• Fumaça preta? Fique atento!

    Publicado em 16 de Fevereiro de 2012 Clube do Diesel 46 comentários

    Fumaça Preta cópia

    Fumaça preta é sinal de excesso de combustível e pode ser causada por várias razões como danos na bomba injetora, bicos injetores, válvulas desreguladas ou obstrução do filtro de ar.
    Ao menor sinal de fumaça escura, fique atento e leve o veículo a um serviço autorizado que possua profissionais treinados e equipamentos adequados para verificação dos itens mencionados, além de uma análise geral do motor.

     

     

    46 respostas a “Fumaça preta? Fique atento!”

    1. Olá tenho uma s10 2001 diesel e quando eu estou com a segunda marcha engrenada e dou uma esticada com essa marcha subindo assim o giro do motor ela solta muita fumaça preta é normal?

    2. Olá, Wilson.
      Se essa fumaça desaparece após a partida e depois das retomadas de aceleração, então é normal. Isso se deve ao aumento do débito de combustível para suprir a necessidade de aumento de rotação do motor.
      Obrigado pela visita!

    3. Olá.
      Comprei uma f250 6 cil diesel.
      Quando acelero muito forte com o carro parado, sai um pouco de fumaça cinza bem escuro. Assim q tiro o pé do acelerador, a fumaça desaparece e fica normal.
      Minha maior preocupação, é quando acelero forte o veiculo andando, sai a mesa fumaça, mas em maior quantidade. A fumaça some assim q troco a marcha ou tiro o pé do acelerador. É normal ou algum defeito?
      Obrigado desde ja,
      Guilherme

    4. Olá, Guilherme.
      Se a fumaça observada não é preta e some a medida que cruza a rotação de torque, pode ser considerada normal. Da mesma forma ocorre com carga no motor. Se a fumaça for de coloração preta e não desaparece após breve momento de aceleração, deve-se levar o veículo a um serviço autorizado para revisão de bicos e bomba injetora.
      Obrigado pela visita!

    5. ola tenho uma Mit L200 outdoor 08/09, e quando ligo ela sai uma fumaça branca meia azulada e fica dando uma falhada depois para e fica saindo uma fumaça bem fraquinha queria saber se isso pode ser sinal de motor com vida útil já quase no fim ou e normal….

    6. Olá Jorge!
      Fumaça branca meio azulada significa queima de óleo lubrificante, que pode ocorrer por passagem de lubrificante pelo eixo da turbina e retornando para o motor, desgaste nas guias de válvulas, cilindros desgastados, anéis desgastados, alinhamento de pontas de anéis, óleo lubrificante de baixa qualidade, entre outras. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para um diagnóstico mecânico.
      Obrigado pela visita.

    7. Tenho uma Ranger 2008 3.0, to notando que quando aperto o pe ela ta levantando muita fumaça preta, o qual nao tinha a tempos atras, o que pode ser?

    8. Olá Nilson!
      Vários podem ser os problemas, porém somente com testes em um serviço autorizado, pode revelar a causa raiz, que ser injetores de combustível, bomba de alta pressão, filtro de ar saturado, filtro de combustível, pressão de turbo e até mesmo sincronismo do motor.
      Obrigado pela visita.

    9. boa tarde, tenho uma ranger 2.8 e acabei de fazer a turbina. agora noto que ela solta muito mais fumaça do que anteriormente quando estico, fico até com pena de quem esta andando atras. o que pode ser?

    10. Olá Douglas!
      Verifique se a bomba injetora está trabalhando de acordo com a pressão do turbo revisado, pois no momento da reparação da turbina é possível que o atuador do LDA da bomba injetora, tenho sofrido alguma alteração.
      Obrigado pela visita.

    11. Preciso saber tem uma fumaça estranha saindo do motor da l200 triton atravez de um cano de alumino o que pode ser ?

    12. Olá Guilherme!
      Pode ser o respiro do motor, porém o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para um check up.
      Obrigado pela visita.

    13. tenho um vw 9-150 quando eu ligo ele pela manhã sai uma fumaça branca mas depois fica normal o q pode ser ?

    14. Olá Edinaldo!
      Pode ser várias as causas dessa fumaça, como por exemplo, motor com ponto de injeção atrasado, fuga de óleo lubrificante pelos retentores de válvula, combustível contaminado, etc. O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para uma verificação da falha.
      Obrigado pela visita.

    15. Tenho uma F250 6cc motor MWM 2005, troquei dois bicos e calibraram todos os seis,fizeram
      a limpeza to tanque de combustivel, porem agora o mesmo parece que esta mandando pouco ou muito combustivel, alem de ficar falhando o carro não esta passando dos 120km/h…desempenho final esta ruim de mais, pois se tratando de um carro 6cc 180 cavalos.O que poderia ser isso..
      Obrigado.

    16. Olá Franck!
      É complicado opinar sobre serviços executados que, em teoria, melhoram o desempenho e economia do veículo. Porém, SE NÃO FOI RETIRADA A BOMBA INJETORA, os injetores não foram devidamente calibrados. Peça para que seja novamente executado o trabalho num Serviço Autorizado BOSCH, que tem as peças e tabelas com valores de calibração corretos para a aplicação.
      SE A BOMBA INJETORA FOI RETIRADA, pode ser que não foi sincronizada corretamente.
      Obrigado pela visita.

    17. Tenho uma L200 outdoor 2005. Quando eu ligo o motor a rotação fica oscilando um pouco e soltando uma fumaça branca. Quando fico parado com o pé no freio ela fica soltando essa fumaça (ela é automática). Quando eu ando em baixas rotações, entre 10 e 30km/h e rotação de 1500 ela fica oscilando a rotação e soltando a fumaça. Quando eu aumento a rotação a fumaça desaparece e não há oscilação. O que pode ser?

    18. Olá Fabrício!
      Provavelmente, um defeito no sistema de avanço, que não está corrigindo o momento da injeção em função do regime de rotação e carga do motor. Faça uma revisão no sistema de injeção.
      Obrigado pela visita.

    19. Tenho um caminhão vw 14 140 toco quando ligo ele , sai
      Uma fumaça branca e arde o olho .levei ele no mecânico e ele não sobe me dizer se é bomba bico ou cabeçote gostaria de uma ajuda

    20. Olá Renato!
      Veja a pressão e forma de jato dos injetores e o ponto de injeção. Pelo descrito, a bomba está atrasada.
      Obrigado pela visita.

    21. Eu gosto de ver vídeos de carros monstros no canal de um maluco chamado “rekjavicxxx” e já vi postagens na página do face dele. Em algumas coisas ele menciona uma coisa chamada “ROLLIN COAL” que em todas as postagens dele falando isso tem a imagem de um carro soltando uma nuvem enorme de fumaça preta, mas o mais interessante é que parece ser de propósito. O carro anda normal sem soltar fumaça alguma, mas tem certas horas em que o carro para, o piloto bota a cabeça pra fora da janela olhando pra trás e o carro faz a tal nuvem. Eu gostaria de saber se é possível fazer isso de propósito.

      Aqui o link mostrando a tal nuvem, não consegui mais achar o vídeo…
      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=554287011277418&set=a.153973447975445.25238.143751552330968&type=1&theater

    22. Olá João!
      Sim, é possível e isso é dado através de injeção extra de combustível no motor, aumentando o nível da combustão e emitindo fumaça preta.
      Obrigado pela visita.

    23. Ola,Amigo,comprei um vw 8-140(MWM x-10)ele não faz fumaça visivel,apenas com motor frio ele sai um pouco de fumaça escura e depois so quando acelera forte.Iso é normal?obrigado

    24. Olá Paulo!
      Desde que a fumaça não seja em excesso e que essa desapareça rapidamente, é normal. O que não pode é, ao ligar o veículo ou acelerar, a fumaça ser constante.
      Obrigado pela visita.

    25. Boa tarde, tenho uma ranger 3.0 2006 e troquei os bicos dela devido uma falha q estava ocorrendo segundo mecanico.
      Antes ela nao soltava fumaca alguma, agora ela nao falha mais ligo o carro ja comeca a soltar uma fumaca clara e andando na troca das marcha acelerando um pouco mais forte solta bastante fumaca escura, o escape foi lavado e ja esta carbonizado cheiro de queimado.
      Minha duvida o nivel de oleo nao baixa nada, sera q o mecanico colocou um bico usado? O oleo do motor ja esta quase no limite para trocar pode ser isso tb?

    26. Olá Guido!
      Esse tipo de fumaça está relacionado com excesso de combustível. Não é seguro afirmar que o mecânico trocou os injetores e colocou injetores usados, isso só será possível se procurar um serviço autorizado para verificação e possíveis testes nos injetores.
      Obrigado pela visita.

    27. tenho uma volks 8-140 quando esta fria pega que é belesa, mas é só esquentar ela não pega. tenho que deixar esfriar um pouco pra ela funcionar. será que este problema é bomba injetora ou bomba alimentadora.

      obrigado

    28. Olá José!
      Aparentemente, você tem razão. Consulte um Serviço Autorizado Bosch, para revisão do sistema de injeção.
      Obrigado pela visita.

    29. Ola boa noite tenho uma s 10 2005 motor mwn 2,8 ela de manha pegava ai tirava o pe do acelador ela morria e tinha que fazer a sangria nos 4 bicos, a partir dai ela nao morria mais . mandei fazer a bomba e a limpeza dos bicos , gastei 3,000 so que agora quando ligo ela solta uma fumaça branca azulada e falha, dai eu ando com ela a fumaça para, e nao falha mais , o que poderia ser

    30. Olá Edmilson!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes com equipamentos específicos para diagnose eletrônico. Várias podem ser as causas desse problema, porém somente com equipamento de diagnose e conhecimento do técnico, que se pode chegar a uma causa raiz.
      Obrigado pela visita.

    31. ola meu 608 estava normal de repente do nada ele começou a falhar e ficou muito fraco ao ponto de nao andar mais ,,e começou a sair muita fumaça branca ,,oque pode ser

    32. Olá Carlos!
      Consulte um Serviço Autorizado Bosch para um diagnóstico preciso. Mas dá pra adiantar que há um ou mais injetores com gripamento e/ou injetando inadequadamente.
      Obrigado pela visita.

    33. Olá pessoal…
      Dá uma idéia ai…

      Fiz a Bomba injetora da minha ranger 2.8 esta semana, viajei uns 700 km, só que na estrada ela apagou como se fosse entrada de ar por umas tres vezes, sempre eu insistia na partida ela pegava e eu seguia o caminho, ai ela firmo e não apagou mais, detalhe andando bem a média dela para mim está bom, por volta dos 12 por litro na estrada, só que está saindo uma fumaça preta nas retomadas e saida para locomoção, tem hora que cobre os carro que estão atrás de fumaça, e o castanhado dela ou seja o barulho do motor mudou um pouco ta mais estralado, o que pode ser …não quero fazer injustiça com o mecânico e pedir para desmontar a bomba e verificar, pois dá um trabalho danado para retirar a Bomba.
      Ajuda aí….Clóvis

    34. Olá Clóvis!
      A fumaça geralmente é filtro de ar entupido, com alta restrição, excesso de combustível e/ou bicos injetores com baixa pressão.
      Com relação ao barulho agudo mais acentuado, com certeza é ponto de injeção muito adiantado.
      Obrigado pela visita.

    35. vanderlei Bezerra Saraiva

      tenho uma s10 2.8 2002 quando ligo ela fica soltando uma fumaça cinza de arder os olhos e ao andar continua soltando a mesma cor de fumaça em maior contidade porem a marca que fica no para choque é bem preta oque pode ser grato desde já.

    36. Olá Vanderlei!
      A fumaça cinza ‘de arder os olhos’ normalmente é devida a uma pulverização incorreta dos injetores. Já a marca de fumaça preta no pára-choque é sinal de excesso de combustível injetado e pode estar relacionado ao filtro de ar que, se estiver obstruído, necessita substituição.
      Visite um serviço autorizado Bosch Diesel Service para verificação destas irregularidades.
      Obrigado pela visita.

    37. Genivaldo Mendes Menezes

      Eu tenho uma s10 2008, noto que ela solta uma fumaça preta nas arrancadas e noto também como um vazamento de compressão do motor. Gostaria de uma orientação por que em todos os mecânicos que eu vou eles dizem ser normal. E eu noto algo diferente dá minha para a de um amigo que é do mesmo ano que a minha. S10 2008 a diesel silverado .

    38. Olá Genivaldo!
      Se você diagnosticou vazamento de compressão, é um sinal que o cabeçote está com falha de vedação entre alguma válvula e sua sede ou falha dos anéis de segmento, provocando aumento do volume de gás no carter para a atmosfera. Quanto a fumaça preta, pode ser causada por obstrução do filtro der ar, que deve ser substituído.
      Obrigado pela visita.

    39. boa tarde a todos.
      tenho uma maquina que usa um motor a diesel com 550 horas de uso, a pouco tempo esse motor começou a soutar uma fumaça preta e a turbina travou. fis a troca da turbina e vi que o suspiro do motor tambem estava pingando pouco oleo para a admissão.após a troca da turbina tambem desliguei o suspiro da parte da admissão, mas após tudo isso a fumaça continua. troquei os filtros de ar e nada mudou. é verdade que motores quando aspirão oleo lubrificante ficam um bom tempo liberando fumaça.

    40. Olá Cid!
      Pelo histórico apresentado, a causa da fumaça era o início de um período em que o turbo estava dando sinais de fadiga. Um mecânico experiente teria notado o aumento do volume de fumaça e lhe recomendaria uma revisão no equipamento. O que pode ter ocorrido para que a fumaça continue talvez seja a utilização de componente de outra aplicação, que não foi desenvolvido para este motor ou a recuperação (recondicionamento) mal executado.
      Sobre o óleo que vai para o coletor de admissão: trata-se de vapores de óleo que vem do carter e se condensam, quando a temperatura do mesmo abaixa. É uma solução para reduzir as emissões tóxicas e reinseri-las no motor, para serem queimados com óleo diesel. Sua presença não é notada nos gases do escapamento, por tratar-se de um volume extremamente baixo.
      Obrigado pela visita.

    41. Eu tenho uma l200 2007 e ela esta muito dificil de dar partida quando esta com o motor frio, e quando funciona sai muita fumaça as vezes branca e as vezes preta isso é normal ??
      Obrigado!

    42. Olá Pedro!
      Verifique se as velas aquecedoras estão OK. Como elas trabalham num circuito em série, qualquer uma que queimar interrompe o funcionamento das outras três. Verifique também o relé que fecha o circuito das velas, se está funcionado corretamente.
      Obrigado pela visita.

    43. Muito tem se falado a respeito da fumaça negra ao exigir potencia. É absolutamente normal desde que ao atingir a rotação de maior torque a fumaça desapareça ou reduza drasticamente.
      O que se esquece com frequência é que o turbo cansado produz menor pressão, daí a relação ar combustível nos motores com bomba mecânica fica prejudicada ou seja, você tem a mesma quantidade de diesel injetada no motor em função da rotação da bomba mecânica e uma menor quantidade de ar.
      Resultado, mistura rica = mais fumaça.

    44. Ola Rogério!
      Se nós estivermos falando de um motor com turboalimentador desde o projeto, isso não acontece devido a um dispositivo de controle de emissões denominado LDA, comumente chamado LIMITADOR DE FUMAÇA. Fica instalado na bomba injetora, junto ao regulador de velocidade (ou ‘governador’) e trabalha liberando o curso da haste de regulagem da bomba (liberando o débito) mediante a pressão no coletor de admissão, que é gerada pelo turboalimentador.Ou seja: baixa pressão do turbo = débito menor. Assim, a fumaça é controlada
      Mas se estivermos falando de ‘turbinagem’ em motor naturalmente aspirado, sem modificação na bomba injetora, fatalmente ocorrerá o que foi relatado acima. Esse exemplo é muito comum em antigas F1000 com motor D-229/4, onde apenas era instalado um turbo alimentador e aumentado o débito na bomba, para ‘compensar’ o novo arranjo. À medida em que o turbo ia perdendo rendimento – por qualquer que fosse a causa – o débito era mantido e ocasionava fumaça preta.
      Obrigado pela visita.

    45. Ola… Li alguns posts acima e nao vi algo comparado ao meu problema ou pelo menos identifiquei muitas semelhanças, tenho uma L200 outdoor 2004, cara quando liga ela nao fumaça com motor frio, mas na progressão que o motor vai esquentando ela se transforma em um trem, mas é tanta fumaça preta que nao da pra andar na rua pois os carros que veem atraz ficam sem visao de nada,alem do mais ela fica acelerada, ela é automatica, passou um bom tempo parada, mas enfim esta com este problema que julgo pela inexperiencia ser algo muito serio, estou certo?

    46. Olá Monteiro!
      Verifique o estado do turboalimentador, que pode estar apresentando problemas depois de aquecido. Ele tem uma parcela importante de contribuição na produção de fumaça preta, mas também no bom rendimento do motor. Veja também se há algum tipo de válvula reguladora de fluxo de ar para o motor, parecida com aquelas borboletas de entrada de ar em carburadores, porque se há injeção de combustível e redução do volume de ar admitido, fatalmente haverá fumaça preta.
      No mais, verifique o estado geral do filtro de ar, toda tubulação que leva o ar do turbo ao motor, o intercooler (se houver) quanto a vazamentos, presença de trincas nas mangueiras e/ou abraçadeiras soltas.
      Obrigado pela visita.

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