• Qual a função da válvula termostática?

    Publicado em 31 de Março de 2009 Clube do Diesel 79 comentários

    A função da válvula termostática é controlar a temperatura do motor. Ela possui um bulbo com cera que se expande ou contrai em função da temperatura do fluído que a envolve. Esse bulbo com cera controla mecanicamente a válvula que abre e fecha a passagem do fluído de arrefecimento do motor até a entrada da bomba de água ou do radiador.
    Quando o fluído de arrefecimento atinge a temperatura de trabalho, as válvulas se abrem e parte do fluxo migra para o radiador. A válvula termostática exerce duas tarefas muito importantes:
    Quando fechada acelera o processo de aquecimento do motor até a temperatura ideal de funcionamento, impedindo a circulação de água pelo radiador. Neste caso, a água circula entre a bomba, bloco e cabeçote.
    Mantém a temperatura do motor em nível ideal para o bom funcionamento, através da regulagem da abertura e fechamento da passagem para o radiador. Nunca remova a válvula termostática do motor. Se tiver algum problema, verifique em uma oficina autorizada a causa.

     

    79 respostas a “Qual a função da válvula termostática?”

    1. jose silvio pivanti

      gostaria de saber se a valvula termostatica depois de aberta para a passagem de liquido para o radiador enquanto o motor estiver quente e em funcionamento a mesma volta a se fechar ou ela permanesse aberta enquanto o motor estiver quent e se o funcionamento desta valvula e igual nos motores diesel e flex ou so a gasolina.

    2. Olá, Jose.
      O funcionamento da válvula termostática depende do projeto de cada sistema de arrefecimento de cada motor. Ela abre e pode voltar a fechar-se mesmo com o motor quente em determinadas situações que dependem do regime do motor, carga, temperatura ambiente e troca de calor pelo fluxo de ar no radiador. Existem casos como, por exemplo, quando o veículo está em descida constante, isto é, sem carga e em velocidade e o motor não gera extremo calor e a corrente de ar o resfria ao ponto em que a válvula termostática pode se fechar para manter a temperatura do líquido de arrefecimento.
      Obrigado pela visita!

    3. ola tenho uma s10 pit bull motor 2.4 gasolina fui sair de casa de repente a temperatura foi no vermelho depois de alguns quilometros parei logo e tinha estourado a mangueira de cima do radiador acho que deu muita pressao dai peguei uma mangueira coloquei e tirei a avalvula termostatica na hora e sangrei a agua so que agora depois que liga a ventoinha a mangueira de cima do radiador ou seja a mesma que estouro ela se comprime ou seja ela se junta parecendo que ela esta trabalhando e so tem ar ela se gruda se fecha sera que foi o cabeçote mas o carro nao pate valvula o motor ta liso nao tem agua no oleo nao vaza agua nao perdeu força sera que e so sangrar direito ou tenho que colocar a valvula termostaica de volta obrigado pela atençao

    4. Olá, Juliano

      O correto é levar o carro a um serviço autorizado para a verificação do problema que pode ter diversas origens. É provável um empenamento do cabeçote, mas para ter certeza, somente com testes no sistema de arrefecimento, o que deve ser realizado por um serviço autorizado.

      Obrigado pela visita !

    5. Entendo que a função principal da válvula termostática é fazer com que o motor trabalhe o menor tempo possivel fora de sua temperatura ideal de funcionamento.

      Acredito que um motor trabalhando sem a válvula termostática nunca pode ser a razão do mesmo se aquecer embora reconheça a importância da mesma como explanado no inicio deste texto.

      Favor informar sobre esta teoria.

      Um abraço
      Olivier

    6. Olá, Olivier

      Ao contrário do explanado , a válvula termostática faz com que o motor trabalhe o maior tempo possível dentro da temperatura ideal de trabalho.
      Realmente, se um motor que está sem a válvula termostática segue aquecendo, é necessário realizar um teste no sistema de arrefecimento, pois somente assim será determinado qual a falha.

      Obrigado pela Visita !

    7. Ola
      Queria saber, quando a válvula termostatica atige a temperatura ideal para se abrir, a vituinha arma.

    8. Olá, Ilton.
      O fato da válvula termostática abrir, não quer dizer ela atingiu a temperatura ideal e sim o motor atingiu a temperatura ideal de trabalho.
      Para que a ventuinha seja acionada, é necessário que o sensor que mede a temperatura da água no radiador, na maioria dos casos, ou na saída da água do motor para o radiador, em alguns casos, detecte que a temperatura desse líquido esteja acima do limite máximo estabelecido.
      Obrigado pela visita!

    9. ola, tenho um micro onibus, 2001 motor VW 8150 nao é eletronico, qndo passo de 80 km/h vejo que a temperatura sobe um pouco, pode ser algum defeito no intercooler, ou turbina? Ou falta de limpeza no radiador? posso deixar sem Valvula termostatica?

    10. Olá, Eduardo.
      Tirar a válvula termostática não é aconselhável. Esse componente controla a temperatura ideal de trabalho, e a remoção faz com que o motor trabalhe em uma temperatura mais baixa, prejudicando o rendimento do motor e consequentemente o consumo de combustível. O ideal é procurar uma oficina autorizada da Rede Autorizada MWM INTERNATIONAL para averiguar a possível causa.
      Obrigado pela visita!

    11. vou modifica a pergunta quantos estagio a valvula termostatica leva até se abrir totalmente qual a funçao de cada um

    12. Olá, Helio.
      Não existem estágios na válvula termostática. Seu funcionamento depende do aquecimento do líquido de arrefecimento e a sua abertura é gradual, controlando o fluxo do líquido de arrefecimento que deve ser refrigerado, mantendo o motor com a temperatura de trabalho sempre ideal.
      Obrigado pela visita!

    13. Olá, Como posso saber se a válvula termostática não esta funcionando e também se ela funcionando ajuda no consumo de combustivel?

    14. O teste mais simples a ser feito para saber se a válvula está ou não funcionando, é realizado com esse componente fora do motor, onde através do aquecimento da válvula, pode-se observar sua abertura ou não, detectando possíveis falhas. Esse procedimento deve ser realizado por profissionais de reparação automotiva com equipamento adequado. A válvula termostática do motor controla a temperatura do mesmo, mantendo-o na temperatura ideal de trabalho. Se a válvula não trabalhar adequadamente pode influenciar no consumo de combustível, principalmente se o motor for gerenciado eletrônicamente.

    15. Olá sua,tenho um tempra que de uns tempos pra cá sua ventoina so arma quando o ponteiro da
      temperatura quase chega no vermalho.Há pouco
      tempo foi trocad a bomba d’agua.
      Minha pergunta é a seguinde:convém colocar uma valvula ou só adiantar o acionamento da ventoinha resolve

    16. Se o motor do veículo está trabalhando sem a válvula termostática, recomendamos a instalação de uma original do veículo. Motores que trabalham sem a válvula termostática, tende a gastar mais combustível, poluir mais o meio ambiente e reduz a vida útil do motor. O problema do acionamento retardado do eletroventilador pode ser o sensor de temperatura do radiador ou ar nos sistema de arrefecimento, característico após troca de bamba d’água e por má desaceleração do sistema.

    17. Tenho uma ecosport 2008, a ventoinha esta disparando quando dou partida a frio no carro e a mesma continua ligada com o carro em movimento, ja levei no mecanico ele fez limpeza do sistema de arrefecimento adicionando aditivo concentrado e substituiu o sensor termostatico, na oficina ele ficou normal mas quando voltei para casa, a ventoinha voltou a disparar o 2º estagio. Sera que pode ser a valvula termostatica ?

    18. A válvula termostática desse veículo é eletrônica e é controlada pela ECM do motor. A ECM do motor se utiliza do sinal do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento para controlar o acionamento do eletroventilador, então um problema na válvula termostática ou no sensor do líquido de arrefecimento, pode causar um acionamento errado da eletroventilador. Recomendamos levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes com a válvula termostática e também com o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.

    19. TENHO UMA FAMOSA L 200 ANO 20002 SEMPRE TRABALHA ACIMA DO MEIO A TEMPERATURA E SE APERTAR O PE ANDAR ACIMA DE 140 ELA ENCOSTA NO VERMELHO ,PELO QUE NOTEI TEM MUINTA GENTE TIRANDO A VALVULA POIS A NOSSA REGIAO DO MATO GROSSO E MUINTO QUENTE , E JA VI MUINTA L 200 FUNDIDA NA REGIAO O PESSOAL TA OPTANDO A RETIRAR A VALVULA

    20. A remoção da válvula termostática não é a solução definitiva do problema. A válvula termostática regula a temperatura do motor, fazendo-o trabalhar na temperatura ideal, para que todas as partes do motor, trabalhe de forma eficiente. A remoção dessa peça faz com que o motor trabalhe com maior atrito, o que implica em aumento de consumo de combustível e reduz a performance do motor. O aconselhável é um check up em todo o sistema de arrefecimento, começando pelo radiador, mangueiras, abraçadeiras, bomba d’água, juntas de vedação, vaso de expansão, valvula termostática e, muito importante, aditivo para o sistema de arrefecimento.

    21. gostaria de saber quandoa valv. termostatica
      trava fechada, alem do rendimentodomotor cair
      existe a possibilidade de omesmo fundir e/ou no minimo queimar a junta do cabecote não é mesmo. gostaria de uma informacao a respeito. obrigado.

    22. Olá, Luis.
      A válvula termostática controla a temperatura ideal de trabalho e a remoção desse componente faz com que o líquido de arrefecimento passe sempre pelo radiador, logo o motor irá trabalhar com uma temperatura mais baixa, prejudicando o rendimento do motor e aumentando o consumo de combustível.
      Caso esta vávula trave fechada, o efeito será ao contrário, o líquido de arrefecimento ficará impedido de passar para o radiador (não fará o bypass), a temperatura do motor se elevará, e se o condutor não efetuar uma manutenção corretiva, a junta do cabeçote irá queimar e posteriormente o motor fundir por falta de arrefecimento.
      Obrigado pela visita!

    23. Bom dia,

      Possuo uma Ranger Turbo Diesel 2.8 4×4.
      Hei o caso:
      Durante o dia, ou a utilização do veículo, a temperatura segue normal. Paro o veículo no fim do dia e, enquanto o motor esfria, a água vaza pela tampa do reservatório e, por conseqüência, há a entrada de ar no sistema.
      Pela manhã tiro o ar, completo o sistema e volto a rodar novamente normalmente. O problema, aparentemente, acontece quando o motor está esfriando.

      Seria a causa a válvula termostática?
      Se não, alguma outra opinião?

      Grato,

    24. Olá, Alex.
      Esse defeito pode ser da própria tampa do reservatório de água. O ideal é fazer um teste de pressurização do sistema de arrefecimento do motor para certificar-se da causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita!

    25. ola eu gostaria de saber se o problema na valvula termostática é mecanica ou eletrico
      pois o meu carro acede a luz da temperatura logo logo não roda 5km a agua fica quente, muito quente mesmo obrigado

    26. Olá, Ednei.
      Se o motor aquece repentinamente e se, comprovadamente o problema é a válvula termostática, é provavel que ela esteja travada fechada e isso é um problema de falha mecânica na válvula.
      Obrigado pela visita!

    27. tenho uma f1000 e ela esquenta só na cidade na pista trabalha gelada um amigo me falou que é porque ta sem a valvula porque a agua passa direto pelo radiado e não da tempo de refrigerar alguem pode me ajudar

    28. Olá Andre.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Realmente a falta de válvula termostática no motor, pode provocar esse tipo de problema. A remoção da válvula termostática não é recomendada já que ela é quem controla a temperatura ideal de trabalho do motor.

      Obrigado pela visita.

    29. tenho uma f 250 2001 muito nova mas agora começou aquecer ja limpei os radiadores troquei as valvulas termostatiacas mas continua aquecendo o mecanico diz que não tem junta queimada e nem bomba estragada o que pode ser alguem sabe me dizer?…………….

    30. Olá, Paulo.
      Seria ideal levar o carro a um serviço Autorizado MWM INTERNATIONAL para realizar um check up do sistema de arrefecimento completo, porque se não há junta de cabeçote queimada, o problema com certeza está localizado entre o ventilador viscoso do radiador, radiador, válvulas termostáticas ou falta de aditivo no sistema de arrefecimento.
      Obrigado pela visita!

    31. TENHO UMA RANGER 2.5 ELA ESTA SUBINDO A TEMPERATURA SÓ QUANDO PEGO A ESTRADA? O QUE PODE SER OBS JA TROQUEI BONBA D, GUA FIZ LIMPEZA DO RADIADOR SÓ FALTA A VALAVULA PODE SER ELA ?

    32. Olá, Valter.
      Sim, o problema poderá estar na válvula termostática.
      Vale a pena verificar também o ventilador viscoso.
      Obrigado pela visita!

    33. Ronaldo Luis Gomes

      Quando a luz de temperatura esta piscando mas o ponteiro trabalha normalmente, qual o problema?

    34. Olá, Ronaldo.
      Vários podem ser os problemas, mas os mais frequentes são, curto circuito, mal contato ou defeito no sensor de temperatura.
      Obrigado pela visita!

    35. olá !
      gostaria de saber se o automovel que trabalha sem a valvula termostatica pode perder forças em subidas ou demorar mais pra almentar o giro,
      pergunto pois a do meu auto estragou, talves pelo tempo de uso ela acabou não abrindo e me estorou uma mangueira do radiador e posteriormente me queimando a junta do cabeçote, troquei a junta e mandei o motor pra retifica, na montagem foi feito pelo mecanico todos os procedimentos padrão só deixei sem a valvula e ele comesou a me apresentar os seguintes sintomas, será que é pq ta sem a valvula ou pode ter ocorrido um outro problema???

    36. Olá, Wilian.
      A falta da válvula termostática pode acarretar alguns problemas ao motor, inclusive perda de potência, mas vale lembrar que, dependendo do motor, retífica em cabeçote, bloco, rebaixamento de pistão entre outros procedimentos, não são permitidos porque podem mudar as características do motor e afetar o seu desempenho.
      Obrigado pela visita!

    37. ola, meu amigo

      Se a valvula termostatica pifar, qual seria os “sintomas” que o carro poderia apresentar.

      Aguardo sua ajuda, obrigado

    38. Olá, Giovanni.
      Se a válvula travar aberta, o motor trabalha fora da temperatura ideal , aumenta o atrito entre as partes móveis, provocando desgaste e aumento de consumo de combustível. Se a válvula travar fechada, causa superaquecimento do motor que pode acarretar na queima das juntas do cabeçote e até a perda do motor.
      Obrigado pela visita!

    39. Bom dia a todos,

      Tenho uma Ford Ranger, Ano 2002, cabine dupla, 4×2, Diesel 2.8 Power Strock.

      Tem acontecido a elevação da temperatura quando pego a estrada.

      Quando ando na cidade percebo que a temperatura demora muito a sair da marcação mínima. E quando isto ocorre nunca chega a atingir o meio do marcador de temperatura (desenho do marcador de temperatura).

      Quando ando na estrada percebo que o ponteiro fica no meio do marcador de temperatura (em cima do desenho do marcador de temperatura). Até aqui acho que está tudo normal.

      Mas tem acontecido de o ponteiro do marcador da temperatura passar do meio do marcador (acima do desenho do marcador de temperatura), e se não tomar cuidado chegar ao máximo da marcação, quando:

      • Ando acima da velocidade de 120 km/h;
      • Pego aclives (subidas) mais longas;
      • O clima está mais quente (viagens no horário entre 11h00min e 16h00min);

      Vale observar que todo este relato ocorre com apenas duas pessoas adultas no veiculo. Sem bagagem, sem carga na carroceria, sem puxar reboque e etc.

      Já providenciei:

      • Bomba de agua nova;
      • Liquido de arrefecimento original Motorcraft na proporção correta (50% água + 50% liquido de arrefecimento), ou seja 06 (seis litros) já que todo o sistema tem capacidade de 11,8 litros;
      • Sangria do sistema de arrefecimento para a eliminação de ar;
      • Troca dos selos do motor;
      • Não há vazamento de água;

      Tenho lido a respeito da válvula termostática. E para minha surpresa descobri recentemente que meu veiculo não possui tal peça (provavelmente a antiga dona mandou retirar).

      Será que se eu colocar esta válvula termostática (original MWM INTERNATIONAL) vai resolver este problema?

      Gostaria que os senhores, que possui conhecimento a respeito do que está acontecendo, fornecessem orientações e esclarecimentos sobre tal relato.

      Desde já agradeço a atenção e compreensão.

      Respeitosamente,

      Marcos.Aquino

    40. Olá, Marcos.
      A válvula termostática irá regular a temperatura do motor do seu veículo, mantendo-o em condição ideal de trabalho, porém há que se resolver o problema de superaquecimento que pode estar em; entupimento do radiador, tampa do vaso de expansão com perda de pressão, embreagem viscosa do ventilador atracando em temperatura errada ou não atracando e junta de cabeçote queimada. Vale a pena também conferir a aferição do marcador de temperatura do painel.
      Obrigado pela visita!

    41. tenho um volare ano 2008 eletronico,o radiador furou 5 vezes troquei a comeia e furou mais 3 vezes,ai troquei a valvula termostatica,porque o mecanico falou que tava com muita pressao e o radiador inchava e estourava,gostaria de saber o motivo.obrigado.

    42. Olá, Zé.
      A má desaeração do sistema de arrefecimento, pode causar danos à válvula termostática, que poderá travar fechada, aumentando a pressão interno no sistema. Outro item que deve ser observado é se a junta de cabeçote não está queimado, o que causaria uma fuga de compressão para o sistema de arrefecimento.
      Obrigado pela visita!

    43. Olá!
      Tenho uma ford F350, a qual estava com problemas devido a um trinca no bloco. Os mecânicos da oficina retiraram a válvula termostática após uma soldagem no bloco. O problema agravou quando começou a passar óleo para água. Sendo assim, realizamos a troca do bloco, colocando um bloco novo. Os mecânicos estão querendo deixar o veículo rodar sem válvula, mas estou com receio. A ausência da válvula poderá acarreta problemas como os citados? Exemplo, a trinca no bloco.
      Obrigada

    44. Olá Mara!
      A ausência da válvula termostática causa um mal funcionamento do motor, devido trabalhar com a temperatura abaixo do recomendável. Entre outros problemas, a falta da válvula termostática acarreta em aumento de atrito nas partes móveis do motor, diminuição da performance e aumento do consumo de combustível. Em casos extremos, pode causar choque térmico, acarretando em trinca ou fissura do bloco do motor.
      Obrigado pela visita.

    45. Boa noite! Tenho uma s10 executive 2008/2009 diesel 4×4 eletronica e desde que adquiri a mesma venho sofrendo com o seguinte problema: Com o motor parado ou em marcha de força e até mesmo me 4ª ou 5ª marcha com velociadade abaixo de 100km/h, o marcador de temperatura no painel permanece sepre em 1/4 (abaixo do meio). Com 100km/h a mesma permanece exatamente no meio, porém, quando passo de 110km por hora, o ponteiro passa do meio chegando perto do vermelho (nunca deixei chegar no vermelho)então eu alivio o pé e ela diminui. Isso acontece tambem quando estou subindo uma subina pesada sem carga ou carregado. Ja troquei o ventilador completo, limpei o radiador e o intercooler, troquei o sensor de temperatura e o problema permanece. Por favor me dê um motivo possível para o problema, já estou quase sem esperança de resolver o problema.

    46. Olá Marcelo!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para um teste completo no sistema de arrefecimento. Antes de trocar qualquer peça, o ideal é realizar um teste com equipamentos que medem estanqueidade do sistema, abertura da válvula termostática, tempo de atracamento do ventilador e obstruções.
      Obrigado pela visita.

    47. meu carro tranco a valvula termoestatica dai esta eskentanto mt tapido a temperatura do motor e a agua esta acabando rapido e o oleo tbm o q faço ?

    48. Olá, André.
      Provavelmente pode ter ocorrido uma queima da junta de cabeçote. O ideal é procurar um serviço autorizado para realização de testes no sistema de arrefecimento a fim de diagnosticar a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita!

    49. Prezados, tenho uma ranger ano 2005 2,3 litros gasolina. Depois de um tempo pra ca não sobe quase nada a temperatura, fica bem abaixo do normal. Limpei todo o liquido de arrefecimento e nada de subir a temperatura, desmontei a valvula termostatica e se ve muito bem, como nova! Fiz teste na valvula com agua quente fora do motor, abriu e fechou, mas não pude medir a temperatura da agua. Acho que a valvula termostática deve ter um prazo de validade e deve estar abrindo a toa! Pode ser isso?
      O ventilador viscoso, funciona continuo com o motor do carro, mas posso para-lo com a mão, acho que com essa peça esteja tudo ok!
      Grato!

    50. Olá, Renato.
      O teste da válvula termostática deve ser realizado, levando-se em consideração a temperatura de início de abertura e temperatura em que a válvula se abre totalmente. Testes somente aquecendo a válvula e observa sua abertura, sem controle da temperatura, são inconclusivos e não representativos. O fato do motor de veículo não aquecer, nos remete à válvula termostática, principalmente por conseguir parar o ventilador com a mão, indicando que o motor está frio e não precisa o acionamento do ventilador viscoso.
      Obrigado pela visita!

    51. Olá
      Tenho um vw 8-120, meu mecânico tirou a valvúla termostática, noto que a temperatura sobe muito facíl em uma subida mais loga, já na baixada tiro o pé e a temperatura cai porém cai a rotação este aquecimento pode ser por causa que retirou a valvúla termostatica?
      obrigado

    52. Olá Marcelo!
      O “sobe muito” e “a temperatura cai” são indicações subjetivas, que não são possíveis mensurar. Mas pela sua descrição, sugiro que o sr. peça ao seu mecânico de confiança que verifique o conjunto ventilador (visco fan drive) quanto ao seu correto funcionamento.
      Obrigado pela visita.

    53. olha
      tenho uma d20 motor q20 b perkins e gostaria de saber se ele pode funcionar sem a válvula termostática

    54. Olá Roger!
      Nenhum motor deve trabalhar sem a válvula termostática. Esse equipamento controla a temperatura ideal de funcionamento do motor e sua remoção causa maior consumo de combustível, aumento de emissão de poluentes, maior atrito das partes móveis do motor e, consequentemente, a diminuição da vida útil de alguns componentes.
      Obrigado pela visita.

    55. Se a valvula termoestatica travar pode dar problema na bomba d’agua fazendo-a vazar água? pergunto isso porque meu mecanico trocou a bomba mas não a valvula e ferveu o cabeçote.obrigado.

    56. Olá Carlos!
      É provável que o problema já estivesse na válvula termostática e não na bomba. O travamento da válvula termostática, se for fechada, impede a passagem de água para o radiador, fazendo com que o motor superaqueça e queime a junta de cabeçote.
      Obrigado pela visita.

    57. Saudações!

      Em se tratando de bom desempenho do motor, aí está um elemento importante para que isso ocorra “O sistema de arrefecimento” aqui em especial estamos focando o componente “válvula termostática” que também faz parte de tal sistema. Já sabemos que este componente é responsável por controlar o fluxo do líquido de resfriamento no sistema, agora, o que poucos sabem é que ela também é responsável por eliminar a estática da água, dai o nome “termostática” simplificando (termo = controla o calor) e (estática = elimina tal efeito), quem já foi a um riacho raso deve ter notado pequenos furinhos nas pedras, isso é resultado do contato constante da água, vale o ditado “agua mole pedra dura tanto bate até que fura” é o que pode acontecer com outros componentes do sistema quando não se utiliza à válvula e somente água não diluída a fluídos especificados para o sistema de arrefecimento.

    58. silvio roberto vieira de freitas

      eu trabalho num caminhão vw 19370, além de todos os problemas que este carro tem meu patrão achou muito caro a peça que faz ligar a ventoinha e colocou direto, além de ficar apitando direto acho que ficou fraco, o que pode acontecer com o motor nestas condições, obrigado, um abraço

    59. Olá Silvio!
      O travamento do ventilador viscoso, implica em “roubo” de potência do motor, visto que esse irá trabalhar acionado 100% direto, causando mais carga ao motor, aumentando inclusive o consumo de combustível.
      Obrigado pela visita.

    60. Gostaria de saber,se um motor, trabalhando sem a válvula termostática,que por sua vez,o líquido de arrefecimento circular com mais facilidade, dificultando o aumento da temperatura, faz com que o cílindro do motor, espelhe, aumentando o consumo e diminuindo a vida útil?

    61. Olá José!
      Não só aumenta o consumo de combustível como também diminui a vida útil do motor. Todo motor tem uma temperatura ideal de trabalho, possibilitando melhor rendimento do motor e seus componentes. Quando um motor trabalha sem válvula temostática, as peças móveis do motor não chegam a sua acomodação normal, por falta de dilatação, causando maior atrito, desgastando prematuramente os componentes do motor. Se estivermos falando de um motor MWM Série 10 ou 229, ao contrário de que se imagina, o motor irá superaquecer porque o by pass da válvula termostática ficará aberto direto e o caminho mais fácil do líquido de arrefecimento seguir, é voltar para o bloco do motor ao invés de seguir para o radiador.
      Obrigado pela visita.

    62. boa noite..trabalho 8-120 mano nao da mais para trabalhar nele por causa da temperatura esse ano ja foi dois motor troquei tudo novo original mais nao adianta a temperatura fica alta ainda pelo amor de deus me ajuda

    63. Olá Fernando!
      Precisamos entender o que foi reparado no motor. Se a retífica retificou o bloco do motor, rebaixou a cabeça do pistão e se isso ocorrer, o motor passa a aquecer mais. Essa é uma prática NÃO recomendada pela fábrica. Itens como; bomba d’água, válvula termostática, aditivo para o radiador, ventilador, radiador e até mesmo a tampa do vaso de expansão podem provocar superaquecimento.
      Obrigado pela visita.

    64. Boa noite amigo,
      vi você dizer acima sobre “má desaceleração do sistema”, poderia me explicar melhor do que se trata isso? Tenho uma SW4 3.0TD e o antigo dono colocou radiador maior e sistema lacrado (não sei se ta certo) mas ocorre que ela não tem tampa no radiador e vaso de expansão, mas sim um reservatório ligado direto ao radiador. Isso poderia causar algum problema? Pois noto que o sistema fica sempre muito pressurizado, penso que talvez ele não esteja desacelerando, correto? Muito obrigado, abraço.

    65. Olá Caio!
      Seria DESAERAÇÃO do sistema e não desaceleração. Desaerar o sistema de arrefecimento é o procedimento de retirar todo o ar contido nesse sistema. Ar no sistema de arrefecimento, causa cavitação, que danifica as paredes dos cilindros e bloco do motor e em alguns casos, causam furos nos cilindros a causam calço hidráulico. O fato de ter um sistema selado no seu veículo, deve-se seguir todos os procedimento de desaeração do sistema para não provocar danos ao sistema de arrefecimento do motor.
      Obrigado pela visita.

    66. Boa noite!
      Primeiramente, parabéns pelos comentários e pela iniciativa.
      Tenho uma S-10 flex 2010. Ele começou a aquecer muito rápido em baixa rotação passando facilmente do 1/2 do marcador, mas em altas rotações o marcador se mantinha pouco acima de 1/4 do marcador. Defeito clássico válvula termostática não estava abrindo totalmente, foi substituída por uma de 87? a 102?C. Problema de aquecimento rápido em baixa resolvido. Novo problema LIQUIDO DE ARREFECIMENTO ESTA ABAIXANDO, quase um litro esta saindo do radiador para reservatório. Verificado bomba d’água ok, não há vazamentos, não há sinal de borbulhas no radiador, substituído tampa do radiador original 15 PSI, filtro de ar do motor, troca de velas, limpeza de bicos. Detalhe em trajetos tipo cidade não abaixa, mas marcador de temperatura passa de 3/8 facilmente e os ventiladores entram em operação abaixando a temperatura. Mas pegou estrada maior parte do tempo motor em alta LIQUIDO DE ARREFECIMENTO ESTA ABAIXANDO e marcador de temperatura pouco acima de 1/4. O que pode ser??? Válvula termostática mais uma vez? Passando compressão no pé das velas ou “tuchos”? Problemas no cabeçote?
      Grato!

    67. Olá Rafael!
      O ideal é realizar um teste de pressão e estanqueidade no sistema de arrefecimento do veículo. Com esse teste, poderá se chegar a causa raiz do problema, que pode ser inclusive falta de aperto de uma das mangueiras que compõem o sistema e, como ocorre algumas vezes, com a alta temperatura do compartimento do motor, pode evaporar sem deixar nenhum tipo de marca ou vestígio.
      Obrigado pela visita.

    68. Camilo Ferreira de Castilho

      tenho uma blazer dlx 2.2 96 o motor foi retificado a pouco mas o reservatorio da agua fica borbulhando apos alguns minutos de trabalho e quando desligo o motor ele começa a jogar a agua que esta muito quente mas no painel a temperatura continua normal o que fazer ?

    69. Olá Camilo!
      Solicite ao seu mecânico de confiança para medir a compressão dos cilindros, individualmente. Pode ser que a nova junta do cabeçote apresentou algum problema de qualidade e está comprometendo a vedação de algum cilindro, permitindo que gases comprimidos invadam o circuito de arrefecimento provocando a ação que você relatou.
      Obrigado pela visita.

    70. Sérgio Luís de Medeiros

      Sou proprietário de um micro ônibus VW MWM 8/140.
      No mês de janeiro de 2014 , me dirigi à uma oficina de minha confiança , para fazer a manutenção preventiva .
      Foi retirado o radiador para fazer uma limpeza e vareteamento do mesmo . Verificado todo o sistema de arrefecimento , com o substituição do líquido , verificado a bomba de água .
      Comecei a trabalhar , e percebi que , quando o motor era exigido , a temperatura de trabalho ficou acima do esperado , ou seja estava trabalhando no primeiro divisor superior na cor preta , faltando ainda mais dois trechos verdes e mais dois divisores pretos que a temperatura atingisse o primeiro estágio vermelho .
      Retirei então a válvula termostática , e a temperatura de trabalho ficou mais baixa , ou seja começou a trabalhar no meio do mostrador , me deixando mais tranquilo .
      Hoje , dia 20 de fevereiro de 2014 , no retorno do meu trabalho , a temperatura ficou uma linha acima da linha do meio do mostrador , mas a luz da temperatura começou a acender com muito pouca intensidade , em uma subida um pouco mais forte , mas como comentei anteriormente no mostrador a temperatura permanecia normal .
      Não chegou a disparar o alarme .
      Quando começou a descida , imediatamente a temperatura ficou normal .
      Verifiquei posteriormente o nível de líquido de arrefecimento , e o mesmo estava normal.
      Peço uma orientação .
      Qual o procedimento a seguir ???
      Deixei alguma ponta que não foi verificada ???
      Desde já , muito abrigado .

    71. Olá Sérgio!
      Pelo relato feito, algum procedimento não foi executado corretamente. Observando o histórico, hipoteticamente parece que a sujeira dos tubos verticais do radiador não foi retirada para fora da caixa, permanecendo ainda lá dentro, no fundo, e obstruindo a passagem do líquido para o motor.
      Uma dica importante: Não retire a válvula termostática do circuito de arrefecimento, porque ela mantém o motor funcionando dentro de uma faixa de temperatura em que há o melhor rendimento em termos de compressão dos cilindros e o mínimo consumo de óleo lubrificante. Entenda: motor frio trabalha com folgas maiores, aumentando o volume de gases no respiro (que são resultado de vazamento de compressão pelas pontas dos anéis) e permitindo que mais óleo suba até a câmara de combustão e seja queimado. Resultado: para se obter a mesma potência de um motor que trabalha na temperatura normal, deve-se adicionar mais combustível no cilindro porque a temperatura de combustão está mais baixa. Obviamente, o custo adicional será percebido em um ou dois abastecimentos completos do tanque.
      Obrigado pela visita.

    72. ola td bem!bom gostaria de saber se quando a mola da Valvula termostatica ela fica aberta direto se pode ocasionar algo no motor pq aminha vt esta abertta a mola dela,e no bloco do motor soh vai fica morno depois de muito tempo mas porem onde fica o coletor fica muito quante e as mangueiras tbm mas a mangueira q sai do reservatorio uma fina nao esquenta muito soh depois de muito tempo fica um poko quente e deixei o carro ligado um tempao a ventuinha nao ligou intao desliguei o carro com medo porem antes esquentava muito saia agua pela tampa com muita pressao depois q mexi na vt deixei a mola aberta nao aqueceu demora pra subir a temperatura antes era rapido subia a temp,estou certo no q fiz obrigado…

    73. Clube do Diesel

      Olá Eduardo!
      Ao remover a válvula termostática, o motor trabalha com uma temperatura não adequada ao seu desempenho, consumindo mais combustível, mais óleo lubrificante e consequentemente, causando mais poluição. O correto é fazer um teste no sistema de arrefecimento, incluindo todas as partes do sistema, inclusive o vaso de expansão e a tampa desse vaso.
      Obrigado pela visita.

    74. Bom dia, tenho uma f 350 2011, e tirei a válvula termostatica ,existe algum perigo? quais…..
      agradece Paulo Henrique

    75. Olá Paulo!
      Andar sem a válvula temostática irá piorar a condição do motor, uma vez que válvula by pass, irá ficar aberta, favorecendo a descida da água para o bloco do motor, reduzindo a quantidade que vai para o radiador. Motor que trabalha sem válvula termostática, aumenta o consumo de combustível, perde performance e aumenta a quantidade de poluentes emitidas pelos gases de escapa.
      Obrigado pela visita.

    76. bom dia,minha s10 mwm o ponteiro da temperatura nao esta saindo do lugar mesmo em viagens o que pode ser. grato

    77. Olá Wanderley!
      Pode ser um problema no painei do veículo. Procure um serviço autorizado para testes na parte elétrica do veículo.
      Obrigado pela visita.

    78. Bom dia, tenho uma F1000 motor MWM X10, ela jogou água pra fora, isso pode estar relacionado com a válvula termostática?

    79. Olá Maikon!
      Pode ser, desde que o motor esteja aquecendo demasiadamente. Mas se não atinge temperatura crítica e joga água para fora, verifique a tampa do radiador quanto às condições de vedação do tanque de expansão.
      Obrigado pela visita.

    Deixar uma resposta