• Cuidados com o armazenamento

    Publicado em 25 de Novembro de 2008 Clube do Diesel 9 comentários

    A estocagem ou armazenamento de combustíveis líquidos devem seguir normas rígidas estabelecidas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Para o armazenamento do Diesel, que tem classificação classe 1A (líquido inflamável), devem ser seguidos inúmeros preceitos básicos de segurança para as instalações da empresa, para os funcionários que trabalham nela e para o meio ambiente.
    Para que se possa ter uma estocagem segura do combustível, sem perigo de acidentes ou contaminação, é necessário que:
    O local onde estão instalados os tanques, aéreos ou verticais, tenha diques que formem uma bacia de contenção do produto ou de canais de fuga que conduzam para uma bacia de contenção à distância;
    Ao instalar tanques enterrados, proceder a testes de estanqueidade e somente concluir a instalação se nenhum vestígio de vazamento for detectado;


    Tanques de armazenamento enterrados devem ser dotados de um sistema de proteção adicional contra o ataque corrosivo do solo;
    Ao usar tanques enterrados para armazenamento de derivados de petróleo, adote um eficiente controle de estoque;
    Deve-se estabelecer uma rotina de execução periódica de testes de estanqueidade nos tanques enterrados. Isso garantirá a detecção de pequenos vazamentos, normalmente não perceptíveis pelo controle de estoque;
    Evite a exposição do combustível ao calor ou chamas expostas;
    Também se deve ter cuidado especial com o tempo de estocagem do Diesel. Ele sofre oxidações e perde qualidade, portanto, não se deve armazenar o combustível por muito tempo. Outras precauções são: não usar vasilhame, conexões, válvulas, telas, filtros ou tubulação de cobre, bronze ou latão.

     

    9 respostas a “Cuidados com o armazenamento”

    1. eu sou aluna da faculdade veiga de almeida e tenho um trabalho sobre a contaminação de combustíveis e gostaria de falar sobre as causas e efeitos da contaminação do diesel. Será que há possibilidade de me enviar algum arquivo sobre esse assunto?!

      Atenciosamente,

      Jennifer B. Aramian

    2. Olá Jennifer.

      Por favor nos envie seus estudos (clubedodiesel@clubedodiesel.com.br), nosso objetivo é levar o maior número de informações aos nossos visitantes.

      Agradecemos a sua iniciativa.

      Equipe Clube do Diesel

    3. Boa Noite!

      Em quanto tempo o Diesel s10, comerca a perder qualidade?

    4. Olá Fernando!
      No caso do diesel S10 é aconselhável que não se estoque o produto por mais de três meses.
      Obrigado pela visita.

    5. O Diesel s-10 pode ser armazenado em reservatórios de Polietileno?

      Desde já agradeço!

    6. Olá Diego!
      Há tanques para combustível fabricados em polietileno que vêm de fábrica em alguns veículos. Outros fabricantes que não fornecem peças diretamente para montadoras também oferecem este produto no mercado. Partindo desse princípio, posso dizer que o combustível pode ser armazenado em reservatórios de polietileno.
      O problema é: como será armazenado esse combustível? Há regras severas para essa prática, e que devem ser consultadas em órgãos governamentais competentes por causa do perigo que o mesmo oferece quanto aos riscos de incêndio, ao meio ambiente e para a população.
      Veja sobre o S10 e sua condições para armazenamento e durabilidade em CARTILHA DO POSTO REVENDEDOR DE COMBUSTÍVEIS e ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA O MANUSEIO E ARMAZENAGEM DE ÓLEO DIESEL ‘B’, publicados pela ANP.
      Há também o MANUAL TÉCNICO DO DIESEL S10, publicado pela PETROBRAS, no link:
      http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES
      Obrigado pela visita.

    7. Olá,

      Trabalho em uma Pequena central hidrelétrica, onde temos um gerador diesel de 170Kva,que alimenta o sistema auxiliar na falta de tensão da rede.
      Tenho duas dúvidas:
      1° – O consumo de diesel é muito pequeno, pois o gerador é ligado apenas semanalmente para testes à vazio. Com carga nominal consome cerca de 200Lt em 24hs de funcionamento. Qual a melhor forma de armazenar o Diesel? sendo que temos um tanque horizontal (tipo porquinho)de 600Lts (externo) que deixamos abastecido com apenas 200, e quando necessário reabastecemos.

      2° – A segundo a norma regulamentadora os tanques diesel necessitam aterramento. Mas isso é apenas para tanques metálicos ou se aplica também aos de poliuretano?

      3° – Estou pensando instalar um tanque intermediário (de aproximadamente 100Lts)com sistema de filtragem em linha, entre o tanque de 600lt e o gerador. Isso pois já tivemos alguns problemas de deterioração do combustível, causando danos à bomba injetora. Há alguma norma que fala o tipo de tanque à ser utilizado nesse sistema (material construtivo, cilíndrico, quadrado, vertical, horizontal…)?

    8. Olá Leonardo!
      O ideal não é ter um tanque muito grande se o consumo e uso do gerador é pouco. Isso evita que o combustível se deteriore e cause danos ao equipamento. De preferência, o tanque tem que estar sempre cheio, evitando que o ar, presente em seu interior, condense e forme água que irá se alojar no fundo do reservatório, contaminando e oxidando o combustível.
      O melhor tanque é o de poliuretano e, se seguir as recomendações acima, não há necessidade de um tanque auxiliar.
      Obrigado pela visita.

    9. Adriano Souza Ferreira

      Olá Leonardo, Pode me indicar quem faz a instalação desse tanque horizontal (Tipo Porquinho) para armazenamento de Diesel? Preciso fazer aqui na empresa para um armazenamento de 200 litros

    Deixar uma resposta