o acionamento é pneumático, e a GMC 3500 HD tem sistema de freios acionado por um servo freio a vácuo.
      Minha sugestão é trabalhar com redução de marchas combinadas com o freio, porque o melhor freio motor é o próprio motor, em rotações elevadas.
      Obrigado pela visita.

    95. Boa tarde. Eu tenho um F12000, e gostaria muito de por freio motor, será que tem essa pocibilidade??? Obrigado

    96. Olá Douglas!
      Sim, se o seu F12000 tiver motor MWM D229/6. Veja que os caminhões VW 12 140 (com motor MWM D-229/6) têm esse dispositivo. É só copiar.
      Obrigado pela visita.

    97. foi muinto bacana aprender, com voces isso faz enrriquecer nossos conhecimentos meus parabens a voces eu a poucos dias troquei minha abilitaçao para ct E abrçao a todos rgs alegrete

    98. consegui tirar duvidas sobre freio motor e como e quando usar o mesmo meus parabens a voces proficionais voces saõ nossos anjos da guarda parabens

    99. Olá Clovis!
      Ficamos muito felizes em saber que estamos lhe ajudando no seu dia-a-dia.
      Continue sempre ligado em nosso blog!

    100. Ola pessoal, pois estou muito grato pelas informações, pretendo atua nessa profissão de motorista.
      Desejo que deus de cada vez mais sabedoria a esse grupo de profissionais excelentes que compartilham suas sabedoria,isso que eu chamo de inteligencia.

      Abraço a todos e que Deus abençoe vocês.

      Ate/ Joel.

    101. Olá Joel!
      Ficamos muito felizes por saber que estamos lhe ajudando com as informações que colocamos no blog.
      Continue sempre ligado!

    102. Olá turma,antecipadamente venho agradecer pelo blog, pois os comentários e dúvidas são excelentes.
      Amigo,também estou com um problema que já estou ficando de cabeça um pouco quente.
      Tenho um volare w8 ano 2007 motor eletrônico, por sinal, um carro muito novo e baixíssima quilometragem,mas de um tempo pra cá o freio motor deixou de funcionar,aciono o botão, energiza o led no painel mas mecanicamente não atua, já chequei alimentação de ar, normal, tensão de alimentação e saída do botão, normal, borboleta do scap, normal. Na verdade, todo o meu conhecimento já esgotou, não tenho uma concessionária próxima, pois sou do interior do ceará bem longe da capital, e como tem aclives acentuados por aqui seria bom realmente o funcionamento do freio motor, gostaria de saber se tem algum relé, sensor de pedal que contribui para o acionamento deste. Fico grato e no aguardo. Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

    103. Olá Rodrigo!
      O freio motor desse veículo funciona com um interruptor no pedal da embreagem. Ao acionar o botão no painel, para que o sistema funcione, PE necessário que o motor tenha mais que 1.150RPM, o pedal do acelerador não esteja pressionado, não haja acionamento do pedal da embreagem e que haja sinal do sensor VSS (sensor de velocidade do veículo). Se um desses itens não estiverem funcionando, principalmente o sinal do VSS e do interruptor do pedal da embreagem, o freio motor não funcionará.
      Obrigado pela visita.

    104. Ola Boa Noite.

      Quero saber como que inter-liga o freio motor conjulgado com o ACELERADOR.

      Tipo tira o pe do acelerador e O FREIO MOTOR aciona.;

      Obrigado

    105. Olá Ramon!
      Se estivermos falando de um motor injetado eletronicamente, essa estratégia se dá pela programação do ECM (módulo de controle de injeção). No momento que o ECM deixa de receber sinal de aceleração, pelo pedal do acelerador, mas percebe que o motor está acima dos 1.100RPM, com marcha engatada e sem acionamento do pedal de embreagem, é enviado um sinal a um interruptor que acional a válvula pneumática que faz com que a borboleta do atuador do freio motor feche, represando o gás nos cilindros, causando uma espécie de calço pneumático nos cilindros, diminuído a velocidade dos pistões e reduzindo assim, a velocidade do veículo.
      Obrigado pela visita.

    106. olá bem minha duvida é que vejo muitos motorista andando com o freio a motor ligado direto pois bem trabalho com um 24.250 e só ligo esse freio em uma decida tipo serra ou semelhante ai fica minha pergunta posso usa-lo direto ou seja ligado direto em subida retas e etc etc e o consumo aumenta ou não bem ai esta minhas duvidas e espero ser compreendido no mais muito obrigado.

    107. Olá Ismael!
      O freio motor só será acionado quando for necessário e se estivermos falando de um veículo equipado com injeção eletrônica, o ECM (módulo de controle da injeção) é quem decide quando e por quanto tempo ele será acionado. O uso do freio motor não prejudica o motor nem aumenta ou diminui o consumo de combustível.
      Obrigado pela visita.

    108. Ola, minha duvida é se uso o freio motor na chuva ou não.

    109. Olá Flavio!
      O uso do freio motor não causa nenhum problema ao motor ou afeta a dirigibilidade do veículo, visto que, ele atua diretamente no motor e não nas rodas do veículo.
      Obrigado pela visita.

    110. Boa noite,trabalho em um 24.250,gostaria de saber se posso deixar o freio motor ligado direto. EX: Rodei 1000Km semana passada e deixei ligado toda a viagem,tem problema?

    111. Olá Klauber!
      O uso de freio motor não traz nenhum problema ao motor. Sua eficiência é melhor com carga no motor, portanto, seu uso não prejudica de forma nenhuma, nenhum componente.
      Obrigado pela visita.

    112. oi boa tarde, primeiro tenho um caminhao vw worquer e ele nao esta acionando o freio motor acende a luz no painel mas a borboleta nao abre,, ja chequei tudo , sera que e o modulo?

    113. Olá Arthur!
      Há que se saber o que realmente foi checado e quais os procedimentos utilizados. O ideal é levar a um serviço autorizado para realização de testes no sistema, utilizando ferramental adequado e profissionais capacitados que irão resolver o problema.
      Obrigado pela visita.

    114. RICHARD CRISTIANO BECKER

      Boa tarde ,preciso de ajuda comecei trabalhar como motorista de caminhão a poucos dias em uma empresa de bebidas ,e nunca usei freio motor ,nem como ligar
      dirijo um vw 15-180 , se puderem me ajudar , obrigado

    115. Olá Richard!
      O ideal é procurar um concessionário da marca para pedir explicações sobre o funcionamento do freio motor.
      Esse item é fundamental para auxiliar na redução de velocidade do veículo, reduzindo o desgaste do freio de serviço do veículo.
      Obrigado pela visita.

    116. Ola,gostaria de saber se é possível instalar freio motor em caminhões antigos como volvo,scania,grato.

    117. Olá Mauro!
      Normalmente as montadoras não aconselham nenhum tipo de adaptação no motor ou nos sistemas que compõem o veículo, para não comprometer a vida útil dos componentes. Algumas oficinas, NÃO AUTORIZADAS, realizam essas adaptações, porém deve-se levar em consideração, as características de cada motor pois isso pode acarretar em danos irreversíveis.
      Obrigado pela visita.

    118. 15 de novembro de 2013 comecei trabalhar com um 1620 2004 basculhante e o freio motor estava funcionando normalmente nos dois estágios só que agora quando aciono o freio motor não desarma e fica acionado direto mesmo em baixíssima rotação precisei desligar o chicote elétrico da chave se não eu nem saia do lugar o que poderia ser? obrigado!

    119. Olá Adilson!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes no atuador do freio motor, pois esse pode estar apresentando algum tipo de travamento.
      Obrigado pela visita.

    120. Ola, meu pai pois um freio motor no caminhao dele, mas ele tem uma dúvida.Quando assiona o freio motor, a luz de freio tem q acender?

    121. Olá Sadi!
      Por se tratar de um freio motor adaptado, não há nenhum dispositivo que avise quando o freio motor foi acionado, então, não há como acender nenhuma lâmpada.
      Obrigado pela visita.

    122. olá amigo eu to com um pequeno probleminha como faço para instalar um freio motor no volvo nl12 360 como faço o suporte !

    123. Olá Rafael!
      Para esse trabalho, você deverá consultar um concessionário da marca ou a própria montadora para saber se é possível esse tipo de adaptação.
      Obrigado pela visita.

    124. eu gostaria de saber quando um caminhão estar com escape direto o freio motor tem mais força de frenagem

    125. Olá Allef!
      Não. Está ligado justamente ao contrário do que vc imagina. Quanto mais a borboleta restringir o escape, maior a eficiência. Não tome isso como base para estrangular a tubulação ou instalar outra com diâmetro menor, porque isso prejudicaria o rendimento do motor. O que quero dizer é sobre a restrição que a borboleta produz porque ela não fecha totalmente a passagem; há um furo na sua face para saída dos gases quentes no interior dos cilindros. O bom funcionamento do mecanismo depende das boas condições de todas as peças do conjunto, como o cilindro pneumático com a haste livre e sem empenamento, tubulações pneumáticas sem vazamentos de ar comprimido e a livre movimentação da borboleta no tubo de escape, quando for acionado o freio-motor.
      Obrigado pela visita.

    126. Tenho um constellatio 19.320, quando aciono o freio motor ele esta fazendo um barulho estranho, diferente do normal, como um assivio como se estivesse um vazamento, mandei testa o sistema de ar, com pressurizaçao, mas depois do teste ainda persiste!
      Tem alguma sugestao?

      Luciano Costa

    127. Olá Luciano!
      Peça a um mecânico de sua confiança para testar os vedadores do corpo central do turbo para ver se há retorno dos gases de escape para o tubo de retorno de óleo ao bloco do motor quando o freio-motor é aplicado. Para isso, ele terá que desviar o óleo para fora do motor, num balde, ligar o motor deixando-o em marcha lenta e aplicar o freio-motor. Se houver sopro de gases do escape junto com o óleo lubrificante, é sinal que o turboalimentador necessita de reparo, o que eliminará o problema do ruído.
      Obrigado pela visita.

    128. ola comprei um caminhão hg 16220 vw ano 95
      foi feito motor e bomba injetora , posso colocar freio motor no meu caminhão ..
      Desde já agradeço.

    129. Olá Eduardo!
      Se seu veículo não está equipado com o freio motor de fábrica, é porque foi dimensionado para transportar um limite de peso de carga em que o freio de serviço atende perfeitamente. Esse é um dispositivo complicado de instalar, porque vai além da válvula com borboleta no tubo primário do escapamento.
      Obrigado pela visita.

    130. fabio martins dos santos

      ola recentemente adquiri um volkswagen 8-150 de ano 2010 e gostaria de saber se na caixa de fusivel, posso ter a opção de limitar a velocidade a 80 kilometros por hora?se tiver ficarei muito agradecido se-me indicar qual a amperagem do fusivel e onde encaixa! desde-já fico muito agradecido…

    131. Olá Fabio!
      Recomendo que visite um Concessionário Volkswagen Caminhões para sanar esta dúvida. Se houver esta opção, seguramente lhe será oferecida a configuração.
      Obrigado pela visita.

    132. tenho um motorhome com chassi VW 7110 traseiro, MWM 4T, quero adaptar um freio-motor e o mecânico me informou que o melhor é também cortar o combustível quando acionado o freio motor. O caminhao dele, um MB 1113 tem este sistema e funciona perfeitamente. O meu problema é o peso do carro, quase no limite. Obrigado.

    133. Olá Neto!
      O chassis VW 7110 tinha motor TD-229/4, e com freio motor original de fábrica. Mesmo se o seu motor home tiver motor 4.10T, pode receber freio motor, também. É um dispositivo original para caminhões VW 8.140 e pode ser encontrado com facilidade.
      Um detalhe: quando você desacelera o motor, o combustível é cortado automaticamente até que chegue à rotação de marcha lenta, quando a injeção se restabelece. É uma função da bomba injetora e ocorre em qualquer motor diesel, não dependendo de acessórios para tal.
      Obrigado pela visita.

    134. Olá, exelente site parabéns…
      Gostaria de saber se o Douglas (22 de Abril de 2010 ás 15:49) que perguntou sobre o problema no Volare ficando fraco ao usar o freio motor descobriu a causa do problema? Estou com um volare w8 com o mesmo problema ao usar freio motor depois fica fraco e as vezes acende a luz da injeção.

    135. Olá Edinaldo!
      Não tivemos uma resposta se este caso foi solucionado, mas se preferir nos envie seu problema para que possamos te ajudar.
      Obrigado pela visita.

    136. Tenho um volare W8 2004.
      Não há nesse modelo o dispositivo de freio motor. Gostaria de saber se num aclive ,em marcha reduzida ,gozo do benefício de corte de combustível e se há algum risco de dano para o motor?

    137. Olá Naldo!
      Consulte uma concessionária da marca pois, para esse modelo e ano de veículo, já possui originalmente, freio motor. Independentemente do freio motor, todos os motores injetados eletronicamente, possui o Cut Off, um sistema que corta a injeção de combustível quando o veículo está engatado e com movimento nas rodas lido pelo sensor de velocidade, motor acima dos 1.200 RPM e sem acionamento de pedal de acelerador e embreagem. Isso não causa nenhum problema ao motor.
      Obrigado pela visita.

    138. tenho um VW 24-250 e durante uma viagem começou a sair uma fumaça preta da descarga mas ao parar para verificar a fumaça parau, mas ao começar a movimentar o veiculo a fumaça volta e notei que pingou uma gota de oleo na descarga
      como saber o que poderia ser isso?

    139. Olá Roberto!
      Verifique em que ponto da descarga o óleo caiu. Pode ser algum vazamento de algum material transportado e que vazou pelos vãos do piso da carroceria.
      Obrigado pela visita.

    140. OLA BOA TARDE
      QUERIA SABER SE O USO DO FRIO MOTOR DA VAZAMENTO NO MOTOR

    141. Olá José!
      Não, porque não há retorno de gases para o interior do motor. O sistema de freio motor é um mecanismo que bloqueia parcialmente a saída dos gases de escape no tubo primário, o que colabora para a desaceleração do motor e colabora para a redução de velocidade do veículo, desde que a transmissão esteja engrenada.
      Obrigado pela visita.

    142. Muito obrigado pelas explicaçoes

    143. Boa noite tenho um vw8120 ele está demorando muito para pegar se desligo e imediatamente ligo ele pega rápido mais se demoro uns cinco minutos ele vira o motor e só pega depois da terceira tentativa e as marchas também estão muito difíceis para engatar o que pode ser isso obrigado

    144. Olá Júnior!
      Várias podem ser as causas dessa falha. O melhor a ser feito é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação do sistema de injeção de combustível.
      Obrigado pela visita.

    Deixar uma resposta