• Funcionamento: diesel x gasolina

    Publicado em 23 de Junho de 2008 Clube do Diesel 28 comentários

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    O básico todo mundo sabe: nos motores de combustão interna a maioria dos órgãos mecânicos do propulsor diesel são praticamente os mesmos de uma unidade movida a gasolina. Na maioria dos casos também são semelhantes os seus ciclos de funcionamento: admissão, compressão, admissão e expansão e escape. A principal diferença no seu funcionamento reside na forma como é “provocada” a explosão. Em uma versão diesel a mistura do combustível é inflamada pelo aquecimento do ar sob o efeito da compressão, enquanto nos motores movidos a gasolina é necessária uma faísca ― expelida por uma vela de ignição ― para que ele entre em funcionamento.

    Outro grande ponto de diferenciação entre as duas versões são os valores da taxa de compressão ― proporção que indica quantas vezes a mistura ar/combustível é comprimida durante a fase de compressão do motor. Em um motor movido a gasolina a taxa de compressão é, normalmente, em torno de 9:1, enquanto em uma versão diesel esses valores podem chegar a 20:1.Esses altos valores de taxa de compressão elevam temperatura do ar dentro dos cilindros à valores em torno de 500 graus a 600 graus, ponto onde o diesel se inflama espontaneamente. Portanto, não há necessidade de faísca.

     

    28 respostas a “Funcionamento: diesel x gasolina”

    1. Por qual motivo os motores a diesel tem vida útil bem maior que os motores a gasolina?

    2. Olá,
      Os motores diesel têm características bem diferentes dos motores do ciclo Otto (álcool, gasolina e gás). Os motores diesel aproveitam melhor a energia do combustível, fazendo com que esse tipo de motor produza força e potencia (lembre-se força significa torque e potencia não significa força, mas sim a capacidade do motor produzir trabalho mecânico) com regime de rotação mais baixo. Por somente esse motivo, já seria bastante pra se ter vida útil mais prolongada do que os motores do ciclo Otto, visto que, menor rotação significa, menor desgaste das partes móveis do motor. Mas as vantagens não param por aí, os motores diesel são mais econômicos (em alguns modelos de veículos e dependendo do esforço mecânico a que estarão expostos), são mais robustos e hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a incorporação da injeção eletrônica, o motor polui até menos que alguns motores do ciclo Otto que utilizam carburador.

      Muito Obrigada pela visita!

    3. Há alguma verdade de que os motores diesel estacionário não devem operar com carga baixa(+/- 30%)?

    4. Olá, Romeu.
      Sim, os motores estacionários que trabalham com carga igual ou menor que 30%, podem sofrer desgastes prematuras nas partes móveis do motor, principalmente anéis de segmento e camisas, devido a baixa pressão interna nos cilindros.
      Obrigado pela visita!

    5. Como aumentar a taxa de comprensao de um motor diesel estacionario ? qual a sua durabilidade media ?

    6. Clube do Diesel

      Olá,
      Não recomendamos o aumento da taxa de compressão dos motores. Os motores diesel, na sua grande maioria, a câmara de combustão se encontra na cabeça do pistão. Para o aumento da taxa de compressão é necessário mudanças nessa câmara, o que muda totalmente a combustão do motor, produzindo fumaça em excesso.
      A durabilidade de qualquer motor, deve-se em grande parte à manutenção que é dado a ele. É muito difícil determinar quanto um motor vai ter de vida útil sem saber que tipo de manutenção preventiva ele sofrerá. Assim, se um motor tiver uma boa manutenção preventiva, com trocas de óleo lubrificante em períodos corretos, troca de filtros de ar, combustível e óleo lubrificantes de boa qualidade, terá a vida útil mais prolongada que um que trabalha sob condições rígidas sem manutenção preventiva ou com peças de má qualidade.
      Obrigado pela visita!

    7. Tenho uma f1000 diesel mwm turbinada e turbilhonei a entrada de ar no turbo; coloquei um tubo elicoidal facilitando a entrada de ar para a admissão senti uma melhora na economia . Se eu rebaixar o cabeçote , acredito que :
      -vou adiantar o ponto do motor
      -o motor vai aquecer mais
      -terei uma queima mais umiforme
      -creio que a unica agreção, será no aquecimento que terei que controlar.
      Conheço pouco de motor diesel, esses topicos que levantei são reais? Podera melhorar na economia? Isso é um estudo e o cobaia é minha f1000 cabinada, com autonomia em torno de 15Km/litro.

    8. Olá, Eustaquio.
      Teoricamente, causar turbilhonamento de ar na entrada da turbina, piora o desempenho, pois diminui a eficiência do rotor.
      Ao rebaixar o cabeçote você não altera a taxa de compressão, pois a câmara de combustão fica no pistão e não no cabeçote. Dessa forma você não terá melhora na queima e tão pouco um aquecimento maior. O ponto do motor é dado pela posição da bomba injetora e não pela temperatura do motor.
      Uma autonomia de 15Km/L para esse veiculo está excelente, não é aconselhável que se mude nada nesse motor.
      Obrigada pela visita!

    9. Boa tarde,
      Necessito de comprar um carro para fazer muitos kms pelo país, no entanto, em termos da durabilidade do motor, estou indeciso entre comprar um carro a gasolina com 2000cc ou mais para converter em GPL, vs comprar um a diesel com as mesmas características e da mesma marca. Estou inclinado para o a GPL, por ser mais económico, mas tenho receio em relação à possíbilidade de não aguentar tanto como um a diesel. Haverá razão neste receio?
      Obrigado
      Cumps
      RS

    10. Olá, Ricardo.
      Tem que ser avaliado o percurso, as estradas e a rede de assistencia. Um carro do ciclo Otto, convertivo para GNV, se traduz em mais economia de combustível, porém com menos performance do motor. O carro a diesel tem melhor rendimento, mais torque e maior robustez do motor, porém o consumo de combustível é maior.
      Como disse, melhor avaliar o percurso a ser percorrido, pois em caso de estradas ruins, estradas de terra, dunas e situação extrema, o melhor é ter uma caminhonete a diesel.
      Obrigado pela visita!

    11. Olá, tenho uma C20 com motor 6cc com carburador a gasolina. Esse carro faz em média 5km/litro na cidade e 7km/litro na estrada. É possível instalar um sistema de injeção eletrônica para melhorar o consumo? Seria necessário fazer mudanças no motor?

    12. Olá Roberto.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      É possível porém o custo de adaptação desse sistema é alto e não teria um custo X benefício bom, portanto, não vale a pena.

      Obrigado pela visita.

    13. estou pprecisando comprar uma caminhonete, mas estou com uma tremenda duvida se compro a gasolina, ou diesel, estava pensando em comprar uma a gasolina e se compensar, passar ela para o diesel, isso é possível? me disseram que terei que trocar o motor sem falar na parte referente a legalização. o acha melhor?

    14. Olá, Leandro.
      A conversão ou adaptação de motores em veículos, nem sempre é viável. Além de tirar a originalidade do veículo, adaptações podem prejudicar, entre outras coisas, a dirigibilidade.
      Converter um veículo a gasolina em diesel requer, além da troca do motor, muitas vezes, a troca da caixa de cambio, diferencial, suportes do motor, radiador e outros periféricos que podem custar caro e não compensar a transformação.
      Obrigado pela visita!

    15. Olá, estou precisando comprar uma caminhonete a diesel e estou com dificuldade em compra uma no bom custo beneficio ( pouco rodado e bom preço).até que km seria considerado uma boa compra? um motor a diesel tem uma boa vida util até que km?

      agradeço desde já.

    16. Olá, Marcus.
      A vida útil de qualquer motor depende da qualidade da manutenção preventiva realizada. Um motor que passa por manutenção preventiva, com trocas de óleo lubrificante de boa qualidade, filtros genuínos, substituição do líquido de arrefecimento, regulagens de válvulas (quando aplicado) no período correto, revisão de bomba e bicos conforme pede o manual entre outras coisas, pode durar muito mais, em um carro com muitos quilômetros rodados do que um motor em um veículo com poucos quilômetros rodados, porém sem uma boa manutenção.
      O importante é observar se o motor está com ruídos anormais, excesso de fumaça e vazamentos.
      Obrigado pela visita!

    17. ola tudo bem, gostaria de saber a relaçao de diferença de força entre motor a diesel e a gasolina? entre potencia e torque? qual e mais forte?

    18. Olá, Marcio.
      Os motores diesel caracterizam-se por possuírem mais torque que os motores do ciclo Otto (etanol/gasolina/gás). Isso porque a energia do combustível diesel é melhor aproveitada, possibilitando que se construam motores com curso de pistão maiores, aumentando consideravelmente o torque.
      Obrigado pela visita!

    19. qual a diferença de um motor turbo diesel para um aspirado diesel. estou para comprar um caminhão com motor aspirado mas ate hoje só dirigi motor turbina e se depois poço colocar um turbo e um volks 12-140

    20. Olá Ivan!
      O motor turbinado possui um componente que aproveita os gazes de escapamento para movimentar um rotor, que solidário a outro rotor por um eixo, consegue alimentar o motor com mais ar, aumentando o torque, a potencia e diminuindo o nível de poluente. Esse componente é chamando turbocompressor ou turbo alimentador. Um motor aspirado, como o próprio nome diz, aspira o ar da atmosfera através do movimento dos pistões. Não se deve colocar um turbo em um motor aspirado porque modifica as características do motor, diminuindo a vida útil de seus componentes e consequentemente do próprio motor.
      Obrigado pela visita.

    21. Olá

      Fui abastecer meu carro 1.0 movido a gasolina, e nele continha +/- 40 litros de gasolina, pedi para completar e o frentista se enganou e colocou 5 litros de Diesel. Que problema isso pode trazer para o funcionamento em geral do carro?

      Obrigado

    22. Olá Cesar!
      O combustível Diesel tem a queima mais lenta que a gasolina, gerando mais calor na cabeça do pistão, que poderá acarretar em queima da junta de cabeçote ou até mesmo um problema mais sério no motor. O recomendado é a substituição de todo o combustível do tanque.
      Obrigado pela visita.

    23. se colocar oleo para motor diesel no motor a gasolina tem algum problema.

    24. Olá Marcio!
      O ideal é sempre utilizar o óleo prescrito no manual de veículo, pois isso evita problemas de funcionamento do motor. Os motores diesel e ciclo Otto (álcool/gasolina/gás) têm características distintas e por essa razão, composições diferentes nos lubrificantes.
      Obrigado pela visita.

    25. Qual ou quais danos seriam provocados em um motor diesel, se este funcionar a gasolina? e qual o motivo principal? Alem da taxa elevada de compressao.

    26. Olá Ismael!
      A alta taxa de compressão do motor diesel faz com que a gasolina entre em estado de combustão expontânea rapidamente, provocando pré ignição e disparo do motor.
      Como a rotação aumenta muito e há um aumento excessivo da temperatura na cabeça do pistão, esse dilata e fundi contra a parede do cilindro e os danos são irreversíveis.
      Além de danificar o motor, a gasolina lubrifica menos que o diesel e danifica totalmente a bomba injetora e os injetores.
      Obrigado pela visita.

    27. Ola posso colocar diesel s1800 e um motor que foi projetado para diesel s50? Pois o frentista abasteceu meu scania 2013 com diesel s1800 e o caminhao consumiu normalmente.

    28. Olá Wellyton!
      Os motores com tecnologia Euro 4, Proconve fase 7 no Brasil, têm que utilizar o diesel S50 ou S10. O uso de outro combustível afetará o sistema de pós tratamento, reduzindo a o tratamento dos gazes nocivos à saúde, além de destruir todo o sistema de pós tratamento do motor.
      Obrigado pela visita.

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