• Dicas sobre bicos injetores

    Publicado em 15 de Janeiro de 2009 Clube do Diesel 269 comentários

    Componentes de altíssima precisão nos motores Diesel, são os responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão do motor. Quanto mais eficaz for a pulverização melhor será o rendimento do motor, maior será a economia de combustível e menores serão níveis de emissões de gases poluentes. Nos modernos motores do ciclo Diesel os bicos injetores são responsáveis por injetar combustíveis sob pressões e temperatura muito elevadas. Este foi o meio encontrado para que o motor obtivesse maior potência e para que a combustão fosse o mais completa possível. Desta forma, os gases pouco contaminam o ar. Portanto são peças fundamentais no perfeito funcionamento dos motores.   Na eventualidade da necessidade da troca dos bicos é preciso ter em mente algumas informações.

    O mercado oferece opções de bicos injetores recondicionados ou reaproveitados, obviamente a um custo bastante inferior aos dos modelos originais. No caso dos recondicionados, eles recebem uma mecanização para procurar um retorno às medidas originais. Mas, ao retificar a superfície da agulha, sai o banho de cromo, o que colabora para reduzir a sua durabilidade e prejudica a pulverização do combustível. Todo o material produzido, qualquer que seja a sua utilização, sofre fadiga. Em outras palavras, tem obsolescência planejada. E assim também é com os bicos injetores. Portanto, é inútil tentar prolongar a utilização de um bico com deficiência de funcionamento. O usuário só estará comprometendo a vida útil do seu motor. Também poderá ocorrer o fato de um bico recondicionado ter a sua ponta rompida por fadiga do material. Os resíduos que restarem dentro da câmara de combustão poderão danificar o pistão e, consequentemente, o motor.

    O correto é sempre se utilizar de bicos injetores originais.

     

    269 respostas a “Dicas sobre bicos injetores”

    1. Srs se passar gasolina pelos bicos injetores de um carro a diesel , o que pode ocorrer…se puderes me responder te agradeço
      Andre franzoi

    2. Olá, André.
      A gasolina, misturada ao diesel ou pura em um tanque de diesel, pode causar sérios danos aos bicos injetores, bomba injetora e até mesmo ao motor.
      A gasolina não tem poder de lubrificação dos componentes do sistema de injeção (bomba e bico) e além disso, por ter poder densidade e poder de combustão maior que o diesel, pode fazer o motor disparar, o que acarreta em sérios danos ao motor se não for parada a tempo.
      Obrigado pela visita!

    3. Olá, clube do Diesel!

      Qual seria o valor médio de bicos injetores para veículos de carga leves, médios e pesados?
      A vida útil, considerando combustível comum (sem aditivos), é normalmente de quantos mil km?

      Muito obrigado.

    4. Olá, Lucas.
      Se estivermos falando de preço de bicos injetores, difícil mensurar porque isso depende do modelo do motor e do fabricante.
      A vida útil de um bico injetor também depende do tipo e em que freqüência é dado manutenção a esse componente.
      Obrigado pela visita!

    5. Colocar arruelas de cobre nos porta injetores de motores antigos (229), além da original,fazendo com que retraiam os bicos alguns milímitros acima da área de explosão,”cabeça do pistão” melhoraria a combustão com menos emissão de fumaça ?

      Grato…

    6. Olá, Pedro.
      Não, pelo contrário, piora a queima do combustível. Os bicos injetores têm um distância específica para atingir a câmara de combustão, o afastamento da ponta do bico da câmara, pode acarretar em deficiência de queima e em casos extremos, o derretimento das bordas da câmara de combustão do pistão, por estar injetando combustível fora da câmara.
      Obrigado pela visita!

    7. Como se “limpa” o bico injetor de um motor diesel de 4 tempos (10 HP) que move um gerador de energia elétrica.

    8. Olá, Marcio.
      Para este tipo de reparo, você deve contatar um posto autorizado do fabricante do injetor, pois existem procedimentos próprios para cada tipo de componente.
      Obrigado pela visita!

    9. ADRIANO RODRIGUES DA SILVA

      Acabei de fazer o motor de meu carro e tambem a turbina, micro volare 2002 mwm serie 10. Só fiz uma limpeza nos bicos. Mais o carro não anda e fica perdendo força. Devo trocar os bicos colocando bicos novos? Isto resolveria? O que faço?

    10. Olá, Adriano.
      O ideal sempre que se faz o motor é fazer também uma revisão de bicos e bomba injetora, isso porque, como o motor terá maior compressão, haverá necessidade de um ajuste na injeção de combustível.
      Somente uma limpeza dos bicos injetores, muitas vezes não resolve o problema.
      Obrigado pela visita!

    11. Prezados, estou querendo instalar um kit intercooler na minha S10 2.5. Um mecanico me aconselhou a aumentar a bomba em 1/4 e instalar bicos próprios para motores intercoolados. Qual seria o modelo desse tipo de bico?

    12. Não recomendamos nenhuma adaptação das características originais do motor. Isso acarretará em diminuição da vida útil, pois os componentes internos, além de todo o sistema de injeção, foram projetados para suportar um limite de esforço mecânico, a alteração dessa condição pode ser predudicial.

    13. quais os sintomas de um injector ou bico de injector estarem desgastados?

    14. Olá, Alex.
      Além de produzir fumaça preta, aumenta o consumo de combustível, temperatura do motor e pode causar danos nos pistões como o derretimento da câmara de combustão.
      Obrigado pela visita!

    15. thyago soares de freitas

      suas respostas sâo muito eficientes, como sò agore conheci esse sit tenho certeza ki mi sera muito util(obrigado)

    16. Olá, Thyago.
      Que bom que gostou.
      Continue ligado no Clube do Diesel!
      Obrigado pela visita!

    17. gostei muito do site as respostas sao muito esclarecedoras.

    18. Olá, Antonio.
      Que bom que gostou!
      Continue ligado no Clube do Diesel
      Obrigado pela visita!

    19. Tenho uma Ranger 3.0 2007 e os bicos injetores eletrônicos estão descalibrados e não quer pegar na partida, esses bicos podem ser calibrados ou não? Obrigado!

    20. Olá, Nerilson.
      O ideal é levar o veículo à um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para avaliação pois esse injetores não se descalibram. O que pode estar acontecendo é algum problema de falta de estanqueidade dos injetores, que aumenta a injeção de Diesel, produzindo fumaça e dificultando a partida do motor.
      Obrigado pela visita!

    21. Olá, tenho uma X-Terra 2.8 e fui informado que o óleo de direção hidráulica é ótimo para limpeza dos bicos. Basta adicioná-lo direto no filtro de diesel e deixar o carro funcionar na lenta.

      Isso procede?

    22. Olá, Luiz.
      Existem muitos mitos na mecânica e essa é mais uma que não tem fundamento. Para limpeza de injetores, o procedimento correto é encaminhar o veículo a um bombista que tenha equipamentos adequados para limpeza, regulagem e montagem de injetores e bomba injetora.
      Obrigado pela visita!

    23. Olá tenho uma ranger 3.0 eletronica estava fumaçando e falhado na partida e durante o funcionamento. Levei a oficina e o diagnostico foi que os bicos estavam decalibrados. Esses bicos podem ser calibrados?
      Desde ja Agradeço.

    24. Olá, Joaquim.
      Na verdade os bicos se deterioram por formação de depósitos de carvão em sua ponta, prejudicando a pulverização do diesel, perda de carga interna por falta de estanqueidade da válvula cogumento e agulha de injeção. Todos esses fatores acarretam perda de torque, potência e produção de fumaça, além de aumentar o nível e poluentes.
      Obrigado pela visita!

    25. ola boa noite , tenho uma s10 2.8 eletronica 2006 a luz indicadora de injeçao acende alternadamente qd força (subida) e nas retomadas brucas (ultrapassagem) ainda pior fica com o ar condicionado ligado fiz varios teste de bomba de alta, presao bomba de baixa e vazao da mesma filtro de combustivel novo no aparelho da erro valvula dosagem da bomba de alta mas ja foi trocada e testado a alimentaçao da mesma assim me informarao q é os bicos q esta com baixa vazao q é falta de alimentaçao a turbina e o interculer tbm ja foi testado .Sera q pode me ajudar a esclarecer a minhas duvidas

    26. Clube do Diesel

      Olá, Andre.
      Esse tipo de falha pode ter várias origens, inclusive falha no interruptor do pedal de embreagem, que mesmo desacionada, pode enviar sinal a ECM causando falha. Normalmente os checks a serem feitos são; teste na bomba alimentadora de combustível (bomba elétrica), quando a pressão, estanqueidade e retorno de combustível; teste na bomba de alta pressão, quanto a pressão, vazão e geração de bolhas de ar; injetores de combustível, quanto a volume de injeção e retorno de combustível; válvula de alívio de pressão, quanto a estanqueidade; teste de pressão de compressão dos cilindros; teste de sincronismo do motor; aterramento da ECM e pressão gerada pelo turbo.
      Obrigado pela visita!

    27. Sérgio Perrella

      Olá, tenho uma Ranger XLT 2010 motor MWM 3.0 eletronic que ontem começou a fazer um ruído estranho no motor como se fosse batendo válvulas em um modelo à gasolina, quando abri o capô me deparei com o 3 injetor fazendo um barulho como em uma válvula de panela de pressão, está vazando compressão pela base do bico, o carro não falha, nem tem vazamento de diesel, o que precisa ser feito ?. Ao redor do bico está bem carbonizado quando acelero vejo fumaça saido por ali. Grato,
      Sérgio

    28. Olá, Sérgio.
      Se há vazamento de compressão pela base dos injetores, será necessário levar o veículo a um posto autorizado MWM INTERNATIONAL, pois essa fuga de compressão pode comprometer o cabeçote.
      Obrigado pela visita!

    29. MINHA RANGER 3.0 DIESEL 2006, PAROU SUBITAMENTE E NÃO PEGOU MAIS (FICOU COM O MESMO SINTOMA DE QUANDO ESTÁ COM O ALARME ATIVADO)LEVEI A UM MECÂNICO E DEPOIS DE 3 SEMANAS E EXAMES E MAIS EXAMES ELE CHEGOU A CONCLUSÃO QUE O DEFEITO ESTÁ NA BOMBA DE ALTA E NOS BICOS INJETORES, SEGUNDO ELE TEREI QUE TROCAR A BOMBA E 4 BICOS. ACHEI UM POUCO ESTRANHO PORQUE O CARRO NÃO APRESENTOU EM NENHUM MOMENTO ANTERIOR FALHA NO FUNCIONAMENTO, OU PERDA DE RENDIMENTO, OU FUMAÇA PRETA ETC… CONTUDO GOSTARIA DA OPINIÃO DE VOCÊS, É POSSÍVEL QUE O DIAGNOSTICO DO MECÂNICO ESTEJA CERTO?

    30. Olá, Galvão.
      Difícil fazer um diagnóstico à distancia, mas com esse sintoma, vale a pena conferir o sincronismo do motor com as ferramentas especiais e especifica para esse trabalho. Esse motor trabalha sincronizado através de correntes e engrenagens que podem perder seu sincronismo com o passar do tempo.
      Obrigado pela visita!

    31. olá, estou comprando uma ranger 3.0 TB 2007 com 140.000km, gostaria de saber se existe aparelhos em oficinas especializadas que identifiquem o bom ou mal funcionamento do motor, bombas e bicos injetores me dando um diagnostico imediato antes da compra

    32. Olá, Lincoln.
      Sim, além de equipamentos e ferramentas especiais, os profissionais dos serviços autorizados MWM INTERNATIONAL são treinados em todos os motores e estão aptos a realizar todos os testes necessários para um bom diagnostico mecânico e eletrônico do motor.
      Obrigado pela visita!

    33. Gostei do site!!!
      Tenho uma Ranger 3.0 que está queimando o primeiro injetor,Será que pode ser modulo?

    34. Olá, Paulo.
      Esses injetores são do tipo piezo elétrico e portanto, mais sensíveis que os injetores do tipo bobina. Não acredito que seja módulo (ECM) pois aconteceria de queimar o injetor do cilindro gêmeo, já que o capacitar energizador é o mesmo paro os dois cilindros. Verifique mal contatos, falta de aterramento e o conector do injetor com relação a folgas, que pode levar a danificar o injetor.
      Obrigado pela visita!

    35. Boa tarde! Tenho uma ranger 3.0 eletronica e ta falhando em meia rotaçao e qndo exige do motor ela da um corte e nao passa dos 2800 RPM. Levei no mecanico e ele disse q tem umas valvula na bomba de alta pressao q ta com problema. O motor pega bem. Isso procede?

    36. Olá, Sérgio.
      Defeito de despotenciamento do motor pode ser causado por diversos fatores, inclusive de combustível contaminado e/ou de má qualidade.
      As válvulas da bomba podem estar com defeito sim, porém é necessário uma avaliação completa das condições de funcionamento do motor.
      O ideal é encaminhar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para uma análise minuciosa.
      Obrigado pela visita!

    37. Parabéns pela qualidade e precisão das informações prestadas neste espaço.
      Roberto Parisi
      Firad do Brasil

    38. Olá, Roberto.
      Que bom que gostou.
      Continue ligado no Clube do Diesel.
      Obrigado pela visita!

    39. Comprei uma RANGER 2001 , 2.5 gostaria de saber se faz -se retifica em bicos injetores, ou quanto estão ruins só novos

    40. Olá, Jeremias.
      Não existe retífica de bicos injetores. Normalmente os bicos injetores têm reparação autorizada pelo fabricante, através de kits de reparo e ajustes de pressão, porém, dependendo do estado da peça, a reparação não compensa, pois pode afetar o desempenho do motor. Nesse caso é melhor a substituição do componente.
      Obrigado pela visita!

    41. tenho uma ranger 2005 3.0 e quando esta fria ou melho quando presciso de potencia em uma ultrpassagem ela perde potencia o mostrador da turbina não passa de 2 pontos e comessa a faliar e fica como fosse massarico entaõ tiro as mangueiras do filtro de combustivel e ligo e desligo a chave e ela engeta muito pouco combustivel e o filtro fica com pouco combustivel então desligo ela por alguns minutos e ela funciona normal por aguns km e comessa tudo de novo pesso a vcs alguma resposta se possivel obrigado.

    42. Olá, Marcos.
      As causas podem ser variadas. De qualquer maneira, o ideal é procurar um serviço autorizado para melhor avaliação do problema.
      Obrigado pela visita!

    43. Tenho uma ranger 3.0 2005. Levei na utorizada e foi feito diagnostico de valvula com escape ou bico injetor com defeito nos cilindros 1 e 4.Tirei o cabecote, fiz retifica completa e troquei os balanins com os tuchos. O motor melhorou mas quando esta frio, drante a aceleracao parece que um cilindo perde forca. Apos o motor esquentar a falha parace que some.Sera bico injetor entupido ou pode estar com defeito.Adianta fazer limpeza neste caso?

    44. Olá, Eduardo.
      Se não foi realizado um check up nos injetores é possível que exista algum deles com problema de injeção incorreta. É comum, com o passar do tempo, a formação de uma espécie de verniz nos injetores que dificulta a injeção de combustível. Se for esse o caso, uma limpeza resolverá o problema.
      Obrigado pela visita!

    45. gostaria de saber o que eu posso fazer com a ranger 3.0 que chegou na minha oficina ela chegou com a junta do cabeçote queimada mais tava funcionando normal foi retificada o cabeçote e só pega no esprei e quando desliga não pega mais ja calibrei os bicos injetores troquei a bomba de alta pressão e o carro continua com o mesmo problema e que ele não pega e fica apresentando no rastra sensor de rotação e 4 bicos injetores ja confiri o ponto e ta ok

    46. Olá, Clerton.
      Normalmente esse tipo de sintoma ocorre quando o motor está fora de sincronismo. O sincronismo desse motor dever ser realizado com 2 ferramentas especiais, uma que trava o volante e outra que trava o comando com precisão. Se utilizar pinos que deixam qualquer folga no travamento do volante ou do comando, ocorre um atraso no sincronismo mecânico que acarreta em um atraso no ângulo de injeção, prejudicando a partida do motor.
      Obrigado pela visita!

    47. olá, clube do diesel.
      Estou com um sério problema em bicos injetores,espero que vocês me ajudem!
      tenho um micro ônibus 2005 volare modelo v6, esse micro tem um motor mwm sprint 2.8 similar ao da s10.
      A dois meses atrás estourou dois bicos,e eu fiz a troca,coloquei o bico mwm original,troquei também o rail completo com válvula e sensor porque estava com as roscas ruim.
      Agora estourou de novo,3 bicos,dois velhos e um novo,os bicos estão com 13000km,só uso filtro mann+hummer que é vendido dentro da autorizada e troco com 10000km,
      meu tanque e plástico e eu já fiz uma limpeza.
      vocês vão me dizer que é o diesel ruim, eu só abasteço em um posto e lá abastecem mais dois colegas que trabalham em escolar que tem o mesmo volare v6 igual o meu, e só o meu dá problema.eles não usam filtro original, só usam tecfil que é a metade do preço.
      o que estoura nos bicos é só o retorno!
      Por favor me ajudem já to apavorado,em três meses já gastei mais de 7.000 reais em bico injetor.

    48. Olá, Rodrigo.
      Geralmente quando há problema de aumento de retorno de combustível pelos injetores é porque eles travam mecanicamente. Podem ser várias as causas, como combustível contaminado, água no combustível, restrição na tubulação de combustível, entrada de ar causando cavitação na bomba e consequentemente nos injetores, superaquecimento da ponta dos injetores e isso pode ser causado por retífica do bloco do motor e rebaixamento da cabeça dos pistões, aumento da pressão interna da bomba de alta pressão e retorno de combustível ao tanque obstruído, além de pressão da bomba elétrica de combustível elevada.
      De qualquer forma, para chegar a uma caisa raiz é importante fazer uma checagem item a item, pois somente trocar as peças danificada sem saber a razão do porquê estão danificando, não irá resolver o problema.
      Obrigado pela visita!

    49. ola club disel !

      tenho uma l200 2.5 hpe , depois que estourou um cano de agua e o motor chegou a sofrer um grande aquecimento , notei que ficou mais dificil para dar a partida e com o motor frio sinto pequenas falhas do motor por volta de 2500 rpm . ja mencionando depois do aquecimento foram verificados os cabeçotes e outros intens e esta tudo normal , o problema pode ser bico injetor ? ou sera que pode existir outros problemas ?

    50. Olá, Sergio.
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes que incluem, verificação de sincronismo do motor, teste de pressão de compressão, teste de injetores e bomba de combustível. O problema pode ser causado por diversos fatores, porém sem realizar esses testes é difícil saber a causa raiz.
      Obrigado pela visita!

    51. OLÁ AMIGO, COMPREI UMA RANGER 3.0 QUERIA SABER SE DEVO TROCAR OS FILTROS AR, COMBUSTIEL E OLEO TODA VEZ QUE FIZER A TROCA DE OLEO.

    52. Olá Endrius!
      Para esse tipo de manutenção, deve-se seguir o recomendado no manual do veículo.
      Obrigado pela visita.

    53. Adenilson marcos Feltrin

      Boa tarde, preciso de uma orientação. Tenho uma Ranger 3.0 2008/2008 que está com 374.000km, estes dias deu problema na bomba de alta pressão e a troquei. Como havia feito o serviço em uma oficina de bomba injetora, me aconselhou a fazer limpeza dos bicos de injeção para desobustriur a agulha e ver a questão de medição da mesma. Fui então na Ford e aconselharam a não fazer este procedimento argumentando que não há necessidade. A pergunta então é?

      - Há necessidade de limpeza do bico realmente, ou somente em falhas como foi dito pelo técnico da Ford
      - Caso não seja feito poderá prejudicar o desempenho do motor?

      Obrigado.

    54. Olá Adenilson!
      Esses injetores são do tipo Piezo Elétrico e não existe manutenção oficial pelo fabricante. Algumas oficinas costumam desmontar os injetores e limpá-los através de ultrassom. O grande problema é que, não há reparos originais desses injetores, justamento porque o fabricante desses componentes não indicam manutenção nos mesmos. Quando existe algum problema com esses injetores, o indicado é substitui-los.
      Se um dos injetores estiver com problema, já é suficiente para perda de desempenho e geração de fumaça pelo motor.
      Obrigado pela visita.

    55. Prezado amigo,
      Tenho um Troller motor MWM 3.0 NGD que parou de funcionar sem o menor aviso. Estava funcionando normal e simplesmente apagou o motor e o painel e não funcionou mais. Verificando a caixa de fusíveis encontrei um fusível de proteção da ECU queimado. substituindo-o, o painel acendeu mas o motor não pegou. Reboquei o carro pro mecânico e após análise da linha de baixa pressão, das válvulas PCV e VCV da bomba de alta e passado o scaner e observado que o motor pega com pray no colrtor de admissão, o mecânico simplesmente atribuiu o defeito à bomba de alta, que necessitará trocar o reparo. Assim, pergunto: esse diagnóstico pode estar correto? O que pode fazer a bomba parar de funcionar assim derrepente? Grato pela atenção dispensada.

    56. prezado amigo,

      em relação à pergunta anterior, acredito que confundi o nome das valvulas citadas, as quais seriam as valvulas fixadas na bomba de alta (acredito chamar-se mprop e a outra não sei o nome). obrigado.

    57. Olá Antonio!
      Para esse tipo de motor, os nomes das válvulas estão corretas. Existem também, além do fusível de proteção da ECU, dois relés que comandam a energização dos sensores de rotação e de posição do comando, esses relés podem estar isolados ou com mau contato, o que resulta em dificuldade de partida do motor. Há que se chegar o perfeito sincronismo do motor, pois se estiver, por pouco que seja, fora de sincronismo, também dificultará a partida.
      Obrigado pela visita.

    58. caro amigo trabalho co injeçao ciclo otto posso usar o mesmo produto para limpeza do bico a diesel s10 2.8 mwm grato desde ja.

    59. Olá Marcelo!
      Na realidade, injetores a diesel são limpos com descarbonizante próprio para injetores diesel. Os produtos para limpeza de ciclo Otto, não descarbonizam a ponta dos injetores, que não devem ser passados em escovas de aço para remoção do carvão.
      Obrigado pela visita.

    60. tenho uma f350 2001 ela grila muito se nao esticar as trocas de marcha sempre de terceira para quarta ou de quarta para a quinta e ela falha muito tambem. pode me dar uma dica

    61. Olá Adriano!
      O grilado parece ser ajuste incorreto do ponto estático de injeção, mas também pode ser um problema relacionado à cápsula de avanço automático de injeção no corpo da bomba injetora.
      As falhas em rotação alta podem estar relacionadas com o volume de combustível que o motor precisa para desenvolver seu trabalho. Verifique o estado do filtro de combustível e conexões das tubulações de combustível do tanque ao motor, quanto a trincas e entrada de ar.
      Obrigado pela visita.

    62. Prezado amigo,
      Tenho uma Ranger 3.0 diesel 2007/2008 a uma semana atras ela começou a fazer um barulho diferente no motor, começou a ocilar a rotação em macha lenta, mas não interrope,liga normalmente tanto fria, quanto quente, descobrir tambem que sua aceleração não ultrapassa os 3000 rpm, não está fumaçando em nenhum momento, ela tem 122.000 km, diante do grandioso conhecimento de vocês,o que pode ser isso?

    63. Olá, Robson.
      Feliz Ano Novo!
      Será necessário uma investigação técnica e diagnóstico de um mecânico. Procure o Serviço Autorizado mais próximo, pois são necessárias várias verificações por parte de um mecânico capacitado.
      Obrigado pela visita!

    64. Ola tenho uma f1000 motor229 mwm . esta semana ela comecou a perder potencia e fumacar .troquei os bicos e ela gonhou potencia e parou de fumacar .o bombista me falou que nao adiantaria so trocar os biscos mas tambem regular. sera que eu presiso levar no bombista para fazer regulagens.obrigado.

    65. Olá, Gilberto.
      Se os bicos injetores substituídos são novos, eles já vêm regulados. O que se deve fazer, sempre que houver a necessidade de substituição dos bicos injetores é uma manutenção na bomba injetora. Uma regulagem de válvulas completaria o ajuste desse motor para que se possa ter uma perfeito funcionamento. Não se esqueça a troca dos filtros de combustível e ar também.
      Obrigado pela visita!

    66. o ki faz os bicos ingetores da ranger 3.0 2010 pulsar?

    67. Olá Marcos.
      Existe dentro da ECM do motor, capacitores que descarregam a energia para os injetores, de acordo com o cálculo de tempo necessário para a abertura da válvula cogumelo, acionada através do atuador Piezo Elétrico.
      Obrigado pela visita!

    68. boa noite estou com uma frontier Nissan que esta acusando no meu raste queda de pressão pois no teste oreio não passa de 600 bar de pressão . sendo que eu fis o teste em outro modelo igual e a pressão do reio atinge 1400 bar de pressão. eu gosta ria de saber o que eu devo fazer por favor me responda com urgensia pois o dono deste veiculo esta nervoso obrigado.

    69. Olá Gedeone!
      Se existe a constatação de baixa pressão no Rail, deve-se fazer um diagnose no sistema de injeção de combustível, começando pelo “pescador” do tanque de combustível, mangueiras e alimentação dos filtros de combustível, o próprio filtro de combustível, bombas de baixa e alta pressão e injetores de combustível. Vale lembrar que, se estivermos falando de um motor MWM Sprint, o sistema de injeção de combustível é Common Rail Bosch e as pressão de acumulo no tudo do Rail gira em torno de 300 a 350 bar de pressão em marcha lenta e que pode chegar a 1.450 bar em plena carga, porém isso é pico e só deve ser alcançado com o veículo em movimento e com carga no motor.
      Obrigado pela visita.

    70. Por favor sr.,o motor 3.0 da ranger 2010 limited é confiavel ??

    71. Olá Ira!
      Sim, o motor 3.0 da Ranger 2010 é excelente, robusto e com um ótimo desempenho.
      Obrigado pela visita e continue sempre ligado em nosso Blog.

    72. ola gostaria de saber como codificar os bicos da ranger 3.0 poes mesmo novo ainda prescisa de ajuste para perfeito funcionamento. obrigado

    73. Olá Cicero!
      Os injetores do motor NGD 3.0, que equipam os veículos Ford Ranger e Troller, são do tipo piezo elétrico e para esse modelo de motor não precisa ser codificado.
      Obrigado pela visita.

    74. Oi, pessoal, bom, estava subindo a serra da 376 vindo de garuva, quando minha caminhonete pajero antiga perdeu totalmente a potencia, tive que colocar uma segunda e vir me arrastando atraz de um camunhão não adiantava acelerar que não obedecia, e saia uma fumaça preta atraz, depois que passou a serra, ela melhorou um pouco, mas cada vez que eu acelerava ela se arrastava, o motor passou a fazer um barulho que parecia valvulas desrreguladas muito alto, quando cheguei em casa abri o capo e o cano que sai da turbina e vai para o intercooler estava souto, foi ele que causou tudo isso? Obrigado.

    75. Olá Sergio!
      É provável que sim. Esse tubo é quem interliga o turbo ao intercooler, que por sua vez, refrigera o ar comprimido pelo turbo, aumentando as moléculas de oxigênio e otimizando a combustão. Se esse cano e/ou tudo se desconecta, o motor passa a funcionar aspirando o ar da atmosfera e isso diminui consideravelmente a potência e torque do motor porém, o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação.
      Obrigado pela visita.

    76. Olá, tenho uma S10 ano 2006 motor mwm eletrônico, derrepente começou a falhar e acendeu a luz amarela no painel, ficando a rotação do motor em 800 rpm e ocilando. Levei a uma especializada MWM INTERNATIONAL e foram feitos o seguinte: Limpeza do tanque, troca da bomba de combustível, chicote da flange até o motor, fusíveis, conectores, bomba injetora(original),04 bicos injetores(original), testaram a turbina(ok) pressão da bomba(ok), pedal do acelerador(ok) e continua com o memo defeito. O “especialista” disse-me que PODE SER as válvulas desrreguladas. Pode ser. Podem me ajudar?

    77. Olá, Homero.
      Quando a luz de advertência do painel acende, gera um código de falhas que deverá ser utilizado pelo técnico no início do diagnóstico. Além do código de falhas, através do Scanner (equipamento de diagnose eletrônico) é possível observar os parâmetros do motor para identificar a falha. Seria necessário sabermos qual o código de falha apresentado para melhor orientação, porém se o motor estiver apresentando baixa pressão de compressão, que pode ser gerado por um desajuste de válvulas, esse problema pode ocorrer.
      Obrigado pela visita!

    78. Ola´, tenho uma s 10 2.8 eletronica 2009,voltando de uma viagem aa luz de injeção acendeu e o rendimento caiu muito,parei sangrei o filtro de conbustivel e nada.Levei ao bombista e o diagnostico eletronico deu bico do cilindro dois com problema,mandei tirar e examinar,constatou um aumento de quantidade injetada por ele,mandei trocar,dei uma volta e a luz nao apagava e sem querer quando examinavam alguem relou no cabo do plug que fica em cima do bico,ai o funcionamento voltou a normalizar ,pedi para que tirasem o bico mas fui intimado a assinar um certo termo de responsabilidade,caso amanha o motor viesse a dar problemas,pensei e resolvi,mandar trocar os tres bicos faltante e avisei ao autorizado que ele seria a partir daquela data o responsavel pelo motor,com a troca o motor grila muito,acho é alguma falta de combustivel nos bicos pois ,acompanhei e vi que a regulagem foi feita a menor que estava nos bicos originais,pois com os antigos ela nao grilava.E ai,quando se tem um mwm 2.8 pegando bem,andando bem,nao fumaciando,e economico,mas grilando muito pode ou nao ser falta de combustivel na injeçao?e vai ai uma sugestao,melhorem o aparelinho de diagnostico pois ,mau contato eletrico nos terminais nao tem nada haver com bico ruim,no meu caso era só trocar o terminal eletrico,uns 200,00 no maximo e não os 2000,00 que irei pagar.Obrigado pela atenção e se der me responda.

      ,

    79. Olá, Paulo.
      Antes de tudo é preciso saber qual o equipamento de diagnose foi utilizado para o diagnose do motor, pois os equipamentos de diagnose só acusam falhas eletrônicas e não mecânicas e excesso ou falta de combustível, pode ser uma falha mecânica no injetor e não são diagnosticadas por nenhum equipamento de diagnose. Se os injetores substituídos são novos, comprados em Serviço Autorizado e/ou concessionário da marca do veículo, esse injetor já vem calibrado e não há necessidade de nenhum outro ajuste. Os equipamentos de diagnose, servem somente para diagnose e não para ajuste de injetor.
      Normalmente quando o motor está grilando, significa que o ponto de injeção está trabalhando adiantado e com excesso de combustível. Várias podem ser as causas, como alta pressão de combustível, alta pressão na linha de alimentação de combustível até a bomba de alta pressão, retorno de combustível para o tanque obstruído, problema no regulador de pressão da bomba de baixa, sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.
      Um diagnóstico, observando os parâmetros do motor, determinará a causa dessa falha
      Obrigado pela visita!

    80. tenho uma s-10 2002 2.8mwm ha 2 dias sai dei uma vouta cheguei em casa coloquei na garagem tudo normal no dia seguinte nao pegou mais um amigo me dise q poderia ser entrada de ar ai troquei o filtro de combustivel lavei o tanque olhei as mangueiras de alimentacao mas ela nao pegou fiz a sangria do filtro e nada ai sangrei no primeiro bico pegou e depois parou e nao quiz mais pegar posso tentar empurrando ou seja (no tranco)agradeco antecipadamente a ajuda aguardo a resposta se possivel rapido.

    81. Olá Carlos!
      Esse problema pode estar relacionado a bomba injetora, por isso, fazer funcionar no “tranco”, além de não ser recomendado, não irá resolver o problema. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de um check no sistema de injeção do motor.
      Obrigado pela visita.

    82. COMPREI UMA S10 2.5,ESTOU FAZENDO O MOTOR,E REVISANDO BOMBA,BICOS E TURBINA.
      QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER PARA DURABILIDADE DESTE MOTOR.

    83. Olá Glauber!
      Em primeiro lugar, utilizar sempre peças genuinas. Procure um serviço autorizado onde existem profissionais treinados pela fábrica e deverão utilizar ferramentas especiais de ajustes e medições desse motor, além de montá-lo utilizando-se dos procedimentos corretos recomendados pelo fabricante do motor.
      Obrigado pela visita.

    84. Boa tarde,
      Tenho um Land Rover Defender com o 2.5 internacional, o motor sempre teve respostas boas nas retomadas e subidas, tenho notado utimamente que quando acelero em 1° e 2° marcha, a turbina entra e o motor responde bem.. já em outras marchas, 3° em diante, eu acelero, o motor responde, porem quando entra a turbina não sinto aquela “enchida de força” que acontece na 1° e 2° marcha..
      Pode ser a valvula waste-gate? – bicos injetores sujos? o consumo está o mesmo, só está fumaçando um pouco mais nas forçada de aceleração.
      Obrigado e parabéns pelo serviço prestado!

    85. Olá Andrey!
      Veja se o filtro de combustível é de marca duvidosa. Substitua-o por um filtro de combustível genuíno MWM INTERNATIONAL e observe se houve mudança. Verifique também o filtro de ar quanto ao seu estado (sujeira impregnada, furos) e a tubulação do turboalimentador ao coletor de admissão (juntas e anéis de vedação) quanto a possíveis vazamentos de ar comprimido.
      Obrigado pela visita.

    86. OLA tenho um caminhÂo com motor mwm 229 ,e troguei os bicos a um ano atras, mas fumaça na lenta ou baicha rotacao ,fumaça branca ,levei no bobista e regularan mas continua a fumaciar ,levei em outa oficina a deve ser a bomba regularan e nada ,ai vem os curiosos deve ser o filtro , deve ser a turbina deve ser o diesel.so lenbrando este motor foi retificado a 8 meses comprei o kitis completo na santa emilia tamben foi feito cabeçote. porfavor se puderen me ajudar eu agradeço.

    87. Olá Jura!
      Fumaça branca pode ter algumas origens, inclusive serviço inadequado de retífica. Para esses motores, não recomendamos plaina de bloco e cabeçote, prática comum em retíficas que padronizam o processo de usinagem de todos os motores, porém, se esquecem que para alguns motores, como o 229 por exemplo, isso não se aplica. Se for utilizado pistão errado nesse motor, pode também gerar fumaça branca ou preta, dependendo do pistão que foi montado (Ex. pistão do motor turbo montado em motor aspirado, gera fumaça branca. Pistão do motor aspirado montado em motor turbinado, gera fumaça preta). O importante é fazer uma verificação apurada no serviço realizado no motor, quando retificado, observando todas as medidas constantes no manual de serviço próprio desse motor, para ver se estão dentro dos padrões. Se, principalmente, medidas de altura de camisa e pistão estiveres divergentes das estabelecidas no manual, gerarão fumaça que nada tem a ver com bomba, bicos e combustível.
      Obrigado pela visita.

    88. GOSTARIA DE SABER COMO REGULAR OS BICOS DA ORANGER 3.0 NO LUGAR OU AMANEIRA MAIS FACIO

    89. Olá!
      Não há como regular esses injetores, principalmente no lugar. Esse sistema é piezo elétrico, formado por 350 cristais de 80 microns de espessura e qualquer alteração, poderá danificar os cristais e danificar o injetor.
      Obrigado pela visita.

    90. Recentemente adquiri uma Pajero Motor 2.4 ano 1999, como não possui mais manual nao sei especificar o tipo de motor, ela começou a fumaçar branco ou azulado logo na 1ª partida e depois para e notei um consumo alto em relação a algumas caminhonetas, e que quando se exige da mesma em alguma aceleração para um ultapassagem ela fumaça escuro. e baixa óleo cerca de 1 litro a cada 5.000 km rodados. o que pode ser?

    91. Olá Fabio!
      Esses sintomas podem significar desgaste de cilindros e/ou anéis de segmento, além de retentores de válvulas e guias de válvulas com folga, porém, para determinar a causa raiz desse problema, o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para uma avaliação.
      Obrigado pela visita.

    92. Tenho um action Suv 2008, lavei o motor e após isso ele começou apresentar um problema no funcionamento do motor de forma intermitente, funciona bem depois fica fraco. Um mecanico amigo descobriu que o problema está no quarto bico ingetor, está travando. quando ele falha, dá um toque no cano de alimentaçao com uma chave ou alicate e ele volta a funcionar normal. Existe alguma forma de reparo ou tem que trocar o bico?

    93. Olá Bira!
      O ideal é a substituição do injetor, desde que se tenha certeza de falha nesse componente.
      Obrigado pela visita.

    94. Olá Amigo.
      Tenho aqui comigo 38 bicos injetores novos que eram do meu pai já falecido.
      Eu não sei de qual motor a diesel que é, preciso identifica-los para poder negociá-los, voce teria algum local que eu poderia fazer esta identificação ou onde posso leva-los para negociá-los?

    95. Olá Nilson!
      O ideal é levar esses injetores a um serviço especializado em bombas injetoras. Eles teriam como identifica-los e, como são especialistas em injeção diesel, talvez possam comprar esses injetores também.
      Obrigado pela visita.

    96. Tenho uma pajero full 3.2 2004.
      independente de estar como o motor frio ou quente a partida é sempre bem longa.
      mantenho filtro, purificar etc, tudo limpo.
      após o motor funcionar, não ha fumaça e o consumo médio é de 9,5 km/l. também não baixa óleo do motor. Esta com 135.000 km.
      Na concessionária, querem trocar toda a linha de diesel.
      Em uma oficina particular, o diagnoóstico foi de bicos deteriorados com modulo mapeando para enviar mais combustível para conseguir vaporizar nas câmeras (dai a demora em pegar), so que, opinião minha, isso deveria afetar o consumo.
      Qual opinião de vcs.

      Aguardo

    97. Olá Enio!
      Vários são os problemas que fazem o motor retardar a partida, inclusive injetores danificados, porém, antes de substituir as peças, a melhor opção é fazer um teste nos injetores em um posto autorizado da marca dos injetores.
      Obrigado pela visita.

    98. Tenho um Troller 2008 (Ford), motor 3.0 NGD e tenho notado que ele faz muita fumaça preta nas retomadas de velocidade ou quando acelero mais forte. Quando alivio o pé do acelerador ele para de fumaçar. Não notei nenhuma perda de potencia do motor. A segunda pergunta, é que quando acelero muito forte o motor corta. Se alivio o pé ele volta a funcionar. Isso é normal no Troller?

    99. Ola Ribeiro!
      Essa fumaça preta não é normal e isso pode estar ocorrendo por excesso de combustível. O ideal é realizar um teste no sistema de injeção de combustível para saber se está injetando dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante.
      Obrigado pela visita.

    100. Tenho uma Pajero Full ano 2002 (péssimo carro, não recomendo) que veio com o problema crônico das full: Ferrugem no bocal e imundície no tanque. Troco o filtro de combustível com menos de 4000 Km, já limpei o tanque e tento manter a manutenção em dia. Entretanto, de vez em quando a luz da injeção acende, o motor perde a força e solta muita fumaça preta. Levei em uma oficina da Bosch e eles me disseram que não adianta passar o scanner e tentar procurar o defeito antes de trocar o tanque e o bocal.Disseram que o filtro acumula sujeira muito rápido e pode ser isso. Não viram problemas na bomba injetora (ainda). Mas, o próximo tanque e o bocal também darão problema no futuro. O que eu faço ? Desde já agradeço.

    101. Olá Juliano!
      Se o filtro está acumulando sujeira constantemente e com baixa quilometragem, significa que essa sujeira está vindo de algum ponto, provavelmente do tanque de combustível que não cria ou gera sujeira. Essa sujeira certamente entra no tanque através do diesel, então, uma mudança de posto de combustível ou análise do combustível utilizado, já daria uma boa dica de onde vem a sujeira encontrada no filtro.
      Obrigado pela visita.

    102. Demóstenes Moraes

      Prezados,
      minha L200 2005, de uns tempos pra cá solta uma fumaça branca quando ligo de manhã e depois pára. Notei também que quando acelero forte em subidas ou ultrapassagens ela está emitindo maior quantidade de fumaça preta, porém o motor não perde potência.

    103. Olá Demóstenes!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação do sistema de injeção de combustível.
      Obrigado pela visita.

    104. Olá, amigo!
      Tenho um Troller 2005 com motor MWM 2.8 Sprint, na qual é alimentado com BI mecanica. Aconteceu que na estrada andando a uns 90Km/h o motor começou a falhar e perder força, consequentemente elevando um pouco a temperatura do motor. Fui sangrando os bicos e constatei que o ultimo, ao sangrar nao dava oscilação na lenta, removi este bico e vi que os furinhos estavam obstruídos com partículas ou limalhas metálicas, levei então esse bico a um bombista que limpou ele na bancada de limpeza e voltou a funcionar após sangrar o sistema todo novamente. Ele está desconfiado que essas limalhas sejam provenientes de desgaste da BI. Minha dúvida é se isso procede!?

      Atenciosamente,
      Mauricio

    105. Olá Mauricio!
      O procedimento correto seria remover a bomba injetora e fazer uma verificação na bomba injetora e nos demais injetores, pois essas limalhas pode ser dos roletes de compressão da bomba injetora e se isso realmente estiver ocorrendo, pode vir a entupir outros injetores, causando falha de injeção e consequentemente problema mais gravas ao motor, como derretimento do pistão por exemplo.
      Obrigado pela visita.

    106. Tenho uma l200 ano 2002 quero saber se poço usar óleo s10 mesmo andando pouco por mês.muito obrigado.

    107. Olá Farina!
      A utilização do diesel S10, não prejudica em nada os motores, porém não é aconselhável que se mantenha o tanque em baixo volume durante um período muito longo para não causar condensação de água no tanque de combustível.
      Obrigado pela visita.

    108. tenho um caminhão Agrale motor MWM 229 3 cilindros que deixei sem funcionar por mais de 3 meses. troquei todos os filtros apos tentar funcionar e perceber que ele não dava marcha lenta (os filtros estavam encrostados com um uma película que lembra gordura) agora ele apesar de sair combustível nos bicos quando sangrados só ta pegando com auxilio de descarbonizante na admição e apaga do nada após alguns segundos. já tentei funcionar com querosene e S10 e tive o mesmo resultado. será que mandando limpar os bicos irá resolver pelo fato da bomba ainda jogar combustível nos bicos?
      eu posso usar o s10 puro sem me preocupar com a lubrificação da bomba e tal?

    109. Olá Adriano!
      O ideal é levar o veículo a um bombista autorizado para limpeza de bomba e bicos injetores, pois com esse tempo parado, forma realmente uma substancia pastosa que acaba obstruindo as passagens de combustível na bomba injetora e nos injetores também. Essa substancia contamina todo o sistema de injeção desde o tanque de combustível.
      Obrigado pela visita.

    110. acompanhei um programa sobre caminhões agora de manhã e foi falado que agora os órgãos de transito estariam multando os caminhões que estiverem poluindo em excesso, será que se eu colocar os bicos novos do meu caminhão ele estará dentro dos parâmetros de poluição?

    111. Olá Adriano!
      Para substituição dos injetores é necessário saber se eles estão ruins, para isso é necessário levar o veículo a um serviço autorizado para um check up. A legislação não pede que se altere os injetores ou qualquer parte do motor para adequação à legislação, mas sim que esteja funcionando de acordo para que não emita poluentes fora do limite estabelecido.
      Obrigado pela visita.

    112. Bom dia , tenho um Troller 3.0. Fiquei na estrada acendeu a luz da injeção e apagou o motor , infelizmente acabei deixando em uma oficina sem nenhum conhecimento , o mecânico tirou as cabeças dos 04 bicos porque não estava conseguindo titar eles do bloco , a pergunta é , perdi os bicos ? Não existe regulagem? Ou tem conserto? Obrigado

    113. Olá Gilson!
      Esses injetores não têm regulagem e por serem piezo elétrico, não deve ser removido o atuador (cabeça do injetor).
      Obrigado pela visita.

    114. Boa noite,quantos km é para durar um motor da Ranger 3.0?
      Minha ranger da umas falhadas na hora da ingnição isso é combustivel ruim ou pode ser um alerta de bicos, porque é só nessa hora depois q liga ela continua normal nem fumaça ela solta.

    115. Olá Cezar!
      A vida útil de um motor, depende da manutenção preventiva que é realizado nele e o trabalho a que ele é exposto. Quanto a falha do motor, pode ser combustível, pois uma falha nos injetores, ou em um injetor é possível que permaneça mesmo depois do carro ter funcionado e chegado a temperatura ideal de trabalho.
      Obrigado pela visita.

    116. Olá Clube do Diesel, minha ranger 2001 diesel Maxion 2.5 anda bem, mas, desde zero km, quando ligo o ar-condicionado ela apresenta uma pequena “falhação” e menor desempenho, principalmente depois dos 50 km por horas. Passei batido nas revisões da garantia e agora ela esta com 60 mil km.
      O que é isso.

      Grato.

      ABRAÇO.

    117. Olá Ribeiro!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para a verificação desse problema que pode estar relacionado ao compressor de ar condicionado, porém, somente com testes específicos poderá chegar a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita.

    118. boa tarde
      gostaria do endereço do Rodrigo RS de 03 de outubro de 2012, pois estou com o mesmo defeito da volare 2005, pois ela so queima os bico no retorno e nao consigo resolver, gostaria de trocar ideia com ele
      obrigado
      RAFAEL-RS

    119. ola!Tenho uma f1000 mwm229 turbo de fabrica ano 94,ao ligar pela manha ela fumaceia branco…depois de andar alguns kms a fumaçeira para,sendo q ela pega facil com o motor frio,e o oleo tbem baixa um pouco a cada 1000km;pensei em fazer os cabeçotes…sera q é nisso?

    120. Olá Emerson!
      Verifique os injetores quanto à pressão e forma de jato. Se necessário, substitua os bicos. Normalmente, resolve o problema de fumaça branca pela manhã, exceto se a pressão de compressão dos cilindros estiver baixa.
      Obrigado pela visita.

    121. Ola,
      Comprei ha 15 dias uma frontier se 2006 135000km, motor 2.8 mwm, com injecao eletronica de diesel, nesta ultima quarta ao sair com o carro a noite comecei a ouvir um barulho de compressao escapando, aumentou ate eu chegar em casa , na sexta levei ao mecanico e ele constatou que a junta do cabecote estava com problema, parece ter pulado pra fora junto ao primeiro cilindro, porem o carro nao aqueceu em momento nenhum e nem tinha perdido potencia, fumacado ou trabalhado mal,
      o mecanico desmontou e como nao havia descoberto o motivo que causou o problema ele chamou o bombista para testar os bicos, o bombista disse que o bico do primeiro cilindro estava direto e pode ter causado o problema na junta com o excesso de combustivel, o pior foi ele dizer que os outros 3 bicos estavam com problemas tb e que deveriam ser substituidos ou reformados com a substituicao do elemento e do kit, ao custo de 600,00 cada bico, sendo o novo na faixa de 900,00
      O que me deixou encucado foi que o carro estava otimo de ligar, andar, lenta, torque, sem fumacar e etc
      e de repente 4 bicos a trocar
      existe essa possibilidade?
      o bico sendo reformado compensa?
      obrigado , abrcs

    122. Olá Thiago!
      Diagnósticos por email são complicados, mas pode ser que o ponto onde a junta rompeu não comprometeu a circulação de água, o que poderia explicar o fato de o motor não ter aquecido.
      Já a questão dos bicos é mais séria. 135000 km rodados por si só já indicam que o conjunto precisa passar por reparações mais severas, o que justifica o laudo do seu mecânico indicando que os injetores necessitam manutenção. Veja que não é necessário um injetor parar de funcionar completamente para ser reparado. Com o tempo, os furos do injetor vão mudando suas características e a injeção do combustível pode ficar prejudicada, mas essa verificação é feita com equipamentos específicos.
      Quanto ao ‘bico reformado’, não tenho opinião a respeito porque não há detalhes. Mas se a oficina substituir o bico injetor (não é o porta injetor completo) e lhe der garantias, não vejo problemas.
      Obrigado pela visita.

    123. olá, preciso trocar os bicos de um Maxion 2.5 , o que acontece se eu substituir os bicos antigos por novos sem calibrá-los? Estes bicos precisam ser calibrados após a instalação ou podem ser calibrados antes?

    124. Olá Luciano!
      A chance de haver bicos novos com diferença de pressão entre si é alta. Se quiser arriscar… Mas porque o Sr. não manda substituir apenas os bicos, mantendo os porta-injetores? No ato da troca, o bombista realiza a calibração. E a calibração somente é feita ANTES da instalação, em bancada com equipamento específico para este fim.
      Obrigado pela visita.

    125. meu radiador está sempre dando problema porque é muito velho. Se o motor trabalhar sem a válvula termostática ele funciona sem pressão e não dá problem. Não percebo diferença no desempenho sem a válvula, existe algum risco de usar o motor diese com temperaturas mas baixas do que as que esta valvula proporciona?

    126. Olá Luciano!
      Sim, existe. Quando um motor trabalha sem válvula termostática, o líquido de arrefecimento não atinge a temperatura ideal de trabalho. O consumo de óleo lubrificante aumenta em função das folgas elevadas entre anéis e camisas dos cilindros, por falta de dilatação adequada e o volume de gases no respiro aumentam. Esses gases, na maioria da sua composição, são os resíduos de compressão no momento da combustão, que passaram entre os anéis e a camisa. E há o risco iminente de cavitar as camisas por falta de pressão no sistema, obrigando-o a substituí-las num período curto de prazo. Por fim, o Sr. gasta mais combustível para ter o mesmo desempenho de um motor com válvula termostática, porque está desperdiçando energia. Lembre-se que um motor de combustão interna é uma máquina térmica, portanto necessita trabalhar na temperatura correta de seu projeto.
      Obrigado pela visita.

    127. Olá comprei uma Ranger 2001 2.5, ando muito pouco com ela, gostaria de saber qual a melhor forma de mantê-la em dia? Que tipo de manutenção preventiva devo fazer em que KM?
      Um abraço.

    128. Olá Rogelio!
      As manutenções preventivas e seus períodos, constam no manual do proprietário do veículo. É importante o uso de peças genuínas da marca do veículo e utilização de mão de obra capacitada.
      Obrigado pela visita.

    129. Tenho um Troller NGD 3.0 com 60.000km e ontem liguei o motor que funcionou normalmente e antes de colocar o carro em movimento o motor simplesmente apagou. Voltei a chave para dar nova partida mas não ouvi o barulhinho típico da bomba de injeção. Dei partida e nada. Toda parte elétrica funcionava normalmente e não acendeu nenhuma luz de advertência no painel. Aguardei alguns segundos e dei novamente partida. Dessa vez ouvi o barulhinho da bomba mas percebi uma pequena falha no barulho. O carro pegou, coloquei em movimento e 50 metros a frente apagou de novo. Virei a chave e não ouvi o barulhinho da bomba, repeti essa operação umas 3 vezes até ouvir a bomba e dei partida. O motor pegou e andei normalmente por uns 30km sem problema e não ouvi mais a falha no funcionamento da bomba. Isso me deixou preocupado, pois se acontece no meio do transito ou em velocidade maior pode ocorrer ate um acidente. Parece que a bomba deixou de funcionar nessas duas situações que falei. O que pode ter acontecido?

    130. Olá Ribeiro!
      É possível que haja algum mal contato nos sistema elétrica da bomba elétrica do combustível, oxidação do relé da bomba elétrica, engripamento dos reletes da bomba elétrica ou sujeira no tanque de combustível que trava a bomba elétrica momentaneamente.
      Obrigado pela visita.

    131. Boa noite, estou tendo um problema parecido com minha ranger 3.0 diesel, ela esta falhando bastante parada ela funciona normalmente, troquei filtro de ar e o filtro de combustivel mas o? problema continua, fiz um teste para ver se o combustivel estava chegando e sim e parece com uma boa pressao, 250ml em uma ignicao.
      Sera que meu problema e nos bicos, e dificil realizar essa limpeza?
      Pensei em ate tirar o tanque e dar uma limpada no proprio e no filtro .
      Por favor se alguem poder me dar uma luz agradeco!!!
      Obrigado

    132. Olá Guido!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado, onde através de um equipamento de diagnose, poderá fazer um teste nos cilindros, verificando a quantidade de combustível e a eficiência de cada um deles. Sem a observação dos parâmetros do motor, fica difícil determinar a causa raiz do problema que pode ser vários, desde uma simples entrada de ar no sistema de injeção, como um travamento de um dos tuchos hidráulicos. Lembrando que esses injetores são piezo elétricos e, oficialmente, não possuem reparos.
      Obrigado pela visita.

    133. Olá,meu troller 3.0 estava dando muita pressão no radiador e consequentemente jogando água pra fora mesmo com a temperatura normal,o meu mecânico disse que era junta de cabeçote queimada, então na hora que abriu também tinha empenado, um bico não quis sair,tirou na marra e desequalizou,agora colocando novos bicos ele está soltando muita fumaça,o que pode ser e como resolver.
      obrigado.

    134. Olá Benedito!
      É bastante provável que, ao remover o injetor, tenha arrancado material do cabeçote, exatamente onde o injetor assenta. Se isso ocorreu, foi necessário retificar o assento, mudando a projeção do injetor e aproximando-o da câmara de combustão, motivo pelo qual gera fumaça preta. Se o cabeçote foi retificado, rebaixando-o, isso pode também causar fumaça preta, visto que não recomendamos a plaina dessa peça. Outro ponto a ser considerado são os próprios injetores que, por serem piezo elétricos e com ajuste sensível, quando trabalham muito tempo em um cilindro, deve voltar para o mesmo cilindro que saiu, sob o risco de desequalizar o motor e produzir fumaça.
      Obrigado pela visita.

    135. ola ,tenho uma ranger 2002 2.8 power estava andando normalmente e derre pente parou ,sangrei os bicos e ela funcionou ,quando desligo so volta ha funcionar sangrando os bicos oque sera ???

    136. Olá Manoel!
      Isso é típico de ar no sistema de injeção. Procure um serviço autorizado para realizar um teste em todo o sistema de injeção de combustível para determinar a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita.

    137. ola, tenho uma ranger, 2005 diesel, 3.0 tubo.
      acho ela muito chocha, só sai no morro mesmo pouco ingrime em alto giro 2500rpm pra cima, na estrada tambem,até os 1.4 ou 1.6 me ultrapassam, na serra Rio petrópolis, outros carros comum parece ter mais potência que minha ranger, que parece tambem ter muito giro de motor e pouco torque , notei tambem que um dos bicos o último da frete pra traz esta merejando, já lavei o tamque,foi trocado uma valvula ijetora “assim disse o meca” . a ventoinha viscosa tambem é travada e acho que issotira uns cavalinho tambem. abçs gostei do site.

    138. Olá Magno!
      Um dos motivos do baixo desempenho é o travamento da embreagem viscosa do ventilador, o outro pode ser os injetores de combustível, que devem ser checados por profissionais capacitados.
      Obrigado pela visita.

    139. Tenho uma f4000 motor mwm e troquei a bomba alimentadora e ele perdeu força e tambem nao esta parando na marcha lenta mas antes de trocar esta bomba ele estava normal ,o que eu fiz foi trocar filtros linpei o tanque e simplismente liguei ele sem os filtros para retirar o diesel da bomba injetora ate ele parar de funcionar o motor de pois coloquei novamente filtros novos e a bomba alimentadora fiz retirada do ar no sistema ,mas ele nao para na lenta mais e perdeu força.Entao gostaria de saber se posso retirar os bicos para fazer limpeza?

    140. Olá Wemerson!
      O uso de filtro de combustível que não seja os genuínos de fábrica, podem causar perda de marcha lenta e perda de potência por pouca vazão de combustível. Se for esse o caso, substitua os filtros por filtros genuínos antes de levar o veículo a um serviço autorizado.
      Obrigado pela visita.

    141. TENHO UMA RANGER 3.0 2007, TEM DIA QUE ELA TEM DIFICULDADE DE PEGAR. DE TANTO TENTAR LIGAR O CABO DA BATERIA ESQUENTA MUITO E DESCARREDA A BATERIA, QUANDO CONSIGO LIGAR DA ESPROSSÃO SAIDO UM FUMAÇA PRETA DO ESCAPAMENTO.O QUE PODE ESTA ACONTECENDO?

    142. Olá Mendes!
      Isso pode ser problema com a bomba de alta pressão ou baixa pressão e/ou bicos injetores. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação do problema.
      Obrigado pela visita.

    143. Ola amigo! Sou proprietário de uma ranger 3.0 2007, minha novela começou no seguinte! Um belo dia resolvi tirar a tampa de válvula p reparar um pequeno vazamento de óleo. Ao retirar os bicos e não marcar a posição nunca mais ficou a mesma…. Falhava em baixa e afirmava em alta!
      Levei em uma oficina e recomendara reparar os bicos! Acompanhando os testes foi constatado q tds os bicos estavam descalibrados.
      Optei por recondicionalos substituindo só as pontas e calibrando-os…
      Ficou uma merda, piorou…. Só conseguiram acertar no motor com ele em funcionamento, no aparelho apertando e soltando aquela porca dos bicos, acompanhando o gráfico de balanceamento de cilindro no aparelho, 1 a 1!
      Bom, a caminhonete ficou ótima, andando muito bm, e econômica….
      Depois de 30 dias voltou a falhar em baixa e afirmava em alta!
      Cansei de tititi… E resolvi trocar os 4 bico por originais… Não encontrei bicos siemens originais p vender, só continental !
      Pesquisei na internet e constatei q não vou encontrar mais bicos siemens e sim continental! Segundo a siemens e a continental são um só!
      Comprei 4 bicos continental zerado na caixa! Substituído bicos e as aroela, a caminhonete ficou com o ronco macio, não castanhou e nem falhou mais… Só q o consumo almentou d+! De 13kml ela passou a fazer 9kml na estrada!
      E não tem mais aquela patada de força na arrancada…
      As aroela eu substitui só q nas mediadas da antiga! Será q esse bicos continental usa outra medida de aroelas? Ou o q será o motivo da perda de força em baixa e o almento absurdo de consumo…..
      Desculpe pelo texto, mais é q essa é a minha história e a sua ajuda é muito importante…….

    144. Olá Kleber!
      A Siemens vendeu a divisão de injeção automotiva para a Continental, por isso, todo o sistema de injeção agora passa a ter essa marca.
      Com relação ao veículo, o ideal é levá-lo a um serviço autorizado para fazer um teste de pressão de compressão para saber se os cilindros estão equalizados e com isso, recebendo a mesma quantidade de combustível, pois quando está com baixa pressão de compressão, a ECU do motor passa a agir nos injetores, injetando mais combustível para suprir a deficiência de pressão nos cilindros.
      Obrigado pela visita.

    145. Boa noite!

      O motor do meu trator disparou umas duas vezes, mas apos o desligamento da chave ele acabou baixando o giro aos poucos e morreu!
      É uma bomba injetora bocsh rotariva com corte de combustivel elétrico.
      Pode ter chance dela estar ocasionando o problema, ou será mesmo o a turbina ou o motor puxando óleo do carter?
      abraço

    146. Olá Aécio!
      Tudo isso pode estar acontecendo, porém, somente com testes, realizados por mecânico capacitado, poderá determinar a causa raiz do problema. O ideal é levar a máquina a um serviço autorizado para realização de testes no sistema de injeção e turbo.
      Obrigado pela visita.

    147. Tenho uma Ranger XLT 2012 e o frentista colocou 20 litros de gasolina por engano, tinha 40 litros de diesel no tanque. Rodei aproximadamente 7 km. Como proceder agora, houve danos?

    148. Olá Alexandre!
      Difícil mensurar se houve danos sem fazer nenhum teste no veículo. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para testes no sistema de injeção de combustível.
      Obrigado pela visita.

    149. olá bom dia
      tenho uma s10 2003 turbinada interculadaexecutiva motor 2.8 diesel
      ela chega mo maximo 120km e quanda o giro do motor chega aproximadamente a os 3500 rpm corta um pouco
      q sera q pode ser me falarão q poderia ser bico pode me dar uma dica

    150. Olá Michel!
      Pode ser, mas sem um equipamento de diagnose adequado, fica complicado assegurar alguma solução para seu caso. Dirija-se a um Concessionário Chevrolet, que o orientará sobre as providências que devem ser tomadas.
      Obrigado pela visita.

    151. Tenho uma frontier 06/06, que comprei em um leilão há cerca de um ano. Logo no começo começou a falhar a ponto de apagar e ficar na estrada. levei no mecânico e fui informado que era sujeira na bomba que vinham do tanque. Feitas as deviads manutenções cerca de 01 mês depois, reiniciou com os mesmos problemas e desta vez foram condenados os bicos que troquei os 4 bicos originais mwm,cerca de 60 dias depois 3 dos 4 bicos apresentaram problema. Foi para a análise na MWM que emitiu laudo condenando o combustível como causa do problema (tive que pagar os 3 bicos). Feito isto, vinha rodando bem (mudei de posto para Br diesel comum), até que neste final de semana houve problema novamente em um dos bicos. A pergunta é : Isto é possível, não estou sendo enganado??

    152. Olá Max!
      Quando da substituição dos injetores, houve substituição do filtro de combustível por um genuíno MWM International? Quando dessas substituições, houve uma lavagem do tanque de combustível e uma descontaminação de todo o sistema de alimentação de injeção? Foram substituídos os tubos de alta pressão? A bomba de alta pressão passou por alguma manutenção onde foi reparado os pistões de bombeamento? Casos de injetores com defeitos, mesmo novos e comprados em autorizadas e distribuidores MWM International, podem vir a apresentar problema se alguns dos itens citados não dor revisado. Muitas vezes o serviço de reparo não é completo como deve ser e isso faz com que alguma sujeira migre para os injetores, causando problema irreversíveis.
      Obrigado pela visita.

    153. Boa noite amigo, tenho uma frontier sel 2.5 16v 2008
      ela depois que aquece o motor, morre se tirar o pé do acelerador, a levei em um mecanico especializado hj e ele me falou que o retorno de combustivel esta muito alto e que pra resolver este problemas tem que trocar os bicos, realmente isso irar resolver os problemas??
      obrigado e parabens pelos serviços prestados

    154. Olá Silvio!
      Difícil afirmar se isso irá resolver o problema sem ver o diagnóstico, porém é fácil de afirmar que retorno de combustível alto, pode ser injetores, obstruções na linha de alimentação de combustível ou regulador de pressão trabalhando fora da faixa ideal. Há que se verificar todos esses itens para achar a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita.

    155. ola amigo,me diga como retirar os bicos injetores da ranger 3.0 2006 sem danifica-los ,meu motor afrouxou a porca do comando e saio de sincronismo, empenou valvulas. abraço.

    156. Olá Erno!
      Por ser de tecnologia piezo elétrico, os injetores não devem sofrem impactos pois podem danificar os cristais contidos no atuador, que fica na parte superior dos injetores. Se os injetores não saírem com facilidade, podem ter travado por impurezas ou por fuga de compressão. Se isso ocorrer, lamentavelmente não há o que ser feito a não ser a substituição dos mesmos.
      Obrigado pela visita.

    157. o frentista colocou gasolina na minha Ranger 3.0 a diesel por engano.depois tiraram e recolocaram diesel,depois disso o carro não pega gira mais nã pega.gostaria de saber uma solução.

    158. Olá Mendes!
      Seu veículo deve ser levado ao um mecânico para que seja retirada toda gasolina do sistema de alimentação do combustível, o que compreende o tanque, o filtro de combustível (que deverá ser obrigatoriamente substituído), as linhas de combustível, o tubo rail, a bomba de alta pressão e os injetores. Sem este procedimento, o veículo está sujeito à contaminação e oxidação dos componentes móveis do sistema de alimentação, devido à baixa propriedade lubrificante da gasolina.
      Obrigado pela visita!

    159. Ola amigos, possuo uma s10 2.8 turbo diesel MWM ano 2003, a presão de oleo cai quando tiro o pé do acelarador e sobe novamente quando acelero, o mecânico disse que pode ser o reparo da bomba de oleo do motor (nada mais do que uma molinha com uma esfera), só que o problema é que não acho a bendita peça.
      Se alguem puder me dar uma ajuda ficarei eternamente grato.

      Obrigado

      Alisson
      mail: marenco44@hotmail.com

    160. Olá Alisson!
      A pressão de óleo varia de acordo com a rotação do motor. Se a rotação sobe, a pressão sobe. E o inverso acontece se a rotação cair. A mesma varia de ± 1 Bar em marcha lenta a ± 5 Bar na rotação máxima. Preocupe-se somente se a lâmpada de aviso de baixa pressão de óleo acender quando o motor estiver em marcha lenta, o que pode indicar desgaste do motor ou durante a operação normal do veículo, o que pode travamento total do motor.
      Obrigado pela visita.

    161. Boa tarde:

      Boa tarde, como retirar um bico injetor colado sem danificar o cabeçote ou a tampa de tucho? Se exite algum produto liquido para ajudar a remover ou seja restirar estes BICO? se existe por favo me diz que produto é este ok te agradeço antecipadamente.

      O carro é uma RENGER 3.0 DIESEL

      OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    162. Olá Hugo!
      Tente isso: após aquecer o motor até que atinja a temperatura normal de funcionamento, solte a peça que fixa o bico injetor no cabeçote e coloque um pouco de óleo de freio (de preferência, o DOT 4) e espere ele penetrar no alojamento do bico. Provavelmente, ele se soltará.
      Obrigado pela visita.

    163. Segundo o mecânico meu carro uma ranger precisa tocar os bicos, comprei os quatros mwm novos,a pergunta é:precisa calibrar? sou fã deste site obrigado

    164. Olá Antonio!
      Não há necessidade.
      Obrigado pela visita.

    165. Olho meu moto e seri 10 mais atigo 6 cilimbro olha tava sem fosa i retifiquei us cabesoti i us bico mandei regula. coloquei. junta nova i continua sem fosa u qui faso

    166. Olá Mateus!
      O procedimento de retificar os cabeçotes é incorreto e compromete diretamente o rendimento do motor, além de torná-lo mais ruidoso e poluente. Somente regular os bicos também não é garantia de recuperar o desempenho anterior. Aparentemente, seu problema está relacionado com a alimentação de combustível para o motor. Verifique o estado do tanque, filtros e tubulações em geral quanto a vazamentos e/ou entradas de ar.
      Obrigado pela visita.

    167. Olá tenho uma s10 2.5 a diesel motor Maxion e sai muita fumaça azul parada e preta nas subidas .Alguns dizem que é bomba injetora e outros dizem que é bico.O que pode ser?

    168. Olá Anderson!
      Fumaça azulada é sinal de consumo de óleo lubrificante, não de combustível. Consulte seu mecânico de confiança e peça para verificar sinais característicos de consumo de óleo. Veja também se está utilizando um óleo multiviscoso. Os monoviscosos não reagem bem às mudanças de temperatura e podem induzi-lo a erros.
      Obrigado pela visita.

    169. ola clube do diesel oque acontece se mistura diesel com o alcoo o que pode danificar bomba bico

    170. Olá Donizete!
      Sim, pode. O álcool não possui propriedades lubrificantes, o que compromete o sistema de injeção devido o mesmo ser lubrificado pelo próprio óleo diesel. Além disso, ele também é aditivado com água (originalmente, na usina, o álcool produzido a partir da cana de açúcar é anidro) e a água é inimiga natural do sistema de injeção por provocar corrosão.
      E por último, se vc perceber que o diesel está misturado com álcool combustível, este está irremediavelmente comprometido e deve ser retirado do tanque e descartado de acordo com as normas ambientais brasileiras vigentes. Depois, substitua o(s) filtro(s) de combustível e execute limpeza de toda tubulação, do tanque ao motor. O conteúdo que estiver dentro da bomba injetora e dos bicos será consumido e substituído naturalmente pelo novo combustível, isento de contaminações.
      Obrigado pela visita.

    171. Bem tenho uma L200 2005 que tem muita dificuldade na partida, tanto frio como quente quando pega solta muita fumaça preta ela anda normal tem boa resposta mais solta fumaça preta andando também.

    172. Olá Edson!
      Verifique se as velas aquecedoras estão OK. Veja também as condições do filtro de ar e, se estiver OK, visite uma oficina autorizada em sistemas de injeção para verificar a situação.
      Obrigado pela visita.

    173. tenho uma silverado ano 98 motor maxion
      partida boa mas em um certo momento de cada marcha trocada ela pipoca i silta uma fumaça preta por exemplo na 5 marcha nao se anda de 100 a 120 km h se passar de 120 ela para de pipocar ou se reduzir abaixo de 100 ela tambem para o que pode ser obrigado

    174. Olá Marcelo!
      Aparentemente, pode haver um mau contato na fiação do solenóide de parada na bomba injetora. Solicite a um eletricista uma revisão no chicote elétrico deste circuito.
      Obrigado pela visita.

    175. Amigo tenho uma Ranger 3.0 2006. as vezes quando tento dar a partida ela demora um pouco a pegar,depois que pega ,mais neste periodo caso ela apague ou eu deligue ela no periodo de 5 a 10 minutos ,ela não pega mas.caso eu continui tentando acontece dos cabos esquentam e a bateria descarrega.ai tenho que esperar mais ou menos 1 hora para consegue ligar ela novamente .por favor me de uma luz urgente.

    176. Olá Cicinato!
      Solicite a verificação do estado da válvula de alívio de pressão do tubo rail.
      Obrigado pela visita.

    177. PARABÉNS SUAS OPINIÕES TEM CONTEÚDO BOM, PARABÉNS,CONTINUEM ASIM.

    178. Olá Anderson!
      Continue sempre ligado no nosso Blog.

    179. amigo, tenho uma ranger 2.5 motor maxion 2001 ela estava funcionado perfeitamente de uma hora para outra ela perdeu força, saindo muita fumaça preta pelo escap e uma barulhinho estranho no motor oq poderia ser ?

    180. Olá Iago!
      Aparentemente, pode ser o turboalimentador. Mas veja também a tubulação de ar do turbo ao motor, se não há vazamentos significativos.
      Obrigado pela visita.

    181. Tenho uma Ranger 2007 3.0 Diesel.de uns tempos pra cá.ela começou a fazer um barulho estranho tipo tec.tec.muito alto batido seco que vai e volta no motor.algumas pessoas ou ate pesquisando,falam que é tucho outros corrente de comando,queria que você me desse uma luz.tenho medo de mandar alguém mexer e trocarem peças sem necessidade para que achem .pois estou sem condições de gastar muito no momento.

    182. Olá!
      Na verdade pode ser as duas coisas, pois esse motor trabalha com sincronização realizada através de correntes e tuchos tensionadores dessas correntes. Verifica, junto a um profissional capacitado e com equipamento correto, se existe perda de pressão de óleo lubrificante, nos tuchos tensionadores das correntes, após o desligamento do motor. Se houver perda de pressão, deve-se substituir a caixa de distribuição pois a válvula de retenção de óleo está danificada e causando esse problema.
      Obrigado pela visita.

    183. Helio Ricardo de Oliveira

      Por favor, poderia fazer uma análize. tenho uma Ranger 3.0 limited, motor NGD ano 2006, e pela manhã na primeira partida ela demora para pegar, tenho que dar a partida umas 03(treis) vezes, pegando posteriormente no regime de trabalho ela fica normal.O fato só ocorre na primeira partida do dia. Poderia me ajudar?

    184. Olá Helio!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para testes no sistema de injeção de combustível, pois esse tipo de sintoma, pode ser a bomba elétrica de combustível, como pode ser falha nas válvulas PCV e VCV da bomba de alta pressão, como pode ser falha de injeção de combustível produzido pelos injetores, como pode ser entrada de ar por algumas conexão do sistema de alimentação de combustível. Não há como se precisar a causa raiz do problema sem fazer testes no sistema de injeção.
      Obrigado pela visita.

    185. Olá amigos, fiquei fascinado com o conhecimento de vocês e preciso de um auxilio, tenho uma sprinter 313 cdi, ela teve um problema de bomba de alta e tive que troca-la, mandei conferir os bicos e me disseram que não estão bons, estes bicos com apenas 20 mil kms, o que estragou a bomba de alta aparentemente foi diesel contaminado, e foi feita a limpeza completa de toda a linha por onde ele passa e testada bomba de baixa e sensores, porém sinto meu carro um pouco mais fraco e bebendo mais do que antes além da fumaça preta nas retomadas e nas acelerações mais fortes, o bombista me disse que se trocarmos somente a ponta que vai no bico injetor, tal esta que ele me explicou ser o próprio bico injetor que o restante se chamaria de porta injetor, e fizer a troca de reparos do restante do bico, ficaria bom. Esta informação procederia ? até encontrei as “ponteiras” do bico original boch, valeria a pena arriscar ou a melhor opção seria comprar o bico inteiro novo ? obrigado desde já pelo apoio.

    186. Olá Charles!
      Procure sempre um posto autorizado para executar o serviço, que não deve e nem pode ser realizado sem fazer nenhum tipo de teste. Os injetores devem passar por uma bancada de testes, onde se determina a causa raiz, peças que devem ser substituídas e que tipo de procedimento de reparo deve ser executado.
      A simples troca de componentes sem testes, no “achometro”, pode trazer, além de prejuízo para o bolso do cliente, insatisfação com o resultado.
      Obrigado pela visita.

    187. Olá CLUBE DO DIESEL. Tenho uma Ranger 2006 2.8 xls e no posto o frentista pôs 6 litros de gasolina, o carro ainda levou cerca de 3 semanas andando normalmente do nada parou! Foi trocada a bomba de transferência e feita limpeza dos bicos segundo o mecânico. Após isso, o carro quando chega na marca de 1/4 de Diesel dá entrada de ar e está com uma fumaça preta horrorosa que sai todas as vezes que pede uma aceleração maior. Segundo o mecânico a entrada de ar é devido um mecanismo dentro do tanque que não consegue puxar o diesel, isso procede? E está fumaça? O que fazer? Parabéns pelo site e agradeço desde já pela atenção!

    188. Olá Suellen!
      O mecanismo deve ser o tubo de sucção, também conhecido como “pescador” do tanque. A fumaça preta, seguramente não é por causa dessa suposta entrada de ar e sim por possivel excesso de combustível injetado, filtro de ar obstruído, filtro de diesel saturado, ponto da bomba injetora muito adiantado, falta de pressão de injeção dos injetores de combustível ou aumento da taxa de compressão por algum motivo. A simples limpeza de bomba e bicos injetores, sem testar sua pressão e estanqueidade, de nada adianta. Se sobrou qualquer vestígio de gasolina no tanque, que deve ser removido e lavado, pode alterar as condições de funcionamento do sistema de injeção.
      Obrigado pela visita.

    189. Olá ! Fiz a parte de cima do meu motor mwm serie 10 de um volare v8, só que ficou castanhando demais e com uma fumaça ardida,em uma viagem do nada ele alizou o funcionamento ficou silencioso e diminuiu a fumaça, dois dias depois do nada de novo voltou a castanhar alto e a fumaça ardida de novo, o que é isso ? agradeço a atenção.

    190. Olá Marcelo!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes no sistema de injeção de combustível, visto que, esse sintoma pode ser várias coisas, que passa desde um desajuste dos injetores, se for injetado mecanicamente, problemas de bomba injetora, se for injetado eletrônicamente, algum sensor trabalhando fora da faixa normal de trabalho, enfim, somente com um bom diagnóstico, pode-se chegar a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita.

    191. Boa noite, tenho uma S-10 motor MWM sprint 2.8 interculada, ano 2001, sou o segundo dono e ela esta jogando um pouco de oleo na boca do filtro e dando um pouco de fumaca e gostaria de saber qual item e’ pior pro motor: Turbina ruim ou bicos ruins? Conto com uma resposta clara. Sem mais obrigado.

    192. Olá Amaral!
      Os dois são problemáticos para os motor, pois se o turbo estiver dando passagem de óleo pelo eixo, esse irá se alojar no intercooler, sendo arrastado para dentro do motor, formando carbonização em válvulas e pistão. Se o problema for de má pulverização dos injetores, esse pode causar perda de potencia, fumaça acima do normal e carbonização. Se for excesso de injeção por falta de pressão nos injetores, causará fumaça preta e alto consumo de combustível. Se o injetor não tiver estanque no momento de repouso da injeção, causará um gotejamento na cabeça do pistão, que pode causar um derretimento do pistão ou uma rachadura no mesmo e, na pior das condições, o motor pode fundir. A melhor opção é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação do problema em seu veículo.
      Obrigado pela visita.

    193. Tenho um motor sprinter mwm 6cc instalado em um barco, ele foi todo revisado pela retipar em curitiba, o motor não passa do 3.000 giros e o turbo fica em 0.5 kg mesmo trocando o hélice por passo menor, abrimos o débito da bomba e o turbo chegou em 1.0 kg mas o giro máximo continua em 3.000, pode ser bico???

    194. Olá Mauricio!
      Se o motor tiver reversível, provavelmente a relação de redução não está proporcional ao torque que o motor oferece.
      Obrigado pela visita.

    195. Como faço para retirar entrada de ar por falta de combustível do motor MWM 229/3.

    196. Olá Jaderson!
      Abasteça o tanque com óleo diesel.
      Solte uma volta inteira o parafuso oco do tubo de aço que sai da bomba alimentadora e leva combustível até o filtro.
      Solte a manopla de acionamento manual da bomba alimentadora, desenroscando-a.
      Bombeie até que o combustível chegue ao parafuso oco que está solto.
      Aperte novamente o parafuso oco.
      Reinicie o bombeamento manual até que a manopla fique ‘pesada’ para descer.
      Bombeie mais um pouco, até ouvir um ruído característico de fluido passando por um estreitamento, semelhante a bomba hidráulica de direção.
      Dê partida no motor.
      Obrigado pela visita.

    197. Clube do Diesel, tenho uma Ranger Diesel e segundo o mecânico tenho que trocar a coroa do pinhão.. Seria possível reaproveitar a peça ou só uma nova?
      Aguardo contato e agradeço a atenção!

    198. Olá Ribeiro!
      Normalmente, o conjunto coroa/pinhão é ajustado no fabricante das peças girando-se um no outro até que as folgas e áreas de contato entre os flancos das engrenagens sejam praticamente perfeitas, fazendo uma espécie de ‘amaciamento’ . Substituir uma ou outra peça de outro conjunto é um risco que só o proprietário do veículo pode decidir correr.
      Obrigado pela visita.

    199. Christopher Piller

      Oi bom dia , tenho uma ranger 2.8 xlt turbo diesel e ela esta muito ruim para dar partida fria, quando quente pega mais ou menos bem mas fria se não ficar acelerando ela não pega e vai ate acabar a bateria, já fiz a limpeza do tanque mas ainda continua a mesma coisa, o que vcs podem me ajudar ?? pode ser os bicos ?? por favor me mande por email muito obrigado desde já .

    200. Olá Christopher!
      Solicite a um mecânico de sua confiança para verificar a pressão de compressão dos cilindros. Se tudo estiver OK, verifique o sistema de injeção.
      Obrigado pela visita.

    201. Boa tarde!
      Tenho uma f4000motor mwm226,e sem mais sem menos a mesma perdeo potência,já que fiz a bomba a dois meses e não foi feito os bicos, será que é este o poblema ou pode ser o motor que perdeo compreção. Desde já agradeço, abraço.

    202. Olá Luis!
      Pode ser que sim, mas a perda de compressão não se manifesta ‘sem mais nem menos’. É um processo lento e quase passa
      despercebido pelo usuário, que vai se acostumando com o desempenho do veículo e normalmente é alertado por terceiros quanto à fumaça branca que sai do escapamento, ou quando o motor tem dificuldades constantes para entrar em funcionamento. Verifique os bicos injetores.
      Obrigado pela visita.

    203. Tenho uma F-1000 94, motor mwm 229. Possui uma lenta boa e pega super bem na partida. Mas quando piso o pé, ou seja, na alta começa a falhar, além de fumaçar muito e com um cheiro de diesel cru! Fiz um reparo e descobrir dois picos ruim e descalibrados. Pode ser só os bicos ou poderá ser uma outra coisa?

      De já, agradeço pelo trabalho que vem fazendo em responder os anseios dos proprietários de motores diesel com muita competencia. Abraços

    204. Olá Lacerda!
      Pelo descrito, pode também ser que o ponto de injeção da bomba injetora esteja demasiadamente atrasado.
      Obrigado pela visita.

    205. Olá. Primeiramente parabéns pelo site….Muito útil e esclarecedor…
      Tenho um Micro agrale, motor MWM. A alguns dias ele está apresentando um problema na partida do motor. Quando está calor da a partida normalmente mas nos dias de frio, só da a partida no tranco….Foi feito motor de partida, bateria nova e tudo e não consigo resolver o problema…Me falaram que pode ser falta de compressão. Isso procede?? Desde já, muito obrigado…

    206. Olá Reginaldo!
      Sim, isso procede. Em dias frios a tendência dos componentes de compressão no cilindro é de se retrair e demorar um pouco mais para dilatar e chegar na acomodação normal de trabalho. Um teste simples de medição de pressão de compressão, poderá elucidar esse problema.
      Obrigado pela visita.

    207. ola tenho uma ranger 2.8 2002 diesel estava andando na rodovia ha uns 20 minutos do ponto onde sai ela fez um barulho baixo som muito semelhante a uma varinha presa debaixo dela no assoalho se arrastando no asfalto ai ela desligou do nada .tanque esta cheio e afroxei os bicos dei partida e nao sai diesel la o que pode ser amigo…

    208. Olá Elber!
      Pode ser problema na bomba injetora. De qualquer forma, o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes no sistema de injeção de combustível.
      Obrigado pela visita.

    209. Oziel
      Turbina ruin pode causar fumaça preta?
      Obrigado.

    210. Olá Oziel!
      Sim. E também filtro de ar obstruído e volumes de injeção e injetores descalibrados.
      Obrigado pela visita.

    211. demilson f borges

      amigo a minha s10 e 2004 diesel 2.8 ultimamente ela perdeu mais o menos de 5 a 10 por sento do rendimento ja levei ela no bombista eles fala ke e uma coiza e outra nao tem serteza de nada si e bico ou bomba ela tamben almentou um pouco a temperatura o amigo pode min enformar oke pode ser o poprema acradesso

    212. Ola Demilson!
      Verifique o sistema de alimentação de ar, com ênfase em turboalimentador, filtro de ar, mangueiras (furos, dobras) e sua abraçadeiras. Verifique também a limpeza externa da colmeia e condições externas do intercooler (aletas amassadas).
      Obrigado pela visita.

    213. gostaria de saber se bicos recondicionados podem afetar o virabrequim ???

    214. Olá Waldemir!
      Aparentemente, não. Mas seria possível que o amigo esclarecesse melhor suas dúvida, apresentando os fundamentos?
      Obrigado pela visita.

    215. Bom dia

      O motor MWM 229 tem mais de um tipo de bico? Fui comprar agora pela internet e fiquei na duvida. Grato

    216. Olá Wilson!
      Sim. Você deve ver qual a aplicação desse motor para não comprar errado.
      Obrigado pela visita.

    217. BOM DIA, TENHO UMA FRONTIER 2006 MWM 2.8 ELETRÔNICA COM 80.000KM TODA REVISADA, É NORMAL A PARTIDA SER UM POUCO LONGA?

    218. Olá Luiz!
      Depende de quanto é esse “longa”. Normalmente o motor entra em funcionamento de 3 a 4 segundos, porém para que isso ocorra, a bateria deve estar em boas condições de carga, os injetores em bom estado de injeção, combustível de boa qualidade, sistema de injeção de combustível, incluindo bomba de alta e baixa pressão produzindo pressão e vazão suficientes para suprir o sistema e pressão de compressão dentro dos padrões estabelecidos.
      Obrigado pela visita.

    219. Ola. Comprei uma Ranger Ltd 3.0 2010 com 120mil Km. Quando solto a embreagem para sair na lenta e o motor faz força e abaixa um pouquinho a rotação, faz um barulho parecendo batida de válvula. O barulho é alto, escuta-se bem. Se acelerar um pouco na hora de soltar a embreagem não se escuta nada. O barulho com certeza vem do motor, não da embreagem. No restante nunca faz o barulho, em nenhuma rotação, e nem na marcha lenta tem barulho. O motor tem força, pega fácil, consumo normal. Ou seja, tudo normal, só “bate válvula” quando arranca na lenta. Ja me falaram que é normal. Ja me falaram que é barulho dos bicos que por ser eletrônico injeta em varias fases quando necessário. Ja me falaram da corrente, tuchos. Enfim…O que será que é? Grato

    220. Olá Clenor!
      O caso exige uma análise minuciosa do sistema de lubrificação do motor. Vale começar trocando o óleo lubrificante e filtro. Deve-se verificar também se existe algum problema com a válvula anti-retorno de óleo. Se essa válvula não estiver funcional, todo óleo retorno para o cárter após desligar o motor, ocasionando excesso de ruído durante a partida.
      Sugiro procurar uma oficina autorizada MWM INTERNATIONAL
      Obrigado pela visita.

    221. Tenho uma pajero full 2011 e quando ligo ela de manhã ela sai muita fumaça branca pelo escape e quando eu acelero sai mais ainda e não passa de 1000rpm. Depois de uns 10 minutos para é muita fumaça branca que sai. Oque poderia ser?

    222. Olá Maycon!
      Fumaça branca pode ser gerada por baixa temperatura de combustão, mistura rica dentro câmara de combustão, problemas nos bicos injetores ou na vedação entre cilindro e o pistão.
      Obrigado pela visita!

    223. Tenho uma S-10, motor mwm diesel, que está apresentando problemas na partida, a partida está pesada, e quando tenta dar partida faz um barulho horrível, parece que tem um monte de ferro solto no motor, se insistir ela pega, meio acelerada, parece até que está engasgada. O mecânico diz que é o motor de arranque, e o eletricista diz que é problema mecânico, o que fazer?

    224. Olá Taila!
      Considerando motor eletrônico a dificuldade na partida pode ser gerada por problemas nos sensores de rotação ou de fases. Problemas mecânicos também podem ocasionar este tipo de problema como filtros obstruídos ou motor fora de sincronismo mecânico. Ideal levar ao serviço autorizado MWM INTERNATIONAL mais próximo para solucionar o problema.
      Obrigado pela visita.

    225. Tenho uma Ranger 2001 maxion 2.5 turbo ela matraqueia bastante motor novo com 10.000 km só falta conferir ponto no mais tudo esta em ordem
      Pergunto: O ponto do motor pode acarretar esse barulho de matraquear?

    226. Olá Paulo!
      Sim, com certeza. O correto sincronismo do motor afeta o funcionamento como um todo.
      Obrigado pela visita.

    227. tenho um mwm 229 serie 10 fis bomba e bico e nao pega mais izolei a partida eletrica coloquei por gravidade

    228. Olá Marcio!
      Deve-s verificar se o sincronismo do motor está correto em relação a bomba injetora.Para isso é necessário desmontar o motor, checar se o sincronismo das engrenagens está correto e se a bomba injetora está no tempo certo de injeção também.
      Obrigado pela visita.

    229. Boa noite, tenho uma ranger 2005 3.0 Power striker, Alem de fazer fumaça preta na aceleração está saindo pouco de fumaça na lenta, levei em um bombista que disse ser normal e não teria o que fazer já que nenhuma luz de anomalia do painel está acendendo. Gostaria de saber a opinião de vcs, desde já agradeço!

    230. Olá Bruno!
      Como trata-se de motor eletrônico, a bomba injetora não possui nenhum tipo ajuste. Recomendamos procurar uma oficina credenciada MWM para um diagnóstico eletrônico confiável.
      A fumaça preta pode ser gerada devido excesso de combustível injetado na câmara de combustão ou alta temperatura de combustão. Sugiro verificar o sensor TMAP e de temperatura de líquido de arrefecimento. Conferir o sincronismo do motor também é recomendado.
      Obrigado pela visita.

    231. Boa tarde,clube diesel!
      Tenho uma frontier 06/07 começou com um barulho estanho,o carro nao fumaça e nem esquenta o mecanico achou melhor trocar os bicos.quando vai trocar o bico tem q trocar todos e o filtro tambem?

    232. Olá Thais!
      Como está trocando os bicos injetores, sugerimos trocar o filtros de ar e combustível também, além de abastecer somente com combustível de alta qualidade, preferencialmente S150 ou S10.
      Obrigado pela visita.

    233. Bom dia tenho uma ranger2005 3.0 ta demarando p pegar,tanto frio como quente vira vira p pegar as vezes nao pegava dixava uma meia hs batia ela pegava normal ,agora nao pegou mais os cabos da bateria esquenta nem no espley nao pega ,semana pasada levei no bombista ele dice que podia ser a corrente mas dise que teria que trocar os 4 bicos ,outro mecanico tinha me falado p medir a pressao da bomba de alta .preciso de uma orintacao

    234. Olá Edilson!
      Este motor é um 3.0 eletrônico, um scaner na chamada ECM (Módulo de Controle Eletrônico) irá detectar exatamente a falha constatando antes o real problema. Isso colabora para que você tenha um menor gasto na solução dos problemas.
      Obrigado pela visita.

    235. Bom dia! Tenho uma ranger 2003 2.8 powerstroke…troquei os bicos injetores por novos e fiz a bomba injetora e também troquei a bomba alimentadora. Em termos de potência ficou muito boa, mas em baixa rotação ela vibra muito (parece como se o motor estivesse batendo válvula, mas estão reguladas) e falha..o 2º bico está queimando e só injeta em alta rotação, mas muito pouco. Segundo o bombista ele vai tirar a bomba novamente para medir a compressão. O que mais pode ser?
      Obrigado.

    236. Olá Jorge!
      Essa pode ser sim uma provável falha e precisa ser analisada. Vale lembrar que as peças devem ser originais para que possam ter garantia e procedência evitando assim danos em outras peças do motor.
      Obrigado pela visita.

    237. ola eu tenho uma duvida com uma f4000 motor 229mwm ele so pega de manha se tampar a saida do purificador de ar,sera que pode ser a boia do tanque rachada, ou bomba e bico, depois que ela pega ai fica de boa o dia todo mas de manha ja viu, tem q tirar a mangueira do purificador e bater a mao,o motor tem muita força nao baixa oleo, fumaseia pouco, entao o que seria

    238. coloquei uma bateria nova, achando q poderia ser a bateria mas nao é se insistir descarrega a bateria nova e nao pega

    239. Olá Joseane!
      Esse problema deve ser verificado na Autorizada MWM porque desta forma é possível testar todos os componentes responsáveis pela partida do motor não deixando que as peças sejam desgastadas de forma desnecessária.
      Obrigado pela visita.

    240. Boa noite,Clube do diesel!
      Tenho uma pajero sport, ano 2003,no primeiro funcionamento o carro pega normal e com um minuto depois ele começa a estremecer e para o motor,tento ligar acelerando muito,ele pega mais sai uma fumaça branca e depois para de fumaçar. No dia seguinte aconteceu a mesma coisa, só que eu fui no suporte do filtro de combustivo e bombiei na bombita se for nome correto, e pegou normal. O que pode estar acontecendo, me dê uma orientação por favor. Desde já muito obrigado.

    241. Olá Aluisio!
      Neste caso indicamos que vá até uma rede Autorizada MWM, só assim poderá ser realizada uma avaliação completa para identificar o real problema do seu veiculo.
      Muito obrigado pela visita.

    242. Bom dia, clube diesel! O site de vocês é um espetáculo. Meus parabéns.
      Bem, estou com uma dúvida boba e acho que vocês podem me ajudar. Tenho uma xterra 2006, já com motor sprint mwm eletrônico, e gostaria de saber se este tipo de motor também faz regulagem de válvulas. Já ouvi dizer que é tucho hidráulico e não necessita regulagem, mas também já ouvi o contrário… enfim, estou confuso: precisa ou não regular válvulas nesse carro? Se sim, a regulagem é feita como no motor com injeção mecânica, ou é preciso algum tipo especial de instrumento para regulagem?
      Obrigado desde já pela atenção.

    243. Olá Leonardo!
      Esse motor não possui tucho hidráulico e necessita regulagem a cada 20.000 Km.
      A regulagem segue o mesmo procedimento dos motores mecânicos.
      Obrigado plea visita.

    244. Olá
      Hoje começou um pequeno vazamento de diesel, em minha Ranger XLT 2.5 Euro II, ano 2001, está com 230mkm, porém em impecável estado. O mecanico disse que pode ser na Bomba Injetora ( por fora ela está seca), e terei que trocar os reparos. Pergunto; É necessário trocar a correia dentada, pois o mecanico disse que como ela possa estar suja pelo diesel tem que trocar, mas eu a troquei ano passado e está com apenas 20mkm, será que uma correia pode estragar assim tão fácil? Posso pedir para arrumar somente a bomba injetora, sem ter que trocar novamente a correia dentada? A Ford orienta a troca aos 90 mkm da correia dentada. Obrigado

    245. Olá Marcos!
      Antes de realizar esta troca indicamos que vá a uma rede autorizada MWM, lá você terá uma avaliação de pessoas extremamente capacitadas para realizar a manutenção da forma adequada no seu veiculo.
      Obrigado pela visita.

    246. estou com uma fronter 2009 na aceleraçao tem vez que nao passa de 4000rpm,desligando novamente acelera normal ate dar corte de denovo o que sera

    247. Olá Davi!
      Este caso pode ser causado por diversos motivos, sendo assim indicamos que vá a uma rede autorizada MWM para que seja diagnosticado o real motivo do problema.
      Obrigado pela visita.

    248. Olá,bom dia! Preciso que me ajudem numa questão pois sou totalmente leigo em motores à diesel e comprei uma Ranger, motor maxion 2.5 HS. Acontece que meu carro parou de pegar na chave, só pega no tranco ou injetando WD-40 na admissão. Cada mecânico que olha o carro fala uma coisa. Um falou que era problema na bomba injetora, outro falou que o arranque estava virando pesado, outro falou que meu motor estava sem compressão e outros ainda falaram que o problema era a soma de tudo, (uma virose mecânica)rsrsr. Bom, brincadeiras à parte, pode me ajudar com algumas opiniões, antes que eu deixe o carro em alguma oficina.

    249. Olá João!
      Diversos motivos podem estar causando este problema no seu veiculo, indico que vá a uma rede autorizada MWM para uma avaliação completa, lá você terá a ajuda de profissionais capacitados para resolver o seu problema, lembrando que caso seja necessário a troca de peças em seu motor utilize sempre peças genuínas MWM.
      Obrigado pela visita.

    250. Boa noite! Amigo.

      Tenho uma Nissan Frontier ano 2006, motor MWM 2.8 TB.

      A um ano atras ela começou a acender a luz de ingeção e após 3 a 4 km rodados, desligava sózinho o motor. Levei ao mecânico que passou o Scanner e acusou um sensor na sapida da bomba ingetora. Trocamos e não resolveu. Depois de conversarmos bastante, resolvemos trocar o filtro de combustível completo com o sensor de água (original MWM, com isso parou o problema. Agora retornou o mesmo sintoma, troquei novamente o filtro, só que de vez em quando retorna o problema. A questão é que o problema não tem uma sequência. Costumo rodar 200 km e o problema não aparece, ai sem mais nem menos acontece. Pode me ajudar?

    251. Olá José!
      No seu caso como algumas avaliação já foram feitas sem sucesso, indicamos que leve seu veiculo em uma autorizada MWM, lá você contará com a ajuda de profissionais completamente capacitados para diagnosticar o problema que está ocorrendo em seu veiculo.
      Obrigado pela visita.

    252. Olá Clube do Diesel, tenho uma Pajero Full 2002(ótimo carro) numca tive problemas ela está com 178.000 km e da semana passada pra cá começou a fazer um barulho meio estranho no motor parece uma coisa batendo e com barulho meio seco… olhei o óleo está ok, a temperatura está normal, o desempenho do carro não mudou mas o barulho que parece vir da parte de cima do motor é muito chato e encomoda o que poderia ser ? Grato…

    253. Olá Jean!
      Indicamos que neste caso você vá primeiramente em uma rede autorizada para uma avaliação completa do seu veiculo, em algumas vezes pode-se encontra problemas no conjunto de válvulas. Lembrando que em caso de troca de peças utilize sempre peças MWM genuínas.
      Obrigado pela visita.

    254. Bom dia meu caro,

      Uma ranger 2.5, ano 2000. à aproximadamente dois meses troquei a caçamba dela e nessa oportunidade abri o tanque, quando tirei a tampa o pré filtro (pescador) se desintegrou totalmente, devolvi a tampa sem o pré filtro e sem o pescador.

      Antes disso, independentemente da temperatura ambiente, quando dava partida com menos de uma volta o motor funcionava. Depois que abri o tanque, percebi que quando o diesel esta em 1/4 do tanque ou menos demora para pegar.

      Na semana passada, mesmo com o nivel de combustível a 3/4 do tanque, ela falhou e não pegou mais. Sangrei, abri os bicos, e evoltou a funcionar.

      Tirei o tanque de combustivel, limpei-o, montei o pescador, limpei a linha de alimentação, troquei o filtro de combustivel, (o filtro antigo estava até enferrujado internamente), porém ainda persiste a dificuldade em funcionar o motor, precisa virar aproximadamente 4 vezes até que funcione. Além de tudo isso, depois que abri o tanque pela primeira vez (quando da troca da caçamba), em algumas oportunidades a marcha lenta ficava baixa, nunca apagou, mas ficava baixa, o motor tremia, impressão que um cilindro, o número 1, não estava queimando.

      Ainda, quando noto que a lenta esta baixa com impressao de cilindro falhando abro um bico, depois o outro, e noto que o bico n.º 1 não faz tantaa diferença como os demais quando abro ele.

      com essas informações (dificuldade para funcionar, as vezes lenta baixa e as vezes sintoma do cilindro n.º 1 falhando), considerando que não tem entrada de ar até o filtro do diesel, antes da bomba injetora, qual o provavel defeito em evidencia?

    255. Olá Ricardo!
      Ao que tudo indica, ainda há, sim, entrada de ar. Verifique as condições das arruelas de vedação dos tubos na bomba injetora e do tubo de retorno dos bicos. Também há sinais de má pulverização do bico do cilindro nº 1.
      Pelo relato de que o antigo filtro de combustível apresentou oxidação interna, podemos concluir que circulou muita água no sistema de alimentação de combustível, e talvez os efeitos que o motor apresenta sejam os sinais de deterioração da bomba . Verifique também as condições da bomba alimentadora, que é a responsável por suprir o fornecimento de combustível ao motor e manter cheia a linha até o filtro, sem retornar ao tanque. Se as válvulas da bomba não estiverem vedando corretamente, o combustível bombeado até o filtro tenta voltar ao tanque por gravidade quando o motor é desligado, dificultando a partida imediata do motor.
      Obrigado pela visita.

    256. Boa noite,Clube diesel!Comprei uma pajero sport SE 2003,motor 2.8 Tb ela tinha ficado um tempo parada.No primeiro funcionamento ela saiu um pouco de fumaça cinza depois ficou fumaça preta e continua assim. Fui imformado por um mecânico de que eu deveria procurar um bombista para verificar os bicos e que não deveria rodar com o carro pois correria o risco de danificar o motor e oprejuizo seria muito maior. Procurei um bombista e ele me falou que na minha bomba e turbina não tinha nenhum problema e que talvez só trocando o filtro resolveria. Ele me informou que se não resolvesse ia tirar os bicos para verificar e se tivese algum com problema não acoselharia trocar só um tinha que trocar todos e que não precisaria calibrar a pressão da bomba par os bicos novos isso procede? Poderia me informar quanto vou gastar se precisar trocar os bicos ? Obs. Nessa saida para o bombista +ou- 2 km quando retornei percebi que quando coloco em drive o neutro fica piscando no painel e o carro fica um pouco sem tração como se estivesse saindo de terceira marcha.

    257. Olá Sergio!
      Já que uma primeira avaliação do seu veiculo já foi realizada, indicamos que você vá a uma rede autorizada MWM para a realização de um diagnostico mais completo, não correndo risco de ter gastos desnecessários e com um serviço de confiança.
      Obrigado pela visita.

    258. Bom dia ,clube diesel !
      Tenho uma Frontier 2.8 tdi 2007 ,ontem no rodoanel a luz da injeçao acendeu quando estava a 100 Km/h e pisei no acelerador para fazer uma ultrapassgem ,ela perdeu o torque e nao passou dos 3.ooo Rpm desliguei o contato e liguei dinovo a luz apagou e o carro ficou normal ate que eu forçe dinovo .
      O senhor ja viu algo parecido com isso ?
      Ficarei muito grato em me ajudar .

    259. Olá Cassio!
      Seu caso pode ser uma centena de problemas.
      Mas o bom do sistema de injeção é que ele ‘deixa rastros’. Com uma ferramenta de diagnose é possível rastrear o sistema eletrônico do veículo, capturar o código de defeito que aparece intermitentemente e resolver o problema. Visite um Serviço Autorizado MWM International, onde você receberá orientações importantes a respeito de seu veículo.
      Obrigado pela visita.

    260. Tenho uma frontier 2006, 2.8, 4X4, SE.
      Há algum tempo a luz da injeção ascendia e após dar a partida não aparecia mais. Era raro aparecer a indicação e quando aparecia logo sumia. Não percebi qualquer anomalia quando a indicação da injeção aparecia.
      Hoje, eu dou a partida e a indicação da injeção já aparece e não some mais. Percebi perda da potência do motor. Tanto que subidas íngrimes ela não sobe. Ainda, quando dou a partida o motor parece que está deslocado, fazendo com que a camioneta mexa bastante. O barulho que o motor faz também está mais espaçado.
      O que pode ser?

    261. Olá Douglas!
      Indicamos que leve seu veiculo em uma rede autorizada MWM para uma melhor avaliação do seu problema.
      Obrigado pela visita.

    262. Tenho uma Frontier SEL 2008. Comprei ela há 6 meses e logo no início percebi que expelia muita fumaça preta nas arrancadas, sem entretanto perder potência. O mecânico mandou recalibrar os bicos. Depois do serviço (que custou uma nota) a emissão não diminuiu quase nada. Foi feita uma limpeza no sistema de escape, havendo reduzido a fumaça pelo menos pela metade. Recentemente tive um grande problema de superaquecimento (falta de água) e tive que trocar quase tudo (pistões, cabeçote, turbina), mas ainda assim continua a expelir fumaça acima da média das demais caminhonetes. Há alguma outra solução?

    263. Olá Ozaniel!
      Fumaça preta é, normalmente, resultado do excesso de combustível ou falta de ar no processo de combustão, se não for respeitada a equação estequiométrica ‘ar versus combustível’. Possivelmente há outras soluções, não só uma, que vai desde verificação da passagem de ar (externo e interno) pelo resfriador de ar (mais conhecido como ‘aftercooler’), vazamentos de ar comprimido (desde o turboalimentador até o duto de admissão, no coletor), verificação da pressão do turbo (válvula ‘waste gate’) e se não foi realizado qualquer mudança que implique em aumento de potência (uma ‘chipagem’, por exemplo). Experimente também realizar testes com o filtro de ar, para saber se não existem obstruções que impedem o motor de respirar todo ar que tem direito. Vale também verificar a qualidade do combustível que o veículo utiliza, variando o abastecimento em outros postos para fins de comparação. Por fim, uma revisão em regulagem de válvulas e certificação de que as peças que o motor está utilizando são realmente da aplicação.
      Obrigado pela visita.

    264. ola senhores estou precisando de uma ajuda tenho uma rangel 3.0 2005 com 325000km ela tinha um vazamento de preçao nos bicos
      as veses ate escapava oleo diesel o mecanico nao conseguia vedar ate que um dia estorou um bico ai aproveitei e troquei os quatro por novos novos so que ainda percebo aquele barulhinho de vasamento principalmente quando o motor esta frio estou lutando e gastando mais ou menos a um ano com este problema e nao consigo uma soluçao ajude me por favor.

    265. Olá Luiz!
      Visite um Serviço Autorizado MWM International para uma verificação mais detalhada. Pode ser que uma das juntas do coletor de escape, no cabeçote, esteja provocando o ruído. A falha de vedação desta junta provoca ruído bastante semelhante ao provocado pela falha de vedação de compressão do(s) bicos(s) injetor(es).
      Obrigado pela visita.

    266. boa noite tenho s10 ano 2003 diesel 2.8, troquei o volante do motor coloquei um original mwm e o mecanico fez a limpenza dos bicos injetores assim que retirei da oficina andei uns 30 km e começou a soprar na base do bico injetor a temperatura subiu mais nao passou de 1/4 o que pode ter acontecido obrigado

    267. Olá Clovis!
      Aparentemente, um fato não tem a ver com o outro. E outra: se a temperatura não estiver subindo mais que 1/4, aí sim há problemas. O motor tem que trabalhar mais quente, obrigatoriamente, para obter o rendimento térmico ideal, gerar força com economia de combustível e óleo lubrificante.
      Obrigado pela visita.

    268. Elvis Abrantes pego

      Olá. Gostei muito das respostas suas!
      Bom. Estou com um problema em uma Ford f4000 ano 90 motor mwm. Ela não está puchando diseu do tanque de combustível.
      Até troquei a bombinha as mangueiras filtro e tanbem dei uma boa limpeza no tanque. Mas não resolveu meu problema. Então observei que ela não está retornando a sobra de combustível. Não solta nem uma só gota de diseu no retorno. Vc saberia que pode estar acontecendo com esse motor.
      Agradeço a compreensão.

    269. Olá Elvis!
      Além da bombinha manual, há a própria bomba alimentadora (onde a bomba manual é montada) que também poderá apresentar problemas com o tempo e os parafusos ocos das conexões de diesel, que podem estar oxidados e com a passagem do combustível obstruída ou diminuída. Verifique se o parafuso oco que faz a conexão da mangueira que vem do tanque na bomba alimentadora é aquele com a ‘telinha filtrante’. Se for, provavelmente deve estar obstruída.
      Obrigado pela visita.

    Deixar uma resposta