• Como funciona o módulo eletrônico do motor (ECM)?

    Publicado em 7 de Maio de 2009 Clube do Diesel 4 comentários

    modulo-eletronico

    A ECM, ou Electronic Control Module, processa eletronicamente todas as informações relacionadas com o funcionamento do sistema de injeção de combustível do motor. Por meio do pedal do acelerador e dos dados recebidos – como rotação do motor, velocidade do veículo, temperatura do líquido de arrefecimento, massa de ar, entre outros fatores – a ECM calcula a quantidade de combustível que deve ser injetada nos cilindros. Esse cálculo garante o melhor desempenho possível do motor com os menores índices de emissão de poluentes.

     

    4 respostas a “Como funciona o módulo eletrônico do motor (ECM)?”

    1. ola boa noite. tenho uma s10 2013 diesel. o carro esta com um problema durante a partida, no qual nao ha explosao consequentemente nao pega. so funciona a ignicao. depois de varios testes os mecanicos chegaram a uma conclusao que devera trocar o modulo do motor.
      minha duvida é :
      - sera que o carro ficara com mesmo rendimento, potencia, torque , muda alguma coisa neste sentido?
      ou é muito simples e ficara como era antes?

    2. Olá, Antenor.
      A ECM do motor, vem com sua calibração específica para cada modelo, dessa forma, não muda nada com relação à calibração de controle de injeção do veículo.
      Obrigado pela visita!

    3. Bom dia! Tenho uma S10 13/14 diesel 200cv. Pela terceira vez apresenta falha na injeção eletronica. Na Nicola Veículos de Santiago RS dão como problema a carbonização da válvula EGR e como solução a limpeza de peça com solventes. PERGUNTO: Porque a válula EGR está carbonizando??

    4. Olá Rafael!
      Porque essa válvula trabalha em contato direto com gases de escape, onde traz muita fuligem, proveniente da queima de combustível e um pouco de óleo lubrificante, normal em todos os motores.
      O procedimento para limpeza dessa válvula, deve ser seguido de acordo coo o estabelecido nos procedimentos de manutenção do fabricante do veículo.
      Obrigado pela visita.

    Deixar uma resposta