• De olho no turbo

    Publicado em 13 de Junho de 2007 Clube do Diesel 308 comentários

    turbo24.jpg

    Como não se tem influência direta sobre ele, e não é possível manipulá-lo e nem controlá-lo, o turbocompressor passa despercebido pela maioria dos usuários. Um tubo convencional pode atingir rotações superiores a 100 mil rpm (ou rotações por minuto). Portanto, deve-se observar alguns cuidados com a lubrificação e a sua operação. Veja como é fácil.

    As regras são simples, e também não são muitas:
    - A boa manutenção começa do começo – ou seja, quando ligamos o veículo. Assim, só acelere o motor quando ele atingir a pressão normal do óleo. Caso contrário, pode-se obrigar o turbo a operar em altas rotações sem que seus mancais estejam lubrificados. E, aí, os problemas podem aparecer.
    - Antes de desligar o motor, deixe-o funcionando por aproximadamente 30 segundos em marcha lenta. Isso reduz a temperatura e a rotação do turbo antes de o motor parar de funcionar por completo. O motivo é óbvio (para quem conhece mecânica, claro): com o motor desligado, a bomba de óleo pára de funcionar, mas o rotor do turbo pode continuar girando sem lubrificação devido à sua inércia.
    - Pré-lubrifique o turboalimentador após a troca do lubrificante ou qualquer outro procedimento que envolva a drenagem do óleo. Acione o motor de arranque algumas vezes antes de dar partida. A seguir, faça-o funcionar, permitindo que opere em marcha lenta por um período que garanta o perfeito estabelecimento da circulação e pressão do óleo antes de aplicar altas rotações e carga.
    - Quando houver baixa temperatura ou quando o motor for reativado depois de um longo período sem funcionar, deixe-o funcionar por um mínimo de tempo em marcha-lenta antes de imprimir rotações maiores.
    - Evite funcionar o motor por longos períodos em marcha lenta. A combinação de baixa pressão na turbina e no compressor, e a baixa rotação no eixo, podem permitir que o óleo penetre nos rotores usando os retentores como caminho.

     

    308 respostas a “De olho no turbo”

    1. No momento tenho uma caminhonete com um motor MWM INTERNATIONAL Motores e o turbo vaza um pouco de compressão na parte frontal e com isso o motor não perde força, mas fica um pouco negro na tampa de válvulas, gostaria que alguém me desse uma luz a respeito.

    2. Olá Menezes,

      Seria necessário verificar o que está ocorrendo. Recomendamos levar até um serviço autorizado. Pode ser apenas uma falha de vedação, excesso de pressão por desregulagem ou outro problema que só pode ser identificado por um mecânico capacitado.

    3. Gostei muito da matéria turbo e gostaria de saber mais obrigado.

    4. Olá J. Roberto,

      Obrigado por sua visita ao Clube do Diesel. Por favor, especifique sobre o quê gostaria de saber mais para que possamos informá-lo. Se for sobre turbo, por favor consulte as matérias: Turbo: é fácil mantê-lo em dia e De olho no turbo.

    5. blaser diesel/turbo

      Descobri o site agora e já comecei a me interessar pelas publicações e “ajudas” . Muito bom!
      Adquiri recentemente uma Blazer 2000 a diesel/turbo e confesso que ainda não estou familiarizado com os cuidados e manutenções.
      Gostaria de receber dicas básicas sobre o combustível diesel (o que garante a sua qualidade) e cuidados.

      Obrigado,

      Eduardo Moreno

    6. Olá Eduardo,

      A qualidade do Diesel é garantida pelas petrolíferas e, portanto, nosso diesel, ao contrário do que muita gente pensa, é de muito boa qualidade. Pode haver problema na distribuição e armazenamento, o que possivelmente pode acabar reduzindo a qualidade do combustível fornecido.

      Para ajudá-lo a entender quais são os principais fatores que contribuem para a deterioração do sistema de injeção de combustível de seu motor, o Depto de Serviços da MWM INTERNATIONAL Motores elaborou as seguintes dicas:

      Na hora de abastecer:

      • Olho no preço: preço muito abaixo da média praticada no mercado pode indicar combustível adulterado ou até mesmo obtido ilegalmente;
      • Olho no posto: procure postos bem localizados, longe de lugares passíveis de enchentes, ou onde possa haver risco de entrada de água nos tanques;
      • Olho na marca: dê preferência a marcas que tenham programas de qualidade, procurando abastecer em postos de confiança escolhidos;
      • Olho no combustível: use diesel centrifugado, filtrado e com sistema de visualização de ausência de água. A água é o contaminante mais comum do diesel;
      • Olho no desempenho: Falha de funcionamento, consumo alto, excesso de fumaça podem ser originados por um combustível ruim.

      Na hora de armazenar:

      • Não estoque diesel por muito tempo, pois ele é oxidável e, com o tempo, surgem sedimentos danosos de origem química;
      • Drene periodicamente o filtro ou o tanque (de acordo com o descrito no manual do proprietário) retirando a água depositada. As fontes de acúmulo de água no tanque são:
      1. Solubilizada no diesel
      2. Umidade do ar no interior do tanque
      3. Infiltrações por acidente, chuva, vazamentos, etc.

      Mantendo estes cuidados o sistema de combustível de seu motor terá uma vida útil longa, protegendo o meio ambiente, o seu motor e também o seu bolso.

    7. Ademar Francisco R. de Salles

      Gostei muito deste site, acredito que vai me ajudar muito, já que sou leigo em carro a diesel. Tenho uma camionete S10 motor MWM e como sendo marinheiro de primeira viagem estou perdido quanto sua manutenção. Voces não tem uma cartilha para nos orientar.

    8. Existem algumas informações no site http://www.mwm-international.com.br caso ainda haja dúvidas, por favor entre em contato com a empresa.

    9. Senhores,

      Adquiri uma caminhonete F1000 ano 86 em abril/07. Gostaria de turbina-la, como não entendo deste assunto, gostaria de saber dos Sres, as vantagens e desvantagens em colocar este acessorio. Em caso de colocar a turbina, tenho que alterar os componentes interno do motor, tipo piston, bielas etc., ou somente adaptar a turbina?

      Desde já agradeço

    10. Olá,

      A montagem de turbos em motores originalmente aspirados não é recomendada por nós, pois traz uma série de prejuízos para o motor como excesso de fumaça, aumento do consumo, aumento da temperatura de trabalho do motor e, consequentemente, do óleo, entre outros. Assim, a vida útil do motor é reduzida, além de afetar as emissões de poluentes ao meio ambiente. Para se fazer uma completa adaptação precisariam ser alterados muitos componentes como bomba injetora, pistões, virabrequim, resfriador de óleo, bloco do motor, entre outros, dependendo do ano/modelo do motor.

      Agradecemos a sua visita!

      Atenciosamente,

      Clube do Diesel

    11. Olá. Tenho um Cherokee Sport diesel 4 cil 2.5 turbo. Recentemente ele apresenta uma falha quando subo de rotações lentamente e em marcha, a partir de 2000 rotações até mais ou menos 3000, 3200 rotações. Depois disso ele “limpa”. Quando acelero fundo, a falha muitas vezes nem aparece, o motor enche e vai limpo até 4100 que é a faixa vermelha. Só que sempre depois das 2500, 3000 rotações o motor “assobia” um pouco demais, parece até alguma mangueira com vazamento. Não pude ainda levar o jipe até um especialista, por isso pergunto a vocês: se for um vazamento de pressão do turbo ele apresentaria esse comportamento, inclusive associado a uma fumaça preta pelo escape cada vez que falha? Poderá ser algum problema mais sério?

    12. Olá,

      Pode ser um problema de admissão de ar (turbo, por exemplo) ou de injeção. Sugerimos buscar assistência técnica especializada.

      Agradecemos a sua visita!

      Atenciosamente,

      Clube do Diesel

    13. preciso de um motor mwm 229 da caminhonete f-4000 urgente se puder me ajudar

    14. Olá Geraldo Pereira,

      Estes motores são vendidos através dos distribuidores da fábrica, para localizar o mais próximo em sua região por favor acesse o site http://www.mwm-international.com.br na parte de Rede.

      Agradecemos a sua visita!

      Atenciosamente,

      Clube do Diesel

    15. Olá Colegas.

      Meu nome é Juca Leite e tenho uma S-10 ano 2001, motor MWM Sprint 2.8 4cc Diesel Turbo Intercooler 132cv, e gostatria de saber se vocês podem me ajudar.
      A minha dúvida é a seguinte : Há uns dois dias atrás a turbina começou a assoviar no momento da troca de marcha, quando imprimo alta aceleração.
      Vocês podem me dizer o que está acontecendo?
      Poderá ser problema na turbina?
      Posso continuar trafegando normalmente com ela?
      O que vocês me aconsselham a fazer?

      Obrigado pela atenção.

    16. Olá, Juca.
      Geralmente quando a turbina começa a assoviar é porque está desbalanceada, ou seja, o lado frio e o lado quente da turbina, no que diz respeito ao rotor da mesma, não estão trabalhando alinhados. Esse desbalanceamento é causado geralmente por desgaste na bucha do eixo dos rotores e os motivos podem ser diversos, desde alteração na pressão original da turbina, óleo de má qualidade ou inadequado para o tipo de motor, acelerar o motor antes da sua parada ou então ligar o motor e já acelerar. Pode se dar também um “engolimento” de corpo estranho, que causa a quebra das palhetas do rotor da turbina, geralmente do lado frio.
      Com certeza o problema é a turbina, pelos motivos acima apontados.
      O ideal é encaminhar o veículo a um serviço autorizado da MWM INTERNATIONAL para a substituição da turbina, porque por qualquer um dos motivos acima apontados, pode ser causado um dano aos componentes internos no motor, além de, com o passar do tempo, ficar com menos potência devido a falta de pressão na turbina, devido o desgaste sofrido.
      Substitua a turbina por outra original genuína.
      Muito Obrigada pela visita!!!

    17. Tenho um F4000 cano direto motor MWM D229-4 normal q foi turbinado antes deu comprar ele.
      Ele num dá problemas nenhum só assim troca de cabo de aço do acelerador coisas normais.
      O motor em si num vaza em lugar nenhum mas a turbina mereja muito pouco umidece nem escorre.
      É uma turbina M-24.Pode ser só reaperto dela da parte de admissão.pq tem uns parafusos q apertam uma chapa na turbina justo aonde mereja miseravelmente.
      obrigado.

    18. Olá, Thaunan.
      Em condições normais, a turbina não deve vazar, merejar ou umidecer em nenhum ponto. Você precisa ver se esse óleo não está vindo do respiro do motor, que em motores veiculares, devem estar ligados à entrada da admissão, e as vezes, por um descuido na hora da adaptação, colocam a entrada desse respiro, antes do filtro, facilitando que a turbina sugue os vapores de óleo provenientes do respiro do motor. Existe ainda a possibilidade de folga no eixo da turbina, vazamento entre corpos quente e frio e até mesmo estar desapertada, mas nesse último caso, causaria um desgaste no rotor da turbina por ele estar raspando na carcaça da mesma. De qualquer forma, o ideal é levar o veículo à um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação.

    19. A turbina há 10.000 km foi conferida e não tem folga no rotor.O suspiro fica pra baixo pro chão.
      E a turbina num tá dando nada.Tá normal.

    20. Olá Thaunan!!!
      Neste caso, o ideal seria levar em um serviço autorizado, para que o pessoal especializado possa ajudá-lo.
      Muito Obrigada pela visita!

    21. Olá Pessoal…gostaria de tirar uma dúvida ?
      tenho uma blazer 2.5 hs maxion e ultimamente tenho reparado que está saindo uma fumaça no cano de respiro, isto é normal tem haver com a turbina ?
      agradeço desde já!!
      Forte abraço

    22. Olá Roberto,
      Na verdade o que deve sair do respiro do motor é somente um vapor de óleo, proveniente do aquecimento do óleo do motor e do trabalho mecânico gerado, porém, não deve passar de um vapor, muitas vezes e, dependendo do motor, imperceptível.
      Se nesse respiro estiver saindo fumaça, geralmente esbranquiçada, é possível que o motor esteja com desgaste dos cilindros ou anéis, o que aumenta esses vapores que acabam condensando, gera a fumaça branca e, às vezes, mereja de óleo na saída desse respiro, por conta da condensação dos vapores de óleo.
      Esse respiro, originalmente, deve estar ligado à admissão do motor, o que resulta na diminuição da poluição.
      Se o caso for de fumaça esbranquiçada em excesso, o recomendado é levar o veículo a um Serviço Autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação das condições gerais do motor.
      Muito Obrigada pela visita!!!

    23. Tenho uma sportage TDI 2001, o motor estava jogando óleo pelo respiro, fiz o motor novo e continuo com excesso de fumaça no escapamento, troquei a bomba para testar e melhorou a força mas a fumaça continua, quando acelero com o carro parado não faz fumaça, mas quando estou andando fica um horror. Pode ser problema no turbo?

    24. Olá,
      pode ser um vazamento no turbo sim, mas o ideal é procurar assistência técnica capacitada, pois pode haver outras causas.

      Obrigada pela visita!!!

    25. Olá, Joseph.
      Recomendamos procurar assistência técnica autorizada, pois pode haver diversas causas que precisam ser investigadas por um mecânico capacitado.
      Muito Obrigada pela visita!!!

    26. Olá pessoal, uma dúvida séria. Estava trafegando por uma rodovia quando de repente houve perda de potência do motor (Troller 2,8 diesel MWM). Ao abrir o capô, havia óleo em todo o lado esquerdo do motor na altura do turbo. O que pode ter acontecido. Não houve nenhum sinal prévio (ruído, fumaça, etc). Gratos.

    27. Olá eu tenho uma L 200 HPE ano 2004 com 80.000Km rodados sempre no asfalto e estrada, o problama que tá acontecendo é que ela ta com vazamento de oléo no corpo da borboleta, o meu mecânico disse que poderia ser a turbina ou o motor, que estaria jogando oléo para tubulação do intercooler levei na concessionaria e o mecânico lá disse que a pequena circulação de oléo na tubulação é normal e que precisaria trocar o corpo da borboleta pergunto é certo isso…obs o motor não baixa oléo e nen fumaça

    28. Olá, Marcos.
      O ideal seria você levar em um mecânica autorizada, para que a avaliação seja precisa!!!
      Muito Obrigada pela visita!!!!

    29. ola amigos informo que gostei muito do site

      gostaria muito de tirar uma duvida, do porque, de algumas tubinas fazem um certo chiuu no momento em que se acelera e tira o pe do acelerador, no momento de troca de marchas.
      me falaram que era so tirar o silencioso da descarga mas nao faz tao alto. gostaria de saber se vai algum acessório??????desde já agradeço um forte abraço a todos , e aguardo resposta>>

    30. Olá,
      este tipo de ruído é advindo da descarga da válvula de alívio do turbo. Depende de cada fabricante de turbo. Originalmente os motores são projetados para ter o menor ruído possível por questões de conforto e para atender as normas veiculares.
      Muito Obrigada pela visita!

    31. Já ouvi comentários sobre o motor MWM 229 de 93 a 95 ser preparado para turbinar. Tenho uma F1000 95 aspirada. Favor informar a veracidade, e se é prejudicial ou não ao motor, e que tipo de adaptação seria possível.

      Att.josias

    32. Olá,
      O modelo de motor 229 EC possui alguns componentes do modelo turbo. Todavia, não é recomendada a adaptação de turbo em motores originalmente aspirados, pois isto afeta diretamente a durabilidade, consumo e desempenho do motor.
      Muito Obrigada pela visita!!!

    33. Ola, tenho uma f1000 aspirada 84 que foi turbinada, ñ. sei se o quit é da turbo; mas tenho uma curiozidade em relação ao 229 4cc mwm ,o que muda do aspirado p/ o turbo e o que tem p/ melhorar o desempenho neste motor já vi na tv tratores c/ motor diesel 4cc preparados p/ arancadão existe comandos,pistoes especiais,qual a preção ideal de turbo.Desde já agradeso a atenção. Jaime

    34. Olá,
      Os motores turboalimentados têm diferentes componentes em relação aos aspirados naturalmente, pois são dimensionados principalmente para suportar as pressões, temperaturas e esforços maiores.
      Obrigada pela visista!!!

    35. Acho muito bom, so queria que vces estudassem o meu caso é que um motor maxion caiu do céu para que eu possa pagar um pouco dos meus pecados.
      começou com vazamento de oleo pela turbina, depois uma compressão muito grande na valvula do suspiro, em fim o motor esta fraquinho, quero saber se posso desviar o tubo da valvula do suspiro e se posso funcionar sem a turbina.

    36. Olá,
      recomendamos entrar em contato com a montadora, para que eles possam auxiliá-lo.
      Obrigada pela visita!

    37. Olá! Tenho uma F1000 com motor MWM diesel turbo e um dias desses notei que pinga um pouco de agua limpa pelo respiro do motor. Será efeito de consensação devido a temporada de chuva? O que mais pode ser?
      Tenho ha quase 20 anos e nunca havia notado isso. O motor está com 60.000 km depois de feito. O oleo do carte esta preto normal, nas tampas de valvula tem um pouco de umidade. Será efeito de condensação?

    38. Clube do Diesel

      Olá,
      Esta condensação pode ser normal, dependendo da quantidade. Caso haja muita, que esteja fora do normal, pode estar havendo algum vazamento interno de água no motor. Neste caso deve ser levar o motor ao serviço autorizado mais próximo.

      Obrigada pela visita!

    39. É possivel isntalar uma valvula de prioridade para obter o espirro do turbo no meu motor mwm 2.8 turbo? Quero substituir a original q é slinciosa. Obrigado

    40. Olá,
      Não é recomendado a alteração do turbo do motor. Para a instalação de uma válvula de prioridade (ou válvula de alivio), é necessário a substituição do turbo original com Waste Gate por uma sem Waste Gate, para poder utilizar a válvula de alivio e faze-la “espirrar”, porém essa prática NÃO É RECOMENDADA, por tirar a originalidade do motor, podendo acarretar na perda de garantia do motor (se for o caso do veículo estar em período de Garantia) e de danos ao motor por, de repente, regulagem errada da pressão do turbo.
      Obrigada pela visita!

    41. Ola! qual maximo de folga pode ter na vertical da bucha dianteira (rodas)do F4000?

      Obrigado

    42. Olá,
      o ideal seria entrar em contato com a montadora do veículo!
      Muito Obrigada pela visita!

    43. ola tenho f4000 c/ motor 229td queria saber se colocar um intercooler vai melhorar pois ela ja e bem forte

    44. Olá,
      Não recomendamos a alteração da originalidade de nenhum motor. O intercooler refrigera o ar admitido e comprimido pelo turbo, por essa razão, aumenta as moléculas de oxigênio desse ar, o resultado é a melhoria da queima do diesel, porém lembramos que, para aumento de potência e torque, se faz necessário mudanças na configuração da bomba injetora, o que não é recomendado pois o motor foi projetado e desenvolvido para trabalhar sem intercooler.
      Muito Obrigada pela visita!

    45. Gostaria de saber quais as diferenças de caixa grande para caixa pequena nas F1000 MWM 229, de 05 marchas, com a 1ª para baixo( Dizem que é caixa grande, cambio longo,…) e a 1ª para cima . Quais as vantagens de uma em relação a outra?

      Att.Josias

    46. Olá, Josias.
      O ideal seria você entrar em contato com a montadora do veículo, para mais informações.

      Muito Obrigada pela visita!

    47. eu gostaria de saber se eh possivel colocar uma valvula de alivio em um turbo de motor a diesel

    48. Olá,
      Em qualquer motor que se utilize turbo é possível colocar uma válvula de alívio, porém, para os motores a diesel turbinados, essa prática não é muito usada, pois os turbos já são dotados de uma válvula de alívio chamada Waste Gate. Essa válvula é acionada através de pressão da própria turbina, que faz uma válvula, que está localizada dentro do caracol do lado quente do turbo abrir. Ao abrir essa válvula, os gazes de escape saem por uma “janela” e o rotor do turbo acaba por girar menos, o que limita a pressão do turbo para o valor estipulado para aquela aplicação.

      Muito Obrigado pela visita!

    49. Qual a pressão original para a turbina de um motor MWM 229 TD?
      Posso ajusta-la em casa?
      Se for possivel, qual o precedimento?
      Grato!

    50. Olá,
      A pressão do turbo depende da série do motor, ou seja, se o motor é de 4 cil. ou 6 cil., agrícola, veicular ou estacionário, com intercooler ou sem intercooler.
      Isso porque para cada aplicação existe um modelo de turbo e para cada turbo, uma pressão que pode variar entre 0,9bar a 1,2bar.
      Não se deve ajustar essa pressão, pois pode ocorrer sobrecarga no turbo o que levaria a perda do componente por quebra do eixo dos rotores.
      Obrigada pela visita!

    51. Olá… tenho um caminhão vw 13-130 e gotaria de um pouco mas de potência na subida, eu poderia pendurar uma turbina no meu mwm 229 6cc sem me trazer danos só pendurando??? me daria um pouco mas de potência??? desde já obrigado.

    52. Olá,
      Se o seu caminhão não é turbinado é porque o motor foi projetado para trabalhar assim, portanto não é recomendado a utilização de turbo.
      Mas se sua decisão for colocar uma turbina no seu motor, lembramos que, não basta apenas colocar a turbina, outros fatores tem que ser levado em consideração, como a troca de pistões, bicos, bomba injetora, mangueiras de retorno de lubrificação da turbina entre outras coisas.
      O custo é elevado para um trabalho bem feito e o custo benefício pode não compensar, pois para um motor cujo projeto não prevê turbo, a colocação do mesmo, certamente acarretará na diminuição da vida útil do motor.

      Obrigado pela visita!

    53. Tenho uma F1000 MWM 90 turbinada apouco tempo…quero fazer assobiar, o que devo fazer???o que vou precisar para isso???quais as peças que vou precisar…gostaria de saber em detalhes.
      Grato pela atenção.

    54. Olá,
      O assovio da turbina geralmente está relacionado ao desbalanceamento dos rotores, portanto não é recomendado nenhum dispositivo para tal fim.
      Obrigado pela visita!

    55. Tenho um veículo equipado com motor MWM 2.8 sprint e está ocorrendo um problema de passagem de óleo para o sistema de refrigeração do motor. Quais as possíveis causas e soluções para esse problema ?

      Desde já agradeço a participação ?

    56. Olá, Sérgio.
      Normalmente passagem de óleo para o sistema de arrefecimento nos motores Sprint ocorrem pelo intercambiador de calor (espécie de radiador de óleo que refrigera o mesmo mantendo a sua viscosidade).
      Ele é constituído de pequenas galerias em formato de colméia por onde passo o óleo por dentro e a água por fora. Como a pressão do óleo é maior que a pressão da água, se houver qualquer furo, por menor que seja, o óleo passará para o sistema de arrefecimento.
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para uma avaliação.
      Obrigado pela visita!

    57. Boa tarde.Tenho uma ranger 01/01 2.5 diesel,turbina nova,bomba de combustível nova, o carro anda muito bem,porém, ele está com vazamento de óleo quando o carro esquenta e é desligado.O vazamento é no rumo da polia(não é na polia) e também está saindo fumaça branca no suspiro.Segundo o mecânico tá na hora de retífica e não adianta tirar o vazamento pois vai voltar de novo por causa da pressão do motor.O que devo fazer?

    58. Olá, Claudio.
      É difícil dar um diagnóstico sem ver o vazamento ou o estado do motor, mas o ideal é fazer uma investigação da causa do vazamento, certificar-se por onde é o vazamento e fazer, no mínimo, um teste de pressão de compressão para saber a quanto anda a compressão do seu motor. Se a compressão estiver fora do especificado é possível que o motor já esteja na hora de ser retificado sim.
      Obrigado pela visita!

    59. Boa noite.Tenho uma F1000 93 com motor MWM 229 3 meses atras turbinei ela, melhorou D+, antes ela chegava no maximo a 100km/h,depois que turbinei vai ate uns 120km/h com tranquilidade. ela consegue manter em subidas uma boa margen de velocidade, ela ficou muito mais forte,so que eu acho que ainda pode melhorar mais,por que ja vi outra F1000 mais velha ano 88 com o mesmo motor fazendo 140km/h na boa,penso que da pra melhorar mais a performace.o intercooler melhoraria alguma coisa?O que posso fazer pra deixar o motor mais forte?
      Obrigado.

    60. Olá, Geraldo.
      Enquanto fábrica, não aconselhamos esse tipo de modificação no motor. Existem diferenças em componentes do motor como, bomba injetora, bicos injetores, pistões e, em alguns motores, até o bloco e árvore de manivelas.
      O intercooler refrigera o ar comprimido pelo turbo, então melhora o poder de combustão, porém a velocidade final do veículo não está relacionada somente à potência do motor, há de se considerar o tipo de transmissão que está sendo utilizado no veículo.
      Obrigado pela visita!

    61. Tenho uma jeep cherokee sport 2.5 turbo diesel, foi feita a troca de aneis, plainou o cabeçote, e a junta do cabeçote esta sob medida, e o veiculo esta fazendo barulho com estivesse batendo ou escapando compressao, o que poderia ser o problema, poderia ser fora de ponto ou oque?

    62. Olá, Josué

      É necessário saber se esse tipo de motor permite que seja plainado o cabeçote. Há motores, como os MWM International que não se permite a plaina desse componente.
      Ter junta sobre medida não quer dizer que compense o material retirado do cabeçote, é necessário saber qual a altura do pistão, pois na maioria das vezes, a junta sobre medida é colocada em função da altura do pistão e não do cabeçote. Muitas podem ser as causas, o aconselhável é levar o carro a algum serviço autorizado para uma investigação mais aprofundada.

      Obrigado pela Visita !

    63. Pessoal,
      Tenho uma F-1000 94 turbo diesel motor MWM, e ela sempre pinga oleo na garagem. Meu mecênico fala que é normal carro a diesel pingar oleo, mas queria saber se isso é verdade mesmo.
      Alguem saberia me responder?

      Obrigado

    64. O motor que equipa o seu veículo tem o respiro direto para a atmosfera, o que pode ocasionar o resfriamento dos vapores de óleo proveniente do cárter, condensando o mesmo e fazendo que que vaze um pouco de óleo.

      Isso não é normal em motores Diesel mas existem motores cujo respiro do motor está ligado a entrada do coletor de admissão (o que não é seu caso).

      O importante é perceber se a quantidade desse óleo que pinga na sua garagem não é excessiva.

      Agradecemos a sua visita.

    65. ola amigos, adorei o site, estou em vias de adquirir uma blazer dlx 2.5 turbo, gostaria de saber se posso intercular a mesma, pois segundo o proprietario ela nao eh interculada. e que itens seria interessante observar com cuidado na hora da compra uma vez que sou leigo no assunto sobre veiculos diesel 4×4. grande abraco!

    66. Ola, Ellus.
      A colocação de intercooler em um motor que não o possui, requer conhecimento profundo por parte de quem irá instalá-lo, pois é necessário algumas modificações importantes. Como o ar de admissão terá temperatura mais baixa, será necessário reconfigurar as calibrações de bomba injetora e bicos injetores, pois a combustão muda e para ser melhor aproveitada, é necessário essa modificação.
      É importante observar se o motor não possui vazamentos de óleo e liquido do sistema de arrefecimento, barulhos agudos provenientes da parte interna do motor, fumaça em marcha lenta e em aceleração livre, além de realizar um teste de força do motor, colocando o veículo em uma aclive e colocando-o em marcha para sentir a força do motor. Outro fator importante é observar se existem sinais de óleo lubrificante na entrada da turbina, o que pode indicar Blow by alto, o que pode indicar baixa compressão do motor.
      Obrigado pela visita!

    67. vou turbinar um mwm d229 num trator 785 valtra com uma turbina master power mp4125,gostaria de saber qual pressao que aumente um pouco a potencia mas nao prejudique muito o motor.sera que tem que recalibrar a bomba

    68. Olá, Dario.
      A instalação de turbo em um motor que não o possui, não é recomendado pela fábrica.
      A colocação de tal equipamento pode prejudicar a vida útil do motor, pois os componentes como pistão, árvore de manivelas, bicos injetores e bomba injetora, têm sua configuração diferente para motores turbo e para motores aspirados.
      Obrigado pela visita!

    69. olá pessoal, estou c/ problema de vazamento de água no motor mwm do vw 7100 ano 98, meu caminhão estava esquentando nas subidas( na estrada e não na cidade)( só quando carregado) então limpei o radiador em uma oficina especializada, no mesmo dia percebi que começou a vazar água por um buraco(bem pequeno) do diâmetro de um lápiz ou menos, que exite no bloco do motor(lado do motorista)mais ou menos embaixo da bomba dágua, chega a esvaziar o reservatório, oq foi q aconteceu? oq fazer?? ( nem sabia q havia um orificio alí, pra q serve??)

    70. Olá, Anderson.
      Provavelmente o problema do motor do seu caminhão não é radiador e sim bomba d’água.
      Esse orifício, localizado do lado direito do bloco do motor (motor visto de frente), na verdade é o respiro da bomba d’água. Quando ocorre algum problema com a bomba, a água utilizada no sistema de arrefecimento vaza por esse orifício para não fluir para o cárter e contaminar o óleo lubrificante.
      Por isso, procure um serviço autorizado, com profissionais qualificados para atendê-lo.
      Obrigado pela visita!

    71. Tenho um blazer 2005 e começou a sair uma fumaça preta pelo escapamento quando omotor está emalta rotaçãolevei para um mecanico e o mesmo me informou que é problema na turbina segundo ele nao é normal um óleo que esta sujanto saindo na junção do suporte do filtro de ar e a turbina. vcs podem me ajudar…

    72. Olá, Eduardo.
      Tudo bem?
      O correto é levar o veículo a um Serviço Autorizado MWM INTERNATIONAL para averiguação desse problema, pois fumaça preta pode ter outras origens como, bicos injetores com má pulverização, obstrução do filtro de ar, má qualidade do combustível, bomba injetora, ou bomba de alta pressão, quando for o caso de motores com injeção eletrônica, com defeito, excesso de óleo lubrificante, etc.
      Não está descartada a hipótese de ser o turbo, mas é necessário realizar uma checagem em todos os componentes.
      Obrigado pela visita!

    73. olá, tenho um trator valmet 1280, com motor MWM D 229 6 cilindros e bomba CAV. Gostaria de saber se posso turbinar utilizando kit turbina existentes no mercado. O que é preciso alterar ou regular no motor, sem fazer grandes modificações, apenas instalar o kit. É necessário mesmo assim mecher em bico ou bomba por exemplo, e qual a pressão recomendada para que o motor ganhe um pouco mais de potência e torque sem perder vida útil?

    74. Olá, Diego.
      Não é recomendado pela fábrica qualquer tipo de alteração nos motores produzidos, isso porque os motores são projetados e desenvolvidos para cada tipo de aplicação. Dessa forma, as alterações que venham a ocorrer, podem diminuir consideravelmente a vida útil do motor.
      A colocação simplesmente de qualquer tipo de kit de turbinas existentes no mercado, possivelmente não funcionará perfeitamente com a configuração de bicos, bomba injetora, pistões e até válvulas do motor, que não são iguais para motores turbo e motores aspirados.
      Obrigado pela visita!

    75. Olá parabens por este serviço

      Tenho um Troller 2001 e o conssumo de oleo está meio alto, notei que quando mudei de lubrificante este conssumo diminui, são todos lubrificantes constantes do manual do motor, ultimamente utilizo o Ursa Super TD e o conssumo é alto, quando usava o Lubrax Top Turbo o consumo era bem menor, notei isto pois estava utilizando o lubrificante e o memsmo faltou na minha região e tive que mudar, consequentemente o veiculo tambem fumaça um pouco não são em todos os regimes, principalemnte a fumaça aparece quando estou saindo ou quando chego perto dos 4000 RPM em regime constante não fumaça, o motor não tem perda de potência e a temperatura está normal.
      Levei na autorizada e disse que está normal a fumça é fuligem pois o motor está com 145 CV, mas gostaria de saber se o tipo de lubrificante fabricados por empresas diferentes obedecendo a especificação técnica e/ou norma podem influenciar nestes aspectos.
      Alguns lubrificantes constates do manual não existem mais, estes novos atendem plenamente aos requisitos de projeto de motor.
      Abraço

    76. Clube do Diesel

      Olá, Paulo.
      Teóricamente não deviria existir diferença entre o óleo fabricante entre diferentes empresas, pois devem seguir a mesma norma, porém a matéria prima utilizada por cada um deles, pode conter diferenças.
      A especificação é 15W40, porém pode existir matéria prima diferente para diferentes fabricantes.
      Se o seu motor estiver consumindo até 0,5% de óleo lubrificante , com relação ao combustível consumido, ele está dentro dos padrões normais de consumo de óleo, se estiver acima desse valor, o ideal é verificar os retentores das válvulas e proceder uma verificação da pressão de compressão para saber se existe algum desgaste dos cilindros e anéis ou avarias nos retentores das válvulas.
      Obrigado pela visita!

    77. PRESLEY CRISTIAN

      Tenho uma S10 motor MWM SPRINT 2.8, e o ponteiro da pressão do óleo fica oscilando, o que devo fazer?

    78. Olá, Presley.
      Procure um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação desse defeito pois pode ser um simples problema de painel como pode ser um problema de baixa pressão de óleo no motor.
      Obrigado pela visita!

    79. Boa noite.
      Tenho um caminhão VW 8.120, ano 2001, motor x10, turbo e intercooler original de fábrica.Em uma viagem recente o caminhão começou a falhar e percebi um barulho na bomba injetora (barulho parecido com batida de valvula).Esgotei o óleo do tanque e abasteci, rodei uns 20 km e o barulho sumiu e parou de falhar.Em outra viagem o barulho voltou e o caminhão perdeu força,funcionando apenas até 2.000 giros, acima disso corta o combustível e o caminhão apaga. Pega normalmente de manhã, funciona normalmente na marcha lenta (mesmo com o barulho), não faz fumaça e o consumo subiu muito. Percebi antes de começar a falhar que subindo uma serra por exemplo, a temperatura subiu um pouco acima do normal, mas denro da faixa verde.
      Grande abraço.

    80. Olá Marco,
      Esse problema pode ter sido causado por desgaste nos roletes de injeção da bomba injetora, má pulverização dos bicos injetores ou até mesmo, falta de estanqueidade dos bicos injetores, o que poderá ocasionar sérios danos ao motor. De qualquer forma, não funcione o motor até que seja examinado por um profissional que trabalhe com bombas injetoras porque os danos podem ser irreversíveis.
      Obrigado pela visita!

    81. Oldemar Benito Cortázar

      Que beleza de serviço ao consumidor!!

    82. Olá, Oldemar.
      Que bom que está aproveitando.
      Continue ligado no Clube do Diesel.
      Obrigado pela visita!

    83. Ola, pessoal
      Tenho uma Ranger 2.5 INTERNACIONAl, e na primeira funcionada do Dia ela apresenta uns TEC, TEC proximo a região da Bomba Injetora.
      Depois de mais ou menos 1 min de funcionamento o barulho para. Será aqua no diesel? Ou algum outro problema?
      Alguem sabe de algum material explicando o funcionamento da bomba injetora?

      abraço

    84. Olá, Rodrigo.
      Difícil afirmar se é água no diesel ou determinar qual a causa do problema sem um diagnóstico. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para realizar um Check Up do veículo e determinar a causa raiz desse problema.
      Obrigado pela visita!

    85. Tenho um Caminhão Vw 7110S motor MWM e começou a jorrar oleo pelo suspiro. Mas jorrar mesmo, grande pressão dentro do carter. O que pode ser ????????

    86. Olá, Carlos.
      Se o motor estiver com muitos kilometros rodados, pode ocorrer passagem de compressão para o cárter pelos anéis dos pistões.
      Pode ocorrer também de estar com nível de óleo acima do limite, óleo de má qualidade e viscosidade baixa.
      O ideal é realizar um teste de pressão de compressão, em uma oficina autorizada, para iniciar um check completo do motor.
      Obrigado pela visita!

    87. Adorei o site, possuo 03 veículos a Diesel, e me foi de grande valia os comentários que li a respeito de vários problemas.
      Continuem assim…..parabéns

    88. Gostaria de saber se posso abrir mais a bomba e dá mais pressão no turbo sem problema e se tem limites para essa alterações. motor MWM SPRINT 2.8 DIESEL.

    89. Olá, Fernando.
      Tudo bem?
      Qualquer alteração que tire do motor a sua originalidade, principalmente na questão de aumento de potência, aumenta o risco de quebra.
      Não é recomendado pela MWM INTERNATIONAL, qualquer alteração de potência nos motores, sob o risco de danos, às vezes, irreversíveis.
      Obrigado pela visita.

    90. Tenho uma f1000 ano 82, motor 229, gostaria de saber se é normal sair respingos de óleo quando tira a vareta com o motor funcionando em lenta, me disseram que era compressão que vazava do pistão e que meu motor não esta bom, outra pergunta é sobre a gremalheira que mandei virar e o mecanico levou ela para a retifica para emparelhar e apos a montagem eu sinto que a caminhoneta vibra em lenta, pode ser que tenha ficado desbalanceado o peso da gremalheira, e se for isso pode prejudicar o motor ou alguma outra coisa.

    91. Olá, Alexandre.
      Qualquer motor poderá jogar óleo pelo alojamneto da haste de nível, isso porque o funcionamento do motor faz com que o óleo se agite no carter, o que faz com que possa vazar óleo. Com relação a cremalheira, não se vira essa peça de lado ou posição, o ideal é substituir a peça quando for detectado qualquer desgaste. A colocação da cremalheira fora da posição original ou qualquer alivio de peso, provocará vibração o que pode ser prejudicial às partes móveis do motor.
      Obrigado pela visita!

    92. tenho um caminhao ano 95 7100 pretendo turbina qual seria prosedimento mais correto

    93. Olá, Davi.
      Não é recomendado pela MWM INTERNATIONAL qualquer alteração no motor que tire a originalidade do mesmo, isso porque os componentes que fazem parte do motor, foram desenvolvidos para suportar os esforços mecânicos exigidos pelo motor. Qualquer alteração pode prejudicar a vida útil do motor e seus componentes.
      Obrigado pela visita!

    94. OLA. TENHO UMA S10 ANO 99 COM MOTOR MAXION 2.5 TURBO.ELE TEM AQUECIDO QUANDO ANDO SAIO PRA VIAJAR.JA TROQUEI A TAMPA DO RADIADOR, TROQUEI A VALVULA TERMOSTATICA, COLOQUEI ADITIVO, E CONTINUA COM O PROBLEMA. DENTRO DO TRANSITO DA CIDADE ELA NAO AQUECE, MAS E SO EU PEGAR ESTRADA NA SUBIDA ELA ESQUENTA. O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO?
      DESDE JA AGADEÇO.
      E FICO NO AGUARDO.

    95. Olá, Salatiel.
      É possível que tenha problemas com o radiador do veículo ou na acoplamento viscoso do ventilador. De qualquer forma, o recomendado é levar o carro a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para realizar um check up do sistema de arrefecimento.
      Obrigado pela visita!

    96. tenho uma S10 2010 motor mwm 2.8 eletronica foi colocada 16 litros de oleo no motor, o carro rodou 2 km e comessou a jogar oleo pela vareta e o motor comessou a falhar um cilindro, gostaria de saber o que pde ser feito para resolver este problema e quais são as peças que podem ter sido afetadas.

    97. Olá, Larissa.
      A quantidade correta de óleo nesse motor é de 8,5 litros. Se o carro rodou somente 2 kilometros e parou, é possível que os danos não tenham sidos grandes, porém uma revisão no sistema de admissão de ar do motor (filtro de ar, coletor de admissão, sensor de temperatura e pressão de ar, intercooler e turbo) deve ser realizada. Além disso, deve ser observado se não foi afetado algum retentor do motor.
      Obrigado pela visita!

    98. João Pereira Beloto

      Gostei muito deste clube de perguntas e respostas.

    99. Olá, João.
      Que bom que gostou.
      Continue ligado no Clube do Diesel!
      Obrigado pela visita!

    100. João Pereira Beloto

      Estou com um motor MWM de 6 cil. estacionário e o mesmo fiz trocas das borrachas do sistema de arreficimento e fiz funcionar e sua pressão do óeo lubrificante ficou acima de 10 bar. Este MWM esta no sistema GMG. Gostaria saber se tem algum tipo de ajuste para aliviar esta pressão alta?

    101. Olá, João.
      Precisamos saber que tipo de motor é esse 6 cilindros (Série 10, 229, Sprint…) pois para cada sistema de arrefecimento tem um reparo, mas em tese, o sistema de arrefecimento não interfere no sistema de lubrificação, portanto, aconselho a busca de um serviço autorizado para verificação desse problema.
      Obrigado pela visita!

    102. Caros colegas tenho um nissan Xterra ano 2004 motor MWM 2.8 SE turbo diesel,adquirir há 8 meses atrás rodei neste periodo 16 mil KM sem problemas agora o motor não pega na 1ª partida ocasionalmente, tô ficando com medo isso é sério qualquer dica vale obrigado a todos.
      sds:
      juvenal

    103. Esse problema pode ser proveniente de bomba e bicos injetores, porém o importante é a realização de um check up de todo o motor. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM International para avaliação.

    104. cristiano pereira costa

      Olá tenho um caminhao 13-130 motor mwm 229/6
      gostaria de turbina ele é muito complicado
      se posivel teria como me mandar um esquema de turbina pra esse motor obrigado

    105. Não recomendamos a adaptação de um turbo em um motor originalmente aspirado. Além da adaptação de ficar muito cara, por envolver troca de componentes como pistões, bomba injetora e bicos injetores entre outros componentes, a vida útil do motor seria reduzida, não compensando o investimento.

    106. É necessário saber exatamente qual a válvula para tentarmos ajuda-lo.

    107. ola.tenho uma sprinter 311 e ela esta fasendo um barulho estranho na valvula de alivio tipo grilando .oque esta acontecedo.desde ja obrigado

    108. tenho uma s-10 98 4×4 motor maxiom 2.5, e ela larga vapor com oleo, quando tiro a tampa, alem de pequenos vazamentos.queria saber se e possivel substituir o motor por um mwm 2.8 sprint e o que tenho que alterar. socorro

    109. Como se trata de alteração que envolve o veículo, aconselhamos que procure uma concessionária ou uma oficina especializada em adaptações, pois essas alterações podem envolver transformações em coxins, acoplamento com o cambio e diferencial do veículo.

    110. Boa Noite!
      Gostaria que vcs me informassem algo sobre o motor ED30 Nissan diesel, pois tenho uma veraneio com esse motor e gostaria de saber se posso turbiná-lo, tambem não sei o ano que ele foi produzido, nem sua cilindrada, resumindo não sei quase nada a respeito dele, se precisar de alguma peça onde poderei encontrar? Já ouvi falar muito bem desse motor, mas não consigo nem mesmo na web muitas informaçoes sobre ele, sou mecanico de automoveis, mas com motores diesel não tenho intimidades, se puderem me ajudar agradeço muito.

    111. Não temos informações sobre esse motor, aconselhamos a busca dessas informações em alguma concessionária da marca ou direto no serviço de SAC.

    112. gostaria de saber quando é á hora de fazer uma limpeza, rerulagem num motor a mwm,2.8
      pois tenho uma nissan xterra com 100000k muito boa só não sei se tem que fazer alguma coisa olha com ar ligado fiz 1000k média de consumo 11 achei pouco e voces
      des de já muito obrigado

    113. Olá, Nestor.
      A manutenção preventiva do veículo, consta no manual do proprietário e deve ser seguido tal como se encontra.
      Com boa manutenção, a probabilidade de reduzir o consumo de combustível e desempenho do motor, aumenta, ma lembre-se que, a forma de conduzir o veículo também influencia no consumo de combustível.
      Obrigado pela visita!

    114. Tenho uma Land Rover Defender 2005/2005, motor internacional 2.5, noto que ao arrancar com ela na subida ela não tem força sempre tenho de reduzir para arrancar, ou desguelar o motor queimando a embreagem,na estrada ela anda bem não queima oleo já conferi o ponto e ela tá em cima,o consumo de combustivel tá em torno de 10/1, que poderia ser? bicos ejetores?

    115. Olá, Elias.
      Vale a pena conferir o sincronismo do motor, além de verificar o estado de pressão, vazão e estanqueidade dos injetores, além de uma revisão na bomba injetora.
      Obrigado pela visita!

    116. Coloquei o Manômetro de Pressão do turbo no Troller 2.8 MWM e ele marcou 1,8. Quais são as conseqüências para o motor. Notei que ele esta bastante disposto.

    117. Olá, Emanoel.
      Essa pressão está alterada e poderá acarretar problema de desbalanceamento no eixo dos rotores da turbina. A pressão ideal para esse turbo é de 1,2bar.
      Obrigado pela visita!

    118. fernando luiz borges

      olá, tenho uma s10 2001 e ela esta passando agua para o oleo e vice versa, o mecanico ja trocou junta,bomba d´agua e nada resolvido o que pode ser?

    119. Clube do Diesel

      Olá, Fernando.
      Se for o caso de passar óleo para o sistema de arrefecimento, quase 90% dos casos é problema no trocador de calor, que deve ser testado com relação a sua estanqueidade. Se for o caso de passar água para o óleo as causas podem ser, bomba dágua danificada, selos de vedação do bloco ou do motor (dentro da caixa de engrenagens).
      Obrigado pela visita!

    120. estou com uma duvida …. tenho uma blazer 2.8 e ela esta apresentando uma um defeito … quando ligo pela manha ela liga mas a lenta fica baixa(500/600 rpm) por ums 2 a 3 segundos e depois retorna ao normal???? isto ocorre sempre quando fica um bom tempo parada. Alguem poderia ajudar??? Grato.

    121. Olá, Luiz.
      Pode estar ocorrendo entrada de ar nas conexões de alimentação de combustível até a bomba injetora, se for o caso da S10 ser motor injetado mecanicamente (bico e bomba). Se for o caso de ser um carro com injeção eletrônica, além dos itens citados, pode estar ocorrendo problema com a bomba elétrica.
      Obrigado pela visita!

    122. Qual é a diferença entre o virabrequim do motor D 229 veicular e industrial?

      Vem com a cremalheira do compensador de massa montada??
      Ou n~]ao tem diferença??

    123. Olá, Leandro.
      A dirença está em ter e não ter cremalheira para acionamento do compensador de massas. Em um veículo 4 cilindros, é necessário a utilização do compensador de massas, pois as rotações do motor não são constantes.
      No motor industrial, as rotações são constantes, o que faz ter melhor equilíbrio do motor, não necessitanto o compesador de massas, consequentemente removemos a cremalheira do virabrequim.
      Obrigado pela visita!

    124. ola eo seguinte tenho vw 8150 turbo enteculer de fabrica 2001 ele roda o motor de arranque ate acaba a baterria na primeira partida e não pega ja fis a bomba os bicos e omoto de arraque.depois da primeira partida ele funçiona normal com o motor quente.oque pode ser?????

    125. Olá, Marcão.
      Além de checar toda a linha de alimentação de combustível, com relação a entrada de ar, deve ser realizado um teste de pressão de compressão nos cilindros.
      Obrigado pela visita!

    126. gostaria de saber quantos litros de oleo se coloca na f-1000 motor maxion 2.5 turbo?? obrg

    127. Olá Ederson.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      A quantidade no cárter 5lts e com o filtro 6Lts.

      Obrigado pela visita.

    128. ola amigo, tenho um motor 4cc 2.0 diesel e mandei turbinar, so que o escapamento continua com o mesmo diametro do original, a temperatura começou trabalhar c/ 5º a mais do normal, tem ver com o escapamento? preciso colocar um com diametro maior? lembrando q oleo da bomba ijetora ja foi aberto

      vlw

    129. Olá Junior.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Não recomendamos nenhuma alteração no motor a fim de não mudar as características de consumo, emissão de poluente e a vida útil do mesmo.

      Obrigado pela visita.

    130. estou com um problema em uma s10 2.8 ela acende a luz de injeção e corta a potencia como se o turbo fosse desviado, acusa no aparelho cod p0234 sobrecarga no turbo, quando desligo o motor ele apaga aluz de avaria e volta ao normal, que faço para eliminar este problem?

    131. Olá Renato
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Existe uma mangueira que é ligada a bomba de vácuo do motor e a válvula de controle de acionamento da válvula waste gate. Essa mangueira é a que controla a abertura da válvula waste gate do turbo e, por uma estratégia da ECM do motor, sempre que essa válvula não é acionada, para que não haja sobre giro, a rotação do motor limitada em 3000 RPM e pode gerar esse código de falha, porém o ideal e a realização de um check up completo do sistema de alimentação de ar no motor, inciando pela verificação da pressão da turbina, intercoole, mangueiras, válvula controladora do turbo, chicotes de conexão elétricas da válvulas e até filtro de ar.

      Obrigado pela visita.

    132. Boa Noite,
      tenho uma blazer 2001 2.8 Sprint com dois problemas:
      - Acende a luz do abs e freio as vezes.
      - As vezes demora pra pegar, tendo que dar partida 3 a 4 vezes.
      SOS
      Obrigado

    133. Olá, Roalves.
      O ideal é levar o carro a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para que seja realizado um check up do sistema eletrônico dos freios ABS e também do sistema de injeção eletrônica, pois sem equipamentos específicos para realizar tais testes, fica impossível dar um diagnose dos problemas apresentados.
      Obrigado pela visita!

    134. ola…

      tenho uma blazer 2.8 turbo diesel intercooler.
      e esta saindo fumaca preta… quando em baixa rotacao, sai bastante fumaca…. em alta se forcar um poko… sai um pouco tambem… quais os possiveis problemas para esses sintomas??

      obrigado

    135. Olá, Adiel.
      Fumaça preta é sinal de excesso de combustível, que pode ser por problema de bomba injetora, bicos injetores, regulagem de válvulas ou obstrução do filtro de ar. De qualquer forma o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação dos itens mencionados, além de um check up geral do motor.
      Obrigado pela visita!

    136. olá tenho uma s10 2005 diesel e quando desliga ela tem muita dificuldade em pegar mas quando pega funciona normal o que pode está acontecendo e como posso resolver este problema?

    137. Olá, Ricardo.
      Se o motor é injetado eletronicamente, o carro possui uma bomba elétrica que leva combustível até o motor. Essa bomba possui uma válvula de via única que, quando desacionada a bomba, fecha e impede que o combustível retorne ao tanque. Se essa válvula estiver ruim, o combustível retorna ao tanque e entra ar no sistema, dificultando a partida do veículo. De qualquer forma o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação do itens mencionados, além de um check up geral do motor.
      Obrigado pela visita!

    138. Olá, antes de mais os meus parabens e obrigado pela lição geral sobre turbos, já que em particular me trouxe muita informação util sobre todos os cuidados com a utilização do turbo.
      Como utilitário de um turbo diesel gostaria de expor uma questão, que, não sendo directamente relacionado com o turbo, creio eu, me parece pertinente. Recentemente mudei o filtro de ar e notei que parte do filtro estava completamente “empastada” de oleo queimado juntamente com poeiras, o que formou uma especie de “pasta negra”. Isso acontece só junto á boca/tubo de admissão de ar que vai para o turbo, a outra parte do filtro está normal. Sendo eu um simples entusiasta sem qualquer experiencia, pergunto se é normal acontecer isso nos motores turboalimentados, haverá problemas na vedação da lubrificação do turbocompressor ou ainda por ultimo também me questiono se o facto de isso ter acontecido aquando o oleo do motor estava bastante fora do seu prazo, sendo que deveria mudar aos 10.000kms e já contava com 16.000kms, poderá ter influencia dada a baixa viscosidade do oleo usado!!
      Cumprimentos
      D.Ferreira

    139. Olá, Ferreira.
      A baixa viscosidade do óleo influencia muito, aumentando o vapor de óleo (blow By) do motor, que é remetido a entrada do coletor de admissão, saturando o filtro. Obedeça a troca regular de óleo, da forma como descrita no manual e esse problema não voltará a ocorrer.
      Obrigado pela visita!

    140. Ola,Tenho um Voks 8-150 08 Motor MWM,Eletronico,Poque meu carro esta acendendo a luz de advertencia,logo em seguida corta oo Oleo diesel..Esta acontecendoo direto..

    141. Olá, Wanderson.
      Para verificação desse problema é necessário encaminhar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL, onde é possível verificar com um Scanner qual o código de falha existente no seu veículo além de todos os parâmetros do motor, definindo qual o tipo de reparo deve ser realizado.
      Obrigado pela visita!

    142. Olá aamigos!
      por favor me esclareçam! sou novato com carro a diesel e naão estou muito por dentro.
      Tenho uma ranger 2001 diesel 2.5, e quando ligo pela manhã ela fumaça um pouco e depois para. será que é porque eu a deixo muito tempo parada? as vezes até tres dias, no restante ela está ótima! me esclareçam por favor! grato!

    143. Olá, Dirceu.
      Dependendo do motor, essa fumaça branca que sai pela manhã ou quando o motor está frio é normal, porém essa fumaça deve desaparecer quando o motor aquece.
      Obrigado pela visita!

    144. Ola ! Estou com duas duvidas … o motor tem o mesmo do rodrigo … um tec tec de manha quando liga … so de manha , pois ela ficou a noite toda parada ,,, dai depois de uns poucos segundos o tec tec some … pra ouvir denovo só se esperar um tempão … umas 7 horas pra ver se da o tec tec outra vez …. e outra coisa … fiz o motor dela todinho … turbo bombas correias , tudo … agora com 12 mil km e 8 meses , eu indo a fazenda do meu avô , ouvi um barulho … como se fosse batendo biela … levei em duas outras retificas , os caras me disseram que tem que abrir e fazer a a retifica do virabrequim , como falei que o vira brequim não da mais retifica pois fizemos tem pouco tempo … dai ele disse pra preparar o bolso que vou ter que colocar outro virabrequim pois esse não aceita mais retifica … e ver se talvez prescisa de biela e outros … isso ta certo mesmo ? pode acontecer isso ? é normal ?

    145. Olá, Eugenio.
      É impossível saber qual o tipo do problema e a origem do “tec – tec” sem ver o motor, mas não é normal um motor com tão poucos quilômetros de reparado, apresentar problema de virabrequim ou biela, desde que, bem reparado. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação detalhada desse problema.
      Obrigado pela visita!

    146. ola pessoal gostaria de pergunta se é ou não normal pingar oleo do respiro no chão quando desliga o motor da f4000 motor mwm.229 poque

    147. Olá, Claudeir.
      Se os pingos não forem em excesso, pode considerar normal, pois na saída do respiro, em contato com o ar mais frio da atmosfera, o vapor de óleo condensa e dessa forma vira líquido e pinga no chão.
      Obrigado pela visita!

    148. bom dia amigo eu tenho uma duvida , eu sei que não é recomendado turbinar motor aspirado , mas eu posso colocar o intercooler para ajudar , a diminuir a temperatura do motor , ou esse equipamento deixaria o motor mais pesado , devido o motor aspirar o ar mais frio aspirando uma massa de ar em maior quantidade ?

    149. Olá, Antonio.
      O intercooler foi incorporado ao motor turbinado com o intuito de baixar o índice de poluição, exigido pela norma Euro2, que equivale a norma brasileira Conama P4. Como o ar que entra no motor, mais frio, aumenta a quantidade de oxigênio que resulta em uma melhor queima do combustível, otimizando a combustão, aumentando a potência consecutivamente. Em um motor aspirado, o benefício será o de diminuir o nível de poluente, isso porque os pistões terão o mesmo trabalho mecânico em aspirar o ar para dentro dos cilindros. O intercooler não refrigera o motor nem aumenta a massa de ar, ele é um radiador que, baixando a temperatura do ar, faz com que se tenha mais moléculas de oxigênio.
      Obrigado pela visita!

    150. Ola Srs., tenho uma S10 1998 a diesel 4 x 4 motor maxion 2,5.. e esta colocando oleo na agua, pouca coisa porem constante…abrimos ele hoje e não é junta queimada, porem a tampa estava empenada, plainamos ela…so que não esta ai o problema tens alguma ideia de como localizar, existe chance de ser bloco rachado ou trincado? preciso de uma LUZ,!!!Att Rafael

    151. Olá, Rafael.
      Quase sempre esse problema está relacionado com o trocador de calor do óleo. Esse componente é uma placa com uma colmeia por onde passa o óleo e troca calor com o líquido de arrefecimento do motor. Se existir qualquer problema com essa colmeia, pelo motivo da pressão do óleo ser maior que a pressão da água no sistema de resfriamento do motor, o óleo migra para o sistema de arrefecimento.
      Obrigado pela visita!

    152. vandiney ferreira

      Olá, boa tarde!

      trabalho em um ó9rgão estadual, e aqui temos uma Ford Ranger.
      Fomos fazer uma visita a uns dois meses, tinha muita lama. Quando estávamos indo, a caminhonete, que marca em seu contagiro, até 5 mil rpm, e começou a atingir, com lentidão, somente 3 mil rpms.

      Quando chegamos ao local da visita, ela ligava, porém, só ficava na lenta. então mexemos em um sensor que tem acima do acelerador, então voltou a acelerar, somente até 3mil rpms.

      hoje, 02/03/2012, ela parou de acelerar novamente, mas voltou a acelerar sozinha.

      por favor, se tiver algo a respeito, me diga o que pode ser.

      desde já agradeço.

    153. Olá, Vandiney.
      Qualquer problema relacionado a injeção eletrônica, deve ser investigado com equipamentos específico como Scanner e multímetro por exemplo. Falhas em injeção eletrônica, podem ter várias origens e por esse motivo devem sempre ser avaliadas em uma oficina credenciada, que tenha profissionais treinados e ferramentas especiais para o trabalho a ser realizado.
      Obrigado pela visita!

    154. Boa Tarde Amigos

      primeiramente parabens pelo site, gostaria da ajuda para tentar achar uma solucao para meu problema.

      Tenho uma F1000 94 4×4 mwm 229, e tive que fazer o motor todo em 2008 (retificas, troca de cabecotes, comando, valvulas, enfim, tudo o que é necessario, inclusive uma revisao completa na bomba e bicos) pois estava consumindo oleo em excesso. Foi aí que começaram os problemas: a camionete toda a manhã, desde que fiz o motor, faz uma fumaça branca ao dar a partida de manha cedo. o pior não é isso: é que a cada ano tenho q trocar juntas de cabecote, coletor e tampa de valvulas (3 vezes) e retificar o cabeçote (2 vezes), pois a camionete começa a baixar agua e consequentemente esquentar em excesso. O bombista diz q é problema do motor, e o mecanico que fez o motor diz q o problema é do bombista. Acabei de trocar estas peças pela terceira vez, e estou com a certeza que no ano q vem terei o mesmo problema, por isso meu contato com voces, para ver se conseguem me auxiliar…. obs: depois de feito, o motor está agora com apenas 65.000km

      muito obrigado desde já

      um abraço

    155. Olá, Diego.
      Um dos erros mais comuns na reparação desses motores é a retífica da face do bloco, que NÃO DEVER SER FEITA. No momento que se faceia o bloco, muda-se a altura do pistão com relação à face do bloco e como o pistão estará acima do limite, normalmente os mecânicos faceiam a cabeça do pistão, reduzindo a câmara de combustão aumentando assim a taxa de compressão do motor. Isso fará com que o motor gera fumaça que, com o motor frio, deverá ser branca e com o motor quente, será preta. Além disso, o motor sofrerá super aquecimento, queimando as juntas de cabeçote
      Se isso ocorreu com seu motor, não há mais o que ser feita a não ser a substituição do bloco e cabeçotes, que também não devem ser retificados.
      Obrigado pela visita!

    156. Olá! gostaria de saber o que pode estar acontecendo com minha D20, quando esquenta o motor, ela começa a falhar em meia rotação, até parece que tem um bico trancado, mas acelerando ela vai embora sem perder força. O problema é a questão da rotação que a gente mais usa pra andar na cidade, que fica falhando. Já levei no bombista e com o motor frio ele não detectou nada. Pediu pra mim colocar um pouco de querosene no tanque e aguardar pra ver se melhora. mas até agora nada. Clube do diesel poderia me dar uma luz sobre esse problema. Desde já agradeço.

    157. Olá, Paulo.
      O ideal é pedir ao bombista que realize um teste de pressão mínima, intermediária e máxima dos injetores e na bomba injetora também. Esse problema não irá se resolver com a adição de querosene ao diesel, ao contrário, como o querosene baixará a densidade do diesel, se for um problema de má pulverização de algum dos injetores, poderá causar um dano ao motor, como o derretimento da câmara de combustão do pistão por exemplo.
      Obrigado pela visita!

    158. Olá! Tenho uma s-10, 2000, 2.8 turbo intercooler mwm. Há mais ou menos 1 mes, a bomba injetora do carro estragou, limitava a rotação do motor, ficava desligando e saindo muita fumaça pelo escapamento, além disso com um barulho vindo pela bomba injetora. Foi levada ao bombista, que trocou os bicos e trocou as peças da bomba injetora, porém ao colocar a nova bomba recondicionada o veiculo ficou “limitado” a rotação do motor na 3 marcha não passa de 3500 giros e na 5 marcha não passa de 3000 giros, dando uma velocidade maxima de 110-120km/h, sendo que antes meu carro chegava até 170km/hr. estão fazendo uma investigação p ver o que é, até retiraram a bomba novamente e passaram no aparelho, mas não deu em nada, olharam o intercooler p ver se há vazamento de pressão e não tem nada de errado, alguém sabe o que pode ser??? por enquanto está no mecânico p tentar achar o problema, mas ninguém encontra… se algué puder me ajudar… obrigado

    159. Olá, Jorge.
      Peças recondicionadas na maioria das vezes não funcionam de acordo com que pede o motor. Bicos injetores tem que ser os da própria aplicação do motor e novos porque são componentes de alta precisão de injeção, que pode limitar a rotação do motor por ineficiência.
      Obrigado pela visita!

    160. Boa tarde,

      Comprei recentemente uma Ranger 2001 a diesel e e quando vou para serra, sinto que ela perde força nas subidas igremes, a ponto de se o carro parar ele perde totalmente a força mesmo acelerando e pisando na embreagem a rotação vai a zero, chegando o carro a morrer, porém, se eu colocar a traçao reduzida ele sobe muito bem.O que pode ser?

    161. Olá, Camilo.
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para uma verificação mais detalhada.
      Obrigado pela visita!

    162. tenho uma ford f-1000,97/98 mwm , o ponteiro do marcador do oleo do motor fica ocilando ,isso é normal o q devo fazer ,comprei o carro tem pouco tempo

    163. Olá, Diogo.
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para uma verificação mais detalhada
      Obrigado pela visita!

    164. trabalho com um caminhão vw 8150 motor mwm ano 2005 o mesmo esta aquecendo sendo que já foi substituido sensor de temperatura valvula termostatica e não adiantou alguem poderia me ajudar?

    165. Olá, Alaciones.
      Verifique o ventilador viscoso e a limpeza do radiador do motor.
      Obrigado pela visita!

    166. Boa tarde,
      Tenho uma ranger diesel 2.5 99. Começou a sair muita fumaça branca, levei em um mecânico que falou que poderia ser o Turbo. Levei em uma empresa especializada em turbo que me informou que o problema eram os anéis. Levei em outro mecânico que após abrir o motor constatou que não havia desgaste nas camisas, no virabrequim, anéis ou bronzinas que justificassem a fumaceira, porém como eu já havia comprado as peças (de 1ª linha por sinal) ele montou o motor, que continuou fumaçando. Voltei neste mecânico que afirmou que o problema pode ser do turbo jogando compressão no cárter. Como posso ter certeza que o problema é esse mesmo antes de ter mais uma despesa que pode ser desnecessária ? E a tal válvula de alívio, tem alguma culpa nessa história ?

    167. Olá, Janilson.
      Dificilmente um turbo pressuriza para o cárter. Antes de abrir o motor, o mecânico deveria ter realizado um teste de pressão de compressão e se constatado pressão dentro do especificado, não haveria necessidade de reparos internos. Antes de afirmar que o problema seja a turbina, deve-se realizar um teste de pressão na mesma, que é simples e qualquer autorizado da marca do seu turbo poderá realizar, junto com verificação de folgas no eixo. Outra recomendação é a verificação do ponto de injeção de combustível e o estado dos injetores quanto a eficiência de injeção.
      Obrigado pela visita!

    168. Bom amigos, estou com problema em um motor mwm S10 eletronico, ele esta com baixa aceleração não passa de 1.500 giros,e isso esta acontesendo com todos eu tenho 14, já fizemos a bomba de alta pressão, já trocamos todos os filtros e nada não consigo resolver esse problema, um fala uma coisa outro fala outra, ficaria agradecido se voces me dessem uma luz!

    169. Olá, Anderson.
      Esse tipo de falha ocorre porque a central eletrônica do motor está entrando em estado de emergência. Muitos são os fatores que levam a essa perda de potência através da redução da rotação do motor, Um check up deve ser realizado iniciando-se pela verificação de pressão na linha de baixa pressão de alimentação de combustível. Em muitos casos, a má qualidade do combustível, a falta de troca de filtros e limpeza do tanque de combustível, provoca avarias nos sistema de injeção que pode levar a um diagnóstico errado por parte do reparador.
      Obrigado pela visita!

    170. Tomé - Foz do Iguaçu

      Boa noite amigo…
      Eu estive olhando os comentarios referentes a instalaçao do turbo no motor MWM D229-6…
      Eu tenho um caminhao que esta equipado com cujo o motor ja esta em no fim de sua vida… e pretendo retifica-lo ja com as alteraçao pra instalaçao do turbo… porem queria saber sobre as alteraçoes de potencia ele hoje conta com 130cv… e eu queria saber com quantos cv ele estara apos ser turbinado e se for o caso se de ser interculado pra qual potencia….

    171. Clube do Diesel

      Olá, Tomé.
      Não aconselhamos nenhuma alteração nas características do motor, pois tais alterações podem resultar na diminuição da vida útil do motor, aumento do consumo de combustível e aumento no nível de poluição. Além disso, as peças de um motor aspirado não foram projetadas para suportar esforços mecânicos extras que sofreram com a colocação de um turbo, podendo levar a quebra de alguns componentes vitais do motor como a árvore de manivelas por exemplo.
      Obrigado pela visita!

    172. kleverson paranagua PR

      tenho um caminhao com motor mwm x10 dentro da cidade e uma beleza na estrada reta melhor ainda mais na subida esquenta ! ja tirei as vavulas termostatica limpei radiador troquei filtro d agua !o q faço ?

    173. Olá, Kleverson.
      Não se elimina o problema de super aquecimento tirando a válvula termostática do motor. No caso dos motores série 10, andar sem válvula termostática piora o condição, pois a água que deveria seguir para o radiador, volta ao motor através do by pass, justamente por não haver a válvula termostática.
      As provaveis causas de super aquecimento são; inoperancia do ventilador viscoso, entupimento das galerais do radiador, juntas de cabeçote queimada, estreitamento das galerias do bloco do motor por impureza e tampa do vaso de expansão danificada.
      Obrigado pela visita!

    174. olá, tenho uma s10 2000 2.8 e a alguns dias ao liga-la a luz de óleo e temperatura no painel não se apaga,o nivel de oleo e agua ta normal .É o meu primeiro carro a diesel,alguem pode me dar uma dica se é algo sério? Desde ja agradeço.

    175. Olá, Mauro.
      O ideal é levar o veículo á um posto de serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação, através de manômetro, da pressão no sistema de lubrificação e arrefecimento. Através de alguns testes, pode-se determinar se o problema é no motor ou se é no próprio painel do veículo.
      Obrigado pela visita!

    176. Bom dia, senhores!

      gostaria de algumas dicas:

      Tenho uma s10 motor 2.5 turbo diesel ano 99. apresenta problema de super aqucimento quando em alto giro. já levei no mecânico e não resolveu o problema. colocaram vetuinha direto e outra trocas. sendo que em menos de 3 meses havia feito o cabeçote.

      Agoram alegam:
      Bomba fora de ponto;
      cabeçote com altura irregular etc.

      Por favor me ajude.

      obrigado

      Washington

    177. Olá, Washington.
      Todas essas informações procedem. Vale a pena verificar o estado do brunimento dos cilindros também, pois esse tipo de motor, quando apresentam pouco brunimento nos cilindros, podem vir a superaquecer em regimes de rotações média para alta com carga no motor.
      Obrigado pela visita!

    178. Tomé - Foz do Iguaçu

      Amigo… obrigado por tirar a duvida anterior…

      Agora veno te pedir uma outra opniao sua…sobre uma possivel troca de motores…

      Tenho um amigo que retirou um motor MWM 6.10T (180CV) E eu tenho uma duvida sobre o funcionamento do mesmo… como eu ja te havia comentado meu caminhao possui um D229-6… E ele costuma trabalhar com muito giro entorno de 2000 a 3300 rpm. E queria saber se o X10 poderia trabalhar com o mesmos giros.

    179. Olá, Tomé.
      O fato do motor trabalhar com mais ou menos giros não significa aumentar ou diminuir potência ou consumir mais ou menos combustível. Há que se analisar o conjunto, motor e transmissão a ser utilizado. Podemos tem uma mesma configuração de motor com transmissão curta, isso irá fazer o motor trabalhar com mais giros. Do contrário, com uma transmissão mais longa, o motor trabalhará com menos giros.
      Obrigado pela visita!

    180. Tenho um troller 2012 com 20000 km reprogramado para 239 hp qual seria a pressão maxima ideal para a turbina, seria aconselhavel a substituição do interculer por um de maior volume?

    181. Olá, Kleber.
      A MWM INTERNATIONAL não recomenda qualquer alteração nas características do motor. Isso pode acarretar aumento do consumo de combustível, aumento do nível de poluentes, redução da vida útil do motor e até quebra de componentes mecânicos.
      Obrigado pela visita!

    182. Olá! Tenho uma ranger 2000, motor diesel 2.5, turbinada e intercoolada. O motor a bomba injetora e o intercooler não têm vazamentos, funcionam bem. Em janeiro/2012 fiz revisão completa na bomba injetora, mas não troquei os bicos por questão orçamentária. O bombista sugeriu trocar mas disse que daria para usar mais um tempo. Esse carro é muito fraco na saída (torque). Pergunto: os bicos podem estar causando o fraco desempenho na saída? o intercooler, se sujo, também impactaria o desempenho? ou motores 2.5 diesel da Ranger são assim mesmo. Na estrada esse carro anda até bem, a 120km/h, e na subida atinge cerca de 90km/h.
      Noutra situação orientada por vcs foi sugerido limpeza em radiador, ele interfere no desempenho do carro ou somente no sistema de arrefecimento?
      De já, agradeço as orientações do Clube.

    183. Olá, Dinarth.
      Esse motor atinge um torque máximo de 29Kgf/m a 1.600RPM, mas para isso o motor tem que estar em perfeitas condições ou seja, com a bomba e bicos funcionando em boas condições, a pressão de compressão do motor dentro dos padrões e combustível de boa qualidade. Importante também que a pressão do turbo esteja dentro do padrão do equipamento e que não haja fuga de pressão por mangueiras, furos no intercooler ou obstruções no sistema de alimentação de ar do motor.
      Obrigado pela visita!

    184. ola!tenho uma s10 99;ja faz algum tempo que ela demora para pegar na partida.ela é disel.ja limpei os bicos e nada,mexi no motor de arranque e nada.não sei mas oque fazer? cada um fala uma coisa,uns disem que é motor outros disem que não por favor me ajudem;

    185. Olá, Eliana.
      Pode ser falta de pressão de compressão, nesse caso, o melhor a fazer é levar o veículo a um serviço autorizado para realizar um teste de pressão de compressão.
      Obrigado pela visita!

    186. Bom dia,

      tenho uma Xterra 2007 com motor MWM 2.8 Eletronic, cedo ela só pega no tranco o motor de partida dela foi feito recentemente e testei a bateria. Alguem tem alguma ideia do que pode ser?

      Depois que pega a primeira vez volta a funcionar normalmente.

    187. Olá, Daiane.
      Pode ser falta de pressão de compressão, nesse caso, o melhor a fazer é levar o veículo a um serviço autorizado para realizar um teste de pressão de compressão.
      Há que ser realizado também um teste de injeção nos bicos e na bomba injetora a fim de detectar algum tipo de problema.
      Obrigado pela visita!

    188. comprei uma f 250 6cil 2001 mwm troquei os 6 bicos a bomba injetora, so que de manha ela demora para pegar tem que da umas 6 partidas, depois que ela pega fica nolmal o dia inteiro.queria alguma ajuda de vcs.

    189. Olá, Luiz.
      Esse problema pode ser causado por entrada de ar no sistema de injeção. Deve ser checada toda a linha de baixa pressão de combustível a fim de se detectar qualquer avaria na tubulação, tubo de sucção de combustível do tanque (pescador), arruelas de vedação dos parafusos banjo e conexão de entrada de combustível na bomba injetora.
      Obrigado pela visita!

    190. Muito Obrigada! Teve que trocar um bico e a bomba de alta pressão estava com problema.

    191. Olá, Daiane.
      Conte conosco sempre que for preciso!
      Obrigado pela visita!

    192. Boa noite!
      Tenho uma S10 Diesel ano 2000 2.8 intercooler ,à 11 anos com 117000 kms rodados e de uns tempos pra cá quando atinge a temperatura de trabalho, perde um pouco de potencia, ou seja locais em que fria sobe de 2ª marcha, depois que esquenta pede 1ª. O que pode ser?
      Grato

    193. Olá, Paulo.
      Pode estar ocorrendo um desajuste das folgas de válvulas, perda de injeção de combustível, perda de pressão de compressão.
      O ideal é encaminhar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para melhor averiguação.
      Obrigado pela visita!

    194. tenho um trator com 700 horas trabalhadas, marca new holland.tl 75 cv.ao ligar ele,saiu fumaça branca no respiro do motor MWM e tambem saiu fumaça na vareta de olhar o oleo.O pode ser?

    195. Olá, Geraldo.
      As causas pode ser variadas. Pode estar fora do ponto de injeção, pode ser a qualidade do óleo lubrificante, pode ser excesso de óleo lubrificante, pode estar passando combustível para o cárter, pode ser desgaste dos anéis e/ou cilindros. De qualquer maneira, o ideal é procurar um serviço autorizado para melhor avaliação do problema.
      Obrigado pela visita.

    196. TENHO TROLLER COM MOTOR NGD QUE O MANUAL INDICA O VOLUME DE 9 LITROS DE ÓLEO NO CARTER PARA SUBSTITUIÇÃO INCLUSIVE COM O FILTRO, SÓ QUE COM 8 LITROS E APÓS COLOCAR O MOTOR EM FUNCIONAMENTO, VERIFICA-SE QUE O VOLUME DE ÓLEO ESTA NO NIVEL.
      PERGUNTO – QUAL O NÍVEL REAL DESTE MOTOR, E O MOTIVO QUE O FABRICANTE MANDA ADICIONAR 1 LITRO A MAIS, SENDO QUE EXCESSO DE ÓLEO CAUSA VAZAMENTOS, ENTRE OUTROS PROBLEMAS.

    197. Olá, Kleber.
      O correto são 8 litros sem troca do filtro e 9 litros quando o motor está completamente desabastecido, ou seja, em caso de retífica do motor ou de desmontagem completa do mesmo.
      Essa diferença ocorre porque, com o motor completamente desmontado, as galerias por onde passa o óleo lubrificante estão vazias e quando, somente da troca de óleo, por mais que se escoe para o cárter, ainda permanece algum volume por essas galerias de óleo lubrificante no bloco do motor.
      Obrigado pela visita!

    198. Boa Tarde.
      No Troler NGD 3.0 são 8 litros sem troca
      do filtro e 9 litros com a troca…
      Nas trocas preventivas este restante de óleo
      ‘queimado’ parado nas galerias não pode ‘contaminar’ o óleo novo?
      Ou a a quantidade é irrisória?
      Obrigado

    199. Olá, Kurt.
      Na verdade, em toda troca de óleo deve-se trocar também o filtro. A quantidade de óleo que fica na galeria é menor que 1 litro quando se troca o filtro. Vale lembrar que o óleo lubrificante, deve ser escoado sempre quente e após 10 minutos do motor ser desligado.
      Obrigado pela visita!

    200. Olá, comprei uma troller de muita procedência motor 3.0 TDI com 27.000km com todas as revisões feitas na autorizada. O carro estava completamente perfeito.Ao levar em uma oficina especializada em 4×4 p/ colocação do snorkel o carro voltou com um assovio na turbina, barulho que não tinha antes. Um dos mecanicos me disse que esse assovio é normal, pois a colocação do snorkel mudou a entrada de ar do motor e por esse motivo a turbina passou a assoviar. Essa informação procede? Eu desconfio que trocaram a peça,mas sou leiga no assunto e ainda mulher. O que devo fazer? Obrigada!!!

    201. Olá, Aline.
      O assovio realmente pode ser normal, porém não muito alto. Se isso estiver ocorrendo é possível que o Snorkel esteja causando alguma restrição em algum ponto que deverá ser checado pois isso poderá acarretar perda de potência do motor.
      Obrigado pela visita!

    202. Olá João!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de alguns testes que possam diagnosticar o defeito.
      Obrigado pela visita.

    203. ia numa viajem a 120 e derepente o carro começou faltar força a turbina tinha asubio fraco começou asubiar alto e parei, o carro estava derramando oleo pela vareta o que sera? porfavor ocarro xterra 2004 motor mwm

    204. bom dia !!!
      tenho uma d20 motor maxiom aspirado, comprtei de uma garagem o cara falou que o motor era novo, apos 3 dias com ela ela passou a não querer pegar com o motor frio, levei para o bombista teve que fazera bomba nova inteira carcaça e tudo mais, mas agora ela esta pegando mas da varias voltas no motor cedo pra pegar, e tambem percebi que sai um pouquinho de fumaça branca pelo canal da vareta de oleo, detalhe apos feito o motor a camionete ficou 2 anos parada, oque pode ser!!??

    205. Olá João!
      Pelo tempo que o veículo ficou parado, pode ter ocorrido oxidação dos cilindros e/ou oxidação de válvulas e sedes. Isso acarreta em perda de pressão de compressão, dificultando a partida do motor, gerando fumaça branca quando o motor está frio e falta de performance.
      Obrigado pela visita.

    206. Boa tarde, tenho um troller motor mwm sprint(não é eletronico) e de uns tempo pra cá notei que em subidas ao pisar no acelerador para manter a velocidade, ele faz um barulho como se o motor estivesse girando mais, porem o contagiros mantem os 2500rpm, o carro não anda e sai muita fumaça preta, tenho que parar de acelerar e voltar a acelerar devagar para ele andar novamente, e com isso a temperatura do motor sobe e sinto aquele cheiro de metal quente, ja levei em dois lugares, um condenou a embreagem, outro disse qu deve ser a turbina, mas no geral o carro esta andando bem e consumo normal. Tem alguma dica do que verificar? Grato.

    207. Olá, Ronaldo.
      O ideal é levar o carro a um Serviço Autorizado, pois podem ser vários os motivos, inclusive disco de embreagem desgastado e com pouca tração, porém, somente um bom diagnóstico, realizado por profissionais treinados, poderá determinar a causa raiz.
      Obrigado pela visita!

    208. JOÃO MAURICIO RETEK

      sr perdão pela pergunta e tambem por ser uma f1000 muito antiga,78,mas é meu xodó,esta com um mwm 229 turbo,que sei que foi colocado a turbina,é um ótimo motor,tenho duas perguntas para o sr,qual a diferença entre um motor mwm 229 com a côr azul,e outro com a côr cinza,as pessoas dizem que o cinza é mais novo,existe verdade nisso? outra pergunta a velhinha tem somente 4 marchas,faz 10,5 km na estrada,andando a 100/110 é normal este consumo? peço desculpas por perguntar sobre um veiculo tão velho quanto eu rsrsrs abraço e fique com Deus

    209. Olá João!
      Os motores de cor azul eram os antecedentes do motor 229, os motores 226. Alguns motores 226 tiveram disponíveis um kit de motor 229, onde mudavam os cabeçotes e bicos. Os motores de cor cinza, são motores que ja nasceram da série 229. Os motores 229 possuiam aspiração natural e turbo, sendo que, uma série do motor, possuia bloco, árvore de manivelas, jet cooler e resfriador do óleo, do motor turbo, porém sem ser turbinado. Esses motores tinham a designação de 229 EC (Economic Combustion).
      A média que o Sr. está alcançando, 10,5 km/l, principalmente por ser um motor com um turbo adaptado, o que não é recomendado, é muito boa, visto que alguns motores mais modernos, podem não alcançar essa média.
      Obrigado pela visita.

    210. Boa noite, eu tenho um trator ford 8830 e andava-me a passar agua do radiador para o motor, hoje quando fui para o por a trabalhar, ele pegou mas logo de seguida fui ver o que era, e vi que tinha pistons cheios de água.

      Isto ja me tinha aconteçido uma vez, há um ano, mas tinha sido um bloco que tinha rachado, e puz um solda-blocos,e ficou a trabalhar ate hoje.

      Gostaria de saber se isto pode ser o bloco rachado outra vez ou a junta partida, ou outra coisa.

      Gostaria que me informasse o mais depressa possivel, porque eu ando com este trator a tirar madeira e nao pode estar muito tempo parado. :)

    211. Olá José!
      Podem ser as duas coisas, que devem ser investigadas. Também pode ser que as camisas do motor estejam comprometidas por cavitação ou trincas na parte superior (próximo à face do bloco), normalmente provocada por falta de aditivo no líquido de arrefecimento, tampa do radiador defeituosa e/ou aterramento do motor ao chassi do trator com resistência muito alta, por oxidação.
      Obrigado pela visita.

    212. tenho um vw 8150 e ele ta perdendo força e acende a luz da injeçao mum ajudem

    213. Olá Alcimar!
      É necessário que se faça o diagnóstico com equipamento adequado (scanner) para identificação da causa, senão teremos algumas centenas de possíveis hipóteses.
      Obrigado pela visita.

    214. tenho um caminhao vw 7100 ano 94 gostaria de turbinar ele, fico comedo achando que pode dar algum poblema mais na frente, gostaria de saber se vai dar poblema ou não, muito bom o seu site.

    215. Olá Ted!
      Se o sr. tiver a orientação de um profissional qualificado, é possível realizar a alteração. Modificar o rendimento volumétrico deste motor é oneroso porque será necessário substituir os pistões, cabeçotes, bomba injetora (que tem dispositivo para controle de emissões – lda), recalibração dos bicos injetores, adição do turboalimentador com suas tubulações, mudar o resfriador de óleo lubrificante, um novo conjunto do filtro de ar… e o mais importante: saber se sua transmissão suportará a nova potência que o motor irá gerar. Quanto ao “problema mais na frente”, repito o início da mensagem onde sugiro a supervisão do trabalho por um profissional qualificado.
      Obrigado pela visita.

    216. Óla tenho uma S10 mwm eu esta na pista a + ou – 160 km/h derrepente a temperatura começou a subir parei ante de chegar no vermelho, verifiquei q não tinha água no reservatorio , ao colocar água com o motor ligado verifiquei por baixo da camionete jorrava água e percebi óleo, ate então ñaolevei ela pro mecanico ela esta parada, o que-deve ter acontecido gostaria de saber +ou _

    217. Olá Nielson!
      Pela sua descrição do problema, aparentemente a junta entre o cabeçote e o bloco está comprometida.
      Obrigado pela visita.

    218. Ola eu tenho uma ranger 2.5 turbo interculado
      maxion ela esta fraca e saindo oleo pela entrada
      da turbina , poderia me ajudar ?Foi feito cabeçote e aproveitei e mandei fazer troca de aneis ,isto faz um ano.E´ normal consumir oleo?

    219. Olá Cleibe!
      Se a troca de anéis foi realizada e existe folga excessiva entre pistão e camisa, é possível que a folga entre pontas dos anéis, seja maior que a especificada, podendo aumentar o consumo de óleo. Quanto ao óleo encontrado no turbo, pode ser ocasionado exatamente pelo relatado.
      Obrigado pela visita.

    220. Óla to com um motor mwm d229 antes ele era maçarico fiz ele td agora ele e turbinado, mas fui funcuionar ele pela primeira hoje ele jogou muito oleo pelo suspiro oq pode ser???

    221. Olá Wendel!
      Entre outras possibilidades, a inversão na posição de montagem de anéis e fuga de compressão para o cárter, pode aumentar a quantidade de vapores de óleo pelo respiro que, quando condensado, aumenta a quantidade de óleo expelida.
      Obrigado pela visita.

    222. olá, trabalho com um caminhao vw 7110 mwm as vezes quando pesado nas subidas ele esquenta chega a disparar o alarme sonoro,todos os comonentes estao normal,subir com a rotaçao em 2000.rpm /rotaçao por minuto/ pode, pois tenho medo de aliviar e perder rotaçao devido o peso…obrigado

    223. Olá!
      Precisamos saber primeiramente se o caminhão está transportando o pelo ideal para essa aplicação…Se o peso transportado não for excedente, será necessário verificar a válvula termostática para saber se está abrindo no tempo e temperatura corretas, se está utilizando aditivo no sistema de arrefecimento e se a embreagem viscosa do ventilador está funcionando corretamente.
      Obrigado pela visita!

    224. Ola, amigos do clube, bom dia a todos, gostaria que me desse algumas orientações por vcs terem mas experiencias do que eu em motores diesel, tenho s10 2001 turbo diesel, e estava viajando de repente fui fazer uma ultrapassagem e quando abri para fazer o carro caiu significativamente o rendimento e nem deu para fazer e continuou sem potencia, o que está acontecendo????????

    225. Olá Marcio!
      Pode ter havido um problema no turboalimentador ou simplesmente a soltura da mangueira do intercooler. Vale a pena também, verificar o estado do intercooler, quanto a furos, trincas e vazamentos.
      Obrigado pela visita.

    226. Boa Tarde, gostei muito da materia e ate me ajudou num problema semalhante que passei. A empresa que trabalho possui um VW 8-150 Delivery Plus e o mesmo ficou acionado por aproximadamente 3 horas em marcha lenta. A turbina quebrou. O dano pode ter sido causado pela baixa pressão do óleo e com isso a falta de lubrificação?
      Desde já agradeço a atenção.

    227. Olá Paulo!
      Não que o problema pode ter sido causado por baixa pressão de lubrificação na turbina, mas sim por excesso de tempo em marcha lenta, o que ocasiona desgaste prematuro das buchas do eixo do turbo.
      Obrigado pela visita.

    228. ola boa tarde tenho um caminhao volks 790 com motor mwm229/4. quero colocar uma turbina nele. gostaria de saber se tenho que reforcar o motor trocar kit, ou eu posso turbinar ele sem mexer em nada.

    229. Olá Orivaldo!
      Não recomendamos nenhum tipo de alteração no motor, pois esse foi desenvolvido respeitando padrões de aplicação e trabalho de determinado veículo. A alteração das características originais do motor, diminui sua vida útil e pode acarretar em outros problemas como produção de fumaça, superaquecimento e consumo elevado de combustível.
      Obrigado pela visita.

    230. Ricardo Andre Wulck

      Olá tenho um caminhaõ 7-110s ano 90-91 VWcom motor MWM 229 turbinado, gostaria de saber quantos litros de oleo de carter vai no motor.
      Grato

    231. Olá Ricardo!
      A capacidade do cárter, com filtro é de, mínimo 5 litros e máximo 9 litros.
      Obrigado pela visita.

    232. Ola, tenho uma f4000 89 motor 229, troquei os bicos e as camisas, pistao, aneis, esas pecas vem num kit, tambem foram trocadas todas as juntas do motor e escapamentos e admissao. O caminhao ficou um pouco mais rápido e nao fumaceia, so que quando acelero fica assobiando como se fosse turbinado. O que poderia ser?

    233. Olá João!
      Pode ter alguma mangueira entre o filtro de ar e o coletor de admissão furada ou mal encaixada, mas o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação do ruído.
      Obrigado pela visita.

    234. cristiano vinicius de sousa carvalho

      caros amigos, tenho uma L 200 triton ano 2009, estava em uma velocidade aproximadamente de 100 km, simplesmente ela ascendeu a luz da injeçao e apagou, dai ela nao pegou mais, esperei ela esfriar e dei novamente na partida, percebi que ela estava fumaçando muito, fumaça branca, fazendo um barulho estranho no motor e saindo oleo de motor pela descarga, o que podera ser, aguardo resposta ok, cristiano.

    235. Olá Cristiano!
      Pode ser problema de turbo, porém somente um serviço autorizado poderá definir a causa raiz do problema, realizando alguns testes.
      Obrigado pela visita.

    236. ola tenho uma s1o 2002 2.8 turbo intercoole motor mwm sprinter e a dois anos ela fumaça muito quando piso forte o sistema de respiraçao do motor fica melado de oleo desde a saida do turbo ate o intercoole e ninguem sabe responder mandam trocar os filtros eu troco e nada e as vezes ela perde força eu tenho que encher o motor acelerando bem forte para ela subir uma ladeira por exemplo o que faço ,por favor me ajudem .obrigado.

    237. Olá Cesar!
      Aparentemente, o filtro de ar está saturado ou é de qualidade inferior ao original. Veja também a válvula de controle da pressão (PCV) que liga a mangueira de respiro dos gases à entrada de ar no turbo.
      Obrigado pela visita.

    238. Olá, tenho um caminhão VW7100 ano 95 e ele não é turbinado, e alguns desse modelo sairam com turbina de fábrica, gostaria de saber qual o procedimento devo usar para turbinar meu caminhão, se é recomendado e seguro. Obrigado.

    239. Olá Bruno!
      Seguro, é. Desde que feito em um Serviço Autorizado ou numa Retífica credenciada. Porém, o custo é alto porque implica em troca de cabeçotes, bomba injetora, radiador de óleo, etc.
      Além disso, deve-se avaliar se a troca da caixa de mudanças também é viável porque o torque do motor será bem maior, podendo danificá-la em curto prazo.
      Obrigado pela visita.

    240. jocimar medina martins

      boa noite, gostaria de saber qual o problema com os motores 2.5 turbo diesel, qual seria o mistério que muita gente fala que esses motores não são bons, quebram facilmente,tenho interesse em comprar uma S10 2.5 turbo diesel mas falam muito mal desse tipo de motor,obrigado.

    241. Olá Jocimar!
      Todo motor, por melhor que seja, sem uma boa manutenção preventiva, pode se tornar um motor problemático.
      Com os motores Maxion 2.5 não são diferentes, têm que seguir as recomendações contidas no manual do proprietário para que não tenham problema, porém é necessário saber a que tipo de problema as pessoas se referem e reclamam para saber ser realmente procede as reclamações.
      Obrigado pela visita.

    242. gostaria de saber como que testa o compressor do motor do mwm 7.110 turbo:motivo é porque esta mandando agua para o reservatoria e estou desconfiado do compressor. oque que pode ser????????

    243. Olá Jorge!
      Os testes em compressores de ar, somente poderão ser realizados por serviço autorizado da marca do compressor, qual estão equipados com ferramentas e dispositivos especiais, especifico para esses testes.
      Obrigado pela visita.

    244. Boa /tarde, olha gostaria de saber se este aditivo que esta muito divulgado o /carbono puro se realmente ele ajuda na vida util do motor,outra coisa comprei um Ranger 2001 4×4, e tem hora que ao desligar a chave de igniçao ela nao apaga na hora,nao eh toda vez que acontece mais de vez enquanto acontece e ai se pisa no freio,ou qq interferencia eletrica ela apaga.
      Este motor (Maxion 2,5)eh muito problematico???

    245. Olá Jondair!
      O recomendado é sempre utilizar o aditivo indicado no manual do proprietário do veículo. Quanto ao problema de não desligar o motor, pode ser algum problema no solenoide de parada que fica na bomba injetora.
      Obrigado pela visita.

    246. Francisco Williamy

      Tem vw 7-110 mwm x10 ano 2004 esta saindo óleo lubrificante pelo furo do ladrao ou da vigia da bomba d’água o que será que esta acontecendo

    247. Francisco Williamy

      Ele não esta subindo temperatura não perdeu força e nada a mais anormal!!!!

    248. Olá Francisco!
      Deve ser observado se há presença de óleo lubrificante no vaso de expansão do sistema de arrefecimento. Se existir, o problema pode estar sendo causado pelo intercambiador de óleo. Deve ser checado também se o anel de vedação interno da bomba de d’água, está integro, o que pode possibilitar a passagem de óleo da carcaça de engrenagens para a galeria de água próximo a bomba d’água.
      Obrigado pela visita.

    249. Bem tenho um volvo vm 240 2005 motor mwm serie 10 o problema e que ele esta esquentando do nada tipo num subida de quinta marcha a temperatura sobe carregado ela sobe tb ja fiz de tudo
      bomba d’agua
      radiador
      embreagem viscosa
      valvula term.
      acertei o ponto
      reservatorio novo
      tampa reservatorio nova
      bomba injetora revisada
      tudo que possam imaginar agora so falta conferir turbina e cabeçote mas no caso nao baixa agua e nem mistura com oleo aguam luz ????

    250. Olá Claizer!
      Se esse motor já sofreu algum tipo de reparo é necessário saber se retificaram bloco e cabeçote. Essas são práticas não recomendadas pela fábrica pois aumenta a projeção do pistão e, algumas retíficas, cortam a cabeça do pistão, aumentando assim a taxa de compressão. Com o aumento da taxa de compressão o motor passa a aquecer mais que o normal e o sistema de arrefecimento não consegue suprir a necessidade de resfriamento extra. Outro item a ser verificado é o radiador. Se esse foi “varetado”, precisa saber se não foi obstruído alguma galeira, prática de muitos reparadores de radiador quando furam as galerias.
      Obrigado pela visita.

    251. Tenho uma s10 colina 2009 ao enfrentar um ladeira ela surge com um tal de tec tec tec , algo que encomoda , , tipo quando vc forca pra sobir a rampa tem algum reparo específico pra esse barulho. .

    252. Olá Junior!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para investigação do problema, pois ruídos podem ser subjetivos e ter várias causas raízes.
      Obrigado pela visita.

    253. ola, gostaria de saber o seguinte: comprei uma F 4000 92/93 já esta com 400 mil km, mas não baixa óleo e esta andando bem, se eu turbinar ela vou danificar o motor? diminuir a vida útil do mesmo? ficarei grato se responder o mais rápido possível, obrigado.

    254. Olá Thiago!
      Não recomendamos alterar as características originais do motor, pois isso acarreta em diminuição da vida útil do motor, aumenta o consumo de combustível e o nível de poluente.
      Obrigado pela visita.

    255. Boa tarde!

      Adquiri uma Ford Ranger turbo diesel 2.5l, motor Maxion, ano 2000, com aproximadamente 91.000km. Ao levar no mecânico para realizar uma revisão, foi constatado um defeito na bomba do diesel. Após o conserto da bomba, a ranger reinava para pegar, e foi constatado que a compressão do motor estava aproximadamente de 11 a 13 no máximo, enquanto que o padrão é 20. O que pode ocasionar esta baixa compressão?
      Agradeço pela atenção.

    256. Olá Astor!
      Se o teste de pressão de compressão foi realizado com motor quente, esses valores estão realmente baixos. Um dos fatores que acarretam a baixa pressão de compressão é a regulagem de válvulas muito “estranguladas”, perda de acentamento das válvulas em suas sedes, desgaste de anéis e/ou quebra dos mesmos e desgaste dos cilindros.
      Obrigado pela visita.

    257. Ola, amigo… tenho uma Blazer a diesel ano 2000 e percebi que ela esta vazando um pouco de oleo, nao muito, mas o suficiente para sujar a garagem um pouco. Apesar desse vazamento o nivel do oleo continua normal, e a temperatura tambem, rodo tranquilo sem problemas aparentes. No momento estou meio apertado de dinheiro para levar o carro ate uma assistencia, entao tenho colocado papel toalha entre o bloco do motor e o eixo (por onde escorre o oleo) para nao sujar tanto a garagem. O que poderia ser isso? Algo no retentor?

    258. Olá Tiago!
      É difícil saber a causa raiz do problema sem ver por onde vaza o óleo, mas pode sim ser retentor de volante ou retentor de polia. Para ter certeza, não há outra maneira a não ser levar o veículo a um serviço autorizado para um profissional capacitado fazer um diagnóstico no motor.
      Obrigado pela visita.

    259. o motor maxion 2.5 da s10 quando acelera ele perde a força e enfumaça,será que a turbina travou e passou oleo pra dendo dela?agradeço desde ja….!

    260. Olá Nilo!
      Para saber se realmente o problema está no turbo o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para testes nesse componente.
      Obrigado pela visita.

    261. Olá
      Gostaria de saber como evitar o superaquecimento do óleo devido a pressão da turbina

    262. Olá Victor!
      Para evitar o superaquecimento do óleo devido o turboalimentador, instale um radiador específico para este fim.
      Obrigado pela visita.

    263. Boa tarde! Desde que comprei meu primeiro carro diesel eu venho acompanhado alguns assuntos para aprender como conservar, e percebo que aqui temos respostas bem técnicas e profissionais que já me ajudaram; Porém agora estou com um problema que não sei como resolver, ha tempos percebi que escorreu óleo lubrificante pela mangueira da turbina ligada no filtro de ar, levei para oficina de turbinas e me disseram que era o motor fundindo, levei na retifica depois de tempos e me orientaram a desligar a mangueira do suspiro ligada no filtro de ar que resolveria o problema de aspiração de óleo lubrificante do motor. Mas este final de semana percebi que continua baixando óleo do motor. O que pode estar acontecendo?? não sai fumaça no escape de qualquer cor exagerada preta ou branca, sempre uma fumaça clara. Quando sai mais escura é quando aperto ela na estrada! Ranger 3.0 power strok 2007. obrigado

    264. Olá Eduardo!
      Para afirmar qualquer problema, deve-se realizar um diagnóstico no motor. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado, onde, através de um check up realizado por profissionais treinados na fábrica e a utilização de equipamentos corretos, podem chegar a uma causa raiz. Um dos procedimentos mais básicos é a verificação da pressão de compressão do motor que poderá dizer se existe problema com o motor ou não.
      Obrigado pela visita.

    265. olá!comprei um trator massey ferguson 65x e quando liga voa oleo pela vareta do motor!!! gostaria de saber se é normal!! desde ja agrdeço!!!!

    266. Olá Leonardo!
      Não, isso não é normal. Verifique se existe obstrução no respiro do motor, nível de óleo ou vedação da haste de nível danificada.
      Obrigado pela visita.

    267. eu tenho uma nissan xterra 2.8 2004 ela esta com um poblema de nao liga oque pode ser isso

    268. Olá Renato!
      Não é possível saber o defeito de um veículo sem poder olhá-lo ou realizar um diagnóstico. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes no seu sistema de injeção de combustível.
      Obrigado pela visita.

    269. bom dia amigos estou com um problemão no meu caminhão que é um ford motor mwm 229 aspirado ano 96, pois bem ele está falhando e perdendo força na baixa como se fosse um carro a gasolina com uma vela queimando ruim, e quando acelero aumenta a rotação mas perde força , já fiz as seguintes retificações como : calibrei os bicos , bomba , troquei sede de valvulas, guia de valvulas, e aind o problema persiste. preciso da ajuda de todos para resolver este problema .

    270. Olá Lenilton!
      Isso parece ser um baita problemão, já que você diz que fez todas essas reparações. Recomendo que seja verificado TODO o sistema de alimentação de combustível desde o tanque. Pode ser que haja uma pequena entrada de ar na tubulação ou nas vedações,o que já é suficiente para prejudicar o rendimento do motor.
      Não se esqueça de verificar também o sistema de alimentação de ar para o motor e o sistema de escape, que pode estar com alguma obstrução.
      Obrigado pela visita.

    271. ola amigo,tenho um caminhao vw 8150 delivery queria saber pq ele castanha muito levei numa cocessionraria trocou os reparos dos bicos ijetores mas nao resolveu

    272. Olá Emerson!
      Se esse sintoma for somente com o motor frio, é normal e característico do sistema de injeção, que injeta mais combustível e adianta o ponto de injeção.
      Se depois de quente o motor permanece com o mesmo sintoma, deve-se fazer um check no sistema de injeção eletrônica com um Scanner e acompanhar os parâmetros do motor para saber de onde parte a falha.
      Obrigado pela visita.

    273. Olá amigos comprei a menos de um ano minha 1ª caminhonete a Diesel (Ford Ranger 3.0 Power stroker Turbo).Acreditem 2006/2007 com apenas 9.000 Km rodados. O problema é que talvez pelo fato de não ter rodado muito, começou a apresentar um problema de corte de combustível até mesmo andando, acendia a luz da injeção e ocorria o corte do combustível, ligava a luz do painel (sistema cod) e o carro parava, levei três vezes na autorizado que não sabia me dizer e solucionar o problema, então levei em uma outra autorizada da rede ford, e me disseram que o problema era a bomba de combustível e que eu deveria comprar uma nova, feito isso o carro voltou outro, não tive mais nenhum problema, porèm passados seis meses, observei que o carro esta perdendo força e novamente acende a luz da injeção eletrônica e corta o sistema de combustível, o cod aciona e o carro não pega, sinto também que a bomba de combustível não dispara, e quando isso ocorre é certeza que o carro não vai pegar. aguardo alguns minutos, tentativas frustradas e quando sinto que a bomba armou, dou na chave e o carro pega. Pode novamente ser a bomba de combustivel? Pode ser a parte de injeção? Pode ser o tipo de combustivel (só uso s10). ou o que mais pode ser. Farei a troca de óleo e demais fluídos 5ª feira (09/01/14), quero leva-la novamente na autorizada para reclamar dos mesmos problemas que informei e que me disseram que era a bomba de combustivel. Tô realmente muito triste, é um exelente carro , tá super novo,, km baixa, mais não me dá segurança devido a esse problema. o que fazer?
      Adeilson Alves dos Santos. ciaxapreta@brturbo.com.br

    274. Olá Adeilson!
      Os bicos e bomba de alta pressão dos sistemas de injeção eletrônica, são bastante sensíveis a impureza e presença de água. Outro fator que pode ocasionar problemas nos sistemas de injeção eletrônica diesel, é a contaminação por bactéria, se acaso o veículo for abastecido com biodiesel, S50 ou S10, e ficar muito tempo parado, principalmente em regiões de muita umidade.
      Verifique se existe presença de água no tanque do seu veículo, pois isso pode estar ocasionado os problemas com a bomba.
      Sobre a dificuldade de partida, verifique o sincronismo do motor, que deve estar perfeito.
      Obrigado pela visita.

    275. nos anos 80 tive caminhão ford com motor perkins vivia dando problemas de entrada de ar nos bicos vivia parando nos acostamentos para sangrar os bicos hoje pretendo comprar uma caminhonete s10 cd para passear com a familia qual a diferença daqueles motores com bomba injetora para os atuais com injeção eletrônica já faz muitos anos que não tenho caminhão nem carros a diesel desde já agradeço

    276. Olá João!
      Há muitas diferenças. Somente neste espaço não dá pra fazer um comparativo completo mas, com certeza, há diferenças significativas entre si.
      O gerenciamento da injeção é feita através de uma unidade de controle eletrônico (UCE) com vários sensores no motor e não há mais bombas injetoras, e sim bombas de alta pressão. Os injetores agora se abrem através de pulsos elétricos. Os mais populares utilizam um sistema de injeção conhecido por common rail. Para conhecer um pouco sobre ele, veja um artigo em http://pt.wikipedia.org/wiki/Common-rail. É um artigo técnico, mas de fácil compreensão por todos leitores. Com certeza, vai ajudá-lo a conhecer as novas tecnologias empregadas nos motores diesel atuais.
      Obrigado pela visita.

    277. Olá amigos do clube do diesel, comprei um vw 8-140 mwm serie 10, e quando o rpm chega a 2 mil vaza muito óleo pelo suspiro, mais é muito óleo mesmo, levei no mecânico troquei os anéis fiz a retifica ou seja motor zero. e o problema continua. quero saber se pode ser a turbina jogando muita pressão? pois antes de fazer manutenção na turbina não estava com o problema. a turbina está na garantia. desde já agradeço e parabenizo por tirar as duvidas de todos.

    278. Olá Fran!
      Sua suspeita tem fundamento. É possível que haja vazamento de gases de escape da turbina para o mancal central, onde o óleo lubrifica o eixo. Esse fenômeno é bem perceptível quando o freio-motor é acionado. Entenda: o retorno de óleo do turboalimentador entra diretamente no bloco e, se estiver misturado com gás de escape vai aumentar a pressão no interior do motor, o que pode arrastar o óleo no carter para fora pelo tubo de respiro.
      Obrigado pela visita.

    279. Tenho uma s10 2.8 2001 que esta apresentando um barulho (batida) no motor principalmente quando o motor esta frio com ele quente diminui a batida, ja mandei abrir todo o motor e conferi pistão camisa cabeçote valvula tudo, tudo esta dendro do especificado segundo a retificadora, tambem mandei testar a bomba e bico e nada foi encontrado de errado. Montamos o motor novamente e a batida continua alguem pode me ajudar, me dar uma linha?

    280. Olá Volnei!
      Veja novamente a sua bomba injetora quanto ao avanço automático de injeção. Algumas são realmente ruidosas ao ponto de parecer batidas no motor.
      Obrigado pela visita.

    281. bom dia gostaria de saber como detectar um problema que aconteceu com meu caminhão,viajando ontem quando derrepente começou a fazer um barulho forte no motor uns tec tec,parei o caminhão,olhei o nivel do olho e pra minha surpresa não tinha nem uma gota,coloquei 6 litros e funcionei de novo mas o barulho continuou,mesmo assim andei uns 100 kilometros até guegar em casa,as vezes parava o barulho,fiquei na duvida,o que fazer
      .

    282. Olá Marcio!
      Pela sua descrição do problema, aparentemente houve danos irreversíveis ao motor, necessitando intervenção do mecânico e muito provavelmente até retífica de algum componente.
      Obrigado pela visita.

    283. Olá amigos recentemente tomei conhecimento deste site. O fato é que possuo uma s10 há 4 anos, fiz motor, troquei na época casquilhos, fiz retifica do cabeçote, uma gama de coisas, anéis, pistão, turbina, mas agora ela está fumaçando quando liga o ar condicionado na lenta. Engraçado que sem o ar ela não fumaça! Segundo um mecânico que consultei, disse-me que estava vazando compressão no motor, que não era o suspiro entopido e nem bomba injetora mas, motor. Te pergunto, viajo nela sem fumaça alguma, apenas aparece se ligo o motor e o ar na lenta, não pode ser outra coisa?

    284. Olá Francisco!
      Normalmente, a rotação de marcha lenta aumenta um pouco para compensar o esforço de girar o compressor de ar-condicionado e evitar a fumaça mencionada. Se isso não estiver ocorrendo, consulte um serviço autorizado em injeção diesel e relate o fato. O pessoal saberá o que fazer.
      Obrigado pela visita.

    285. ola clube do disel comprei uma ranger 2001 motor pawer estrok 2.8 tubo disel sou marinheiro de primeira viagem quais sao os cuidados nessesarios pra q eu tenha este carro por um bom tempo em minha mao cem problemas. essa semana deixei acabar o disel e ela deu entrada d ar so q eu nao sabia e entao eu empurrei ela pra ela funcionar quais sao os problemas q ela apresenta c der tranco ela sai do ponto como os carros a gasolina ou ela por ser disel e mais resistente. a outra coisa ela esta marcando o combustivel sempre acima de 1 quarto por isso q acabou o disel e eu nao percebi o q devo faser para esse marcador voltar a funcionar sertinho ,e gostaria de saber quanto realmente uma camionet a disel igual essa minha faz por litro quando a mesma c encontra com manutencao em dias porq eu acho q essa minha esta consumindo um pouco . muito obrigado por vcs existirem prescisamos no brasil profisionais igual a vcs . abrcs.

    286. Olá Giovanni!
      A manutenção periódica e preventiva é a melhor indicação de cuidado para quem quer ter um veículo em que pode confiar, quando precisar. Se você possui o Manual do Proprietário do veículo, siga os prazos de manutenção indicados para troca dos óleos, filtros e outros fluidos, além das revisões previstas.
      Quanto ao nível de combustível indicado irregularmente, pode ser que a bóia no interior do tanque esteja defeituosa e tenha que ser substituída. Pode ser que seja necessário solicitar a um eletricista veicular uma verificação no painel, para saber se o defeito não está no instrumento.
      Quanto ao consumo, não informamos valores para não criar um ambiente de incerteza entre nossos leitores, porque cada um conduz seu veículo sob condições diferentes e os números não ‘batem’. Porém, as revistas especializadas em veículos são publicações que tem boa aceitação por parte dos leitores e são utilizadas como parâmetro para este fim.
      Obrigado pela visita.

    287. Boa noite!

      Tive uma S10 2006 2.8 diesel turbo intercooler 4×4 e tinha um assovio da turbina muito legal, agora tenho uma s10 2011 2.8 diesel e o som da turbina quase não se houve, e eu curto o som que a turbina faz, além da potência adicional ao motor é claro.
      Como ter o som anterior? A S10 2011 (última do modelo antigo) não tem intercooler? Como constato no motor a presença ou não do equipamento sem ter de levar em mecânico?
      obrigado,

      Paulo.

    288. Olá Paulo!
      O intercooler é um equipamento grande, bastante parecido com o radiador de água e que ocupa um espaço razoável entre o motor e a grade dianteira. Ele está entre o turboalimentador e o motor, ligado por tubulações; basta seguí-las para identificá-lo. Quanto ao ruído, acreditamos que sua redução faz parte de uma pacote de melhorias para o usuário final e seus acompanhantes, portanto não indicamos nenhuma maneira de aumentá-lo.
      Obrigado pela visita.

    289. Olá, estou com um problema, tenho um caminhão agrale 94/94 com motor mwm 229 turbinado, quando ligo ele, pricipalmente quando o motor esta frio, ele falha, o motor treme muito e faz bastante fumaça escura azulada por um tempo, se der uma aceleradas ele “limpa” e funciona certinho, oque pode ser? desde já obrigado pela ajuda!

    290. Olá Rodrigo!
      O ideal é levar o veículo um serviço autorizado, onde profissionais capacitados e com equipamentos adequados, além de treinamento na fábrica, poderá te auxiliar.
      Obrigado pela visita.

    291. TENHO UM 229 4 TURBO, ACONTECEU QUE ACABOU O DIESEL. SANGREI PEGOU NO DIA SEGUINTE FUI CARREGADO COM UNS 600KG, ANDANDO A 120KM CAIU A PRESSÃO PRA ZERO E COMEÇOU A SAIR UM FUMACEIRO BRANCO PRINCIPALMENTE QUANDO PISO FORTE POIS PERDEU FORÇA. FIZ O TESTE SOLTEI O BICO DO SEGUNDO CILINDRO E NÃO MORREU MAIS TEM PRESSÃO NELE, CONSULTEI UM MECANICO VIA CEL ELE ME DISSE QUE É CABEÇOTE, ISTO PROCEDE. DESDE JÁ OBRIGADO LI MUITOS DEPOIMENTOS É BASTANTE ÚTIL

    292. Clube do Diesel

      Olá Herley!
      É difícil diagnosticar sem estar vendo o motor, porém o fato de não cair a rotação do motor quando se solta o injetor, indica que não há injeção de combustível naquele cilindro, pois a pressão encontrada vem da bomba injetora e não do bico injetor. Pode estar ocorrendo também, excesso de combustível em algum cilindro, óleo lubrificante passando pelo eixo do turbo, baixa pressão na bomba injetora entras outras possibilidades.
      Obrigado pela visita.

    293. Ronni Reurisson

      Bom dia.
      Tenho uma S10 blazer motor MWM 2.8. a bomba injetora tem um parafuso que dever ser para regula a quantidade de queima de combustível. esse parafuso tinha um trava de segurança determinado pela fabricadora.Mais eu fui curioso e desregulei ele agora ta falhando na lenta e fumaçando branco. mais quando esta em movimento não fumaça branca. sai pouca preta fumaça..vocês poderia ta me adiantando o que seria essa fumaça que só acontece quando o carro esta na lenta.

    294. Clube do Diesel

      Olá Ronni!
      Esse parafuso, pelas características passadas, deve ser o parafuso do débito, que regula a quantidade de combustível a ser injetado. Não há como regular de forma perfeita o combustível a ser injetado se não for através de uma bancada de testes e regulagem, dessa forma, aconselho a procurar uma oficina autorizada para regulagem da bomba de uma forma precisa, pois a fumaça gerada, significa que a bomba perdeu sua configuração.
      Obrigado pela visita.

    295. gostaria de saber se quando ela gira a seco deixa so aquela marca preta no eixo e nos macais da turbina, e isso leva a obrigatoriamente a deixar folgas ou ñ? se ela ñ deixar folga qual outro problema ela pode apresentar?

    296. Olá!
      Quando o eixo do turbo trabalha sem lubrificação, desgastas a bucha do eixo, desbalanceando o conjunto de rotores e eixo, provocando um assovio. Esse ruído, que para alguns, erroneamente, representa um turbo com boa ação, na verdade indica fuga de ar por cima do rotor da carcaça compressora, diminuindo a eficiência do turbo.
      Obrigado pela visita.

    297. Tenho uma S10 2006 com motor 2.8 turbo diesel MWM, ontem ela começou a apresentar um problema após funcionar por algum tempo.
      quando anda pouco fica tudo normal, mas a medida que ando a luz de injeção acende e cai a potência do motor( característico de estar funcionando com cilindro a menos).
      eu desligo e após alguns minutos volta ao normal.

    298. Olá Carlos!
      É necessário fazer um diagnóstico com rastreador (scanner) para identificar a falha. Sem o código gerado pelo equipamento, e que possibilita analisar a falha, pode-se errar muito na tentativa de resolver o problema.
      Obrigado pela visita.

    299. oi boa tarde tenho uma s10 com motor mwm e ele tinha um pequeno vazamento, troquei o oleo e o mecanico colocou oleo em excesso e agora o vazamento aumentou e por causa do excesso de oleo tem algo a ver com o excesso??????????

    300. Olá Ribamar!
      Seguramente, tem a ver com o excesso.
      Obrigado pela visita.

    301. Oslei luis da silva

      ola boa noite pessoal do clube do diesel o motor do meu caminhão é mwm x10 8.150 turbinado e interculado se tirar turbina e o inter cooler ele funcionara normalmente aguardo resposta desde ja agradeço

    302. Olá Oslei!
      Não. Todo o conjunto de injeção é específico para motor turboalimentado, além dos pistões. Se  funcionar o motor sem intercooler, turbocompressor e com a bomba injetora original, o motor produzirá fumaça preta em excesso, além de outros defeitos indesejáveis.
      Obrigado pela visita.

    303. Olá tenho um trator motor 229 mwm …trabalho na agricultura e de uma hora pra outra ele começou a perder potência…perdeu a aceleração… Troquei o filtro do diesel mas não mudou nada..gostaria de saber se vc sabe o que pode estar acontecendo se o problema pode ser diesel ou outra coisa… Fico no aguado.. Td de bom!

    304. Olá Monica!
      Verifique o parafuso de entrada de óleo diesel na bomba injetora, aquele que vem do tanque. Ele é um filtro primário (no interior do parafuso há uma peneirinha que deve ser limpa) .
      Obrigado pela visita.

    305. Procurando achar na internet um diagnóstico para a perca de potência do vw 15180 2003 com motor mwm turbinado interculado achei esse site. Gostaria de saber se vazamento no intercooler faz o caminhão perder potência. E qual o sintoma de vazamento de intercooler? Desde já agradeço.

    306. Olá Murilo!
      Sim, qualquer vazamento no intercooler acarreta em perda de potência, pois parte do ar comprimido pelo turbo, se perde por esse vazamento.
      Geralmente quando o intercooler está furado, trincado ou qualquer outro tipo de perda de pressão, se escuta um ruído alto acompanhado de um assovio.
      Obrigado pela visita.

    307. ola tenho um serie 10 ,fiz bomba e bicos novos o motor trabalha um pouco e tranca um bico

    308. Olá Marcio!
      Problemas com bico injetor estão comumente relacionados a utilização de Diesel de má qualidade, filtros de combustível obstruídos ou retorno de combustível obstruído.
      Obrigado pela visita.

    Deixar uma resposta