• Como funciona o módulo eletrônico do motor (ECM)?

    Publicado em 7 de Maio de 2009 Clube do Diesel 2 comentários

    modulo-eletronico

    A ECM, ou Electronic Control Module, processa eletronicamente todas as informações relacionadas com o funcionamento do sistema de injeção de combustível do motor. Por meio do pedal do acelerador e dos dados recebidos – como rotação do motor, velocidade do veículo, temperatura do líquido de arrefecimento, massa de ar, entre outros fatores – a ECM calcula a quantidade de combustível que deve ser injetada nos cilindros. Esse cálculo garante o melhor desempenho possível do motor com os menores índices de emissão de poluentes.

     

    2 respostas a “Como funciona o módulo eletrônico do motor (ECM)?”

    1. ola boa noite. tenho uma s10 2013 diesel. o carro esta com um problema durante a partida, no qual nao ha explosao consequentemente nao pega. so funciona a ignicao. depois de varios testes os mecanicos chegaram a uma conclusao que devera trocar o modulo do motor.
      minha duvida é :
      - sera que o carro ficara com mesmo rendimento, potencia, torque , muda alguma coisa neste sentido?
      ou é muito simples e ficara como era antes?

    2. Olá, Antenor.
      A ECM do motor, vem com sua calibração específica para cada modelo, dessa forma, não muda nada com relação à calibração de controle de injeção do veículo.
      Obrigado pela visita!

    Deixar uma resposta