• O Consumo de Combustível. Verdades ou Mitos?

    Publicado em 5 de Julho de 2012 Clube do Diesel 18 comentários

    Consumo de Combustível

    Complementando a matéria da semana passada, vamos esclarecer, também, se existem diferenças no consumo de combustível em áreas urbanas e rodovias.
    É importante deixar claro, que o consumo de combustível não pode ser avaliado somente pela utilização do veículo: rodovias ou áreas urbanas. O consumo pode variar muito devido a qualidade de combustível, tipo e estrada, e também trabalho exercido pelo veículo. 
    Por isso, daremos algumas dicas de condução do veículo que podem ajudar na economia de combustível. Procure operar sempre na faixa de rotação correspondente ao torque do motor. Trabalhar na faixa de rotação de torque garante que o motor desenvolva mais força e consuma menos combustível. Evite acelerar o motor entre as trocas de marchas, esse é um procedimento desnecessário. Não acelere o motor antes de desliga-lo, pois, além de consumir mais combustível, se o motor for equipado com turbo, um problema de desgaste na bucha do eixo da turbina pode ocorrer e desbalanceá-la, causando ruído.

     

    18 respostas a “O Consumo de Combustível. Verdades ou Mitos?”

    1. Peço desculpas por usar este espaço, mas gostaria de instruções de como diferenciar um motor mwm 226 e um 229.alguma numeração pode me indicar isso? Tenho uma f1000 ano 81 e queria saber qual o motor equipa ela’obrigado.

    2. Olá, Maurício.
      Originalmente o motor é um MWM 226, que equipou esse veículo até meados de 1983, quando foi substituído pelo MWM 229.
      A diferença principal entre os motores 226 e 229 são os cilindros, onde no 226 são usinados diretamente no bloco do motor e no 229 são camisas molhadas removíveis.
      Obrigado pela visita!

    3. tenho uma f4000 1976 mwm 226 .vcs me aconselham a trocar os quitis mais bronzinas
      foi que meu mecanico me aconselhou me disse que fica bom ,mas tenho duvidas
      por favor me dem um luz
      obrigado

    4. Olá Marcelo!
      A substituição de kits do motor é recomendada quando o motor precisa de reparo. Se for essa a situação em que se encontra o motor, deve ser realizado um check up geral no motor, passando por teste nos cabeçotes, bloco do motor, árvore de manivelas (Virabrequim), comando de válvulas e, também, kits de cilindro e bronzinas de bielas e mancais.
      Obrigado pela visita.

    5. olá! tenho uma f1000 ano 95 com motor 4.9 a gasolina, gostaria de saber se eu posso trocar
      por um motor mwm229 4cc pois fui orientado que este motor caberia certinho na camionete
      e que eu não precisaria trocar mais nada nem a embreagem nem o cambio de marchas apenas o suporte do motor este procedimento confere?
      se sim, eu consigo aqui em bhte onde moro regularizar a documentação para esta alteração?
      um forte abraço.

    6. Olá João Lucio!
      Não recomendamos nenhuma alteração ou adaptação nos veículos. Os veículos são projetados e desenvolvidos, levando-se em consideração componentes, peças e dispositivos pertinentes a casa aplicação. Adaptações alterariam essas características e pode causar insatisfações.
      Quanto a legalização, o órgão a ser consultado é o Detran de sua cidade.
      Obrigado pela visita.

    7. ha diferença entre o virabrequim do mwm 226 eo 229?

    8. Olá Gilson!
      Sim, o virabrequim do 229 é mais reforçado e os contrapesos não são mais aparafusados ao virabrequim.
      Obrigado pela visita.

    9. olá amigos boa noite tenho uma f1000 93 mwm aspirado.quero colocar um motor turbo mwm 229/4 da f1000 95 que tem o turbo na ponta do coletor de escape resfriada pela refrigeração da helles e voltada para o radiador de agua do motor.e tem o radiador de oleo no bloco do motor! não quero turbinar a minha quero encomtrar este motor mwm originalmente turbinado.gostaria de saber se voces teria alguma informação deste motor ou como faço para encomtra-lo.peço a ajuda de voces abraços obrigado.por favor me retorne neste enderesso.

    10. Olá Arnóbio!
      Os motores da série 229 veícular, por não mais atender a legislação de meio ambiente (CONAMA), foram descontinuados, sendo fabricados atualmente somente para aplicações agrícola, industrial, geradores de energia e marítimos porém, suas peças e partes continuam sendo comercializadas normalmente para o seguimento veicular.
      Obrigado pela visita.

    11. ola amigo tenho uma f4000 mwm motor 229 com cabecote 226 ….sofro muito com bomba injetora pois ela e a bomba cav…gostaria de saber se ela pode usar qualquer tipo de diesel …e tambem se e verdade que colocando um litro de oleo de motor no tanque de combustivel ajuda a conserver a bomba injetora ….pois venho sofrendo a muito tempo com esta bomba cav…se vce tiver alguma dica de como melhorar me avise por favor…obrigado

    12. Olá Gildo!
      Seria necessário verificar o estado de conservação da bomba injetora do motor. Se as condições forem boas e não há problema de manutenção preventiva da bomba, o ideal é mantê-la sempre regulada e com manutenções preventivas em dia. A utilização de óleo lubrificante junto ao diesel é prejudicial ao motor, ao passo que, pulverizado na camara de combustão do motor, causa carvão na cabeça do pistão, diminuindo a camara de combustão e formando pontos de acumulo de temperatura, que pode aumentar o nível de fumaça do motor.
      Obrigado pela visita.

    13. me desculpe eu me esqueci de outra pergunta que me enteressa muito tambem …qual a media de consume de uma f4000 bau pois a minha faz entre 5 e 5.4 ou 5.5 de media …tipo assim faco uma viagem de 100km deste 50km carregado e 50km vazia de retorno e ela faz esta media eu gostaria de saber se esta correto ou esta gastona ….me desculpe pelas perguntas ….abracos

    14. Complementando a sua pergunta.
      Falar de consumo de combustível pode ser um assunto bastante polêmico, visto que há de considerar muitas variantes como, estado de conservação do motor, bicos injetores, bomba injetora, turbo, tipo de combustível, trabalho que o veículo está realizando, estrada, transito e até mesmo a forma de condução do motorista. O ideal, além de uma boa manutenção preventiva, é utilizar combustível de boa procedência e conduzir o veículo sempre trocando as marchas dentro da faixa de torque do motor e obedecer os limites de velocidade.
      Obrigado pela visita.

    15. BOA NOITE

      TENHO UMA DUVIDA SOBRE O CONSUMO DE COMBUSTIVEL, DA S10 2013 LT 2.8 CTDI.
      NESTA EPOCA DE TROCA DE TEMPO SOL, CHUVA, PERCEBI ALTERAÇÃO NO CONSUMO DELA. PELA UMIDADE QUE TEM NO AR PODE-SE SOBRER ALTERAÇÕES DE MAIS 2 KM/L,POR FAVOR GOSTARIA DE COMPREENDER O MOTIVO SE ESTA CORRETO OU NÃO.
      DESDE JA AGRADEÇO, OBRIGADO

    16. Olá Claudemir!
      A princípio não, a não ser que o motor demore mais tempo para aquecer. Quando um motor injetado eletronicamente está frio, o tempo de injeção de combustível se altera, injetando mais combustível no motor. Se, por ocasião de mudança de clima, o motor demorar mais para aquecer, o consumo de combustível se alterará, porém não em proporções tão elevadas.
      Obrigado pela visita.

    17. boa noite gostaria de sabe quais são as desvantagem do moto mwm 226 com relação ao 229 ,outra pergunta o moto da minha f 1000 e o 226 ela não anda bem em baixa rotação , levei ela no mecanico ele me falou que o problema só seria resolvido se eu substituir a bomba pela bomba injetora modelo bosch o ano dela é 84 e ela é turbinado , desde já eu agradeço a resposta

    18. Olá Jurandir!
      Talvez seja esse o grande problema do seu motor. Os motores 226 não possuem turbo original de fábrica e quando adaptam esse equipamento a esse motor, perde força em baixa porque a bomba injetora não supria a necessidade de vazão e pressão de combustível para alimentar o motor. A simples substituição da bomba original do motor por um modelo Bosch, implica em mudança de pistão e bicos injetores adequados a essa bomba, o que não existe para esse modelo de motor.
      Obrigado pela visita.

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