• Dica de hoje: óleo lubrificante nos motores diesel

    Publicado em 1 de Junho de 2007 Clube do Diesel 212 comentários

    Os motores de ciclo diesel, o óleo tlubrificante tem uma utilidade muito ampla. Um bom exemplo de uso do lubrificante é proteger as superfícies metálicas contra corrosão, refrigerar, vedar e reduzir o nível de ruído. De um modo geral o óleo lubrificante dos motores é constituído por uma base mineral ou sintética, com adição de vários outros agentes. Um bom óleo conta com:
    - antioxidantes ― que agem quimicamente com o oxigênio, evitando a oxidação dos metais.
    - detergentes ― reduzem a formação de placas e depósitos.
    - dispersantes ― impedem a aglomeração de borras.
    - anticorrosivos ― reduzem o desenvolvimento de substâncias ácidas
    - antiespumantes ― agem na espessura das bolhas de espuma, eliminando-as.
    - melhoradores de viscosidade ― proporcionam ao óleo uma menor sensibilidade às mudanças de temperatura.
    - antidesgastante ― formam uma camada protetora nas superfícies metálicas.

    Depois dessa rápida aula de química, se você quer manter o motor de seu veículo em dia, preste atenção nestas regrinhas simples abaixo:

    1) O prolongamento da vida útil do motor está diretamente vinculado à qualidade do óleo lubrificante utilizado, à prevenção contra a entrada de contaminantes externos ― água, combustível e poeira ―, e à troca periódica do filtro de óleo.
    2) Para saber qual o melhor óleo para o seu motor, consulte o manual do proprietário.
    3) Para que o óleo lubrificante exerça com perfeição suas funções, as manutenções devem ser feitas e seguidas de acordo com as informações técnicas dos manuais.
    4) Verifique com freqüência o nível do óleo.
    5) Observe os prazos de troca do filtro.
    6) Siga rigorosamente o tipo de óleo recomendado no que diz respeito à viscosidade (SAE) e à classificação de serviço (API).
    7) Observe os prazos de quilometragem da troca do óleo de acordo com as condições de trabalho de cada veículo.

     

    212 respostas a “Dica de hoje: óleo lubrificante nos motores diesel”

    1. Tenho uma S10 2.8 MWM INTERNATIONAL Motores e o óleo que eu coloco é o TDX Turbo Diesel da Texaco. No posto de troca dizem que este óleo é para troca com 10.000 km. Eu troco com 5.000 km. Manaus-AM é uma cidade muito quente e úmida. Isso influi na quilometragem da troca?
      Obrigado.

    2. O óleo utilizado é um multiviscoso de alta performance API CI-4, que atende às especificações MWM INTERNATIONAL.
      Portanto, o óleo pode ser trocado a cada 10.000 km ou seis meses sem problemas, mesmo operando em uma região quente e úmida, à qual esse óleo atende normalmente.

    3. Minha caminhonete tem o motor Maxion 2.5 turbocooler , Qual é o tempo de troca do óleo do motor?

    4. Olá,
      Gostaria de saber porque sempre recomendam que o nível do óleo lubrificante tem que ficar entre o mínimo e o máximo, se eu deixar sempre no máximo quando troco, que problemas posso ter futuramente?
      Obrigado por sua atenção.

    5. Aproveitando o assunto do tipo de óleo utilizado, tenho uma Frontier 2003 2.8 MWM Sprint e utilizei por 10.000km, em duas trocas, o óleo Lubrax TEC TURBO da BR, até influenciado pela propaganda da Fórmula Truck, que diz utilizar este óleo em todos os caminhões da categoria, e por ser um óleo sintético.

      Posteriormente, entrando no site da BR, verifiquei que este oleo tem classificacao API CF, inferior ao recomendado pela Nissan (API CG-4).

      Isso pode ter acarretado algum dano ao motor? Como os caminhões de competição utilizam um óleo de classifição tão inferior assim, ou será que a informação no site está errada?

      Parabens pelo site !!

      José Carlos

    6. Olá Anderson,

      Entre o nível mínimo e o máximo o motor não sofrerá nenhum dano. Entretanto, próximo da condição mínima, como o motor normalmente consome uma pequena parcela de óleo, o nível poderá descer ainda mais, o que provocará falta de óleo, principalmente nas condições de maior rotação do motor e exigência de maior vazão de óleo.

      É recomendado que no enchimento se mantenha o nível de óleo mais próximo do máximo e não o ultrapassando pois, neste caso, o excesso de óleo poderá passar à câmara de combustão ou ser expelido pelo respiro do motor, gerando contaminação de outros sistemas do motor, do meio ambiente e desperdício.

    7. Olá José Carlos,

      Os óleos mais modernos possuem aditivos de maior performance que preservam mais as características do óleo lubrificante. O óleo CF utilizado é de uma geração imediatamente anterior ao CG-4 e, portanto, não acarretará em nenhum dano ao motor. Apenas o uso prolongado poderia conduzir a uma vida útil do motor um pouco inferior do que se fosse utilizado o CG-4.

      Quanto aos caminhões de competição, não temos essa informação.

    8. Olá Dalmo,

      Para os modelos Chevrolet S-10, Mercedes-Benz Sprinter e Land Rover Defender, o óleo lubrificante e seu respectivo filtro devem ser substituídos a cada 10 mil quilômetros. Para o Ford Ranger, a cada 8 mil quilômetros. Mas verifique sempre o manual do proprietário. Ele é a fonte de referência ideal para esse tipo de consulta.

      Obrigado por escrever!

    9. Olá, sei que as características do óleo são muito importantes, bem como o nível e sua substituição no prazo correto. Entretanto, outro aspecto relevante é a pressão de trabalho em marcha lenta e com rotação, qual os parâmetros que devemos observar para não termos a lubrificação do motor prejudicada?

      Obrigado.

    10. Olá Fabio,

      Realmente, a manutenção da pressão de óleo é vital para o motor. O condutor deve estar sempre atento ao painel do veículo. Quando a pressão do óleo fica abaixo do especificado, a lâmpada de pressão de óleo acende ou, ainda, em outros modelos de painel, o indicador de pressão de ponteiro indica se a pressão está dentro do especificado.

      Como este é um indicador muito importante, o condutor deve se atentar também se esses instrumentos do painel estão com funcionamento correto. Ao girar a chave no contato eles devem ser acionados e devem se apagar logo após o motor partir.

    11. TENHO UM CAMINHAO MB 1513 ANO 1977 QUAL O MELHOR OLEO DO MOTOR E O TEMPO DE TROCA OBRIGADO

    12. Recomendamos entrar em contato com o Fabrincante, dentetor da tecnologia utilizada.
      Agradecemos a visita.

    13. Adquiri uma Ranger Diesel 4×4 ano 1999, porém sem o manual do proprietário, portanto, gostaria que alguém pudesse me enviar uma cópia, ou indicar-me que tem um para vender-me.
      Obrigado.

    14. Estes manuais são encontrados na rede de concessionárias Ford, acesse http://www.ford.com.br
      Agradecemos a visita.

    15. Olá ,
      a melhor opção é conferir no manual do proprietário.
      Obrigada pela visita!!

    16. Utilizo um óleo com classificação API CH e gostaria de trocar para o CI, quais os cuidados devo ter? Quero aumentar o período de troca como procedo?
      Obrigado
      Venicio

    17. Olá Dejair!
      A melhor maneira de saber qual é o óleo correto, é verificar no manual do proprietário.

      Obrigada pela visita!!!

    18. Ola!
      Gostaria de saber mais sobre o motor 1.9 Tdi do golf ,quais os cuidados, previsão de durabilidade com boa manutenção, facilidade de encontrar peças…
      Obrigado

    19. Recomendamos entrar em contato com a Volkswagen pois eles estarão aptos a esclarecer suas dúvidas.
      Obrigado.

    20. Com o passar do tempo o óleo vai tornando-se saturado de impurezas internas (materiais metálicos de desgaste do motor) e externas (vindas ar admitido e do combustível). Além disso os aditivos perdem suas características e o óleo já não preserva o motor de um desgaste prematuro.

    21. erbarros@uai.com.br

      Estou trocando óleo e filtro da minha Ranger 3.0 a cada 7000 km, já que óleo é barato, mas motor é caro. Se passar a trocar o óleo a cada 5000km com troca de filtro a cada 10000 km, obterei mais benefícios? Tô usando o Motorcraft recomendado pelo fabricante.

    22. Obter essa informação sobre o melhor óleo no manual do proprietário do veículo, é a melhor opção, pois existem algumas diferenças de veículo para veículo de acordo com a performance e aplicação de cada.

      Em geral recomendamos usar um óleo multiviscoso (ex.: 15W40, 20W50, etc) de classificação API CH-4 ou superior (mais moderno). A classificação não interfere no período de troca especificado pelo fabricante do veículo.

      O óleo e filtro devem ser trocados dentro do período especificado, pois com o passar do tempo o óleo vai tornando-se saturado de impurezas.
      Obrigada pela visita!

    23. Seguindo exatamente as recomendações do Manual do proprietário, você terá o melhor rendimento do motor\veículo.
      Abraços.

    24. Tenho uma Miura BG com motor Maxxion S4T. Gostaria de saber qual a recomendação referente a troca de óleo e de filtro e quais os óleos recomendados, visto que não possuo o manual do proprietário.

    25. Sempre a melhor recomendação é procurar o fabricante do veículo pois ao longo do tempo os produtos evoluem e podem melhorar o rendimento do veículo.
      Obrigado por nos visitar.

    26. tenho um blazer 4×4 diesel motor maxion 2,5,este motor está com vazamento,que parece ser na mangueira de respiro, já é sinal que o motor está precisando de ser retificado ?o Motor está rodando muito bem,pressão do oleo sobe rapidinho, na chave de manhã pega na primeira ou segunda vez de partida,consumo de oleo no carter baixa um pouco,acredito que seja por causa deste vazamento?
      Obrigado e no aguardo

    27. Prezado Roberto, o mais indicado seria procurar uma oficina especializada para que possa ser analisado todos os seus questionamentos, desta forma fazer o reparo com precisão.
      Abraços e obrigado pela visita

    28. Ouvi falar que a L200 apresenta um problema crônico de aquecimento. Observei que na minha, quando se liga o ar condicionado em trânsito engarrafado por um periodo de 20 minutos, a temperatura passa bem do meio. Nunca deixei dar superaquecimento. Quando isso acontece desligo o ar para não dar problema, a temperatura volta ao normal logo. Já tirei a vávula termostática e o ventilador esta ligado direto. A camionete esta com 55.000km rodados. Verifiquei o radiador e o mecânico disse que não precisa varetar, mas ninguém diz o que esta acontecendo. Isso pode ter alguma coisa haver com o óleo da cx de transmissão?

    29. Olá Maria.
      Sugerimos que você entre em contato com o fabricante, para que o diagnóstico seja preciso.
      Muito Obrigada pela visita!!!!

    30. Vazamento no virabrequim, troquei duas vezes o retentor trazeiro, motor maxion 2.5, s10, e continua o vazamento, me informaram que é necessario abrir o motor para tirar este vazamento. O motor está com 110.000 Km, para aliviar a pressão interna coloquei na mangueira de saida de gases para turbina um respiro, elimiando a presão, que não é a causa do vazamento. O que poderia ser feito?

    31. Olá, Fernando.
      Existe uma série de fatores que podem influenciar no vazamento pelo retentor. Recomendamos dirigir-se ao Serviço Autorizado MWM INTERNATIONAL mais próximo para uma análise in-loco por pessoal capacitado.

      Muito Obrigada pela visita!!!

    32. jofre batista dos santos junior

      estou com um motor mwm 229/6 TD que foi usado o oleo 15w/40 e o mesmo apos 150hs comessa a engrossar, o que eu posso fazer para regularizar essa situação pois já é a quarta vez que essa situação se repete.

    33. Prezado Jofre,
      com o passar do tempo e com o funcionamento do motor o óleo vai se tornando mais denso devido ao acúmulo de resíduos resultantes da queima do combustível e do desgaste interno do motor, o que é normal e previsto. Em motores desgastados, esta saturação é mais precoce. Porém, óleo só pode ser considerado sem a viscosidade adequada ou qualquer outra característica fora do normal, se passar por análises em laboratório. Recomendamos buscar um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para uma análise técnica do motor.
      Muito Obrigada pela Visita!!!

    34. ANDRE RIBEIRO DA SILVA

      OLÁ, ADIQUIRI A POUCO TEMPO UMA F-4000 ANO 82 COM MOTOR MWM E GOSTARIA DE FAZER ALGUMAS PERGUNTAS.
      QUAL O ÓLEO ESPECIFICADO PARA ESTE MOTOR E QUANTIDADE ?
      QUAL É A PRESSÃO DE ÓLEO NORMAL PARA SEU FUNCIONAMENTO POIS NA MAIORIA DAS VEZES ESTA EM 6 KG ?
      QUAL A PRESSÃO DOS PNEUS ?
      AGRADEÇO SUA AJUDA POIS SOU MARINHEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM EM RELAÇÃO A MOTORES DIESEL, UM ABRAÇO.

    35. Olá André!!!
      Vamos às respostas:

      QUAL O ÓLEO ESPECIFICADO PARA ESTE MOTOR E QUANTIDADE?

      R.: Qualquer óleo lubrificante multiviscoso que atenda às especificações API CE ou superior. Volume = 9 litros (com filtro). Conferir na vareta de nível se fica próximo à marcação do nível máximo.

      QUAL É A PRESSÃO DE ÓLEO NORMAL PARA SEU FUNCIONAMENTO POIS NA MAIORIA DAS VEZES ESTA EM 6 KG ?

      R.: A pressão mínima especificada é de 0,5 Kgf/cm² em marcha-lenta e 3 Kgf/cm² em operação. Acima destes valores o motor está ok. Portanto, este motor está normal.

      QUAL A PRESSÃO DOS PNEUS?

      R.: Esta informação somente no manual de proprietário ou com o fabricante do veículo.

      Obrigada pela Visita!!!

    36. Bom dia Companheiro, gostaria que vç me ajudasse a escolher o oléo ideal para caminhões com mais de 10 anos, o serviço feito é de entrega de bebidas. Tenho MB 1214; 1418 E 1620. To usando o Urania SAE 15W40 API CG-4, É ESSE MESMO?

    37. Olá,
      Recomendamos que busque esta informação no manual do proprietário ou na rede MBB.
      Muito Obrigada pela visita!!!

    38. Qual o procedimento para substituição do filtro de óleo da Ranger 3.0, motor international?
      Na autorizada, é quase que inviável, pois o custo fica altíssimo, e penso que como qualquer outro motor, o óleo e o filtro podem ser substituidos no mercado paralelo, mas os locais que tenho o hábito de fazê-lo, não conseguiram substituir o refil.

    39. Olá Cesar!!!

      Somente recomendamos este tipo de serviço utilizando peças originais e mão-de-obra autorizada para que se garanta a qualidade do serviço e, consequentemente, do motor.

      Agradecemos a sua visita!

      Atenciosamente,

      Clube do Diesel

    40. Boa noite, comprei um Carro novo a Diesel, Opel Astra 1.9 CDTI 150cv, e gostaria de saber quais são actualmente os melhores óleos disponíveis para para este modelo no mercado.

      Caso não possam dar uma resposta em concreto para este modelo indiquem-me apenas quais são as melhores marcas disponíveis no mercado para os novos motores a Diesel.

      Obrigado pela disponibilidade.

    41. Olá,

      Os tipos de óleos mais modernos são os que atendem à classificação API CI.

      Agradecemos a sua visita!

      Atenciosamente,

      Clube do Diesel

    42. tenho uma ranger 99 4×4 diesel motor 2,5, gostaria de saber sobre valvulas termostatica ,aconselharam retirar ou fazer alguns furos para evitar aquecimento. gostaria de saber sua opiniao obrigado

    43. Olá,

      A válvula termostática original é a adequada para este motor. Portanto, qualquer alteração ou retirada fará com que o motor trabalhe fora de sua temperatura correta de trabalho e tenha problemas. Caso o motor esteja apresentando problema de superaquecimento, sugerimos levar ao um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para uma análise da causa raiz.

      Agradecemos a sua visita!

      Atenciosamente,

      Clube do Diesel

    44. olá!!! estou pesquisando preço de óleos lubrificante para carreta,,gostaria de saber os valores

    45. Olá

      Obrigado pelo seu comentário, postamos no blog diversas informações sobre o mundo Diesel com o objetivo de interagir e trocar experiências, estamos postando seu comentário no intuito de que alguém possa indicar alguma maneira de realizar esta importante pesquisa que você esta fazendo.

      Agradecemos o seu contato.

      Atenciosamente,

      Clube do Diesel

    46. gostaria de saber qntos litros de oleo lubricando usa-se no motor do caminhão mercedez 2220

    47. Olá, Ronaldo.
      Neste caso, o ideal seria consultar o manual do fabricante.

      Muito obrigada por nos visitar!!!

    48. Adquiri uma Ford Ranger Diesel 4×4 ano 2001 motor 2.5, porém sem o manual do proprietário, portanto, gostaria que alguém pudesse me enviar uma cópia, ou indicar-me que tem um para vender-me.
      ainda qual o óleo indicado para o motor do meu carro e o tempo de troca…
      Obrigado.

    49. Olá, Carlos.
      Sugiro entrar em contato com a Fabricante, e solicitar o manual.
      Muito Obrigada pela visita!!!

    50. Meu motor é o maxium 2.5 com 10.000km rodado, qualóleo devo usar?

    51. Olá,
      Deve ser utilizado óleo com a seguinte especificação 15W40 API CF ou CH. Importante que esse óleo seja de um fabricante que produza óleo de boa qualidade.
      Obrigada pela visita!

    52. sbortolozzo@aguarani.com.br

      Caros amigos, quando da troca de filtro de óleo lubrificante eu preciso colocar o lubrificante no filtro ou coloco o filtro vazio? Por que?
      Grato
      Sidnei

    53. Olá,
      é recomendável colocar óleo no filtro para que o motor volte a trabalhar com um mínimo de falta de óleo pois, durante os primeiros segundos de funcionamento do motor o óleo precisaria preencher o filtro. Todavia, este intervalo de tempo é tão breve que não devem ocorrer danos ao motor.
      Muito Obrigada pela visita!

    54. Gostaria de saber se existe uma tabela com a quantidade correta de oleo lubrificante que vai num carter de Motores Diesel

    55. Olá,
      Essa tabela consta no manual do veículo e deve ser respeitado tanto a quantidade prescrita, como a especificação do óleo recomendado.
      Observe que não existe uma tabela “genérica” para todos os motores diesel. Cada motor tem sua capacidade de cárter, suas características, suas especificações e por isso, deve ser utilizado óleo e quantidade recomendado no manual do veículo.

      Muito Obrigada pela visita!

    56. Gostaria de saber quais as consequências geradas pelo excesso de oleo no carter dos motores diesel?
      poderia o motor vir a funcionar “invertido” consumindo o óleo do carter?

    57. Olá,
      Por excesso de óleo no cárter, não é possível o motor funcionar invertido. Entende-se funcionamento invertido, o motor ao invés de girar no sentido horário, girar em sentido anti horário. Isso não é possível por causa do excesso de óleo. O excesso de óleo no cárter acarreta em vazamento pelos retentores do motor, por formar maior pressão no cárter, proveniente do aumento de vapor de óleo.
      Esse vapor de óleo tende a sair pelo respiro do motor com maior pressão, o que causa também a condensação desse vapor, transformando em líquido (óleo em estado líquido pela condensação), o que em alguns motores que possuem respiro que recirculam para dentro do coletor de admissão, provoca elevação no consumo de óleo lubrificante e maior emissão de fumaça pelo cano de descarga.

      Obrigada pela visita!

    58. Prezados
      Acabo de comprar uma Defender 110 com motor Maxion Euro 2.5, com 150 mil Km.

      Gostaria de saber de vocês:

      - o que causa entrada de óleo na mangueira do turbo ? ela estourou, revelando discreta presença de óleo.

      - onde posso avaliar as condicoes gerais do motor aqui em SP-sp ? bomba injetora, bicos, turbo, emissao de fumaça e etc ?

      - onde posso comprar os filtros deste motor (oleo, ar, diesel e corta-chamas ? (além de outras peças como correias e etc)

      - estou gostando muito deste motor e penso em aplicá-lo numa embarcaçao marítima. Gostaria de saber nome de beneficiadores autorizados por voces

      muito obrigado e parabens pelo site

    59. Olá,
      o ideal seria você entrar em contato com a montadora, para que um profissional capacitado possa avaliar seu caso.

      Muito Obrigada pela visita!!!!

    60. Boa tarde
      Tenho uma S-10 diesel, motor maxiom, e a valvula termostática travou aberto, posso continuar a viagem assim mesmo.

    61. Olá,
      o ideal seria você procurar uma autorizada o quanto antes.
      Obrigada pela visita!

    62. sobre a questao 28 do aquecimento da L200
      O aquecimento da L200 com ar condicionado ligado, pelo que constatei com meu veiculo, ocorreu devido ao enfraquecimento da ventoinha. Pode ser solucionado colocando uma vencoinha auxiliar e se for o caso trocar o viscose que poderia estar muito desgastada

    63. Boa Noite! possuo uma frontier com motor MWM 2.8 TD sprint (142.000 km rodados). Utilizo há algum tempo um óleo 15W-40.
      Gostaria de saber se é interessante usar um óleo 10W-40 ou até mesmo um 5W-40, pois em função da menor densidade dessas especificações, acredito que as partidas a frio serão lubrificadas com maior rapidez e eficiência. Qual a opinião dos Srs. a respeito disso?

    64. Olá,
      De qualquer forma a viscosidade do óleo continuará sendo a mesma.
      Se o motor do seu veículo não baixa óleo, de uma forma anormal, se não está com folgas excessivas, não há razão para mudar o tipo de óleo lubrificante.
      O ideal é sempre utilizar o recomendado no manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    65. Bom dia Srs.

      Comprei faz 3 meses uma ranger 2.5 diesel, quebrou a bomba dàgua e helice, sem haver super aquecimento…mandei fazer uma revisão geral, apos a revisão e colocação de valvula termostatica constatei que, a temperatura que antes ficava no primeiro nivel do mostrador passou a permanecer um pouco abaixo do meio do mostrador, ou seja subiu um pouco…Isso é normal ? Onde que o ponteiro de temperatura deve ficar exatamente locado em condições normais de uso ??

      Abraço a todos

      Flavio

    66. Olá,
      Sim isso é normal, provavelmente seu motor estava rodando sem a válvula termostática, o que acarreta uma série de problemas ao motor, que pode ir desde alto consumo de combustível até desgaste prematuro das partes móveis do motor.
      Cada mostrador tem suas características de informar a temperatura do motor, mas em geral, o ponteiro fica no meio, quando o motor atinge a temperatura ideal de trabalho, o que não quer dizer que se estiver um pouco a baixo, ou um pouco acima é sinal de defeito.
      Obrigada pela visita!

    67. OLÁ BOM DIA ? GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES , QUANTO A TROCA DE ÓLEO EM VEICULOS DE USO RODOVIÁRIO E USO URBANO, HÁ VARIAÇÕES DE KM PARA OS DIFERENTES TIPOS DE USO, NO USO EM RODOVIAS O TEMPO/KM PODEM SER MAIORES DO QUE 10.000 KMs ?? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA UM MOTOR EM UTILIZAR, SÓMENTE REPOR ÓLOEO E NÃO EFETUAR TROCAS NO PERIODO/ KM RECOMENDADOS ?? QUANDO O ÓLEO FICA MAIS ESPESSO E NEGRO ELE PERDE SUA FUNÇÃO ? GRATO PELA ATENÇÃO.

    68. Olá,
      A troca do óleo lubrificante, bem como o óleo recomendado, deve sempre seguir a recomendação do manual do veículo/motor. Para uso em rodovias, o tempo de troca do óleo poderá ser o descrito pelo fabricante do óleo, porém se o uso for urbano esse período de troca deverá ser reduzido em pelo menos 35% devido o óleo ficar exposto a contaminações.
      Não se deve ficar completando o nível de óleo lubrificante. Todo motor “queima” óleo lubrificante, isso é normal, por isso existe o nível máximo e o nível mínino de óleo no motor. Quando se completa o nível do óleo do motor, nem sempre o óleo que completará é o mesmo componente do óleo a ser completado, por essa razão, pode ocorrer uma reação química que acaba deteriorando o óleo, provocando desgastes prematuro as partes móveis do motor.
      Óleo espesso e preto é sinal de deterioração e deve ser substituído.
      Obrigado pela visita!

    69. tenho uma lancha com motor mwm sprinter 6 silindros, o motor ferveu e o mecanico me falou que esta passando óleo diesel para o carter, gostaria de saber se isso de fato é possível, caso seja o que devo fazer para solucionar o problema, grato.

    70. Comprei uma s10 executive 2005, gostaria de saber qual o melhor oleo lubrificante para utilizar neste veiculo? gostaria que me enviasse essa mensagem tambem no meu email. obrigado

    71. Olá, Marcio.
      O óleo lubrificante deve atender as especificações API – CE/MIL-L-2104D/ CCMCD-3 e viscosidade 15W40.
      Obrigado pela visita!

    72. Um veículo, bitrem, transportando combustível, com média de 12.000km/mês, qual seria a kilometragem média ideal para troca de óleo?

    73. Olá, Alexandre.
      A troca de óleo de um motor deve ser seguida o que indica no manual do veículo.
      Veículos que trafegam em situações extremas como trânsito, serras, estradas de terra ou outra condição fora no normal, o período da troca de óleo deve ser reduzida em pelo menos 30%.
      Obrigado pela visita!

    74. meu carro,estava com problemas de funcionamento quando esquentava,mandei para o mecânico,ele disse que era bomba,mandei fazer o serviço,porém quando rodeio poucos kms o motor acelerou o máximo, e não desligou na chave, até que em dado momento parou,jogou o oleo lubrificante para fora e fumaçou muito,reboquei para casa.Gostaria de saber o que poderia ter acontecido,bem como,o que devo proceder para consertar.Antes um outro mecânico disse que o motor não estva bom e precisava ser descarbonizado,aconselhando colocar LBW-1000 adcionado ao combustivel,será q essa mistura ocasionou esse problema?Agradeço pela informação,aguardo retorno.

    75. Olá, Clovis.
      Para descobrirmos a causa raiz da falha que fez o motor do seu carro disparar é preciso uma analise detalhada, porém, não se deve misturar nenhum tipo de descarbonizante ao diesel. Em geral esses produtos deixam o diesel com a densidade mais baixa, menos viscoso e com o aquecimento do mesmo, pode sim fazer o motor disparar, porém, lembro que, é necessário uma investigação da causa raiz do problema.
      Para saber se o motor realmente está carbonizado, somente é possível desmontando o cabeçote, ou através de de micro camera chamada endoscopia veicular, de qualquer outra forma, afirmar que o motor está carbonizando ou carbonizado é mera suposição.
      O correto é levar seu carro a uma oficina autorizada MWM INTERNATIONAL da sua região, que os técnicos treinados pela nossa fábrica irá orientá-lo o melhor procedimento.
      Obrigado pela visita!

    76. Um funcionário despejou por engano 0,5l(meio litro)de óleo diesel dentro de um tambor onde haviam 60l(sessenta litros)de óleo lubrificante.Posso utilizá-lo normalmente?É uma boa ideia misturá-lo a outros 200l(duzentos litros) para minimizar algum efeito danoso aos motores?

    77. Olá, Vicente

      A recomendação é de não utilizar, porém recomendo entrar em contato com o fabricante do óleo para maiores informações

      Obrigado pela Visita !

    78. gostaria de saber quando se fala num óleo 5w40 api-ce por exemplo, qual diferença usar o sintético ou não. faço por gentileza um comentário a respeito destes tipos de óleo.

    79. Olá, Alei.
      Continue ligado no Clube do Diesel, pois postaremos uma matéria a respeito.

      Obrigado pela visita!

    80. ola…tenho uma lancha magnum28 equipada com mwm sprint turbo,quando comprei ela estava sem funcionar a dois anos e meio,fiz todo procedimento troca de oleo e filtro,foi revisado bomba injetora e colocado uma turbina nova,para minha surpresa coloquei um filtro de oleo da mam,acontece que toda vez que exigia do motor em alta rotaçao,ao voltar a marcha lenta a pressao de oleo caia muito a ponto da luz de oleo ficar ascesa,e a pessao menos de um bar,e quando ficava 5 dias sem funcionar a luz do oleo chegava a levar 15 a 20 segundos para apagar,troquei o filtro pelo da fran o defeito sumiu,a luz nao ascende mais e apressao fica em 1.2 bar,reparei que o filtro mam tem 4 furos de vasao e o fran tem 7 furos,isso explica a pressao baixa?que oleo devo usar nesse motor?obrigado marcelo

    81. Olá, Marcelo.
      O óleo recomendado pela fábrica é o SAE 15W40 API CH4. Dê preferência por usar sempre filtros genuínos MWM INTERNATIONAL, pois somente as peças genuínas são fabricadas com os processos exigidos por nossa engenharia, dessa forma evitará danos ao motor e prolongará a vida útil do mesmo.
      Obrigado pela visita!

    82. Qual é o correto: Verificar o nível óleo com motor frio, morno, ou quente. O manual diz quente, só que com motor quente dá nivel baixo porque o óleo ainda está descendo,aí o frentista do posto vai te falar que tá baixo e vai te empurrar meio litro. Se medir com o motor frio, passa do nível. Até hoje não entendí porque as varetas de medidas, não possui ama marca para mediçao a quente, e outra para frio.

    83. Olá,
      As marcações nas varetas de nível de óleo para as condições quente e frio já existem, porém não são todos os fabricantes de motor que as adotam. O ideal é medir com motor quente, porém essa medição deve ser realizada depois de, pelo menos, 10 minutos do motor ter sido desligado.
      Obrigado pela visita!

    84. Quando da colocação do filtro de oleo, recomenda-se passar um pouco de oleo na borracha de vedação. Normalmente o mecânico coloca oleo apenas na borracha do lado de cima (visível). Gostaria de saber se é recomendado passar o oleo na borracha de vendação nos dois lados.
      Desde já agradeço.

    85. Olá, Buriti.
      Não. A função de olear a borracha de vedação do filtro de óleo é facilitar a montagem no cabeçote do filtro.
      Obrigado pela visita!

    86. Tenho uma frontier diesel 2004 2.8 intercooler e estou tendo problema de entrada de ar, pois náo está pegando. Já mandei verificar a bomba injetora e está tudo normal. Qual será o problema?

    87. Olá, Jan.
      Em muitos casos o problema não está localizado na bomba injetora e sim na tubulação de alimentação de combustível. Seria viável uma verificação de toda a linha de alimentação de combustível, desde o tubo de sucção de combustível (pescador), conexões dos filtros, arruelas de vedação dos parafusos banjo, filtros de combustível e tubos de alta pressão.
      Se os bicos injetores não foram testados ou revisados, vale a pena testá-los também.
      Obrigado pela visita!

    88. TEnho uma ranger XLT powerstroke 3.0 2007, meu pai tem uma XLT powerstroke 2.8 2005. Fiquei sabendo que se eu colocar meio litro de óleo lubrificante do mais barato junto ao tanque cheio me ajuda a lubrificar o sistema e a bomba, e melhora o desempenho do motor. Essa opnião procede como verdadeira? ou há algum perigo que possa causar dano ao motor ou ao sistema de injeção? Obrigado

    89. Olá, Leonardo.
      Existem muitas lendas na mecânica e essa é mais uma delas.
      O óleo lubrificante em contato com o óleo diesel causa uma reação química, em virtude dos aditivos utilizados no lubrificante, isso potencializa a formação de depósitos na cabeça do pistão (carvão), que pode desgastar os anéis e riscar os cilindros.
      A bomba injetora só precisa do próprio diesel para a sua lubrificação.
      Obrigado pela visita!

    90. Tenho um caminhão vw 8.120, notei um cheiro forte de diesel, fui verificar e percebi que esta indo oleo diesel para o carter do motor, assim deixa muito alto o nivel do oleo na vareta, alguem pode me dizer que defeito é este. Qual o risco de fundir o motor ?

    91. Olá, Gilmar.
      Esse defeito pode ser causado pela bomba auxiliar, localizada na parte superior da carcaça das engrenagens. Se houver algum problema com a membrana interna dessa bomba, pode ocorrer vazamento de diesel para o cárter. A mistura de diesel com óleo lubrificante, faz baixar a viscosidade, o que pode acarretar em engripamento do motor por deficiência de lubrificação.
      Obrigado pela visita!

    92. Tenho uma s10 4×4, ano 2001/2001, percebi que o indicador da pressão do motor, está quase sempre na marca vermelha. Algumas vezes, sobe para 300 podendo chegar até a 800 KPa. Não acende nenhuma luz indicando algum problema. O óleo do motor está com aproximadamente uns 6.000 km. Tem algum problema andar com pressão baixa do óleo do motor? Se tem, é o Óleo que já está velho?

    93. Olá, Luciano.
      O sensor que mede a pressão de óleo desse motor é composto por uma membrana encapsulada e algumas vezes ocorre danos nessa membrana que por sua vez, resulta em marcar uma pressão errada no painel. O recomendado é levar o veículo a um posto de serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para realizar uma checagem da pressão de óleo do motor utilizando um manômetro externo pois, se a pressão realmente estiver baixa, pode acarretar em danos seríssimos ao motor.
      Obrigado pela visita!

    94. O motor diesel em funcionamento por longos período em marcha lenta (ex. betoneiras), pode causar algum tipo de dano aos componentes?
      Como seria a troca de óleo (alguns trocam a cada 3000lts de diesel consumidos) outros via horímetro (cerca de 250hrs).
      Existe algum dado técnico para isso?
      Obrigado

    95. Olá, Athamir.
      A troca de óleo deve seguir o que consta no manual de funcionamento e manutenção do veículo/motor. O funcionamento do motor por longos períodos, pode ocasionar o espelhamento dos cilindros, que acarreta em queima excessiva de óleo lubrificante.
      Obrigado pela visita!

    96. Fiz recentemente o motor da minha S10 2.5 maxion e o mecanico deixou a mangueira do suspiro do motor virada pra baixo o que causa alguns pingos de oleo e fica saindo aquela fumaceira da frente,questionei ele sobre a fumaça e ele disse que a mangueira normalmente é jogada na turbina só que aquela fumaça danifica a turbina,isso é verdade?

    97. Olá, Marcio.
      Isso não é verdade. Existe uma regulamentação de meio ambiente que diz que os motores para picapes, que utilizam turbo, o respiro do motor deve estar ligado à admissão, para queimar os vapores de óleo proveniente do cárter, diminuindo a contaminação do meio ambiente.
      Existe uma válvula na saída da tampa de válvulas, conhecida como válvula PCV, que permite a passagem dos vapores de óleo do motor, para o respiro, somente quando esse está em excesso. Sem essa válvula, alguns mecânicos, erroneamente, deixam o respiro do motor direto para a atmosfera o que resulta em maior contaminação do ar. O vapor de óleo, quando a mangueira do respiro está ligada à admissão, não prejudica a turbina, pois esse vapor é enviado ao coletor de admissão e queimados junto com o ar admitido pela própria turbina.
      Obrigado pela visita!

    98. Prezados,

      Meu motor MWM 229-6 tem uma bomba injetora com lubrificação independente. Tenho completado o nível frequantemente.
      Pergunto:
      É normal o consumo do óleo lubrificante da bomba?
      Caso afirmativo, qual é o consumo normal?
      Grato.

    99. Olá, Euclides.
      Não é normal o consumo de óleo lubrificante da bomba injetora. Existes anéis de vedação no sistema de lubrificação desse tipo de bomba, que impede que o óleo lubrificante ser misture com o diesel. É possível que esses vedadores estejam danificados e que o óleo que lubrifica a bomba, esteja migrando para o diesel da bomba e sendo injetado nos bicos injetores.
      Obrigado pela visita!

    100. estou fazendo o motor de um gmc7100 97,estava com 650.000km .o mecanico recomendou o oleo de motor mobil 20w40,gostaria de saber a opinão de um especialista

    101. Siga sempre a recomendação descrita no manual do veículo. Independentemente do fabricante do óleo, o importante é seguir as orientações do fabricante e utilizar óleo de boa qualidade.

    102. Boa Tarde,

      Eu tenho uma L200 Triton modelo 2008 Diesel e atroca de óleo é sempre a cada 5.000km, gostaria de saber se ha outro oleo para poder fazer a troca acada 10.000km, e gostaria de uma indicação.

      obrigado

    103. Olá Diego, é recomendado através do Manual do Proprietário sempre seguir as especificações do óleo mencionado e tambem respeitar as trocas, se for de 5.000km ou mesmo 10.000km. Todo projeto de motor leva essas especificações em consideração.

    104. tenho uma d20 91 motor perkinsQ20b turbo qual o melhor oléo pto motor

    105. Olá João Paulo, o melhor óleo é sempre o recomendado pelo fabricante, é fundamental respeitar as especificações.

    106. Boa tarde,
      estou adquirindo uma nova frontier 2011 com motor mwm 2.5 tdi 144 cv nacional. Gostaria de saber qual a média de consumo desse modelo de motor? Verifiquei em alguns sites de testes com veículos e vi várias informações: na cidade 9km/L e 10km/L e na estrada 13km/l e 15km/l. Qual seria a média para esse modelo de motor?
      Aguardo orientação.

    107. Olá, José.
      O consumo médio é de 12km/l. Vale salientar que o consumo depende diretamente do tipo de condução realizada pelo motorista, onde a melhor maneira de dirigir, e a mais econômica, é sempre ver o tacometro, e utilizar a faixa de torque do motor. Ex:Se a faixa de torque do motor é entre 2.000 e 3.000 RPM, essa é a faixa onde o motor tem mais força e onde o motor consome menos combustível.
      Obrigado pela visita!

    108. Tenho uma S10 motor eletronico diesel. uso o oleo top turbo, sempre troco com 5.000 km, mas se passar uns 1.500 km tem algum problema?

    109. Olá, Fernando.
      Isso tudo depende das condições de trabalho e rota que o veículo percorre, mas em via de regra, deve-se SEMPRE seguir o que está recomendado no manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    110. Tenho uma Nissan Frontier 2010 e fiz a troca conforme manual na revisão dos 10.000km. Só que no dia seguinte da retirada do veículo, ao verificar o nível do óleo, o mesmo já estava bem preto. Não verifiquei quando peguei o carro da revisão nem andei quase nada (10km). Isso é normal ou será que não trocaram o filtro de óleo do motor?

    111. Ola, Acreano.
      Não é normal pelos poucos quilometros rodados. O recomendavel é checar se o filtro de óleo foi substituido, se realmente trocaram o óleo ou simplesmente completaram o nível.
      Obrigado pela visita!

    112. PREZADOS SENHORES, BOM DIA,

      COMPREI FAZ UMA SEMANA UM FRONTIER ZERO KM MODELO LE – TOP MECÂNICA – COM 790 KM O ÓLEO JÁ ESTÁ PRETO – É ASSIM MESMO ???

    113. Olá, Luciano.
      Sim, pois uma das funções do óleo, além de lubrificar, vedar e resfriar é também limpar o motor e por essa razão, pode escurecer com poucos quilômetros.
      Obrigado pela visita!

    114. Tenho uma s10 dupla diesel 2.8 eletronica, troco o filtro de óleo uma troca sim a outra não e tambem utilizo o óleo de motor direto das bombas dos postos de combustiveis que sao utilizados pelos motores de caminhoes quero saber se corro algum risco de danificar o motor. Tenho tambem duvidas sobre a pressao de peneus para a s10 com capota de fibra utilizo 34 na frente e 34 atraz porque a capota e um pouco pesada. obrigado

    115. Olá, Laertes.
      O recomendado é sempre utilizar o óleo descrito no manual do veículo, respeitando o período de intervalo de trocas. Sempre que trocar o óleo, troque também o filtro, pois esse pode estar contaminado com o óleo usado anteriormente, que poderá diminuir a vida útil do óleo. Quanto a calibração dos pneus, respeite o limite máximo de carga e pressão dos pneus, indicados também no manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    116. Não tenho o manual de minha S10 2.8 turbo Diesel e queria saber qual tipo de oleo de motor devo utilizar.

    117. Olá, Gustavo.
      O óleo correto é 15W40, classificação CH4 ou superior.
      Obrigado pela visita!

    118. Jailson Fagundes

      Olá, tenho uma S-10 2002 2.8 Diesel.Até hoje nunca falhou a partida. Deixei na garagem e ao tentar fazer funcionar, não pegou mais. Tirei a mangueira do filtro e vem combustivel normalmente. O que poderá ter acontecido, se for entrada de ar, como proceder?? Acho que os bicos são originais, pois es´tá com 145.000 Km rodados, dá pra fazer somente uma limpeza nesses mesmos e regular a pressão deles??

    119. Olá, Jailson.
      Vários fatores podem influenciar neste tipo de ocorrência. Um deles é o Diesel. O Diesel quando armazenado no tanque sem utilização por mais de 1 semana, já inicia a condensação de água, quando o motor entra em funcionamento esta água vai para a bomba e para os bicos, podendo travar os mesmos devido oxidação.
      No seu caso indicamos procurar um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para um preciso diagnóstico do problema. No site da MWM INTERNATIONAL é possível encontrar a lista de serviços autorizados e suas localidades.
      Obrigado pela visita!

    120. tenho uma s10 cd 2002 motor diesel 2.8, moro em região fria no inverno ; é aconselhavel misturar querosene no tanque de combustivel para limpar os bicos ou é so estória sobre isso. att obrigado

    121. Olá, Geraldo.
      Essa é uma prática utilizada, principalmente em regiões muito frias, porém, não é uma recomendação da fábrica de motores. O querosene serve para evitar o parafinamento do Diesel e não para a limpeza dos bicos injetores.
      Obrigado pela visita!

    122. Tenho uma S10 2.8 diesel com 48mil km, as vezes quando a ligo pela manha, sai uma fumaça azul. Quando estou em viagem que aperto de uma marcha para outra observo que a fumaça também é azul.
      É normal?

    123. Olá, Fernando.
      Fumaça azulada pode significar queima de óleo lubrificante junto com diesel. Mesmo que esteja com tão pouca quilometragem, uma revisão de bicos e bombas e uma checagem nos vedadores de válvulas, além de um teste de pressão de compressão, pode diagnosticar o problema.
      Obrigado pela visita!

    124. Sou novato .troquei o oleo da ranger xlt motor 2.8 power stroke 6,5 lts e notei que ficou abaixo do nivel. isso é normal

    125. Olá, Francisco.
      Não é normal, pois a quantidade máxima de óleo nesse motor é de 6,5l com filtro. Verifique o posicionamento da vareta de nível de óleo e/ou substitua-a se for o caso.
      Obrigado pela visita!

    126. Boa tarde
      gostaria de saber o significado das letras da especificaçoes sobre oleo lubrificante para motores a diesel ex. (API, CF-4, SAE, 25W60 e etc)
      agradeço

    127. Olá, Gadyston.
      Os óleos lubrificantes são classificados por duas principais entidades, a SAE – Society of Automotive Engineers (Associação dos Engenheiros Automotivos) que define a classificação do lubrificante quanto a sua viscosidade e a API – American Petroleum Institute (Instituto Americano de Petróleo) que classifica os termos de servicibilidade dos óleos lubrificantes. A SAE indica a viscosidade do óleo por um número (Ex: SAE 20, SAE 30, quando o óleo é para regiões quentes e SAE 5W, SAE 20W, para regiões frias). O W na frente do número vem de WINTER, inverno em inglês, isso significa que um óleo SAE 15W40, por exemplo, mantém uma viscosidade de nível 15 quando está frio e de nível 40 quando está quente. A API baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual o motor estará sujeito. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o nível de evolução e serviço do óleo. Para veículos do ciclo Otto (álcool, gasolina e GNV) a letra inicial é S e para os de ciclo Diesel a letra é C (Ex. API – SF, SJ, SL – para carros ciclo Otto – API CF, CG, CG4, CH, CH4 – para veículos diesel).
      Obrigado pela visita!

    128. Olá a todos.
      Sobre a utilização de óleos lubrificantes de acordo com o clima da região.
      Gostaria de saber se existe um meio termo entre a utilização de óleos lebrificantes. Moro em uma cidade que de dia o clima é normal com temperaturas que chegam a máxima de 30°, e de madrugada inclusive de manhã cedo a situação se inverte chegando a mínimas de 8°.
      Obrigado por responfer.

    129. Olá, Carlos.
      Atualmente no Brasil os óleos lubrificantes disponíveis no mercado atendem as especificações do clima brasileiro. O importante é sempre utilizar o óleo recomendado no manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    130. ola…Tenho uma frontier 2004, e notei que tem borra de oleo no reservatório de agua. Gostaria de saber o porque que esta acontecendo isso. Se tiver uma resposta favor me enviar. O que tenho a dizer é que fiz uma viagem de mais ou menos 500 KM. na vellocidade de 120 a 130 km/h.

    131. Olá, Junior.
      Esse motor possui um resfriador de óleo lubrificante, também conhecido como intercambiador de óleo. Normalmente quando aparece óleo no sistema de arrefecimento, o problema pode ter sido causado por uma falha na colméia dessa peça, permitindo a passagem do óleo para a galeria do sistema de arrefecimento, pois a pressão do óleo é maior que a pressão da água. De qualquer maneira, o ideal é procurar um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para a verificação dessa falha.
      Obrigado pela visita!

    132. COMPREI UMA S10 ANO 2006, DIESEL, QUERO SALIENTAR QUE ESTOU MUITO SATISFEITO, E QUE FIZ UMA EXCELENTE COMPRA, ELA É NOTA 10.

    133. Olá Maurício.
      Tudo bem?
      Obrigado pela postagem, realmente temos muitos comentários positivos deste veículo.
      Fique sempre ligado em nossas publicações.

      Agradeço sua visita.

    134. OLA EU GOSTARIA DE SABEM COMO FAÇO PARA TIRRA ENTRADA DE AR DO MOTOR DIESIL 2.8 RANGER MWM!!O BRIGADO TCHAOO

    135. Olá Douglas.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Verifique as conexões de entrada de combustível no filtro de diesel a fim de detectar algum parafuso banjo solto ou arruela de vedação danificada. Afrouxe as porcas dos canos de alta pressão dos bicos injetores e dê partida no motor até que comece a sair diesel pelos canos. Reaperte as porcas dos canos de alta pressão e dê partida no motor normalmente. O ideal será alguém dar a partida no motor e outra pessoa reapertar os canos dos bicos a medida que for saindo diesel. Lembre-se que, apesar de simples, esse procedimento somente deverá ser realizado por pessoas profissionais, pois há o risco de acidentes e ferimentos se não realizado com cuidado.

      Obrigado pela visita.

    136. Ola caro amigos.

      Tenho S10 diesel 2.8 Turbo MWM Interculler.

      Gostaria de saber se é recomendavel usar o
      aditivos ex: Bardal no Diesel e de quanto em quanto tempos .

      Grato pela atençao: Pantojo

    137. Olá Pantojo.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Não recomendamos nenhum tipo de aditivo em combustível.

      Obrigado pela visita.

    138. QUAL O CONSUMO MÁXIMO DE ÓLEO LUBIFICANTE PARA UM MOTOR MWM 2.8 ELETRONICO COM 110 MIL KM RODADOS?

    139. Olá Artur
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O consumo máximo de óleo lubrificante é de 0,5% a cada 100 litros de diesel consumido.

      Obrigado pela visita.

    140. Olá!!!
      Fineza indicar a especificação ideal do óleo para o motor da Frontier 2003 4×4 MWM 2.8 e qual o período de troca?
      NOTA: Na minha cidade as temperaturas variam de 35 à 45°C.
      Desde já agradeço pelas informações…

    141. Olá, Agênor.
      A especificação do óleo a ser utilizado nesse motor, consta no manual do veículo e deve ser seguido o recomendado por esse manual, independentemente da temperatura ambiente.
      Obrigado pela visita!

    142. Tenho uma S10 2001, ela vem gastando oleo , a cada mil Km, necessito colocar oleo, qual a razão? ela ta com 160 mil km. Tenho q fazer algum reparo no motor ?

    143. Olá, Maria.
      O ideal é levar o carro a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para que seja realizado um check up do motor, começando por um teste de pressão e compressão, para determinar a causa do problema. Desgaste de cilindros e anéis, folgas em guias de válvulas e retentores de haste de válvulas do cabeçote, podem provocar passagem de óleo lubrificante para os cilindros, aumentando o consumo de lubrificante.
      Obrigado pela visita!

    144. Caro, possuo uma F1000 com motor MWM 229,notei que depois de um tempo de funcionamento quando coloco macha lenta a pressão do oléo vai até o vermelho e fica piscando, seu eu acelerar ele para e quando estou engatado nunca acende se mantendo na pressão normal, já troquei o oleo e todos os filtros. Gostaria de saber se isso é normal?

      Obrigado

    145. Olá, Dalton.
      Não é normal, o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação geral do motor.
      Obrigado pela visita!

    146. Tenho uma Frontier 2011/2012 e no manual fala que a 1ª troca de óleo será na revisão dos 10.000KM. Sempre tive carro movido à diesel e e todos recomendavam a 1ª troca com 2.500KM, para evitar que residos metálicos do processo de amaciamento danificasse o motor. Qual a sua opinião?

    147. Olá, Carlos.
      As tecnologias avançadas e empregadas na fabricação de peças e na usinagem dos motores mais modernos, propiciam menos desgaste às partes móveis dos motores, por essa razão, aliada ao desenvolvimento de lubrificantes mais eficientes, permitem que a 1ª troca de óleo do motor seja com mais quilometragens de que nos motores mais antigos.
      Obrigado pela visita!

    148. Olá,
      Tenho uma Nissan Frontier 2.5 diesel nova(2011), agora com 5000km, e estou querendo trocar o óleo por um sintético 5W-40 (tipo o MOBIL SUPER 3000X1), ao invés do 15W-40, na intenção de proteger melhor o motor, principalmente quando frio (partidas, saídas com o motor frio, etc), paradas e saídas, trânsito na cidade. Poderia opinar? Estou correto no meu raciocínio?
      Grato,
      Bruno

    149. Olá, Bruno.
      Quando um motor é desenvolvido, leva-se em consideração muitos fatores, como desempenho, durabilidade, consumo e emissão de poluentes entre outros. Desse desenvolvimento, participam também fornecedores que desenvolvem seus produtos a fim de dar ao motor, maior durabilidade. Assim ocorre também com o óleo lubrificante, por essa razão, utilize sempre o óleo recomendado pelo manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    150. Olá tenho uma Ranger 2003 motor 2.8 powerstroke, gostaria de saber se preciso colocar aditivo no reservátorio de Água?

      Desde já agradeço.

    151. Olá, Nilson.
      Sim. O Aditivo para o sistema de resfriamento do motor, protege contra corrosões, cavitações, lubrifica o eixo da bomba de água, aumentando a vida útil desse componente, aumenta o tempo de ebulição da água e protege as mangueiras do sistema de arrefecimento.
      Obrigado pela visita!

    152. opa..se a turbina estiver com a pressão superior ao que deve estar..pode causar aquecimento no motor? no caso no motor maxion 2.5.

    153. Olá, Sandro Umberto.
      Pode causar aquecimento desde que, juntamente com a pressão alterada do turbo, seja alterado também a quantidade de injeção de combustível na bomba injetora. Isso causa um aumento de temperatura na cabeça do pistão e, se não houver um sistema de resfriamento do motor em perfeitas condições de absorver essa temperatura adicional, pode causar superaquecimento e até danos aos pistões do motor.
      Obrigado pela visita!

    154. Ranger 02/03 MWM TDi 2.8 116MilKmts – até quanto é considerado normal baixar o óleo lubrificante em condução normal? Entre troca e outra – 10mil – eu tenho reposto 2 litros para manter nivel pouco acima do meio da marcação, preciso me preocupar?.

    155. Olá, Vasco.
      Todo motor consome óleo lubrificante, porém há um limite de consumo que pode variar de motor para motor. Nesse caso, o consumo máximo de óleo é de 0,3% de consumo de óleo lubrificante para cada 100 litros de combustível consumido. Se em um intervalo de troca de óleo, o consumo foi menor do que está marcando o nível mínimo da vareta e não foi completado o nível nenhuma vez, o consumo está dentro do padrão.
      Obrigado pela visita!

    156. Oi, gostaria de tirar uma dúvida.
      Tenho uma F-1000 cabine estendida, ano 1994 (Ford, motor MWM).
      Em cada posto tenho uma informação. Qual o melhor óleo? Qual o prazo ou quilometragem para troca? Toda vez é necessário trocar os filtros?

    157. Olá, Eneida.
      O óleo recomendado é o 15W40 API CH4. A troca de óleo deve ser realizada a cada 10.000km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro). É necessário a substituição do filtro de óleo a cada troca de óleo, essa prática aumentara á vida útil do motor.
      Obrigado pela visita!

    158. Olá amigão,
      Minha Ranger é ano 2003 motor 2.8 powerstroke,gostaria de saber se é mesmo necessário trocar o óleo a cada 6 meses ou se é só com 10.000 km. O fato é que rodo 10.000 km em praticamente l ano, outra coisa, quantos litros de aditivo coloco no radiador? e com quantos km troco o filtro diesel?

    159. Olá, Nilson.
      O ideal é seguir sempre o recomendado pelo manual do proprietário do veículo.
      Obrigado pela visita!

    160. Ola, pessoal do Clube do Diesel,sou o 2º proprietario da Frontier SE 2004 4×4 2.8 MWM SPRINT,com 160 mil km,e,o ex dono me disse que sempre vinha usando aditivo no diesel! devo continuar usando? ou passo para o diesel sem aditivo! percebi que só faz fumaça quando exijo muito do motor em ultrapasagem,e, no oleo lubrificante nas trocas não se percebe baixa significante do nivel.

      Abraço
      Narvaez

    161. Olá, Narvaez.
      Se a fumaça observada não é preta e some a medida que cruza a rotação de torque, pode ser considerada normal. Da mesma forma ocorre com carga no motor. Se a fumaça for de coloração preta e não desaparece após breve momento de aceleração, deve-se levar o veículo a um serviço autorizado para revisão de bicos e bomba injetora.
      Com relação ao aditivo no diesel, com tanto que se utilize diesel de boa qualidade e procedência, não existe a necessidade de uso constante de aditivos.
      Obrigado pela visita!

    162. Tenho uma frontier 2012 e fiz a primeira troca de óleo de 10.000km. É a primeira vez que tenho carro a diesel e após 300km da troca fui ver o nível do óleo e percebi que o óleo está bastante contaminado (preto). É normal contaminar rápido assim ou pode não ter sido trocado? Outros carros que tive a gasolina o oleo saía limpo na troca.

    163. Olá, Alissom.
      Não é normal um motor sujar o óleo com baixa quilometragem. Se o óleo for trocado com regularidade e por óleo de boa qualidade, não há porque o óleo sujar o motor. Vale lembrar que a cada troca de óleo, é recomendado trocar o filtro também, porque a quantidade de óleo que fica no filtro velho, pode contaminar o óleo novo.
      Obrigado pela visita!

    164. Bom Dia…

      Amigo apos alguns conselhos seu… Eu comprei um outro motor para meu caminhao… Antes ele tinha um MWM D229-6… Agora comprei um TD229-6, porem tenho uma duvida que nao consegui descobrir nos manuais… Voce saberia me dizer se a bomba injetora do TD ela e com lubrificaçao forçada ou continua sendo manual? E esse motor nao tem o resfriador de oleo…seria interessante usar o meu resfriador…(Modelo Conjugado com o filtro de oleo)?

    165. Olá, Tomé.
      A lubrificação continua sendo manual e deve ser verificado o nível a cada troca de óleo. Quanto ao resfriador, no motor TD 229-6, o resfriador de óleo se localiza no bloco do motor, em uma placa retangular acoplada.
      Obrigado pela visita!

    166. Olá!

      Gostaria de saber se é verdade que o filtro diesel usado apresenta melhor desempenho do que um filtro novo. A dúvida que temos é se existe um ponto ótimo de performance dele usado ou se o melhor mesmo é ele novo, porque o que ouço falar é que ele quando usado de uma certa forma maximiza a filtração em virtude da diminuição da área de passagem do óleo. Gostaria de elucidar essa dúvida.

      Obrigado!

    167. Olá Luis Augusto!
      Não existe nada de verdade nessa história. Os filtros de combustíveis têm vida útil determinada de acordo com os fabricantes dos motores, portanto têm que serem substituídos nos períodos corretos, estabelecidos nos manuais dos veículos.
      Obrigado pela visita.

    168. Quais os danos no motor quando entra oleo diesel no oleo lubrificante.

    169. Olá Rudimar!
      Haverá a contaminação irreversível do óleo lubrificante, deteriorando-o e tornando inviável sua permanência no motor porque perderá sua capacidade de evitar o atrito entre as peças. Deve ser substituído imediatamente, junto com o filtro, para evitar o desgaste prematuro e danos às partes móveis como árvore de manivelas, bielas, pistões e mecanismo de abertura e fechamento das válvulas (exceto bomba injetora do tipo rotativa, que é lubrificada pelo óleo combustível).
      Porém, mais que isso, o problema que ocasionou a contaminação deverá ser identificado e solucionado, para evitar a reocorrência.
      Obrigado pela visita.

    170. Olá!
      Eu tenho uma S10 2001, a menos de uma semana troquei o filtro de combustivel, o filtro de óleo do motor e o óleo de motor!
      Agora ao andar ela esta perdendo força,pois ao sair mesmo acelerando bastante ela demora a pegar velocidade e a pressão do óleo fica no máximo!
      O que pode ser?
      Obrigado!

    171. Olá, Patrik.
      Feliz Ano Novo!
      É necessário uma investigação técnica e diagnóstico de um mecânico. A melhor alternativa seria procurar o Serviço Autorizado mais próximo, pois são necessárias várias verificações por parte de um mecânico capacitado.
      Obrigado pela visita!

    172. Ola gostaria de saber se e verdade que o motor a diesel nao lubrifica normalmente na marcha lenta? e em um motor mais cansado posso por um oleo mais grosso?

    173. Olá José Renato!
      Isso não é verdade. Todo e qualquer tipo de motor sofre lubrificação em marcha lenta. O que ocorre é uma diminuição na pressão de óleo, porém é necessário a lubrificação. Se o motor, mesmo cansado, estiver com a pressão de óleo normal, não há necessidade de utilização de óleo mais grosso.
      Obrigado pela visita.

    174. obrigado!

    175. Olá José Renato.
      Continue sempre ligado no Clube do Diesel!

    176. Bom dia! Tenho uma frontier sel 2.5 xe 2010 e coloquei oleo API CG-4, mas no manual fala para colocar o API CF-4 e nunca colocar o API CG-4. Agora o que devo fazer? Vai estragar meu motor? Devo retirar esse oleo e colocar o recomendado? Me ajude, por favor!!!!!!!!!!

    177. Olá Marcelo!
      Normalmente as montadoras recomendam o uso de um determinado tipo de óleo ou superior, No seu caso, o óleo recomendado é o CF4 e o que foi usado é um CG4, superior ao CF4, porém, siga sempre o recomendado no manual do veículo.
      Obrigado pela visita.

    178. tenho uma d20 motor perquuins e eu queria saber quantos litros de oleo vai com o filtro

    179. Olá Paulo!
      Volume de óleo c/ filtro 8,2 litros. Volume de óleo sem filtro 7,9 litros.
      Obrigado pela visita.

    180. gostaria de saber pq a s10 2.8 mwm 2001 apos passar de 110 km o ponteiro da pressão do óleo cai para o vermelho rápido

    181. Olá Sergio!
      Se não existir nenhum ruído anormal quando o ponteiro indica baixa pressão, isso poderá ser um problema no próprio manômento de pressão do painel.
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realizar um check up do sistema de lubrificação e determinar o que está causando esse problema.
      Obrigado pela visita.

    182. Bom dia!gostaria de saber qual o óleo lubrificante indicado para s-10 2.8 ano 03/04

    183. Olá Anadisom!
      SAE 15W40 API CG4 ou superior.
      Obrigado pela visita.

    184. Boa tarde a todos,

      O óleo correto para qualquer motor é aquele que está homologado pelo fabricante e está descrito no manual do fabricante, os motores são desenvolvidos e testados rigorosamente e a maioria das quebra se dá pela falta de manuntenção e operação inadequada. OK.

    185. Boa tarde. Qual é o óleo vendido no mercado nacional, para veículos a diesel, que atendam as seguintes especificações: 5w30 ACEA C3 ou C4 ?

    186. Olá Ricardo!
      Consulte sites de fabricantes de óleos lubrificantes.
      Obrigado pela visita.

    187. nilson alves das neves

      na trocade oleo da s10 2007 (10000)tenho que troca todos os filtros?quais.

    188. Olá Nilson!
      Só há um filtro de óleo lubrificante, que deve ser substituído todas vezes que o óleo for trocado.
      Obrigado pela visita.

    189. JOSE CARLOS BANDEIRA

      Ola!
      tenho uma s-10, motor MWM turbo ano 2003…recentemente o nível de óleo lubrificante tem baixado muito e percebo que a mangueira do turbo fica impregnada de óleo..qual a razão disso?

    190. Olá José!
      É provável que o problema seja o turbo do motor, porém somente com testes realizados por um serviço autorizado poderá identificar a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita.

    191. manoel lucinda palmeri

      TENHO UM S10 2013 DIESEL HIDRAMATICA, QUANTOS KM DEVO TROCAR OLEO DE CAIXA DE MARCHA.

    192. Olá Manoel!
      Consulte o manual do veículo e siga a risca as recomendações contidas no manual.
      Obrigado pela visita.

    193. o lar companheiro tenho um 8.150 turbinado. e gostaria de saber se e recomendador mistura um pouquinho de óleo de motor. no diesel mim disseram que e bom para lubrificar a bomba de combustível. eu misturava querosene mais como o meu caminhão e turbinado. mim falarão que não e bom usa o querosene.

    194. Olá Celso!
      Esse é um dos muitos mitos que existem na mecânica. Não é aconselhável a mistura de qualquer tipo de óleo lubrificante ao diesel. Essa prática acarreta carbonização das válvulas e a formação de carvão na cabeça do pistão, que pode se desprender com o tempo e começar a riscar os cilindros, causando queima de óleo lubrificante, perda de pressão de compressão e consequentemente, perda de potência e torque do motor.
      Obrigado pela visita.

    195. Olá!
      Adquiri recentemente uma s 10 2.8 ano 2005, necessito saber quantos litros de oleo lubrificante vai em seu cárter e qual lubrificante indicado?
      Grato.

    196. Olá Osmar!
      A especificação do lubrificante do motor é o 15W40, API CG4 ou superior. A quantidade de óleo é de 8,5 litros completo e de 5 litros mínimo.
      Obrigado pela visita.

    197. Olá. O nível do óleo do meu MWM Sprint 2.8 Turbo está um pouco acima do nível máximo da vareta. Não sei se foi colocado muito óleo na última troca ou se poderia estar passando diesel para o carter. No caso da contaminação por diesel quais seriam as possíveis causas? Obrigado.

    198. Olá Lucio!
      Uma possibilidade, porém bastante remota, seria uma fissura ou trinca na carcaça da bomba injetora atrás da engrenagem.
      Obrigado pela visita.

    199. olá amigos tenho uma s10 2.8 turbo diesel ano 2000 a pressão do oleo fica colada no maximo gostaria de saber onde fica o sensor que marca a pressão.

      Antecipadamente Agradeço

    200. Olá Bruno!
      Esse sensor está localizado na lateral do bloco do motor, logo abaixo do intercambiador de óleo lubrificante.
      Obrigado pela visita.

    201. bom dia

      solicito informaçoes sobre troca de oleo e filtros do motor MWM TD229-4 turbo da minha f-4000 ano 1997. preciso saber:

      01-qual o oleo especifico para este motor.
      02-qual a quantidade de oleo na troca, com e sem filtro.

      se possivel, alguem que conhece desse motor ou da F-4000, me desse alguma dica, pois eu nunca tive caminhao, e esse é meu primeiro.

      0 meu muitissimo obrigado antecipado, aos que me responder!

      Atenciosamente

      Fernando

    202. Olá Boaratti!
      O óleo especificado para esse motor é o 15W40 API CG-4 ou superior. O volume de óleo é de 10 litros com filtro e de 9,5 litros sem filtro. O mínimo de óleo no cárter é de 5 litros e o consumo máximo de óleo lubrificante é de ½ litro de óleo lubrificante a cada 100 litros de diesel consumido.
      Obrigado pela visita.

    203. Bom dia..!!!

      Gostaria de saber porque a ranger 2007 2.3 xls, ocorre a baixa de óleo em média de 1 litro a cada 1000 km, sendo que a mesma não está fazando e não fumaceia.

      Obrigado,..!!

    204. Olá Wilson!
      No manual do veículo consta o limite máximo de consumo de óleo lubrificante por litro de combustível consumido ou por quilometro rodado. Se o consumo for maior que o especificado, procure um serviço autorizado.
      Obrigado pela visita.

    205. Boa tarde!

      Tenho s10 2001 turbo intercoler 2.8. A pressão do óleo estava em media 3000kpa. De dois meses para cá ela chega ate 8000kpa poderia ser sensor do óleo?
      Me orienta por favor antes de levar ao mecânico, eles sempre diz muita coisa para no final cobrar um valor bem maior que o necessário.
      Desde o momento agradeço pela resposta.

    206. Olá Pereira!
      Recomendo fazer um teste com um manômetro externo. A pressão, com motor em temperatura de funcionamento normal é de 0,7bar em marcha lenta e de, no máximo 6,5bar em plena carga. Se os valores estiverem dentro desse parâmetro, o problema pode estar no sensor ou no próprio painel do veículo.
      Obrigado pela visita.

    207. Olá,
      adquiri recentemente uma Frontier 2003/2004 e um amigo me disse pra não utilizar o combustível S10 porque traria danos ao motor? Isso procede? E parabéns pelo site, muito bom mesmo.

    208. Olá Eugenio!
      Não procede. O S10 somente é um combustível com menor índice de enxofre em seu conteúdo, o que melhora significativamente o combate à poluição. Pode (e deve!) ser utilizado por todos veículos diesel, tanto modernos como antigos.
      Obrigado pela visita.

    209. a bomba da agua ocasiona a mistura de óleo e agua ? motor mwm disel e porque acontece essa mistura.

    210. Olá Julio!
      Somente se houver falha de vedação no anel “O” entre a carcaça da bomba d’água e o bloco, o que é extremamente raro, ou a recolocação da bomba no seu habitáculo reutilizando o mesmo anel de vedação.
      Outro motivo simples é a falha da junta de vedação do radiador de óleo, entre a colméia e a carcaça do filtro de óleo lubrificante, ou a própria colméia furada. Um outro motivo bastante clássico é a falha dos anéis de vedação entre as camisas e o bloco. Esta verificação é mais complexa, exigindo a retirada do carter e observando as camisas por baixo, para detectar a falha.
      E finalmente, pode ser que alguma junta de cabeçote falhou, podendo ser também a causa de seu problema.
      Obrigado pela visita.

    211. Éderson N. Farias

      Tenho um vw- 7-100 motor MWM é normal o motor ficar um pouco encharcado de óleo de motor na parte inferior do mesmo e a quantidade de óleo a ser colocada na troca de óleo de motor com e sem filtro.

    212. Olá Éderson!
      Não é normal que o motor fique encharcado de óleo, seja pouco ou muito. Se há vazamento, deve ser eliminado. O volume de óleo para o motor 4.10.
      Obrigado pela visita.

    Deixar uma resposta