• Intercooler, esse desconhecido

    Publicado em 12 de Dezembro de 2008 Clube do Diesel 34 comentários

    Muitos dos motores a diesel que usam turbocompressores contam com o auxílio do intercooler. Mas poucas pessoas conhecem, realmente, a sua importância ou funcionalidade.

    Pode-se dizer que o intercooler é um grande aliado das turbinas, já que ele praticamente resolve um problema que pode comprometer a eficiência do funcionamento do propulsor. O turbo tem a função principal alimentar melhor o sistema de ar que entra nos cilindros do motor. Entrando mais ar para dentro dos cilindros, se tudo estiver em perfeita ordem, ou seja, bomba injetora sem problemas, bicos injetores devidamente calibrados, motor com folgas de válvula devidamente calibradas, boa compressão dos cilindros, isso resultará em maior potência.

    O único senão, para o bom funcionamento do motor, é o turbocompressor alimentar os cilindros com ar quente. Se o ar introduzido sob pressão estiver muito quente , fica pobre em oxigênio e expande suas moléculas, o que faz com que ocupe muito espaço na câmara de combustão prejudicando a queima ideal do combustível.

    O intercooler foi criado exatamente para compensar essa eventualidade. Quando o ar quente proveniente do turbocompressor, passa aquecido pelo seu interior ele é imediatamente arrefecido. Isso aumenta a sua oxigenação, reduz sua massa e, conseqüentemente, permite a entrada de maior quantidade de ar nos cilindros.

    O resultado dessa operação é a perfeita queima do combustível proporcionando maior potência e torque ao motor. Portanto, a função básica do intercooler é trocar o ar quente, pobre em oxigênio, por ar frio, rico em oxigênio.

     

    34 respostas a “Intercooler, esse desconhecido”

    1. Espero um dia conhecer a fabrica MWM

    2. LEGAL ! ! ! Explicação simples e eficiente. valeuuu

    3. OTIMA EXPLICAÇÃO!!!!!COM ESSA MATERIA ACABEI DE MATAR UMA GRANDE CURIOSIDADE, DE QUAL A IMPORTANCIA DO INTERCOOLER EM UM MOTOR DIESEL.MUITO OBRIGADO!

    4. Simples e objetiva, como toda explicação deveria ser. Muito bom!

    5. muito bom. essa explicaçâo tirou algumas duvida

    6. Olá, Marcio.
      Que bom que gostou!
      Obrigado pela visita!

    7. Cara só tenho a agradecer pela aula, obrigado.
      Sou motorista profi. E não sabia muita coisa sobre o assunto valeu!!!

    8. Olá, Welton

      Que bom que gostou!
      Continue ligado no Clube do Diesel

      Obrigado pela visita!

    9. muito bom adorei a espricasão simpres e obijetiva.

    10. Olá, Lucas

      Que bom que gostou!
      Continue ligado no Clube do Diesel!!!
      Obrigado pela visita!!!

      Clube do Diesel

    11. Prof. José Maurício

      Olha, usei sua resposta direto em um slide em minhas projeções de cursos que ministro pelo SENAR Minas Gerais (colhedoras de cana e rodo-trens). Valeu!!!

    12. Olá, José.
      Que bom que pudemos ajudá-lo.
      Fique ligado no Clube do Diesel, pois este ano traremos ainda mais novidades.
      Até mais!!!

    13. Olá amigos,
      Estou entusiamado em todas as informações contidas no clube do diesel.
      Preciso de ajudaÇ
      Eu uso uma Picape S10 com propulsor diesel 2.8 diesel com injeção mecanica. Quando o ponteiro de temperatura passa da marcação de 1/4 do marcador no painel de instrumentos, acende a luz de temperatura e pressão do óleo. Além disso, ele está dando muita entrada de ar no sistema de alimentação e enguiçando rotineiramente na rua. Gostaria que me ajudassem pois eu gosto muito do carro e preciso resolver este problema. Gostaria de saber ainda qual é a rotação ideal do motor em marcha lenta pois o motor do meu veículo está trepidando muito. Quanto ao problema da trepidação, eu comprei todos os calços novos originais, mas o mecânico falou que não há necessidade de troca porque os meus em uso estão visualmente bons. Que seria perda de tempo e dinheiro decidir em trocá-los.
      um abraço.
      GONÇALVES

    14. Olá, Gonçalves.
      Seria viável uma verificação de toda a linha de alimentação de combustível, desde o tubo de sucção de combustível (pescador), conexões dos filtros, arruelas de vedação dos parafusos banjo, filtros de combustível e tubos de alta pressão.
      Se os bicos injetores e bomba injetora não foram testados ou revisados, vale a pena testá-los também.
      Quanto à trepidação do motor é provável que ele esteja trabalhando com rotação muito baixa em marcha lenta. A marcha lenta ideal é de 800RPM +- 50 RPM, ou seja, de 750 RPM a 850 RPM (ideal deixar com 810 RPM que para a trepidação em marcha lenta).
      Com relação ao ponteira de marcação de temperatura, pode ser algum problema no painel, pois se o carro não super aquece, algum defeito de origem elétrica pode estar ocorrendo.
      Obrigado pela visita!

    15. Uma dúvida: em carros turbo, a função do intercooler não seria (também) a de resfriar a cabeça do pistão para evitar que o mesmo “funda”, em função de um regime longo de trabalho?

    16. Olá, Lincoln.
      Não. A função do intercooler é resfriar o ar proveniente do turbo, aumentando sua massa através do aumento das moléculas de oxigênio. Isso possibilita melhor queima de combustível, diminuindo o índice de poluentes. A inserção do intercooler nos motores não tinha inicialmente, o intuito do aumento de potência e sim a diminuição do índice de poluentes, porém, com melhor combustão, foi possível também o ganho de potência.
      Obrigado pela visita!

    17. Eliseu Gonçalves

      Muito bem explicado,de uma maneira simples e precisa.
      Obrigado,valeu

    18. Olá, Eliseu.
      Que bom que gostou.
      Continue ligado no Clube do Diesel.
      Obrigado pela visita!

    19. obrigado pela resposta simples e objetiva sou motorista profissional e sabia pouco sobre isso

    20. Olá, Francisco.
      Que bom que gostou.
      Continue ligado no Clube do Diesel!

    21. Comprei à pouco uma Blazer 2.8 e hoje, olhando em baixo do carro descobri um radiador por onde passava o ar que vem da turbina e ia para o motor. fiquei intrigado!!!
      Aqui descobri o que é e sua função, de forma clara e concisa.
      Muito obrigado!

    22. Olá Carlos Augusto!
      Ficamos muito felizes por sanar todas as suas duvidas, esperamos sempre poder ajudar á todos.
      Continue sempre ligado no Clube do Diesel!
      Obrigado pela visita.

    23. muito bom tirou toda minha duvida,valeu

    24. Olá Ueliton!
      Ficamos muito felizes por sanar suas duvidas. Continue ligado no nosso blog.

    25. boa explicao, melhor não á.

    26. tenho uma s10 2.8 ano 2000, fiz o motor dela completo usando tudo novo e original, mas sinto que o motor varia de um dia pro outro, posso sentir até pelo barulho dela. é como se a turbina estivesse rendendo menos. o que devo verificar?

    27. Olá Luiz!
      Verifique o filtro de ar e a mangueira que liga o filtro de ar ao turboalimentador. Se o turbo está rendendo ‘menos’, pode ser um sinal que não está entrando o ar que o motor necessita.
      Obrigado pela visita.

    28. Gianpaulo Alves Chererghini

      Boa tarde.

      gostaria de saber se motores turbo cooler e inter cooler sao a mesma coisa, se nao sao qual a diferença entre eles.

      obrigado aguardo retorno

    29. Olá Gianpaulo!
      Sim, os motores são os mesmos. Existem diversos nomes no mercado, porém o princípio de funcionamento é o mesmo, ou seja, se utiliza de um radiador de ar para fazer a troca de calor de ar proveniente do turbo com o ar da atmosfera.
      Obrigado pela visita.

    30. Quanto ao caminho que o ar percorre pela tubulação entre o intercooler e o motor ? não importa? ou quanto menor for, melhor sera o desempenho? sera que aumenta a pressão e as retomadas se a tubulação for menor?

    31. Olá William!
      Sim, quanto menor for, melhor será a retomada, porque está diretamente ligado ao volume da tubulação. Lembre-se também de verificar o raio das curvas, que devem ser ser longos, e os diâmetros internos dos tubos, que devem ser iguais. Quanto à pressão, esta não aumenta em função do comprimento.
      Obrigado pela visita.

    32. valeu por tirar minha curiosidade vou comprar um

    33. Olá. Tenho uma D20 cab. Dupla 94/95 motor maxion turbo. Ela nao vinha com interculler de fabrica. Estudo a colocaçao de um. A opniao do Clube Diesel vale a pena a colocaçao artesanal e se valer alguma empresa que venda esse kit?

    34. Olá Gustavo!
      Não recomendamos nenhuma alteração ou adaptação no motor, pois isso fará com que o motor trabalhe fora do que foi especificado pela engenharia e a qual foi desenvolvido para exercer determinado tido de trabalho.
      Obrigado pela visita.

    Deixar uma resposta