• Turbo: é fácil mantê-lo em dia

    Publicado em 25 de Abril de 2007 Clube do Diesel 375 comentários

    Atraso na troca do óleo, nível baixo do lubrificante ou óleo contaminado são grandes inimigos do turbo. Além disso, três dicas básicas de condução do veículo ajudam muito a evitar problemas.O turboalimentador é um dispositivo que gira a velocidades enormes – até 100.000 rpm. Sua função é introduzir um maior volume de ar dentro das câmaras de combustão e, conseqüentemente, favorecer a combustão e gerar mais potência e torque no motor. Um motor turboalimentado pode ter potência até 40% superior ao de um propulsor convencional, aspirado. Também, se estiver bem dimensionado, gera menos fumaça e maior desempenho.
    Então, se faltar óleo, a pane pode acontecer. Mas vale anotar estas três dicas também: devido à natureza do funcionamento do motor e do turboalimentador, em qualquer veículo uma boa dica de preservação do equipamento é aguardar 30 segundos com o motor em marcha lenta antes de desligá-lo. Isso permite que o turboalimentador também reduza seu nível de atividade, já que o motor entra na condição de funcionamento de espera assim que o motorista tira o pé do acelerador.
    Da mesma forma, quando o automóvel é ligado, também é aconselhável não acelerar bruscamente o motor imediatamente após a ignição. Finalmente, a terceira dica: é bom evitar o funcionamento em marcha lenta por períodos prolongados, o que prejudica a lubrificação do turbo. Como se vê, cuidar desse dispositivo é muito fácil.

     

    375 respostas a “Turbo: é fácil mantê-lo em dia”

    1. Parabéns pelo site. É fantástica a quantidade de informações que vocês disponibilizam para nós, apreciadores dos motores Diesel.

      Por exemplo, vocês informam na matéria sobre como aumentar a vida útil do turbo do motor que se deve deixar o motor em marcha lenta por trinta segundos entes de desligá-lo, e não acelerar bruscamente logo após a partida, além de evitar deixar o motor em marcha lenta por longos períodos. As duas primeiras informações constam no manual (se bem que não falam o porquê). Já a terceira simplesmente vai contra a prática da imensa maioria dos donos de carros a diesel. A quase totalidade deles deixam seus carros em marcha lenta por longos períodos. Garanto a vocês que é uma prática bem mais comum do que parece. Ou seja, a gente pensa que está economizando o motor e, ao contrário, estamos é prejudicando seus componentes (no caso, o turbo).

      Quem sai de um 4×4 a gasolina (um Grand Vitara) para uma pick-up a diesel não quer mais saber de carros à gasolina. O torque proporcionado pelo motor diesel é fantástico: na cidade pode-se dizer que é quase um automático – você mal precisa trocar de marchas (na estrada, então, nem se fala); na terra, na trilha ou em uma praia é simplesmente imbatível. Sou dono de uma Ranger com o motor 3.0 PSE da International. Fantástico o carro e do motor então nem se fala. Porém, tenho dúvidas quanto às informações contidas no manual a respeito da troca de óleo. Lá diz que se deve trocar o lubrificante a cada 10.000 km ou seis meses; porém, todos os mecânicos e amigos meus dizem achar este intervalo um pouco exagerado, o que poderia acarretar diminuição da vida útil do motor (principalmente da turbina). O que vocês me dizem a respeito disso?

      P.S.: essa não é uma dúvida só minha. Muitos donos de carros com motores diesel eletrônicos também a têm.

      Abraços,

      Fábio Albuquerque

    2. Clube do Diesel

      A troca de óleo a cada 10.000 km ou seis meses, o que ocorrer primeiro, é resultado de exaustivos testes de engenharia em laboratório (dinamômetros) e em campo. Vale lembrar que isto vale para o tipo de óleo especificado: SAE 15W40, API CF-4. Vale lembrar também que, além do que consta no manual do proprietário, se o veículo for utilizado em condições severas (funcionamento em grande parte frio, muita poeira, tráfego urbano pesado e outras constantes no manual) a troca de óleo do motor deverá ser a cada 5.000 km. E obrigada pelo seu comentário.

    3. Tenho uma Ranger 3.0, e existe uma etiqueta no vidro que recomenda que o motor permaneça 45s em marcha lenta tanto após a partida quanto antes de desligar. O manual recomenda 30s (assim como o blog), e já ouvi recomendações de esperar 1minuto em marcha lenta em ambas as operações. O que a MWM INTERNATIONAL recomenda afinal ?

    4. Eu tenho uma S10 com motor a diesel 2.8, e gostaria de saber se isso nada tem a ver com o clima ambiental onde se trafega, porque aqui em Manaus só falta fritar um bom bife no asfalto. E o manual não se refere a altas temperaturas, só fala em baixa temperatura. se vocês podem me responder, por favor fiquem à vontade.

    5. Olá Leo,

      30 segundos são suficientes para reduzir a rotação do turbo e garantir a lubrificação até desligar o motor, e para lubrificá-lo para a operação do veículo logo após a partida. Por isso, a MWM INTERNATIONAL recomenda que se respeitem os 30 segundos, no mínimo.
      45 segundos ou 1 minuto também são recomendações válidas uma vez que se acrescenta uma margem de segurança aos 30 segundos mínimos.

    6. Os motores MWM INTERNATIONAL são testados em todas as condições de temperatura previstas para funcionamento, desde abaixo de zero até os picos encontrados no Norte e Nordeste brasileiros.

      O importante neste caso é manter o sistema de arrefecimento nivelado, limpo e aditivado corretamente. Outro fator importante é utilizar um óleo lubrificante multiviscoso adequado para trabalhar nessas faixas de temperaturas.

    7. Tenho uma besta furgão que originalmente tinha o motor 2.2. Substituí toda a mecânica(motor, caixa e diferencial) pelo 2.7, coloquei turbo da SPRINTER e intercooler da F-1000, filtro de ar de alta vazão, uso MILITEC a cada 20000 km e substituo o óleo e filtro a cada 5000. A pressão do turbo está em 0,8bar. |Instalei também jogo de rodas da NISSAN FRONTIER (225/75R15), o que diminuiu a rotação do motor em 1000 rpm a 100km/h.
      O carro anda muito e ficou mais econômico, chegando a fazer 13km/l na cidade.
      Gostaria de saber o que afeta a durabilidade do motor, sendo originalmente aspirado. Não sou de socar o pé, ando proporcional ao trânsito, mas quando preciso de potência não deixo de usar.

    8. Olá Osir,

      O primeiro problema no que você está propondo é que alterações nas condições originais do motor não são recomendadas pelas fábricas. Afinal, empresas como a MWM INTERNATIONAL Motores realizam muitos testes para chegar à configuração ideal de seus projetos, visando o uso prolongado dos motores. E, além disso, alterações não previstas podem provocar riscos à segurança do veículo e de seus ocupantes, além de dificultar a identificação de peças em futuras manutenções.

      Obrigado por escrever!

    9. GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR FILTRO DE AR PARA SUBSTITUIR O ORIGINAL(QUE É MUITO CARO).

      FORD RANGER 3.0 DIESEL 2005/2006

    10. Recomendamos utilizar sempre peças originais não só pela tecnologia empregada como tambem pela garantia.
      Agradecemos a visita.

    11. Que sufoco!!! Me parece que a mecanica da h100 e a L200 são as mesmas portando as dores de cabeça tambem!!??Comecando com o alternador que fica arrastando no chão,não suficiente colocaram o vacuo do freio junto que volta e meia vaza oleo para o alternador ai é uma sequencia de problemas ,o arranque da problema toda hora e não ha peças no mercado !!! SE ALGUEM SOUBER ONDE POSSO CONSEGUIRUM ARRANQUE mando MG120413 ou outro que sirva agradeço desde ja!

    12. Olá Elizabeth,
      Para saber qual é o oléo mais recomendado, basta consultar o manual do proprietário do veículo.
      Obrigada pela visita!!!

    13. Estou a procura de turbina da NIssan Frontier 2.5 ano de fabricação 2.001 (japonesa), se alguem souber quem tem poderia me retornar
      obrigado.

    14. Estas turbinas podem ser encontradas na rede autorizada da Nissan.
      Obrigado por nos visitar.

    15. Olá pessoal. queria saber qual óleo eu utiliso na caixa de macha para uma S10 2.8 do ano de 2003. agradeço…

    16. Olá,
      Sugerimos seguir o recomendado pelo fabricante do veículo / caixa de marcha.

      Obrigada pela visita!!!

    17. TENHO UM CHEVROLET S10 2.5 DIESEL FABRICO 2000
      E ESTA A PASSAR OLIO PARA O TUBO QUE ENVIA O AR PARA A CABEÇA DE MOTOR.
      ESTA A FAZER MUITO FUMO E NÃO DESENVOLVE.
      QUAL É O PROBLEMA ??
      O TURBO JÁ AVARIOU ??

    18. Olá,
      O óleo que está passando para o coletor de admissão pode ser pela turbina, por folga na bucha do eixo da turbina ou pelo respiro do motor, que conta com uma válvula PCV, que evita que vapores de óleo seja jogado na atmosfera.
      Nesse último caso, se está passando óleo pela válvula PCV, é importante verificar a pressão de compressão do motor, porque pode ser problema interno do motor, como desgaste de anéis dos pistões.
      De qualquer forma, o ideal é procurar um serviço autorizado para verificação desse problema.
      Muito Obrigada pela visita!!!!

    19. eng adilson gottgtroy

      tenho uma D10 ano 82 CD com motor perkins 140cv turbo acho ela desde q comprei muito preza 1 e 2 dela são super reduzidas pesquizando fusando me passaram que a caixa da D20 ano 92 da certo .sera? com motor ainda meio frio ela solta uma fumaça branca depois para é normal ate hoje não me acostumei pois cada mecãnico fala uma coisa ?

    20. Olá,
      a utilização de outra caixa de câmbio pode trazer benefícios mas também pode trazer outras perdas. Deve ser analisado por um profissional especializado e de acordo com a sua aplicação (tipo de trabalho). Na grande maioria dos casos recomenda-se a utilização do conjunto de powertrain (motor + câmbio) originais pois apresenta a melhor solução.
      A fumaça branca com o motor frio pode ser normal. Devem ser verificados os itens como bomba injetora, ponto de bomba, bicos injetores, admissão de ar, filtro de ar, água no combustível e taxa de compressão dos cilindros.
      Muito Obrigada pela visita!

    21. Gostaria de saber se há necessidade de mandar fazer uma revisão periódica no
      turbo-alimentador, pois possuo uma ca-
      mionete S-10 com motor MWM Sprinter,
      ano 2000, e nunca madei fazer nenhuma
      revisão nesse componente.

    22. Olá,
      Não há necessidade de revisar o turbo. Deve ser diagnosticado caso o motor venha a apresentar algum problema de fumaça, perda de rendimento, vazamento de óleo ou ruído excessivo.
      Obrigada pela visita!!!

    23. toda e qualquer informaçoes sobre motor diesel 2.8 mwm, para nós é muito importante.Tenho uma s10 2.8 2001, e gostaria de saber onde encontro os pontoas de lubrificação do chassis do mesmo, infelizmente só encontrei um.

    24. Olá,
      Recomendamos entrar em contato com a montadora, para auxiliá-lo.

      Obrigada pela visita!

    25. É verdade, estan segunda dica quase sempre ela não é utilizada.Pos ser diesel pelo menos eu pensei que poderia ele ficar longos períodos em macha lenta.

    26. diego bordinhao

      olá,tenho uma f1000 MWM x10 turbo
      gostaria de saber c da para intercular
      e c nao irá causar nenhum dano ao motor
      pois o mesmo no esta com desempenho desejado
      sera q vou ter q fazer o motor para isso??

    27. Clube do Diesel

      Olá,
      Se o motor estiver com o sistema de injeção, regulagem de turbo, compressão de cilindros, admissão, folga de válvulas, enfim tudo dentro do especificado, não há a necessidade de investir em um intercooler, pois terá o rendimento esperado. Recomendamos procurar um serviço autorizado para um check-up do motor.
      Obrigada pela visita!

    28. ranger 2.5 a diesel 2001

      Preciso das engrenagens da 4×2 da caixa de redução da ranger 4×4. Ela está escapando e tenho que trocar, e estou tendo dificuldades em encontrar. Por favor, não me indiquem a ford, ou concessionaria, preciso de uma solução prática e barata.Obrigado.

    29. Clube do Diesel

      Olá,
      Não temos como informar, pois não é um componente do motor.
      Muito Obrigada pela visita!!!

    30. Bom dia, olha tenho uma F-1000 Sr deserter turbinada, gostaria de saber como fazer para intercoolar ela, e se o rendimento e a economia são significantes.
      Obrigado.

    31. Olá, para aplicar um intercooler teria de ser feito um estudo de calibração do sistema de injeção do motor o que torna esta instalação inviável.
      Obrigada pela visita!

    32. Um repentino apito na turbina e vazamentos de oleo sobre o bloco oriundo da junta do coletor da descarga Hopuve perda de 4 Litros do carter em 300Km rodados. F1000 Maxion HS Turbo Garet.
      Para levar o carro até um serviço autorizado devo percorrer mais de 150Km. Há alguma orientação na condução do veiculo até a oficina visando evitar danos maiores?

    33. Olá,
      A recomendação é não forçar o motor, não deixar faltar óleo nem água e, claro, procurar um serviço autorizado o mais rápido possível.
      Obrigada pela visita!

    34. Ola amigos carro para mim tem q ser a diesel , eu tenho uma F1000 serie 10 ano 98 mt MWM turbo é cloro , e praticamente novo ,gostaria de colocar um intercoole , o q vc me diz , o motor ta tudo sertinho so rodou 201000km .

    35. Olá,
      A fabrica não recomenda nenhuma alteração na configuração original do motor. Um intercooler refrigerará o ar de admissão, aumentando a quantidade de moléculas de oxigênio. O aumento da quantidade de moléculas de oxigênio aumenta o poder de combustão, aumenta a potência e diminui a quantidade de gases poluentes, mas para isso, o motor tem toda uma preparação, ou seja, configuração da bomba injetora, turbo, câmara de combustão dos pistões e claro, o dimensionamento correto do intercooler.
      Muito Obrigada pela visita!

    36. Tenho uma Blazer com motor mwm 2.8. O ar quente do ar condicionado custa muito a ser produzido se o tempo for comparado com a Blazer a gasolina. As temperaturas de funcionamento do motor são muito diferentes? Quais são?

    37. ola amigo ja tive outras caminhonetes com turbo alimentador, hoje tenho uma s10 2.8 com
      120000 km o eixo da turbina ja apresenta uma folga e creio que devo trocar os reparos da turbina antes que ela venha a apresentar maiores problema pois, agora so vou gastar em torno de 600.00 reais e em caso de fundir a mesma terei que gasta mai que o dobro. devemos fazer sempre manutencao preventiva do que corretiva pois sao mais baratas e nao ficamos na estrada na hora errada e no lugar errado. abracos.

    38. Tenho uma pajero sport 2002 que apresenta problema quando desligada já com o motor aquecido, após 10 min de desligada não consigo dar a partida facilmente. Pela manha quando ela estar fria a partida se dar normalmente porem o motor vibra como se estivesse queimando apenas três cilindros segundos depois para de vibra e fica normal, em algumas vezes com o ar ligado o conta-giro marca 500 000 rpm e as vezes estanca quando a marcha estar na posição “D” se em N ou P o marcador marca 800 000 rpm. O que pode ser? Outro detalhe importante é que estes dias em que fui trocar os pneus vi um vazamento de óleo na turbina.

    39. Olá,
      o ideal seria entrar em contato com a montadora, para ter um diagnostico preciso!
      Muito Obrigado pela visita!

    40. minha s10 é motor maxion 2.5 diesel neste ultimos dias esta me dando muito poblema de temperatura, ja coloquei bomba dagua e radiador novo mais nada de resultado, e também ja troquei o cabechote, nao foi novo mais bom, o que devo fazer?

    41. Arlindo,

      O recomendado é uma investigação feita por alguém da nossa rede de Serviço Autorizado.

      É muito difícil diagnosticar um problema, principalmente superaquecimento, sem ver o motor, pois podemos incorrer em alguns erros.

      Obrigado pela visita.

    42. tenho um suzuki grand vitara TDI 2.0 e gostaria de saber se é possível adaptar um motor mwm 2.8 ou 3.0 no grand vitara top line diesel.

    43. Marco,

      A questão não é a adaptação do motor, é saber se o seu carro terá condições de suportar essa adaptação.

      Tem que ser levado em consideração a caixa de transmissão, o cardã o diferencial, o tamanho das rodas, tudo isso tem que fazer parte da adaptação para que não tenha um problema de quebra de caixa de cambio por exemplo. Todo o conjunto tem que ser dimensionado para que não cause insatisfação depois da adaptação.

      Obrigado pela visita.

    44. Primeiramente parabens pelo site. Amigo, gostaria de saber algo sobre o motor 2.8 sprinter, turbinado e intercolado: recentemente fiz uma viagem de aproximadamente uns 4,5mkm, chegado no destino o veículo começou a soltar muita fumaça preta e por vezes cinza, mas só quando exige do motor, pergunto: o que isso vem a ser? qual mnt devo realizar? pode ter influencia de mau combustível?
      Ah, as trocas de óleo e filtro estão em dia.
      atenciosamente obrigado.

    45. Janes,
      Muitos podem ser os fatores que levam o motor a emitir fumaça preta, cinza, azulada ou branca. Bicos desregulados, bomba injetora desregulada, motor fora de ponto correto de injeção, regulagem de válvulas, problemas de turbo…
      Pelo descrição do problema, pode ser algum problema de turbo, mas o ideal é levar o veículo a um SERVIÇO AUTORIZADO MWM INTERNATIONAL, para que possa ser realizado um “check” do motor do seu veículo e determinar qual é realmente o problema.
      Obrigado pela visita!

    46. Pergunto, se no motor MWM da F 1000,é comum como dizem a saída do óleo lubrificante do motor pelo suspiro, embora o motor esteja com bom rendimento.

    47. Olá, Luiz.
      Sim, esse óleo que sai pelo respiro do motor 229 que equipa a F1000 é normal, desde que não seja em excesso.
      Esse óleo é resultante dos vapores que se formam pelo aquecimento do óleo lubrificante do cárter e que acabam condensando quando resfriam, ou seja, na parte final do tudo do respiro.
      Obrigado pela visita!

    48. Boa tarde, estou querendo adquirir uma f1000 turbodiesel MWM ano 84, gostaria de uma opinião de vcs qto a essa motorização, pois nunca possui um carro a diesel. Obrigado.

    49. Olá Bruno,
      Trata-se de um motor renomado no mercado, aplicado em vários veículos, geradores, máquinas agrícolas e motobombas.
      É um motor muito robusto, de fácil manutenção e baixo custo de peças de reposição. Se bem cuidado e com boa manutenção preventiva, utilizando peças genuínas, óleo de boa qualidade e aditivos corretos para o sistema de arrefecimento, tem sua vida útil muito prolongada.
      Não é um propulsor de alto consumo de combustível e se estiver bem cuidado não lhe trará complicações.
      Obrigado pela visita!

    50. Boa noite,

      Tenho um troller 2007 3.0 eletronic motor NGD3.0 MWM INTERNATIONAL com 71.000 km e foi chipado para 240CV (163 orig.) ele estar agora baixando oleo + ou – 2 a 3 litros a cada troca de 5.000 KM,s e quando tiro a tampa onde se coloca oleo no motor estar saindo fumaça branca quando estar funcionando e também a mangueira de entrada da turbina estar melado de oleo. O que pode ser????

    51. Olá Israel,
      “Chipar” a ECM de um motor com controle de injeção eletrônica não é prática recomendada pela MWM INTERNATIONAL.
      O motor foi desenvolvido para trabalhar com determinada potência e torque, para isso, muitos testes são realizados, garantindo que o motor tenha desempenho dentro do projetado, consumo de combustível dentro do especificado, nível de ruído e emissões de poluentes dentro das normas e por fim, vida útil de motor o mais prolongada possível.
      A pratica de “chipar” a ECM, altera todos os valores originais de fábrica, tirando do motor todas as especificações de engenharia, o que acarreta na maioria dos casos, desgaste prematuro dos componentes do motor, o que pode acarretar desde consumo excessivo de combustível, emissão de poluentes fora dos padrões, consumo de óleo lubrificante, superaquecimento do motor, fadiga de componentes das partes móveis, falha de injeção de combustível , etc.
      Obrigado pela visita!

    52. gostaria poder saber a vida média(km) de uma bomba injetora que hoje são utilizadas nas toyotas hilux 3.0 e fazendo regularmente as manutenções necessarias

    53. Olá , Fernando

      É difícil falar em vida útil sem saber que tipo de combustível é usado, que tipo de manutenção é dado ao motor, que tipo de trabalho o veículo executa, etc.
      Aconselho a entrar em contato diretamente com a Toyota para saber se existe algum tipo de informação a respeito, pois não somos o fabricante desse tipo de motor.

      Obrigado pela Visita !

    54. tenho uma S10 flex ano 2007 cabine dupla e penso em trocar por uma hilux diesel de motor 3.0. ando em torno de 1300km/mes. Seria vantajoso em termos de custo x beneficio uma vez que utilizo o carro apenas para passeio e asfalto?

    55. Olá, Fernando

      É necessário avaliar os seguintes pontos; preço do combustível, custo de manutenção, preço de revenda do veículo, custo do seguro, vida útil de cada tipo de motor, consumo de combustível, etc.

      Obrigado pela Visita !

    56. Olá, eu tenho um Gurgel Carajás com motor Ap 1.9 Diesel, a turbina dele é uma garret GT12. Descobri que havia óleo na parte fria da turbina, sujando de óleo o mangote de pressurização e também a admissão. Mandei trocar anéis da turbina em uma empresa especializada em turbinas, mas continuou a mesma coisa. Na especializada me informaram que está tudo OK com a turbina, e que poderia ser o respiro do motor…mas o meu motor usa o respiro somente com uma mangueira solta que sai da valvula do cabeçote, e não tem contato algum com o filtro de ar da turbina.
      O Clube do Diesel poderia me dar algumas dicas para resolver o problema??
      Grato e abraços!

    57. Olá, Marcelo

      A causa mais provável quando ocorre esse tipo de defeito é o vazamento de óleo, que lubrifica a turbina, pelo eixo. Se a turbina foi recondicionada, é necessário verificar com quanto ficou de folga no eixo do rotor da turbina, pois se houver folga excessiva, desgaste da bucha do eixo, pode ocasionar vazamento para o lado frio da turbina.
      É recomendado também, a realização de um teste de pressão de compressão para saber as condições de vedação dos cilindros.
      Além disso, se seu carro possuir intercooler, revise esse item quanto ao acumulo de óleo lubrificante nas galerias.

      Obrigado pela Visita !

    58. Andre Marotta de Mattos

      Olá,

      Tenho uma Ford Ranger 2007 com motor Power Stroke 3.0E.

      O manual recomenda a troca aos 10.000Km ou 6 meses o q ocorrer primeiro. Mas, o fabricante do óleo garante o óleo por alguns anos da data de fabricação, mesmo depois de colocado no motor. Assim, qual o fundamento para não rodar os 10.000Km, mesmo q estes passem de 06 meses, não excedento a garantia do fabricante do óleo?

      Obrigado.

    59. Olá, André

      Após 10.000 Km o óleo se deteriora, causando borra no motor, por isso a recomendação de troca nesse período.
      A garantia que o fabricante de óleo dá de “x” anos no produto é de estocagem, uma vez aberto a embalagem, o óleo se deteriora em 10.000 km ou 6 meses, se motor estiver parado, por problema de oxidação.

      Obrigado pela Visita !

    60. Tenho um troller 2007 3.0 eletronic motor NGD3.0 MWM INTERNATIONAL com 61.000 km e foi chipado para 240CV (163 orig.) quando tiro a tampa onde se coloca oleo no motor estar saindo fumaça branca quando estar funcionando e também a mangueira de entrada de alimentaçao da turbina estar melado de oleo. O que pode ser???? eu sei que nao deveria chipar o troller. esta resposta serve para algumas pessoas tipo isral silva que pergutou isto. obrigado sergio cabral

    61. Não é recomendado alterar o chip. Todo motor tem seu desenvolvimento realizado, levando-se em consideração os materiais utilizados, a resistência dos mesmos, a durabilidade do motor e tudo isso resulta em um produto que atenda as normas de emissões e ruído. Quando é alterado essas características originais, o motor pode apresentar sintomas como esses citados, isso quando não quebra algum componente do motor.

      O ideal é que se leve esse carro a um serviço autorizado MWM International para uma melhor avaliação e, importante, que avise ao mecânico que esse motor teve o chip alterado.

      Obrigado pela visita.

    62. Em primeiro lugar, parabens pelo site, acredito que seja um dos melhores para os que adoram os motores a diesel!
      Eu fiquei com uma dúvida com relação ao turbo. Eu tenho uma Ranger 2.8, 04/05, e notei um assovio bem alto quando ligada, mesmo com ela parada. Levei a uma oficina especializada em turbo e o mecanico quando abriu me mostrou que o eixo estava muito duro para girar.
      Troquei lá mesmo a turbina por uma recondicionada.
      Isto é mesmo um problema onde seja necessária a troca?
      Obrigado.

    63. Sim, se o eixo do turbo alimentador travou, os rotores param de girar e com isso deixam de sobrealimentar o motor com ar, o que resulta em perda de potência e aumenta o grau de poluentes e fumaça.

      Obrigado pela visita.

    64. Ola!!
      Tenho uma S10 2.8 2000 e nao possuo o manual.
      Qual é a temperatura normal para o transito urbano??
      Qual a pressao normal para o oleo??

    65. A temperatura de trabalho desse motor é de 80°C a 85°C e a pressão de óleo, com o motor aquecido e em temperatura normal de trabalho é de 0,7bar em marcha lenta e de 4,9 bar em rotação nominal. A temperatura do óleo lubrificante é de 106°C a 115°C em condições de trabalho normal e de 125°C temperatura máxima.

      Obrigado pela visita.

    66. Boa tarde, tenho uma F1000 92 mwm229, e o marcador de presão do oléo fica muito proximo do vermelho, já fiz a limpeza do filtro dentro do motor, troca de oléo do motor, do filtro externo, e continua marcando proximo ao vermelho, ela é turbinada, anda bem, não baixa oléo, o que fazer? grato pela atenção

    67. O ideal é procurar uma autorizada MWM International para a verificação desse problema que pode ser diversos, desde as válvulas de alívio do intercambiador de óleo lubrificante até a bomba de óleo do motor, mas para que se tenha certeza, é imprescindível que a verificação seja realizada por profissional treinado.

      Agradecemos a sua visita!!!

    68. Olá

      Acabo de adquirir uma S10 Cab. Dupla 2005/06, motor 2.8, diesel eletronic, nunca tive uma carro movido a diesel, gostaria de saber se fiz uma boa aquisição. Verifiquei que tem um pouco de oleo no motor, não muito, isso é normal ou seria indicado procurar um mecanico.

      Muito obrigado, feliz natal a todos.

    69. Olá, Andre.
      Tudo bem?
      Por não sabermos exatamente onde e quanto de óleo está no seu motor, recomendamos levar seu veículo a uma autorizada MWM INTERNATIONAL para melhor averiguação.
      Os motores eletrônicos MWM INTERNATIONAL que equipam seu veículo, atendem as mais rigorosas normas, e com uma boa manutenção, utilizando peças genuínas e óleo de boa qualidade, certamente terá um motor com muito tempo de vida útil.
      Obrigado pela visita!

    70. ola, tenho uma f1000 90 motor mwm e percebi que ao abrir a tampa do radiador encontrei residuo de oleo na tampa, verifiquei o nivel do oleo no carter e esta normal sem aparentar nenhuma mistura com agua. gostaria de saber de onde estaria vindo este oleo? obrigado.

    71. Ola, Ercildo.
      O ideal é levar o seu veículo à uma autorizada, para que os profissionais possam avaliar.
      Muito Obrigado pela visita!

    72. Tenho uma s-10 2.8 eletronica, gostaria de saber se interessante colocar um chipe para aumentar a potencia e qual os beneficios e problemas vou ter com o motor, obrigado.

    73. Olá, Aloizio.
      Tudo bem?
      Não recomendamos a alteração dos dados contidos no dataset da ECM (dados gravados que fazem o gerenciamento do sistema de injeção eletrônica do motor). A alteração desses dados podem comprometer a durabilidade do motor, consumo de combustível, aumento de nível de poluentes e outras falhas no gerenciamento do sistema eletrônico. O desenvolvimento do sistema de gerenciamento do sistema eletrônico de injeção de combustível é complexo e obedece a uma legislação rígida, não devendo ser alterado.
      Obrigado pela visita!

    74. edvaldo ramos de lima

      Oprocedimento de regulagem das valvula do motor 229/6 é igual a do motor mb 352/6

    75. Olá, Edvaldo.
      O procedimento de regulagem de válvulas de um motor série 229, tanto de 4 como de 6 cilindros, deve ser realizado com motor frio e obedecendo a ordem de combustão do motor para um melhor ajuste. A folga de válvulas ideal para esses tipos de motor é de 0,20mm.
      Obrigado pela visita!

    76. ola estou pensando em trabalhar com transporte escolar, qual seria o tipo de van que vcs me aconcelhariam? h-100 ou besta? a manutenção é cara, problematica? obrigado, haa..e parabens pelo site

    77. Olá, Nei.
      Aconselho você a realizar uma pesquisa em concessionários desses veículos para saber o custo com manutenção e o preço a ser pago pelo veículo, isso lhe dará uma referencia muito consistente do custo benefício.
      Obrigado pela visita!

    78. Tenho uma Nissan Frontier 2.5 2001/2002. De uns tempos pra cá venho sentindo perda de rendimento ao ponto da mesma nao conseguir alcancar 3.000 giros. Dificilmente passo dos 100 km/h. Quando o veiculo está parado e tento acelerar pra alcancar uma maior rotação, o carro faz muita fumaça branca. As trocas de oleo lubrificante estão ok e não há vazamento.
      O que pode estar causando isso???

    79. Olá, Elton.
      Podem estar ocorrendo; perda de pressão do turbo compressor, má pulverização dos bicos injetores, perda de pressão da bomba injetora, motor fora do ponto de injeção, falta de pressão de compressão, válvulas desajustadas, vazamento pelas sedes de válvulas, etc.
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para uma análise detalhada do problema.
      Obrigado pela visita!

    80. Carlos - Juiz de Fora

      Tenho uma F1000 MWM 1984 cabine dupla. Ela espanou o conjunto coroa/pinhão do diferencial. É desgaste natural? Se não, o que devo fazer para prevenir esse tipo de defeito. Ando no asfalto e em estrada de terra, embora a utilizo somente para passeio. Carga somente a bagagem. Obrigado e parabéns pelo site

    81. Olá, Carlos.
      Todo componente móvel sofre atrito e por isso existe o desgaste natural das peças, porém esse desgaste pode ser acelerado por má lubrificação, óleo incorreto, nível de óleo baixo, óleo contaminado, excesso de material abrasivo no óleo, como areia, terra, metais que se desprendem das peças que sofrem atrito, excesso de folga entre coroa e pinhão, etc.
      O ideal, assim como o óleo lubrificante do motor, é que seja substituído periodicamente também o óleo do diferencial, afim de minimizar os efeitos acima citados.
      Obrigado pela visita!

    82. Acabamos de comprar, após muita procura, uma F1000 XLT 4×2 4.3 turbo. O Antigo dono havia retirado o bojo do escapamento e colocado aquele trançado utilizado em carretas, acho que só para escutar o silvar da turbina nas trocas de marchas. Isso não aumenta o consumo de combustível?

    83. Olá, Pedro.
      Não, mas como reduz a pressão no cano de escapamento, pode com o passar do tempo, trazer danos aos rotores do turbo.
      Obrigado pela visita!

    84. Olá gostaria de saber qual a regulagem(folga) de válvuulas do motor MWM SPRINT da Frontier, o motor não é eletronic.
      obrigada.

    85. Olá, Cleide.
      A folga utilizada nesses motores é de 0,10mm a 0,30mm. Para uma melhor regulagem, deve-se adotar o seguinte procedimento:
      1 – Regular com motor frio
      2- Realizar a regulagem sempre por ordem de combustão (1-3-4-2)
      3 – Utilizar 2 lâminas do calibre de folgas (0,20mm e 0,30mm)
      4- Ajustar as válvulas utilizando a lamina de 0,20mm para as válvulas de admissão e escapa.
      5- A lamina de 0,30mm deve ser utilizada como referencia, ou seja, regula-se com a lamina 0,20mm e confere-se com a de 0,30mm sendo que, a lamina de 0,20mm deve passar e a de 0,30mm não pode passar entre as válvulas e os balancins.
      Obrigado pela visita!

    86. Os bicos injetores de um veículo novido a diesel devem ser revisados depois de quantos mil km roudados? Qual seria em média a durabilidade de um bico desses? Qual a diferença entre o molikote e o militec? Reagem com o oleo lubrificante do motor? Os dois produtos podem produzir depósitos no cárter? O mamômetro de oleo da Blazer Maxion 2000, em marcha lenta, o ponteiro fica em que posição?

    87. Olá, Hilário.
      O indicado é realizar revisão de bicos e bombas a cada 50.000 Km porém, em determinadas condições, onde o veículo trabalha sob regime extremo (condição de rodagem em serras, poeira, regiões frias, etc), essa manutenção deve ser realizada pelo menos a cada 30.000 Km.
      Militec é um redutor de atrito, ou seja para usar com óleo extremamente fino. Molykote é um óleo a base de bissulfeto de molubdênio que pode ser adicionado a qualquer óleo de motor.
      Para mais informações, aconselhamos entrar em contato diretamente com o fabricante, inclusive a respeito da posição do manômetro do painel da S10.
      Obrigado pela visita!

    88. Carlos - Juiz de Fora

      Olá pessoal,
      Obrigado pela resposta à questão anterior. Gostaria de esclarecer dúvidas com relação à bomba injetora. Que manutenções ela requer, o que devo estar verificando periodicamente,regulagens,etc. O que passaram é para sempre completar o recepiente com óleo de motor. É isso mesmo?

    89. Olá, Carlos.
      O indicado é realizar revisão de bicos e bombas a cada 50.000 Km porém, em determinadas condições, onde o veículo trabalha sob regime extremo (condição de rodagem em serras, poeira, regiões frias, etc), essa manutenção deve ser realizada pelo menos a cada 30.000 Km.
      Deve ser realizado testes de pressão, vazão e estanqueidade dos bicos injetores e bomba injetora, conforme tabela do fabricante.
      Obrigado pela visita!

    90. Ademar Francisco Rocha de Salles

      Tenho um camionete S10 ano 2000, meus amigos dizem que não devo andar a 100Km/h constantemente pois prejudica o motor. Gostaria de saber se isso é verdade.

    91. Olá, Ademar.
      Não, isso não é verdade. O motor deve operar sempre dentro das faixas de rotação permitidas, de preferência utilizando o máximo possível a faixa de torque, onde o motor desenvolve maior força e menor consumo de combustível.
      Obrigado pela visita!

    92. Qual a temperatura normal de trabalho da s10 2.5 turbo diesel, pois tenho uma camionete que ultimamente não está marcando a temperatura mesmo depois de trocado o sensor e verificado a fiação.
      Obrigado.

    93. Olá, Paulo.
      A temperatura de operação desse motor, para essa aplicação é de 78°C a 102°C.
      Obrigado pela visita!

    94. railisson jose dos santos

      Bom dia possuo um caminhao c/motor mwm 229/6 td e regularmente apresenta broca nas camisas apesar de usar aditivo original vw o que e aconselhavel fazer? e aconselhavel turbinar esse motor e se fazendo terei melhora em consumo e desempenho, obrigado

    95. Olá, Railisson.
      O uso de aditivo protege o motor, mas somente a utilização desse componente não elimina as causas. É necessário saber se a quantidade utilizada é correta, se o aditivo é para esse tipo de motor e, muito importante, se o motor possui bons pontos de aterramento. Turbinar um motor que não possui esse equipamento originalmente, não é aconselhável pela MWM INTERNATIONAL e esse tipo de adaptação, dependendo do motor, pode ocasionar quebras.
      Obrigado pela visita!

    96. Tenho Uma S10 2006/2006 mwm 2.8 td eletronico, de repente o motor começou a perder a potência a luz indicadora de anomalia na Injeção acendeu, na macha lenta o motor não fica estável fica tremendo. não Tem vazamentos e nem fumaça. o que pode está aconc
      tecendo?

    97. Olá, Gabriel.
      É aconselhável levar esse veículo a uma oficina da Rede Autorizada MWM INTERNATIONAL para verificação da causa raiz, pois podem ser várias as falhas que levam o veículo a perder potência e entrar em estado de emergência.
      Obrigado pela visita!

    98. Olá,

      Tenho uma Ranger 3.0 PSE (57.000 km)que estava com problemas de falhas em baixa rotação. O mecânico fez manutenção de bomba de combustível, limpeza do tanque, limpeza dos bicos. Melhorou, entretanto em alta rotação (acima de 100 km) ela ainda apresenta pequenas falhas. O que poderia ser? problemas nos bicos injetores?
      Obrigado
      Sérgio

    99. Olá, Sérgio.
      Quando se trata de veículos equipados com motor com injeção eletrônica, é muito difícil tirar conclusão sem ao menos colocar um equipamento de diagnose do sistema eletrônico. Por essa razão, o recomendado é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL, que possui todo treinamento e equipamento específico para um diagnóstico perfeito.
      Obrigado pela visita!

    100. tenho uma S10 CS 2.8 diesel, queria saber se é possivel trocar coroa e pinhao por uma da s10 4.3 v6? acho que minha s10 iria ficar mais economia pois ia diminuir a rotaçao em velocidade media ,e tambem iria andar mais em velocidade final .?

      Obrigado.

    101. Olá, Marcus.
      Qualquer modificação na parte de transmissão, tem que se levar em conta as curvas de torque e potencia do motor. O desenvolvimento de caixa de marchas e diferencial levam em conta esse gráfico.
      Ao utilizar o motor de uma forma correta, ou seja, utilizando as faixas de torque e potencia em condições específicas, se alcança bom rendimento e economia de acordo com o que foi desenvolvido pelo fabricante, sem envolver custos com adaptações e comprometimento da vida útil de motor, caixa de marchas e transmissão.
      Obrigado pela visita!

    102. Olá,primeiro parabéns por este espaço,muito bom poder contar com alguém que entende e se dispõe à compartilhar.
      Veja bem,S-10 2.8 Turbo Diesel Injetada,quando o veículo se aproxima de 120 km/h o acelerador(eletrônico) perde sua ação e só acelera até uns 1500 rpm’s.Ao passar o scanner o erro gravado é de “alta pressão de turbo”,pressaõ essa que é regulada eletrônicamente pela E.C.U. por meio de um solenóide que aplica “vácuo” na Waste Gate.
      Vários testes já foram feitos mas até o momento ninguém soube me dizer o motivo da falha,se alguém tiver alguma dica será muito bem vinda.Desde já agradeço.

    103. Olá, Lucian.
      Esse tipo de falha tem algumas “raízes” que devem ser checadas com muito cuidado. 1- Válvula reguladora do turbo – resistência da válvula, alimentação, mangueiras de conexão; 2- Turbo alimentador – Verificar se a pressão está alterada e se está compatível com a pressão apresentada no Scanner, medida pelo sensor de pressão do coletor; 3- Sensor de pressão e temperatura do ar admitido – verificar a resistência, alimentação e sinal do mesmo, comparar a pressão medida pelo sensor com a pressão medida com manômetro direto no turbo; 4- Pressão no tubo do rail – verificar se a pressão no tubo do rail é compatível com a pressão no coletor de admissão de acordo com a rotação do motor; 5- Injetores de combustível – testar os injetores quando a injeção por rotação X pressão e estanqueidade.
      Esses são os principais itens a serem verificados, além de obstrução nos filtros de ar e combustível.
      Obrigado pela visita!

    104. weskley rodrigues

      olá,tenho um barco com motor mwm 229 td 4cc turbinado,gostaria de saber com quantas horas de funcionamento do motor eu poderia fazer a troca de óleo? no caso do barco não é por km sim por hrs,e como posso fazer a manutenção desse motor?um abraço.

    105. Ola, Weskley.
      O recomendado é trocar a cada 250h. Sempre substituir os filtros de óleo lubrificantes a cada troca de óleo, regular folgas de válvulas também é um item importante na manutenção desse motor.
      Obrigado pela visita!

    106. tenho uma S.10 2.8 2001, cinto que ela esta meio amarrada o conta giro sobe muito aceleração muito alta, e ela não tem muito animo não assopra quando ajente aperta o pé, meu irmão tem uma igual e o folego é outro vc aperta o pé ela demora mais a pedir marcha e canta pneu com facilidade, tem outro detalhe ela sacode muito em marcha lenta, e nas partidas a frio o motor trabalha muito seco, como se estivesse oco o barulho quando esquenta é outro e nas esticadas solta cada bolo de fomassa, o que fazer me ajudem

    107. Olá, Kaiu.
      Esse problema pode ser ocasionado pela bomba injetora, porém, deve ser realizado uma checagem completa do motor, como verificação de folgas de válvulas, pressão de compressão, pressão do turbo, entupimento do intercooler, pressão dos injetores e ajuste de ponto de injeção da bomba injetora.
      O ideal é levar seu veículo a um posto de serviço credenciado MWM INTERNATIONAL para uma inspeção completa do veículo
      Obrigado pela visita!

    108. BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER A PRESSAO E VAZAO DA BOMBA DE COMBUSTIVEL DA RANGER 3.0 POWER STROCK NA LINHA DE ALIMENTAÇAO OBRIGADO.

    109. Ola, Toninho.
      A pressão na linha de alimentação de combustível, antes do filtro de combustível deve estar entre 0,5 bar e 1,0bar, após o filtro e antes de entrar na bomba de alta pressão, deve estar entre 0,5 bar e 0,8 bar.
      Obrigado pela visita!

    110. meu carros sobe a temperatura,numa velocidade
      acima 120km,e qual é a temperatura da frontier 2.8 mwmw,como solucionar este problema

    111. Olá, Lacar.
      O ideal é fazer uma verificação de todo o sistema de arrefecimento do veículo, começando pelo radiador. A temperatura normal de trabalho para esse motor é de 80ºC a 85ºC.
      Obrigado pela visita!

    112. tenho uma f1000ano89 motor229 turbo gostria de saber qual é o tempo de troca para o filtro do suspiro do motor,pois no manual não consta este filtro e nem periodo para troca.

    113. Olá, Carlos.
      Não existe um período pré estabelecido para essa troca. É necessário apenas verificar se o filtro do respiro não está obstruído.
      Obrigado pela visita.

    114. tenho uma frontier e está com vazamento na mangueira do interculer ,qual o motivo do vazamento

    115. Olá, Borjão.
      Para se precisar a causa raiz desse vazamento, se faz necessário o envio do veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL, pois o vazamento pode ser causado por diversos motivos que vão desde alto nível de óleo no carter até algum problema de desgaste na bucha do eixo do turbo.
      Obrigado pela visita!

    116. boa noite gostei de ler, os comentarios dos colegas, propietarios de veiculos diesel.
      muito obrigado.

    117. Olá, Edson.
      Que bom que gostou.
      Continue ligado no Clube do Diesel!

    118. Boa noite, tenho uma s10 2007 turbo eletronica com 115mil km, fui fazer manutenção de rotina e notei que havia um pouco de óleo no compartimento do filtro de ar que escorria da mangueira da turbina. Isto é normal? o eixo do turbo não apresenta grandes folgas e a caminhonete não baixa óleo entre as trocas que realizo a cada 10mil km.
      Obrigado e abraço
      Artur

    119. Olá, Artur.
      Isso é normal. O óleo que fica na mangueira do intercooler e, às vezes, no compartimento do filtro de ar é resultante da condensação do vapor de óleo lubrificante, proveniente do respiro do motor. Esse vapor de óleo condensa e se transforma em estado líquido, deixando a mangueira e o alojamento do filtro com um pouco de óleo.
      Obrigado pela visita!

    120. tenho uma s10 2000 mwm,estou com um problema nas saidas,pois o carros esta sem força por uns 10 a 15 segundos nao é toda vida que acusa no mais anda normal,não fumaça e nem vaza oleo,troco o oleo a cada 5 mil km,praticamente toda revizada,ja foi olhado os bico,a bomba todos os mecanicos dizem que nao sabe o que é,mas o carro não ta normal.
      Parabens pelo site!

    121. Olá, Léo.
      Seria necessário verificar, além de bomba e bicos injetores, a pressão de compressão do motor, sincronismo e regulagem de válvulas, que deve ser realizado por ordem de combustão. O problema de perde de torque, pode estar relacionado também com ajuste do ponto de injeção, por isso o aconselhável é levar o carro a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para realizar um check up geral do motor.
      Obrigado pela visita!

    122. Ola, tenho uma s10 2007 turbo eletronica, quando ela entrou na reserva começou a falhar e acender a luz de alerta, então completei o tanque e mesmo assim continuou, levei no mecânico e ele fez a limpeza do tanque limpou os bicos e depois de uma semana começou tudo de novo, voltei, e ele disse que era um curto nos fios, ficou boa e agora de novo começou a cender a luz e falhar, o que faço.

    123. Olá, Regis.
      O ideal é procurar um serviço autorizado para realizar um check up do sistema de injeção eletrônica, pois esse problema pode ser causado também por uma deficiência no sistema de alimentação de combustível do tanque até a bomba de alta pressão. Ao rodar com o tanque de combustível no nível muito baixo, é possível que a bomba elétrica tenho aspirado sujeira o que estraga esse tipo de bomba, que passa a alimentar o sistema com pouco combustível, gerando bolhas de ar, que diminui a pressão de injeção de combustível e faz o carro entrar em modo de emergência.
      Obrigado pela visita!

    124. Olá, tenho uma ranger 3.0 eletronic 2008 com 100.000km. Há uma falha que ninguém descobre. A falha ocorre quando o motor está frio em marcha e após quente, falha apartir de 2.100rpm. a falha é descontinua, como se fosse falta de diesel.Em alto giro não falha.
      foi colocado no scanner e com relação a bomba injetora, turbo e bicos, está tudo ok!, foram trocados todos os filtros e ainda permanece.
      Percebo que estes motores ocorrem este tipo de falha. Alguma dica?
      Obrigado

    125. Muitas falhas apresentadas nesse motor, podem ter origem mecânica como mau ajuste na sincronização do motor, baixa pressão de compressão, bicos injetores com assentamento da agulha de injeção irregular, tuchos hidráulicos com início de travamento entre outras. O importante é procurar um serviço autorizado MWM International, para realização de um check up completo da parte mecânica e eletrônica para resolver esse problema.

    126. estou com s10 2.8 com muita perca de potencia principalmente na subida e ja mandei verificar bomba,bicos,interculer,eturbina,e nao comseguiram resolver o problema o que posso fazer

    127. Seria necessário verificar, além de bomba e bicos injetores, a pressão de compressão do motor, sincronismo e regulagem de válvulas, que deve ser realizado por ordem de combustão. O problema de perda de torque, pode estar relacionado também com ajuste do ponto de injeção, por isso o aconselhável é levar o carro a um serviço autorizado MWM International para realizar um check up geral do motor.

    128. EM PRIMEIRO LUGAR QUERO PARABENIZAR PELO ESPAÇO E POR TIRAR MUITAS DUVIDAS DE PESSOAS QUE POSSUEM CARROS A DIESEL E GASOLINA.COMPREI UMA PAJERO SPORT 2002 A DIESEL E QUERIA QUE VC ME IMFORMASSE SOBRE MANUTENÇAO E RESISTENCIA DESTE VEICULO.QUERO SABER SE FIZ UMA BOA AQUISIÇAO.E COMO DEVO PROCEDER PARA QUE EU NAO POSSA TER PROBLEMAS COM MANUTENÇAO.DIANTE MAO TE AGRADEÇO PELAS INFORMAÇOES E ESPERO CONTAR CONTIGO.ABRAÇOS

    129. Como não fornecemos motor para esse veículo, não dispomos de informações dele. O Ideal é procurar uma concessionária da marca para obter maiores informações de plano de manutenção, pois sem boa manutenção, qualquer veículo ou motor se torna um problema.

    130. Tenho motor MWM 4cilindros em uma F1000.
      É possível haver vazamento de óleo do motor para o cárter através de furo na camisa de um cilindro devido ao motor estar muito tempo parado (4 meses)?
      Agradeço uma resposta e parabéns pelos esclarecimentos a nós proprietários.
      Oscar

    131. Quanto ao meu email das 12:29hs de 16 de Novembro o correto é vazamento de “água” no motor atráves de furo na camisa do pistão devido a longo tempo inoperante (4 meses)tornando o óleo com coloração tipo café com leite. É possivel? Grato
      Oscar

    132. Dependendo do estado que se encontram as camisas do motor e o líquido de resfriamento do mesmo, pode haver uma corrosão nos vedadores da camisa, o que pode possibilitar a migração de água do sistema de arrefecimento para o cárter.

    133. Dae,tenhu uma F1000 motor maxiom i o reservatorio de agua esta com oleo,ja varias limpezas mas ainda continua passando oleo do motor para o reservatorio..o que pode ter acontecido ? obrigado..

    134. Você deve verificar se existe algum problema com o trocador de calor desse motor. Normalmente a passagem de óleo para o sistema de resfriamento do motor, se dá por alguma trinca ou frissura no trocador de calor e, pela pressão de óleo ser maior que a da água, esse acaba migrando pra o sistema de resfriamento do motor.

    135. comprei uma F1000 82 com direção hidraulica e carroceria de madeira no mas de mecanica toda boa e a cabine sem ferrugem mas mal pintada,tinha na traseira dois pneus recapados 7.00/16,tirei e coloquei dois novos(nao sei se foi uma boa idea)comprei esse carro por 16 mil,gastei quase mil com troca de oleo e todos os filtros e refiz a parte eletrica com troca de lampadas,mangotes,valvula termostatica e os dois pneus novos 7.00/16.
      queria saber se foi um bom negocio,comprei o carro pra fazer frete.tenho uma s10 mwm e estou querendo trocar em uma f1000 xk desert 94,é futuro?
      Obrigado pelas dicas!

    136. Opinar sobre ser um bom negócio não é uma tarefa fácil, as vezes a aparência de um veículo esta ótima e o motor parece ter sido bem cuidado, mas as condições de utilização, carga e manutenção que ajudarão na vida útil. Logo, a melhor recomendação é levar um mecânico de sua confiança para analisar o veículo e te ajudar nessa questão. Boa sorte!!!

    137. Olá,
      A minha S10 2007 – 2.8 apresentou problemas de ar condicionado onde foi necessário revisar todo sistema e trocar o compressor. Na ocasião foram feitos outros serviços como regulagem das válvulas e troca da termostática que não estava abrindo totalmente. Enfim, após estes serviços ela começou a apresentar um comportamento estranho: normalmente a temperatura não passava de 1/4 do marcador, podia exigir que ela não sobia, agora quando exijo um pouco dela (entre 2800 a 3300 rpm), para ultrapassar ou subir, ela rapidamente vai até 1/2 do marcador, baixando rapidamente para 1/4 quando tiro o pé ou pego transito e tenho que aliviar, o que pode estar acontecendo? valvulas mal reguladas? hélice com problemas no acoplamento viscoso? Ou está normal? Muitos falam que temperatura da S10 não mexe! Tenho medo ferver se estiver com o carro pesado ou puxando carreta.
      Obrigado

    138. Normalmente a temperatura do motor se mantém estável em condição normal de trabalho e pode subir um pouco, sempre dentro do limite máximo aceitável do, porém não existe variação brusca de temperatura. Aconselhamos a busca de um serviço autorizado MWM International para um check up do sistema de arrefecimento do motor, pois muitas podem ser as causas, desde bomba de água, problema de má desaeração do motor, áditivo de radiador, acoplamento viscoso e até mal posicionamento das válvulas termostática.

    139. Tenho uma F1000 com motor 229, de um tempo pra cá tenho notado que o motor estava jogando bastante óleo pelo respiro. Um oficina mecânica falou que devo fazer o motor, mas tem outra que disse que provávelmente deve ser o hidrovácuo do freio que esta fazendo isto, já que este está vazando e o freio está ficando ruim.
      Se alguém pode me dar uma luz, por favor.

      Att: Fritz

    140. Aconselhamos a procura de um serviço autorizado MWM International para verificação aprofundada do problema que pode ser, além de outros, perda de pressão de compressão.

    141. ademar costa oliveira

      tenho umw8 motor mwmx12 q está aquecendo, fiz quase tudo:limpeza radiador,troca embregem viscosa,junta cabeçote, camisas e juntas,bomba dagua, limpo novamente radiador e contiua quente (80 a 95Graus)mas nao pressuriza nem joga agua pelo reservatorio porem dar p sentir q ta quente mesmo pelo calor
      oque devo fazer p solucionar?

    142. A temperatura ideal de trabalho desse motor é entre 80 e 90°C, podendo chegar ao limite de 100°C. Pode estar ocorrendo uma falha na válvula termostática que, possivelmente não está abrindo corretamente.

    143. Bom dia …

      Tenho uma S10 2.8 diesel e esta baixando cerca de 3 lts de oleo a cada troca…confesso que ando exigindo muito do carro mas é normal e o q pode ser…????

    144. O consumo de óleo lubrificante, em regime normal de trabalho do motor é de 0,3% em relação ao consumo de combustível.

    145. Olá,
      Tenho uma ranger 2.8 modelo 2005 com 130 mil km.
      Há alguns tempo a turbina começou a fazer aquele zumbido característico mais forte quando acelera e desacelera. Noto que nas outras camionetes esse zumbido não é tão forte. Levei num especialista e ele disse que é devido ao desgaste das pás e que isso é normal, tanto que não há problema com o desempenho do motor, apenas esse zumbido que me incomoda um pouco.
      Abraços.

    146. Ola, Vilson.
      Desgastes nas aletas do rotor não é e nem pode ser normal. Por mais que o veículo não apresente alteração na performance, o simples fato de ter um ruído anormal, ja é indício de defeito. Pode ocorrer quebra das aletas do rotor do turbo, o que ocasionaria um defeito mais grave no motor.
      Obrigado pela visita!

    147. Bom dia!
      por favor preciso de informações
      Tenho S10 2001 turbo 2.8 tenho exijido mais do carro recentimente ele tem ligado bastante o turbo so que a pressão do óleo que foi sempre 300c passou para até 600c isso é normal ou devo procurar autorizada?
      posso continuar usando o veiculo?
      agradeço
      xavier

    148. Olá, Xavier.
      O aumento na pressão de óleo é normal desde que a rotação do motor seja aumentada também e pelo que entendi, o motor tem sido exigido mais, então entende-se que a rotação do motor está sendo elevada, pois só assim também a pressão do turbo se eleva.
      Obrigado pela visita!

    149. Olá,

      Tenho uma S10 diesel 2.8 ano 2006. Ocorreu um problema em viagem, estava tudo normal, após percorrer uns 450 km ela apagou acendendo a luz da injecao, após algum tempo depois de parada dei partida ela pegou e continuei a viagem mais 180km, mas a luz nao se apagou, quanto ao funcionamento tudo certo, pega bem, temperatura normal, nao falha, sei que a luz acesa significa algum problema porém quero saber se posso retornar minha viagem mesmo com esta luz acesa. Terei que percorrer uns 700 Km para retornar ao meu destino.Onde me encontro não há muito recurso, ou seja, uma oficina bem equipada.

      Obrigado.

      Espero sua resposta.

    150. Olá, Gilmar.
      O ideal é procurar um serviço autorizado para verificação desse problema, pois pode ser algo simples como também pode ser algo que poderá acarretar futuros problemas.
      Luz de diagnose eletrônica acessa significa problema e somente uma oficina com conhecimento e equipamento poderá dizer a extensão do problema.
      Obrigado pela visita!

    151. boa tarde!
      comprei uma s-10 2.5 recentemente e o marcador de combustivel nao esta voltando quando desligo o veiculo, isto e normal
      obrigado

    152. Olá, Robson.
      Não. Recomendo procurar um serviço autorizado para verificação da bóia do tanque e da parte elétrica do veículo.
      Obrigado pela visita!

    153. Ola, comprei a pouco tempo uma blazer 1998 2.5 t.d. maxion. Gostaria de saber, se é possível vocês enviarem para mim informações sobre alternador. No painel marca que esta carregando 13 v. Em alguns dias de pela manhã ela não pega, faço uma ponte com uma bateria 45 a.p. e pega fácil fácil, o resto do dia pega normal. Gostaria de saber quanto a caminhonete deve garregar, pois alguns dizem que está normal. Infelizmente não tenho o manual do carro. Sem mais o meu muito obrigado.

    154. Olá, Mauri.
      Recomendo procurar um serviço autorizado para verificação da parte elétrica do veículo. Não temos manual desse veículo porque esse é um ítem de montadora do veículo.
      Obrigado pela visita!

    155. Olá amigo.
      Tenho um motor MWM 229 4 cc
      em uma traineira.o mesmo apresentou agua no carter,trocamos a junta do cabeçote,pois o motor andou com alta temperatura.não adiantou o motor mesmo parado voltou a ter agua no carter.Qual seria outra alternativa?

      GRATO.

    156. Olá, Djalmo.
      Verificar o trocador de calor, pois pode passar água para o óleo no caso de uma junta cortada ou danificada.
      Obrigado pela visita!

    157. julio cesar possenti

      ola!!!meu motor mwm 229 me ajude .qual oleo recomendado,aditivo ,e troca recomendavel desde ja agradeço. julio

    158. Olá, Julio.
      O óleo é SAE 14W40 API CE ou superior.
      O aditivo para o sistema de arrefecimento é: 9.0193.05.6.0004 na proporção de 3% do volume total do sistema de arrefecimento.
      Para tempo de troca, por gentileza consultar o manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    159. Olá pessoal estou com problemas para ajustar o ponto de ignição de uma S10 2.8 MWM,há um mês estão tentando e não conseguem, achei este site com informações muito importantes e espero encontrar uma ajuda para meu problema que é o seguinte: Na oficina retiraram a bomba injetora para manutenção e por algum motivo não marcaram os pontos de sincronização do motor para retorno da bomba, acontece que ao tentar refazer a sincronização dos pontos é utilizado um pino que trava o volante no PMS, acontece que segundo os mecanicos o furo no volante onde deveria ser encaixado um pino para encontrar o PMS, este furo não existe. É possivel que isso aconteça e como resolver o problema. Atenciosamnete, Claudinor

    160. Olá, Claudinor.
      Todo volante dos motores MWM INTERNATIONAL Sprint têm um furo único para posicionar os pistões 1 e 4 ou 1 e 6 (no caso de motores 6 cilindros) em PMS. O pino que trava o volante é uma ferramenta especial, portanto não se deve colocar qualquer pino pois, o encaixe dessa ferramenta no furo do volante tem que ser precisa e não pode ter nenhum tipo de folga.
      Além do pino para travar o volante é necessario outra ferramenta especial para travar o comando. Se o comando não estiver travado, sincronizando com o travamento do volante, o ajuste do ponto de injeção fica errado e pode gerar problemas de rendimento no motor.
      Obrigado pela visita!

    161. Olá , parabens ! pelas dicas e orientaçôes que que são de grande valía pra nós leitores do site. Tenho uma s10 ano 2004/2005 motor 2.8 turbo disel, gostaria de colocar a entrada de ar ou seja tomada de ar que atualmente já vem em s10 modelos mais recentes , tanto para estética ,que acho que fica muito bonito e para também melhorar o sistema de refigeraçao ,tendo com isso que manda furar o capô, já ouvir dizer que não compenssa, pois só serve para entrar água e acumular sujeira ! é verdade? até que ponto compenssa fazer este investimento ? esse sistema realmente server para alguma coisa?

    162. Olá, Paulo.
      Na verdade, aquela entrada de ar não serve para melhorar a refrigeração. A refrigeração é realizada através do radiador, que fica na parte dianteira do carro e que tem sua entrada de ar dimensionada de acordo com o tamanho do radiador.
      Obrigado pela visita!

    163. Comprei uma frontier 2007 motor mwm 2.8 eletronico, com 54000 mil km original realmente não foi baixado a kilometragem,fiz 3000 km deu problema na turbina não conheço motor a diesel é minha primeira camionete já fiquei assustado é normal dar problema na turbina? o antigo dono é um médico me entregou o manual todas as revissões feita na conssecionaria me alertou para deixar 30 segundos sem acelerar na partida e 30 segundos na lenta antes de desligar eu acho que ele sempre cuidou, mais assustado fiquei com o orçamento 1000 reais p/ recodicionar se der, e 3600 reais uma nova, alguem pode me dar alguma informação. obrigado

    164. Olá, Marcos.
      Não que seja normal problemas com turbina, mas se não tomar os devidos cuidados, como troca de óleo lubrificante no período correto, não acelerar imediatamente quando colocar o motor em funcionamento, não acelerar para desligar e não alterar as características do turbo, ele deve durar muitos quilometros.
      Obrigado pela visita!

    165. olá pessoal tenho uma s10 hsd 2.5 dupla e ela não anda como se fose 1.0 nas autrapassagem já fiz bomba revisei tudo que podia e ainda não anda agora me falaram de colocar um intercooler da ranger 2.5 que ela ganhara em torno de 20 cvs a mais de cara e melora ou diminui o aquecimento do motor quando vc arroxa ela.tambem gostaria de saber qual é o melhor intercooler para colocar e onde posso comprar, obrigado!

    166. Olá, Ismael.
      A MWM INTERNATIONAL não indica nenhuma alteração nas características originais do motor, porque o motor foi desenvolvido para trabalhar com os componentes existentes nesse desenvolvimento, qualquer alteração pode acarretar em maior consumo de combustível, maior emissão de poluente e diminuição da vida útil de componentes e até mesmo do motor.
      Obrigado pela visita!

    167. Bom dia,
      Ola, possuo um troller 2007, gostaria de saber a diferenca do motor 3.0 gnd e 3.0 power stroke, e qual seria o do troller. Notei vazamento de oleo no tubo da turbina, apos desmontagem da turbina e limpeza, aparentemente parou, porem noto que existe acumulo de oleo no cano entre turbina e admissao, gostaria de saber se este tudo deve estar sempre seco, com pouco oleo ou quanto seria aceitavel de acumulo? O fato de ter lambusado de oleo por duas vezes (embora tenha parado, por possivel vedacao do mecanico) representa desgaste? Lembrando que a pressao do turbo continua a mesma desde sempre(tenho manometro), o oleo do motor nao baixa, e se baixa eh muito pouco a cada 5mil e o escapamento do carro esta sempre seco. Fuligem preta bem seca. Quanto de folga seria aceitavel no eixo desta turbina e como mediria isto, sem ser na mao e olhometro?
      Muito obrigado.

    168. Olá, Fernando.
      O motor do Troller é o NGD 3.0 e é um motor eletrônico, o Power Stroke é 2.8 mecânico. Se o óleo estiver na entrada do coletor de admissão e não em grande quantidade é normal, pois existe a ligação do respiro do motor com o coletor de admissão que recebe ar resfriado do intercooler e resfria o vapor de óleo do respiro, condensando e merejando um pouco o coletor de admissão.
      A folga do eixo da turbina deve ser medida somente em um posto de serviço autorizado onde há recursos, informação, ferramentas e referencias de folgas e ajustes.
      Obrigado pela visita!

    169. Bom dia.
      Tenho uma ranger CD. 4×4 2005 com motor interculado Power strok 2.8.
      Gotaria de fazer a seguinte pergunta: Porque o motor faz aquele barulho castanhado e as vezes fica totalmente silenciosa. Poderia ser algum problema? ou como já me disseram que é normal.
      Grato pela resposta.

    170. Olá, Ademir.
      Normalmente na fase de aquecimento, tende a ser um pouco mais acentuado o barulho “castanhado” do motor, porém esse barulho tem que desaparecer após o aquecimento. Se for isso que está acontecendo é absolutamente normal, porém se o “castanhado” for com o motor já em temperatura normal de trabalho, o aconselhável é levar o veículo a um serviço autorizado para se detectar o problema.
      Obrigado pela visita!

    171. Amigos, tenho uma S10 2.8 ano/mod 2010, com 100.000 KM. Nesse fim de semana,depois de uma viagem de 1.500 KM, começou a vazar diesel, inclusive molhando bem o chão onde estacionei-a na garagem; molha embaixo do motor. Isso é normal?

    172. Olá, Jorge.
      Não é normal, isso pode ser algum vazamento proveniente da bomba injetora ou de mangueiras de alimentação e retorno de combustível.
      Obrigado pela visita!

    173. Boa Tarde,
      Tenho uma S10 MWM 2.8 2007 com 86.000km rodados que tem apresentado um defeito que acredito ser de turbina pois depois de uns 70 km de viagem a luz indicadora de pane (motor) acende e a velocidade cai. Tenho percebido que por mais que acelere, a rotação do motor nao passa de 2300 RPM. Trabalhando até 2.300RPM consigo ir onde preciso. Deixo o carro parado e depois de um bom tempo volto a andar no mesmo e percebo que a turbina voltou a ser acionada após os 2.300 giros e logo depois a luz indicadora de pane apaga. Isso já ocorreu tres vezes. Já troquei filtro de combustível, filtro de ar, filtro de óleo. Tenho feito as trocas regularmente e abastecido em postos que tem boa qualidade do diesel comprovada. Vcs tem alguma dica do que pode estar acontecendo?

    174. Olá, Helder.
      Falhas no sistema de injeção eletrônica precisam ser verificadas com um aparelho de Scanner, específico para análise do sistema de injeção eletrônica. Sem essa análise fica muito difícil determinar a causa, O ideal é procurar um serviço autorizado para solução desse problema.
      Obrigado pela visita!

    175. ola meus amigos eu tenho uma f1000 motor mwm 229 4 macha nao tem turbina queria saber se e vantajoso turbina ela e se eu turbina sera que vou ter que trocar a caixa tambem gostaria de um alxilio

    176. Olá, Alejandro.
      A MWM INTERNATIONAL não recomenda nenhuma alteração da originalidade dos motores produzidos. Alterações provocam perda de vida útil do motor, aumento de consumo de combustível, quebra prematura de componentes e aumento no nível de emissões de poluentes.
      Obrigado pela visita!

    177. Boa tarde.
      Sou proprietário de uma Ranger 2008 3.0 diesel. Gostaria de saber se é necessário trocar os filtros de óleo lubrificante, combustível e ar toda vez que trocar o óleo do carter. Se não for, qual deverá ser a periodicidade?
      Muito obrigado, Paulo Cezar.

    178. Olá, Paulo.
      Toda troca de óleo lubrificante e filtros do motor, devem seguir as recomendações contidas no manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    179. OLA ! PASSEI A ESCUTAR UM BARULHO NO MOTOR DA MINHA RANGER 3.O 2008. QUANDO FUNCIONO O MOTOR PELA MANHA OU QUANDO O MOTOR ESTA TOTALMENTE FRIO , ATE QUE O PONTEIRO DA TEMPERATURA ALCANCE 40%,PARECE ESTA MAIS GROSSO( SOM GRAVE ) O BRARULHO, TAMBEM FAZ UM SOM !TUTUTUTU ! APARECE E VOLTA .QUANDO SOBE A TEMPERATURA PARA E FICA COM O BARULHO NORMAL. ATE QUE CHEGO A OFICINA PARA MOSTRAR ,O BARULHO PARA ! DURA CERCA DE 10 MINUTOS ! SE DEU PRA ENTENDER ,GOSTARIA DE UMA DICA SOBRE ESTE ASSUNTO

    180. Olá, Leo.
      Nesse caso o ideal é deixar o carro em um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL, para que no dia seguinte com o motor frio, possa ser checado através de um equipamento de diagnose, os parâmetros do motor, pois esse problema pode ser causado por uma falha em algum injetor de combustível ou em algum ponto do sistema de injeção eletrônica.
      Obrigado pela visita!

    181. Olá

      Muito bom o forum, parabéns. Tenho uma Ranger 2002, quando estou em primeira marcha e manobrando o motor faz um barulho na bomba de direção hidraulica, li em outros tutoriais que pode ser sujeira no sistema e oleo e oleo velho que necessita ser trocado, você recomenda a troca total do oleo da direção ou parcial caso seja feita uma limpeza, é necessario fazer a retirada total do oleo? Pois acredito que a bomba de direção estaja boa porem o que parece é que tem falta de preção.

    182. Olá, John.
      O barulho ao esterçar o volante do carro, pode ser causado por vazamento interno na bomba hidráulica. Deve ser realizado um check-up da bomba hidráulica, com possíveis trocas de reparos e todo o óleo hidráulico dessa bomba.
      Obrigado pela visita!

    183. tenho uma f250 99 mwm 6cil e ao atingir os 80kms/h, nao consigo mais rendimento, troca de oleo, filtro , filtro diesel, limpeza e regulagem de bico, regulagem de bomba,tudo ok,nao baixa oleo, nao aquece, arranca bem. o que pode estar ocorrendo, sera que e problema de turbina?

    184. Olá, Osmar.
      Pode ser problema de baixa pressão de turbo, baixa pressão de compressão ou um problema do avanço da bomba injetora, que quando está com defeito, não permite o avanço de injeção, limitando o giro do motor e conseqüentemente a velocidade do veículo.
      Obrigado pela visita!

    185. OLÁ,MINHA F1000 É COM O MOTOR MWM X10 E QUQNDO RODO EM ESTRADAS EM VIAGEM A TEMPERATUA CHEGA NO VERMELHO ,ENTÃO MANTENHO UNS 80 ,90 KM POR HORA PARA VOLTAR AO NORMAL E DENTRO DA CIDADE A TEMPERATURA FICA NORMA, JA TRQUEI BOMBA DAGUA VALVULAS TERMOSTATICAS E VARETEI RADIADOR E TROQUEI O ÓLEO , QUE MAIS PODE SER ? POR GENTILEZA ME DE UMA IDÉIA

    186. Olá, Milton.
      As causas mais comuns para esse tipo de problema, descartando os itens que já foram revisados, são, acoplamento viscoso do ventilador, falta de aditivo no líquido de arrefecimento e altura das camisas fora de padrão.
      Obrigado pela visita!

    187. Nerval Antonio Fialho Goulart

      Comprei uma Ford f1000, a diesel.4.3 turbo 4×4, XL, motor MWM, ano 1997, com 125000KM rodados. Quais os principais cuidados que devo ter, ao faze a manutenção, pois vou fazer uma longa viagem com ela.

    188. Olá Nerval.
      De preferência, sempre seguir o plano de manutenção recomendado no manual do veículo, dando especial atenção à troca de óleo, filtros e regulagem de bomba injetora, bicos e regulagem de válvulas.

      Obrigado pela visita.

    189. Parabéns Clube Do Diesel pela iniciativa e o empenho em disponibilizar informações e responder a questões!
      Uma dúvida: tenho um trator valmet MWM D226-4, as camisas úmida dos cilindros quando em fase de amaciamento e/ou quando substituídas podem dilatar-se ou expandir-se durante a combustão ocasionando alguma folga entre o pistão e a camisa? Pode ocorrer folgas indesejaveis?
      Muito obrigado.

    190. Olá Bruno.

      No momento da combustão, independentemente da fase de amaciamento do motor, há dilatação do pistão, em razão do calor gerado com a combustão e uma expansão dos anéis, em função da pressão causado pela compressão do ar admitido. Isso não causa folgas indesejáveis, uma vez que, a folga existente entre pistão e camisa já é suficiente para que não haja engripamento dessas partes móveis.

      Obrigado pela visita.

    191. DionesTadeu Moreira Correa

      Tenho uma Ranger 3.0 2008 eletronica e sempre que estou dirigindo na zona urbana, em baixa rotação, na 3ª marcha, ela fica falhando, daí tenho que acelerar e ela deixa de falhar. isso é normal?

    192. Olá Diones

      Não. É recomendável que o veículo seja levado a um serviço autorizado MWM International para avaliação, pois isso pode ser, entre outras coisas, bicos injetores.

      Obrigado pela visita.

    193. Bom dia,tenho um troller 2001 motor MWM 2.8 bomba mecânica, gostaria de saber a causa de oscilar a lenta as vezes ela fica em torno de 1100 rpm, e dou ums aceleradas ela cai para umas 800 rpm.
      OBS:Estou usando bicos novos originais e calibrados semana passada.
      Se tivessem alguma dica ficaria muito grato.

    194. Olá Cowboy.
      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O aconselhável é enviar o veiculo a um serviço autorizado MWM International para melhor avaliação, pois pode ser um problema relacionado a bomba injetora.

      Obrigado pela visita.

    195. Olá

      Tenho uma ranger 2000 diesel motor 2.5 e quando dou partida ela demora para pegar. Começou derrepente este problema. Será que é um problema elétrico ou mecânico?

    196. Olá Toni.

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O aconselhável é enviar o veiculo a um serviço autorizado MWM International para melhor avaliação, pois pode ser um problema relacionado a bomba injetora.

      Obrigado pela visita.

    197. Olá amigos, tenho f250 sprint mwm 6 cilindros e refiz o motor recentemente em uma autorizada da mwm, o mesmo está co apenas com 4000 mil KM, no comesso do maciamento escutava um apito alé do normal quando aliviava opé na estrada, mas com o tempo foi sumindo e agora apresentou um barulho acastanhado pela amanhã quando ligo o carro, depois de dez segundos o barulho some, gostaria de saber se não se trata de regulagem de vauvulas ou de bombas ja que as mesma tanto bomba e bicos foram feitos junto com motor.

      Parabéns pelo trabalho de vcs…

    198. Olá Osvaldo.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O ideal é levar o veículo para avaliação detalhada, visto que, o motor é novo e deve estar em garantia. Esse problema pode ser injetor de combustível, por esse motivo, uma análise de combustível seria interessante.

      Obrigado pela visita.

    199. Bom dia!
      Tenho uma Ranger 2001, motor Maxion 2,5l diesel. Muito boa, estado de nova, apesar dos seus 194.000km. Faz 1 ano e meio que coloco óleo, Tecno Diesel da BR, base sintética, 10-40, troco sempre aos 7 mil km juntamente com o filtro de óleo. Mas mecânicos me disseream que a base mineral estraga o motor, mandaram colocar o óleo lubrificante normal. No manual realmente, não fala em sintético ou semi-sintético, mas achei que seria melhor. Pergunto: Troco o óleo e o filtro e começo a colocar o óleo comum?

    200. Olá Rômulo.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O óleo recomendado para esse motor é o óleo mineral 15W40, não recomendamos óleo de origem sintética ou semi sintética.

      Obrigado pela visita.

    201. Olá pessoal. Muito bom o forum! Recentemente adquiri um barquinho com motor da sprinter. Acontece que este motor ficou parado por mais de dois anos precisando trocar o trocador de calor. Gostaria de saber se posso simplesmente substituir a peça e já dar a partida ou se devo fazer algum outro procedimento antes de acionar o motor para não prejudica-lo? Abraços.

    202. Olá Athaides
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Como o motor ficou muito tempo parado, o ideal seria a remoção do cabeçote para averiguação do estado interno do motor, pois dependendo do local onde o motor estava guardado e por se tratar de um motor marinizado, pode haver umidade nos cilindros o que causa oxidação dos anéis. Outra precaução a ser tomada é com relação a bomba e bicos injetores que devem passar por uma avaliação devido o tempo sem uso e com diesel na parte interna, que pode provocar danos a esses componentes.

      Obrigado pela visita.

    203. Maycon José Schmitz

      Boa Noite…

      Gostaria de parabenizar o site clube do disel por estar prestando esse maravilhoso trabalho de esplicar algumas dúvidas dos motores a diesel a pessoas como eu, leigas mais apaixonadas pelos carros a diesel.

      Tenho uma S-10 2007 motor MWM 2.8 turbo intercooler, hoje fui sair de casa com ela, e ela simplesmente não ligou. Na semana passada notei que algumas vezes ela perdia a potencia, não ultrapassando os 2.500giros do motor, no painel, a luz indicadora de agua no filtro acendeu, mas o filtro é novo… Gostaria de saber quais as possiveis causas que podem ter levado minha caminhoneta a me deixa na mão… Se vocês puderem me sanar essa dúvida lhes fico grato…

      Atenciosamente,

      Maycon José Schmitz

    204. Olá Maycon.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Por se tratar de um veículo equipado com injeção eletrônica, o ideal é procurar um Serviço Autorizado MWM International para que seja realizado um check up com um equipamento chamado Scanner, onde será possível a verificação do código de falhas correspondente. Sem tal equipamento é difícil saber qual a falha visto que, a limitação de giro do motor, pode ser uma estratégia do módulo (ECM) para proteção do motor.

      Obrigado pela visita.

    205. tenho uma f100 disel motor adabtado o gue nao funciona e a diresao hidraulica pois ela joga o oleo de volta pela tampa o gue devo fezer Abrazao

    206. Olá Edi.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Deve realizar uma inspeção na bomba hidráulica e todo o sistema de direção.

      Obrigado pela visita.

    207. ola… parabens pelo forum… tenho uma ranger diesel 2005 3.0 ela esta cortando combustivel, vou ate o filtro retiro o ar e ela volta ao normal.. acontece quando exijo mais dela em arrancadas e quando o dia esta muito quente.. sera que e a bomba do tanque que esta fraca ???? abs

    208. Olá Altair
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O ideal é levar o veículo a um Serviço Autorizado MWM International para realizar um check up com Scanner e descobrir esse problema.

      Obrigado pela visita.

    209. OLÁ PESSOAL.

      TENHO UMA BLAZER 2001 MOTOR MWM 2.8; QUANDO ENCHE O TANQUE, O MARCADOR MARCA A QUANTIDADE DE DIESEL CERTO, ATÉ A METADE DO TANQUE, DEPOIS DAI EM DIANTE O MARCADOR FICA OSCILANDO HORA VAZIO HORA COM A QUANTIDADE CERTA “QUE EU IMAGINO TER”; ISSO SÓ ACONTECE DEPOIS QUE CHEGA NA METADE DO TANQUE PRA BAIXO. MAIS ISSO NÃO É SEMPRE, SÓ AS VEZES; O QUE PODE SER?

    210. Olá Daniel.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O ideal é levar o veículo a um eletricista para realização de um check up na bóia do tanque e no marcador de combustível.

      Obrigado pela visita.

    211. tenho umas10 turbo eletronic ela corta sempre q acelero acima dos 3000rpm verificando notei q a manqueira de vacuo da valvula do turbo esta quebrada bem por tras do reservatorio do hidraulico. pode ser esta a causa do problema? me ajudem

    212. Olá Cicero.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Sim, pois essa mangueira é a que controla a abertura da válvula waste gate do turbo e, por uma estratégia da ECM do motor, sempre que essa válvula não é acionada, para que não haja sobre giro, a rotação do motor limitada em 3000 RPM.

      Obrigado pela visita.

    213. Tenho uma F250 ano 2001 motor 65 cilindros tuirbo intercoler e ela apresenta para min um defeito que na rotação entre 1000 a 1200 rpm produs um chiado ou vibração no cambio. Levando ao conhecimento de meu mecanico ele alegou que todas as f250 assim como silverado apresenta wste mesmo barulho alegando ser normal nestes veiculos mais velhos. Gostaria de seu comentario. Obrigado

    214. Olá Adair.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O ideal seria levar o veículo a um Serviço Autorizado MWM International para averiguação desse ruído, pois pode ser normal e característico, como poderá ser ruído de início de avanço da bomba injetora.

      Obrigado pela visita.

    215. Ola; tenho uma dakota e adaptei um motor mwn 2.8 sprint e ficou otimo, mas pela manha quando ligo ela sai muita fumaça branca mas quando esquenta o motor fica normal e quando piso pra andar ela falha um pouco mas quando a rotação esta alta ela vai bem. gostaria de saber qual os problemas.
      Obs: coloquei um filtro esportivo.

    216. Olá Sirojone.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      É provável que o ponto de injeção esteja atrasado. Uma verificação e possível correção do ponto de injeção resolve esse problema.

      Obrigado pela visita.

    217. ai pessoal gostaria de saber qual é a regulagem correta das valvulas dos motores MWM sprinter de 06 cilindros. abrçaos

    218. Olá Agmar.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O ajuste de válvulas de um motor Sprint 6 cilindros se dá entre 0,10mm a 0,30mm e o melhor ajuste é em 0,20mm.

      Obrigado pela visita.

    219. quuero parabenizar o clube da diezel pela atençao dada aos seus usuarios e aroveitando quero dizer que tenho uma ranger 2003 4×4 c dupla que esta sem força,demora muito desenvolver na arancada e en sertas subidas ela so sobe se pegar velocidade e saindo fumaça maron de ante mao ja estou grato

    220. Olá José.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O ideal é levar o veículo a um Serviço Autorizado MWM International para realizar um check up com Scanner e descobrir esse problema.

      Obrigado pela visita.

    221. Qual a temperatura de trabalho do motor da S10 2.8 eletronica tornado Ano 2009. a temperatura fica no inicio ate 80 km mais quando eu acelero e forco mais o motor atingindo mais velocidade a temperatura chega ate o meio do mostrador e normal subir tanto ate o meio ou mais do meui um pouquinho.

    222. Olá, Gilson.
      A temperatura ideal desse motor é em torno de 80ºC a 85ºC.
      Obrigado pela visita!

    223. Olá!

      Quero parabenizar a equipe do Clube do Diesel pelos artigos publicados de grande relevância para os amantes dos motores únicos à Diesel!

      Gostaria de perguntar que período máximo que devemos deixar o motor (no meu caso o 4,2L 18v MWM Sprint 6 cilindros) em marcha lenta para não danificar a turbina.

      Desde já agradeço e abraços!

    224. Olá, Kbessa.
      Na verdade não existe um período máximo que se deva deixar o motor em marcha lenta. O ideal é que não fique por longos períodos porque, nessa condição, os anéis não se expandem e acabam espelhando a parede dos cilindros, causando, além de perda de compressão, queima de óleo lubrificante.
      Obrigado pela visita!

    225. tenho uma ranger 2005,3.0 eletrônica.
      tenho percebido falhas no sintema de injeção nas mudança de macha baixa p/ alta. fiz a limpeza e teste dos bicos, que estão ,ok.
      Porem ela tem excesso de fumaça com cheiro forte de óleo combust. o agravante é que ela esta sem a válvula termostática e o sensor do filtro de comb. esta com defeito(já comprei assim) será este o defeito da falha e a fumaça excessiva.?

    226. Olá, Hernandes.
      Todo sistema de injeção eletrônica, para funcionar corretamente, tem que ter seus sensores e atuadore bons e funcionando perfeitamente. O simples fato de não ter válvula termostática no motor, faz com que esse trabalhe mais frio, fora da temperatura ideal de trabalho, aumentando o consumo de combustível, reduzindo a performance do motor e gerando fumaça preta. O ideal é levar o veículo a um Autorizado MWM INTERNATIONAL para um check up geral do motor.
      Obrigado pela visita!

    227. tenho S10 2.8 2007 injeção eletronica,acendeu a luz injeção eletronica em marca lenta o que devo fazer pois não e primeira vez que acontece

    228. Olá, Elinaldo.
      Para verificação desse problema é necessário encaminhar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL, onde é possível verificar, com um Scanner, qual o código de falha existente no seu veículo além de todos os parâmetros do motor, definindo qual o tipo de reparo deve ser realizado.
      Obrigado pela visita!

    229. Wanderley natal rodrigues

      OLA preciso de um apoio dos amigos
      estou com um ranger 3.0 pawer strok ano 2008
      ela nao tem força o giro nao passa de 2.500
      giro na marcha lenta ela castanha eu ja troquei
      boma do tanque troquei a bomba de foça troquei filtros de combustivel medi continuidade dos fios ja conferi a central ja troquei o sençor map limpei o sençor do volant e nada espero um sos aos amigos ai obrigado sou de presidente prudente sp

    230. Olá, Wanderley.
      Seria necessário saber alguns parâmetros do motor como por exemplo, tempo de injeção, temperatura do diesel, temperatura de líquido de arrefecimento, pressão do coletor de admissão e pressão do rail. Muitos são os fatores que limitam a rotação desse motor em 2.500 RPM, mas os mais comuns são problemas nos sensores de temperatura de diesel e temperatura de água. O ideal é procurar um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para uma averiguação com um scanner para saber como estão os parâmetros do motor.
      Obrigado pela visita!

    231. O marcador da turbina do motor 229/4, F1000/90 não marca direito, pedir para o mecânico ver, ele abriu pouco o orifício do docabo que coneta a turbina, passou a marcar um pouco, no amarelo bem acelerado, o verde só em aceleração máxima, o que devo fazer? é desgate na turbina ou o cabo está ruim? obrigado pelo auxlio,

    232. Olá, Ademar.
      O correto é medir com um manômetro a pressão diretamente no turbo, assim terá a certeza de onde está o problema.
      Obrigado pela visita!

    233. Olá amigos,
      Tenho uma F250 com motor MWM 6 cilindros o qual vem sofrendo aquecimento e as mangueiras se estufando.Após levar em meu mecânico que é de confiança, foi trocado ventuinha viscosa e feito limpeza do sistema de arrefecimento e radiador, troca das válvulas termostaticas e bomba d’agua e não se obteve resultado. As mangueiras estufafam e agua era jogada pelo reservatorio. Foi decidido a retirada do cabeçote e contatou-se que o mesmo estava fora de medida, optou-se pela troca por um zero original bem como parafusos e juntas originais. Com montagem perfeita, torques adequados de aperto colocamos o veiculo para funcionar. A principio o funcionamento foi perfeito por duas semanas e depois apresentou os mesmos defeitos.Alguem poderia me ajudar a solucionar esse problema?
      Atenciosamente Dalessandro

    234. Olá, Dalessandro.
      Se o motor já sofreu um superaquecimento, pode ter afetado não só o cabeçote, mas também o bloco do motor. O ideal é medir o paralelismo da face do bloco, pois um empenamento pode propiciar fuga de compressão para o sistema de arrefecimento.
      Obrigado pela visita!

    235. Gostaria de saber como funcionam as válvulas solenóides nos motores DIESEL e quais os prejuízos de seu mau funcionamento.

    236. Olá, Aníbal.
      As válvulas solenoides funcionam com uma energização que cria um campo magnético que retrai um braço mecânico, agindo sobre um determinado componente.
      No caso do solenoide de parada de um motor, o solenoide aciona um alavanca que “estrangula” a passagem de combustível, interrompendo o funcionamento do motor.
      O mau funcionamento dessa peça, pode provocar a sua queima, deixando de operar.
      Obrigado pela visita!

    237. olá amigos!
      tenho uma s10 2007 2.8 td eletronic
      o problema eo seguinte;o motor na quinta marcha esta perdendo potencia quando estou em uma subida.as vezes o motor apaga do nada.andei 300km e o motor apagou 4 vezes ai espero ums trez minutos e ela volta a funcionar. me ajudem por favor!!!

    238. Olá, Rone.
      Na verdade, no seu caso o motor está perdendo torque, pois no momento da subida de uma rampa, o motor precisa de força (torque) e não potência. De qualquer forma, o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação, via scanner (equipamento para rastreamento dos parâmetros eletrônicos de falhas) e determinar qual a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita!

    239. Tenho uma Ranger XLT 2006/2007 percebo que na 3ª marcha ela vibra muito e depois quando pega velocidade pára. Pergunto: Isso é problema de injeção?? Grato.

    240. Olá, Valter.
      O ideal é levar esse veículo a um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação. Pode sim ser um problema de injeção de combustível como poderá ser um problema de transmissão, mas o melhor a fazer é procurar um serviço autorizado.
      Obrigado pela visita!

    241. Adelson Alves da Silva

      Amigos estou com um problema em minha s10 diesel 2006 eletronic
      Quando deixo ela estacionada e inclinada com a frente elevada em 15 graus ou mais, ela dá partida e afoga imdeiatamente precisando forçar a partida até que ela pega. Alguém já teve esse problema
      Abraços

    242. Olá, Adelson.
      Esse carro possui uma bomba elétrica dentro do tanque de combustível, responsável por sugar o combustível e enviá-lo até a bomba de alta pressão. Dependendo da inclinação do veículo e o nível de combustível no tanque é possível que a bomba elétrica sugue as e isso baixa a pressão no sistema ocasionando falta de combustível nos injetores em quantidade suficiente para fazer o motor funcionar. Na verdade o motor não “afoga” e sim tem falta de combustível por excesso de bolhas de ar no sistema de alta pressão de injeção. O melhor a ser feito é examinar o nível do tudo de sucção da bomba elétrica no tanque de combustível.
      Obrigado pela visita!

    243. Primeiramente obrigado pela resposta a minha pergunta sobre o óleo semi-sintético que coloco na Ranger 2.5l Maxion. Agora quero saber como devo fazer para voltar a usar o óleo mineral, devo trocar o óleo, e o filtro simplesmente? ou devo trocar, andar uns mil km e trocar tudo novamente para ter certeza que não há resíduo do óleo semi-sintético. Obs: eu sempre troco o filtro do óleo e o filtro de combustível (diesel), quando faço a troca do óleo do motor.

      quero mandar limpar o sistema de arrefecimento, o mecânico mandou eu colocar 1 litro de querosene e andar um pouco e depois levar na oficina pra ele limpar e levar 3 litros de aditivo tech cool para colocar no reservatório. A querosene não estraga nada do sistema? Não estraga o radiador, mangueiras ou oitra coisa qualquer?

      Obrigado, aguardo resposta.
      RÔMULO-PORTO ALEGRE-RS

    244. Olá, Rômulo.
      Deve-se substituir o filtro de óleo do motor, substituir o óleo e andar ¼ de quilometragem que rodaria com o óleo mineral (Ex. óleo mineral para 10.000km, rodar 2.500km). Após essa quilometragem, substituir o óleo por um óleo novo (utilizar sempre o recomendado no manual do veículo e/ou motor) e substituir o filtro de óleo para evitar novas contaminações.
      O correto é utilizar um produto adequado a limpeza do sistema de arrefecimento, como um limpa radiador por exemplo. Querosene não limpa incrostações características, formados no interior do bloco do motor, nem obstruções nas galerias do radiador. Após a limpeza do sistema de arrefecimento com produto apropriado, deve ser utilizado o aditivo na proporção correta e o aditivo correto (vide manual do veículo). A mistura de água e aditivo deve ser realizada sempre em um recipiente fora do motor e só depois ser abastecido o sistema sem esquecer de realizar a desaeração, que causa bolhas de ar no sistema de arrefecimento, causando o efeito cavitação nas paredes dos cilindros.
      Obrigado pela visita!

    245. Ola, tenho um veiculo S10, motor 2.5 maxion, gostaria de saber se o turbo alimentador pode ser recondicionado, ou so pode ser instalado um novo com a garantia de fabrica?

    246. Olá, Roberto.
      Recomendamos sempre a utilização de peças genuínas nos motores, pois são as únicas com garantia de fábrica quanto à qualidade, desempenho e durabilidade.
      Obrigado pela visita!

    247. Jose Pereira da Silva

      Prezado amigo,
      Tenho uma S10 2003 2.8 MWM diesel com 180000 km.
      Esta fraca na subida e quando vou ultrapassar, parece carro mil, não tem velocidade. Em fim por ser turbinada e interculada, fico inseguro na estrada.
      Outro fato: funcionando em marcha lenta, piso na embreagem escuto o funcionamento do motor, tiro o pé da embreagem apararece um barulho esquisito como aalguma coisa solta, um rolamento quebrado ou uma lata vibrando. quando reduzo marcha o barulho é pior. quando acelecerando o barulho não aparece.
      Obrigado

    248. Olá, José.
      Com essa quilometragem é necessário saber se todas as revisões foram realizadas e se o veículo já passou com uma manutenção de bicos, bomba injetora e turbo.
      Normalmente, falta de torque está relacionado a esses itens, além de regulagem de válvulas. O ruído ouvido no motor, poderá ser o volante dupla massa danificado. Para comprovação, o ideal é encaminhar o veículo a um serviço autorizado para verificação.
      Obrigado pela visita!

    249. Oi gente tudo bem?
      eu tenho uma S10 2005/2005 completa, mais quanto eu chego nos 90km por hora com peso ela começa a treme a cominhonete todinha , mais quanto passa dos 90km por hora ela para de treme
      eu ja levei na oficina passei pelo computardo e nada tem como vcs me ajudarem???
      obrigado em

    250. Olá, Stefano.
      Essa trepidação pode ser proveniente da falta de balanceamento das rodas.
      Obrigado pela visita!

    251. Tudo bem, parabéns pelos comentario. Queria saber se a fumaça preta que a Frontier automatica 2009 solta nas arrancadas a partir de 2 mil RPM e nas ultrapassagens tem algo com a Turbina. Esse problema é cronico desde o inicio(3 anos e 38 mil km). quando se coloca dedo no cano de escape sai pó preto com aquela fuligem seca por dentro. A autorizada não consegue consertar.Não sai no computador deles nada. Poderia me ajudar. Detalhe, o motor nunca teve alteração de potência, rotações basais ou outro problema. apenas fumaça e consumo de 6km/l na cidade. OBS: carro muito bem cuidado e bicos foram regulados e limpos com 9 mil km na propria representante da marca mas nao resolveram.obrigado

    252. Olá, Eduardo.
      Se essa fumaça desaparece após a partida e depois das retomadas de aceleração, então é normal. Isso se deve ao aumento do débito de combustível para suprir a necessidade de aumento de rotação do motor.
      Obrigado pela visita!

    253. Ola bom dia!
      Parabéns, suas informações são todas bem vindas. Tenho S10 2001 turbo 2.8 4×2 intercoler, tenho tido problemas, a correia dentada depois de trocada com o tensor, nao roda 5km começa assobiar muito, o que devo fazer?
      Agradeço
      Xavier

    254. Olá, Xavier.
      Esse motor não possui correia dentada. A distribuição desse motor é realizada através de engrenagens. Possivelmente o ruído é proveniente da correia do alternador, que passa pelas polias do compressor de ar condicionado, polia da árvore de manivelas e tensor. Como a correia passa por várias polias, pode estar ocorrendo um desalinhamento entre as polias, o que causa um arraste lateral nos sulcos poli V da correia, ocasionando o ruído.
      Obrigado pela visita!

    255. olá,gostaria de saber se a falta de combustivel no filtro de oleo da s-10 MOTOR 2.8 é bomba entupida ou queimada? a luz de ingessao acendeu apagou e agora acendeu novamente.Vem bolhas do tanque pela magueira e o motor apaga por entra ar bomba de oleo para o coletor.Pode ser o sensor de oleo do tubo CR-? Como saber se a bomba está boa ou queimada?OBRIGADO

    256. Clube do Diesel

      Olá, Aldori.
      Se estivermos falando da bomba alimentadora de combustível (bomba elétrica), é necessário fazer um teste com um manômetro instalado na linha de combustível, onde a pressão deve estar dentro do padrão estabelecido nos manuais de serviço do motor, lembrando que após desligar a chave, a pressão não deve cair. Se estivermos falando da bomba de alta pressão, é necessário a remoção da mesma, junto com os injetores para verificação em bancada de teste específica.
      Obrigado pela visita!

    257. ola. tenho uma s10 1999, a correia poli v esta partindo constatemente ja levei em varios mecanicos , o que pode ser?

    258. Olá, Carlos.
      Verifique o alinhamento das polias e a polia do alternador quanto a travamento da embreagem da polia.
      Obrigado pela visita!

    259. Luciano de Castro

      Bom dia,

      Estou com algumas duvidas sobre alguns pontos espero que possam me ajudar. Meu carro eh uma s10 nem 2.8 2001
      1- Hoje pela manha fui trocar uma peca do meu compressoar do ar, normalmente o carro trabalhava com a temperatura no primeiro traço do mostrador, depois do serviço quando ligo o ar a temperatura fica quase no meio de temperatura, qual o ponto ideal paraa temperatura de trabalho? Com o ar ligado eh normal a temperatura subir(as ventulinhas frontais estão funcionando normal.)? O estranho eh que nao subia antes do serviço.

      Grato pela atenção.

    260. Olá, Luciano.
      O ideal é começar uma investigação do problema, pelo nível de líquido refrigerante do radiador, se as ventoinhas estão funcionando nas duas velocidades, se a carga de gás dada no sistema de ar condicionado é o compatível com o sistema e se o compressor de ar está trabalhando com sobrecarga.
      Obrigado pela visita!

    261. Olá, tenho uma s-10, 2002, turbo diesel e estou tendo problemas com a mangueira grande de ar do interculer, pois guando chega em 120 Km ela estoura, sai tenhor que andar com uma chave de fenda e já troquei de braçadeiras a perder de vista…

    262. Olá, Laudi.
      Isso é indicio de intercooler obstruído. Verifique também a elasticidade da mangueira e as condições da abraçadeira além da regulagem da pressão do turbo, que pode estar excessiva.
      Obrigado pela visita!

    263. Olá
      tenho ranger 2.5 turbo diesel 4 x 4. a tração parou de funcionar, não é o modulo eletronico(foi testado) e nem o motor da tração. levei em algumas oficinas e nao encontram solução. que vocês recomendam. Angelo

    264. Olá, Angelo.
      Aconselhamos levar o veículo a uma concessionária da marca.
      Obrigado pela visita!

    265. olá, possuo um troller com motor 2.8 turbo intercooler, e gostaria de saber a temperatura media do motor, pois no painel fica quase sempre na temperatura baixa. isso deve ser por causa do intercooler? obrigado

    266. Olá, Luis.
      As causas mais prováveis da baixa temperatura do motor do seu carro são; falta da válvula termostática, se houver válvula termostática, ela pode ter travada aberta, travamento do ventilador do radiador ou falha do relógio mostrador da temperatura.
      A temperatura ideal de funcionamento dessa motor é entre 80ºC e 85ºC
      Obrigado pela visita!

    267. ola´, tenho uma frontier 2006 63.000km notei que éla está com vazamento na mangueirada turbina pelo lado de baixo déla.levei em uma oficina (não especializada)e me disseram que é só algum tipo de retentor que esta estragado é isso mesmo ou ppode ser algum problema mais sério.
      grato israel

    268. Olá, Israel.
      Não existe retentor na mangueira do turbo e sim uma junta que veda a passagem de óleo, bastante simples de substituir, se for o caso de vazamento entre a mangueira e a saida de óleo do turbo. Normalmente vazamento pela mangueira de retorno de óleo lubrificante do turbo, não é defeito grave desde que seja prontamente reparado.
      Obrigado pela visita!

    269. Olá!!

      Gostaria de saber porque a ranger 2007 baixa o óleo muito rápiso, sendo que não existe problema e nem está queimando.

      Obrigado>

    270. Olá, Wilson.
      O consumo de óleo lubrificante para esse motor é de 0,3% a cada 100 litros de combustível consumido. Deve ser feito uma medição, utilizando-se esses valores e se assim chegar a conclusão sobre o consumo de óleo lubrificante. Muitas vezes o consumo de óleo lubrificante se dá pelas guias de válvulas e, dependendo da quantidade, pode não gerar fumaça branca, típica de queima de óleo lubrificante.
      Obrigado pela visita!

    271. Ola, tenho uma S10 motor mwm 2.8 2001 , e gostaria de saber se eu colocar o novo olho diesel S50 , queria saber as vantagens e desvantagens que podera acontecer no motor ?

    272. Olá, Bruno.
      O diesel S50 foi desenvolvido para os motores Euro 5, onde existe um sistema de tratamento de gases de escape que exige que se tenha um combustível com menos teor de enxofre.
      Os motores da S20 2001, são os MWM Sprint, Euro 2 e não requer esse novo combustível, que por ter menos teor de enxofre, a médio prazo, pode causar danos a bomba injetora.
      Obrigado pela visita!

    273. Olá estou aqui para esclarecer outra duvida,abri a tampa onde se coloca o óleo e está saindo um pouco de pressão (sem fumaça alguma) e respingando óleo.É normal isso nos nos motores MWM sprint? obrigado pela atenção.

    274. Olá, Israel.
      Sim, isso é normal em qualquer motor.
      Isso acontece porque no funcionamento do motor, o vapor de óleo se forma no cárter que sobe até a tampa de válvulas, onde se encontra a tampa de enchimento de óleo.
      Quando esse vapor alcança partes mais frias do motor, ele condensa e se transforma em estado liquido novamente, formando essas gotas de óleo que sai pela tampa e também pelo respiro do motor.
      Obrigado pela visita!

    275. tenho uma L200 2007 e a mesma está passando óleo pela mangueira que sai da turbina em direção ao refrigerador do capô. Tenho que trocar a turbina? Sabem qual o valor? É perigoso andar com o veículo assim?

    276. Olá, Acyr.
      O ideal é encaminhar o veículo para uma concessionária da marca ou um serviço autorizado para melhor avaliação. Óleo que passa do turbo e chega ao intercooler, pela mangueira , pode ser desgaste no eixo dos rotores do turbo ou até mesmo problema de desgaste de cilindros ou anéis.
      Obrigado pela visita!

    277. Olá, show de bola este site de vcs e gostaria de parabeniza-los pela iniciativa de tirar as nossas duvidas dos amantes de carros a diesel.
      Tenho uma S10 Executive ano 2003/2004 e de uns dias pra cá quando vou sair com ela, sempre de 1ª marcha ou de marcha ré, ela fica dando uns socos “tipo trepidando”, e, ela faz isso com mais intensidade ainda quando eu estou com algum peso na caçamba ou quando estou com o barco (pesca) engatado. Gostaria de saber se é embreagem, volante do motor, ou algum outro problema? Minha caminhonete está com 157.000 km e a embregem meu mecânico disse que ainda é original.
      Muito obrigado, um abraço, T+.

    278. …ah, minha caminhonete é o motor 2.8 diesel MWM Sprinter e é traçada 4/4.

    279. Olá, Edmar.
      Trepidações podem ser interpretadas em diferentes níveis. Essa trepidação pode estar ocorrendo por falhas de injeção, pode ser coxins do motor, coxins de cambio ou até mesmo folga ou desbalanceamento de cardã. O ideal é procurar um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para melhor avaliação do problema.
      Obrigado pela visita!

    280. Julio francisco Bueno Vidigal

      Bom dia,gostei muito das informações prestadas por vocês,tenho uma dúvida,minha van 2008/2009 é bem nova,um dia desses notei que o nivel do oleo estava muito baixo,porém não está queimando óleo e nem tem vazamento.Ela está com 160.000km e tirei ela zero.O que pode estar acontecendo?

    281. Olá, Julio.
      Todo motor consome óleo lubrificante, o que deve-se observar é a quantidade consumida, isso porque é dado pelo próprio fabricante, como consumo normal, até um limite.
      O ideal é saber através do manual do veículo, qual o consumo máximo de óleo lubrificante consumido por quilômetros rodados ou por litro de combustível consumido.
      Obrigado pela visita!

    282. Bom dia…tenho umas f250 mwm sprint 6cc..não eh sempre..mas tem hora que na estrada ela chega a 120 km/h e n passa e acompanhado de um ruido alto da turbina…qdo acaba esse ruido (como se tivesse desligado) o rendimento volta ao normal.. o que pode ser?

    283. Olá, Fernando.
      O problema pode não ser turbo e sim o avanço da bomba injetora que deixa de atuar por algum momento. Isso causa um ruido muito parecido com turbo e pode enganar no dianóstico. De qualquer maneira, o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado onde poderá ser realizado alguns testes a fim de descobrir a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita!

    284. boa tarde estou aprendendo muito com vocês, amigos tenho uma lancha com motor mwm 229 ano 89 tem duas semanas que apos troca de oleo e filtros, ela nao passa de 1700 giros se eu forçar começa a sair fumaça preta, ja mandei trocar os bicos e revisei a bomba injetora o problema continua agora fumaça mais ainda e ela nao desenvolve, ela liga normal e funciona normal ate 1700 giro os companheiros podem me ajudar

    285. Olá Raphael!
      Normalmente fumaça preta está relacionado com excesso de combustível, que pode ser causado por problemas nos injetores e bomba injetora. Outro fator muito importante é a qualidade dos filtros. Procure sempre utilizar peças genuínas pois as não genuínas podem causar restrição de entrada de ar, que acarreta em aumento da fumaça ou, no caso do filtro de combustível, uma redução no fluxo de combustível, que acarretará em perda de rendimento e até limitação do RPM do motor.
      Obrigado pela visita.

    286. Saul Jose Casalinho

      Comprei um Troller 2010 , motor NGD 3.0 E , com 34.000 Km , de manha quando ligo o jipe e o motor esta frio , nao posso passar de 2.000 giros que ele da uma falhada , depois que esquenta e o ponteiro fica no centro ele nao falha mais , é normal isso ?
      Grato pela orientação.

    287. Olá Saul José!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de alguns testes que possam diagnosticar o defeito.
      Obrigado pela visita.

    288. tenho uma f 4000 ano 83\84 com direçao hid adaptada ela estava perfeita. agora quando o caminhao passa por um buraco a cabine balança toda e so para quando paro o caminhao…o inbuchamento e novo . terminais tambem peneus em bons estados. qual sera o problema….

    289. Olá Hesley!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação, pois vários podem ser os motivos, inclusive a cabine solta.
      Obrigado pela visita.

    290. TENHO UMA S10 2006 ELETR. FIZ UMA VIAGEM DE 300 KM COM ELA AOS 100 KMS RODADOS ELA PAROU E NAO LIGOU MAIS, ABRI O CAPO E SOLTEI A MANGUEIRA DE COMBUSTIVEL Q VEM DO TAMQUE E NOTEI Q NAO VEM COMBUSTIVEL DE LA PARA O FILTRO Q ALIMENTA A BOMBA DE ALTA PRESSAO MINHA SUPOSIÇAO E Q A ELETROBOMBA TENHA PIFADO,O CARRO FOI REBOCADO AO SER ESCANIADO FORAM ZERADO AUGUM ERROS E O CARRO FUNCIONOU, MAIS MESMO ASSIM MANDEI TROCAR A BOMBA, ESTOU COM RESEIO DE VIAJAR NELA O Q FAZER?

    291. Olá, Rik.
      Se foi substituído a bomba elétrica, zerado os códigos de falhas e o carro não apresenta mais o defeito, é porque foi solucionado. Fique atento, e qualquer sinal de defeito, leve o seu veículo a um serviço autorizado.
      Obrigado pela visita!

    292. Tenho uma Frontier turbo diesel 2.8, 2005, MWm é realmente uma maravilha, e me gabo sempre que não da problemas¡ Ontem a 120Km na subida ocorreu um barulho de vento ( como se tivesse ligado ar condicionado no 4) bastante grande quando aperto mais no motor, tiro o pé e acaba o barulho! Alguem pode me dizer que pode ser? Nao me atrapalha em nada na cidade pois nao faz barulho mas… acho que perde a potencia quando acelero em alta velocidadade 80 a 100 Km na subida e a ” ventania” no motor é intensa! Obrigado!

    293. Olá Tulio!
      Esse problema pode estar relacionado a alguma falha no intercooler. Pode ser um furo na peça ou até mesmo as mangueiras soltas, deixando escapar ar proveniente do turbo.
      Obrigado pela visita.

    294. Tenho uma Ranger diesel 2.5 2001, com 240 Km rodados.Apresentou dificuldade para pegar, necessitando retirar ar do sistema e chupeta na bateria. Já refiz pescador, troquei bomba mecânica, filtro de comb e revisei a BI. O problema pessiste. Será problema interno no motor??

    295. Olá Antonio!
      Sim. O ideal, levando-se em consideração a troca das peças do sistema de injeção de combustível e a revisão da bomba injetora, é fazer um teste de pressão de compressão, onde poderá determinar se existe problema de baixa compressão no motor, que dificulta a partida quando o motor está frio e baixa a performance do veículo.
      Obrigado pela visita.

    296. Comprei uma Ranger 3.0 XLS 163 cv, TD CD 2006/2007 único dono, 9.000 km/rodados (INACREDITÁVEL), ante de receber foi feita revisão na ford, troquei bateria pois havia 7 meses que o dono não andava nela. Porém o carro tava andando aparecia o cadeado do sistema PATS depois o laranja da injeção e cortava o carro, que ficava parado e não pegava mais. levei para passa o scaner, eliminou-se os erros, rodou legal, mais depois ocorreu a mesma coisa. levei de guincho para a Ford, o que pode ser? Tô querendo desligar o sistema de bloqueio PATS, acredito que esteja roubando carga ou com problemas eletrônicos que estejam travando o veículo ao trafegar, quando acelerava e passava de 40 km/h acendia a luz de injeção e o carro cortava, só ligava e pegava quando queria. Qual será o problema, o que preciso dar atenção? O carro neste momento encontra-se na Ford (autorizada), levei ontem 07/05/2013. Tô chateado pois ainda não pude curtir o carro, tá novinho com apenas 9.000 km rodados (é verdade). Adeilson.

    297. Clube do Diesel

      Olá Adeilson!

      Como o veículo estava há muito tempo parado, o problema pode estar no sistema de injeção eletrônica, especialmente em bicos e bomba de alta pressão. Quando o motor fica muito tempo inativo, o diesel que está no tanque e em todo o sistema de injeção, se deteriora, causando sérios problemas.
      O ideal é remover o tanque de combustível e revisar todo o sistema de injeção de combustível, desde a bomba elétrica até os injetores, passando por filtros e sensor de temperatura de diesel, além da válvulas PCV e VCV da bomba de alta pressão.
      Obrigado pela visita.

    298. tenho uma F1000 97 motor x10, o motor demora a desacelerar (baixar a rotação) quando nas trocas de marcha ou retirada do pé do acelerador. Alecerei pela boma, achando que poderia ser o cabo do acelerador garrando, mas continua na mesma. o que pode ser?

    299. Olá Marcelo!
      Pode ser o mecanismo de acelerador da bomba injetora, porém o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realizar um diagnóstico mais detalhado.
      Obrigado pela visita.

    300. Olá.
      Tenho uma sprinter com motor maxion 2.5 turbo.
      Recentemente começou um vazamento na lateral do bloco, em um furo(3°), acima do motor de partida.
      Se eu retirar o anti chama ou abrir a tampa de óleo, para o vazamento (só ocorre em alta rotação).
      Pergunta: para que servem esses furos na lateral do bloco? Se sai óleo também não entraria água, poeira, etc???
      Acredito que tenha quebrado anel do 3° cilindro.
      estou certo.
      pois pretendo tirar o motor para resolver (tentar) esse problema.
      obrigado

    301. Olá Alexandre!
      Sem olhar o motor é difícil saber qual o furo mencionado, porém se forem quatro, um ao lado do outro, na parte superior do bloco, trata-se das travas das capas dos tuchos. O problema de vazamento de óleo por esse lugar, pode-se dar por conta de pressão excessiva no cárter, proveniente, como você suspeita, de anel de segmento quebrado, entupimento no respiro do motor e/ou defeito na válvula PCV.
      Obrigado pela visita.

    302. Olá, tenho uma s10 2.8 2008, meu problema é o seguinte. quando ligo ela de manha, fica uma estralação enorme, que permanece por uns 5 minutos, depois some, o motor está bom, nao queima oleo, tem bom rendimento. Os estalos parecem ser na correia, já troque a polia do alternador, mas não adiantou, será que esses estalos podem ser na helice multivicosa?

    303. Olá Claudio!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado, pois ruídos no motor podem ter diversas origens e somente com um profissional treinado e o motor reproduzindo a falha “in loco” será possível descobrir a causa raiz.
      Obrigado pela visita.

    304. Tenho uma Ranger diesel 4×4 2001/2001 e ela apresentou vazamento de óleo pela junta do coletor do escape, após uma viagem de seis horas,chegando a escorre pela lateral do bloco até o chão. Quando desmontado para trocar a junta, percebi os quatro furos por onde o turbo sopra (quando retirado o coletor) impreguinado de óleo.Agora o vazamento é pela a mangueira que sai da bomba de vácuo em direção ao carter. Isso é sinal de problemas de compressão interna? ou outra coisa pior? (Motor com 250.000)

    305. Olá Carlos!
      Antes de tudo, o melhor é levar o veículo a um serviço autorizado e pedir para que realizem um teste de pressão de compressão para saber a situação dos cilindros. A partir desse check é possível saber se o motor realmente precisa de um reparo completo ou somente ajustes.
      Obrigado pela visita.

    306. Olha eu gostei muito do debate sobre o turbo á diesel, pois eu tenho uma Suzuki gran vitara 2001 diesel sobre o turbo já medeu 03 problema, só que as três retificas pediu para verificar o oleo do motor e água pois sempre em dia mais meu oleo trocou hoje daqui a 20 minutos o oleo está preto que nem um carvão o que pode está prejudicando o turbo.

    307. Olá Hamilton!
      Obrigado pela visita. Continue sempre ligado em nosso blog!

    308. boa noite tenho uma s10 2003 2.8 mwm 4×4 troquei a bucha e retentir do carda coloquei oleo dexon 3 vasou +ou- 1 cm e normal ou ta com algum pobrema

    309. Boa tarde Paulo!
      Vazamento não é normal. Se vazou, é porque o retentor da transmissão não foi devidamente instalado.
      Obrigado pela visita.

    310. Gostaria de saber se o óleo da caixa de marcha da S10 4X4 ano 2008 tem que ser substituído por óleo 80 ou noventa devido ao seu uso, o deveremos usar o recomendado pela Chevrolet?

    311. Olá Ricardo!
      Sim. Siga rigorosamente as instruções contidas no Manual do Proprietário.
      Obrigado pela visita.

    312. Boa noite, tenho um troller com MWM Sprint 2.8 e ontem fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento, coloquei aditivo MWM com agua desmineralizada e aproveitei para revisar as mangueiras do turbo e arrefecimento, fui verificar a folga no rotor da turbina, mas como não conheço muito, achei que o rotor deveria girar bem livre, mas ele oferece uma pequena resistencia, isso é normal ou ja é algum sintoma que preciso fazer manutenção? Atualmente o motor esta com 170.000Km. Grato.

    313. Olá Ronaldo!
      Há, sim, uma pequena resistência para girar o rotor, mas nada que o impeça de girar livremente após iniciar o movimento. A manutenção desse sistema é bastante simples, apenas observando-se o prazo de troca do filtro de ar, do óleo lubrificante e seu filtro e finalmente, observando as mangueiras quanto a rasgos e/ou furos. As abraçadeiras também são extremamente importantes, para garantir a vedação entre o filtro de ar e o turboalimentador. Veja também o estado de conservação das palhetas do rotor quanto a batidas, amassamentos, marcas produzidas por corpos estranhos ou mesmo poeira em excesso, o que a danifica irremediavelmente levando-o a ser substituído.
      Obrigado pela visita.

    314. Tenho uma S10, ano 99, motor MAX Turbo Diesel 2.5, que está com um problema que não consigo um mecânico que descubra. Está com muita pressão de Óleo no motor e joga para turbina e vai para o escapamento, já tronquei anéis e não resolveu o problema. Qual seria o problema?

    315. Olá Vivaldo!
      Várias podem ser as causas desse excesso de pressão de óleo no motor, porém, somente com um bom diagnóstico no veículo, realizado por um serviço autorizado poderá determinar a causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita.

    316. ola boa noite muito bom acompanhar seu site tenho uma f 1000 motor mwm cocoquei turbo e queria colocar um filtro esportivo sera que tem problema em desgaste em turbina em motor !!obrigado

    317. Olá Gilson!
      Não aconselhamos nenhum tipo de mudança e/ou adaptações nos motores ou partes dele pois esse foi desenvolvido para realizar determinados trabalhos, onde a resistência da peças, restrições de vazão de ar, água e combustível podem ser alteradas, causando deficiência ao motor.
      Obrigado pela visita.

    318. Olá, tenho uma renger xlt 3.0 esta baixando oleo, qual a quantidade q pode baixar de uma troca na outra, e o q fazer para diminuir , obrigada

    319. Olá Roberto!
      O consumo máximo de óleo lubrificante é de 0,5% com relação ao consumo de combustível (ex: a cada 100 litros de diesel consumido, pode consumir até ½ litro de óleo lubrificante).
      Manutenção preventiva utilizando peças genuínas, óleo de boa qualidade, combustível de procedência e condução correta, ajuda a diminuir o consumo de óleo lubrificante.
      Obrigado pela visita.

    320. Olá Bom dia,

      Tenho um micro-ônibus, com motor MWM 4 cilindros, Turbo! Gostaria de saber se é normal quando o motor em funcionamento no filtro de ar ao invés de puxar o ar, ele puxa e sopra ao mesmo tempo.

      Abraços,

      Mário

    321. Olá Mario!
      Isso ocorre quando as válvulas do motor estão desajustadas, causando um contra golpe no ar que entra no coletor de admissão.
      Obrigado pela visita.

    322. BOM DIA! TENHO UMA S-10 2.8 TURBO ELETRONIC A DIESEL 2007
      ELA TEM UM BARULHO QUE ME ENCOMODA ACHO QUE NÃO E NORMAL .POIS QUANDO COMPREI ELA NÃO FAZIA ESSE BARULHO.É UM TEC TEC TEC.QUANDO FORÇA ELA .PODE SER FALTA DE REGULAR AS VALVULAS? E SE PUDER ME PASSAR QUAL A REGULAGEM EXATA DAS VALVULAS EU AGRADEÇO…

    323. Olá Solange!
      É difícil analisar o ruído sem estar ouvindo porém, realmente pode ser regulagem de válvulas, que deve ser realizada a cada 15.000Km. A regulagem deve ser realizada por profissional capacitado e o valor de ajuste encontra-se na plaqueta afixada no motor, na parte frontal do bloco.
      Obrigado pela visita.

    324. raimundo nonato tabosa viana

      olá tenho uma s10 2.8 4×4 execultiv tubo eletronic a embreagem esta muito baixa vc pode me ajudar a indentificar o problema?

    325. Olá Raimundo!
      O problema pode ser diversos, como por exemplo, falta de óleo no sistema hidráulico da embreagem, desgaste do conjunto platô/disco de embreagem, falha no atuador de embreagem ou problema no cilindro de acionamento hidráulico da embreagem. Em todos os casos, o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado que poderá, através de profissionais capacitados, identificar melhor o problema.
      Obrigado pela visita.

    326. boa noite ! tenho uma ranger 2.8 Maxion troquei os seguintes itens turbo interculler bicos bomba tudo novo , o motor agora começou a esquenta e pegar uma pressão no reservatório q chegou á trincar o mesmo quando eu tiro a tampa ele joga a agua para fora deve ser junta do cabeçote ou outro problema , por favor e´´ o primeiro carro com o motor 2,8 Maxion q eu pego este motor é bom ou não porque se não eu arrumo e vendo o carro, sem mais obrigado, atenciosamente luiz

    327. Olá Luiz!
      Em relação ao superaquecimento do motor, deve ser checado a válvula termostática e obstrução nas galerias do radiador. É possível também que o motor tenho sofrido um superaquecimento e tenha queimado a junta de cabeçote, porém, somente com testes específicos, como um teste de pressão de compressão e teste de estanqueidade do sistema de arrefecimento, realizado por profissional capacitado, poderão dar a verdadeira causa raiz do problema.
      Obrigado pela visita.

    328. olá , Amigos, tenho f1000 -93 mwm229d, sendo que com 850mil km , notei pouco fraca , então abi o motor e troquei todo kit deixando eixo original. Ela já esta completando 1300mil km continua forte e firme , gostaria de turbinar é possível , ficará bom para rodar?
      Rodando pesada ou leve nas viagens faz 13,5 km por litro. Turbinando vai continuar econômica?….
      Obrigado.

    329. Olá Luiz!
      Não aconselhamos turbinar um motor que, originalmente é aspirado. Todo o desenvolvimento do motor foi feito levando-se em consideração ao fato do motor ser aspirado, então, pistões, ângulos de assentamento das sedes de válvulas, bicos injetores, bomba injetora e outros componentes do motor, podem sofrem desgastes prematuros e/ou não funcionar corretamente, comprometendo a performance do motor, economia, vida útil e o nível de poluição.
      Obrigado pela visita.

    330. gostaria de saber qual é o oleo indicado para a caixa da s10 2001

    331. Olá Iomar!
      Essas informações constam no manual do proprietário. Na falta do manual, consulte uma autorizada da marca do veículo.
      Obrigado pela visita.

    332. estava chegando de viagem quando a minha range 2.8 ano2002 feis um barulho na turbina meu mecanico falou que ela tinha estragada e esta saindo muita fumaça acabei de chegar em casa com ela mandei trocar a turbina agora minha caminhonet esta saindo um vapor na tampa de abastecimento de oleo lubrificante omecanico falou que e anel de seguimento quebrado isto e verdade que e muita estranho estragar a turbina e quebrar aneis au mesmo tempo oque voçes me oconsenhao fazer

    333. Olá Manoel!
      O seu mecânico está certo, aparentemente. Pode ser estranho, mas pode acontecer. Peça-lhe que verifique a compressão dos cilindros para um diagnóstico mais refinado.
      Obrigado pela visita.

    334. Quero saber o seguinte andar com um carro a diesel, em ponto moto na descida prejudica o motor , gasta menos diesel obrigado..

    335. Olá Júnior!
      Motores diesel não devem permanecer em marcha lenta por longos períodos, para que não ocorra o efeito de espelhamento das camisas dos cilindros. Isso é decorrente do desaparecimento do brunimento dos cilindros, que provoca o aumenta do consumo de óleo lubrificante e do volume dos gases pelo respiro, o que caracteriza redução da vedação dos anéis no cilindro e redução da potência do motor.
      Quanto a trafegar num declive com a transmissão em ponto morto, digo-lhe que NINGUÉM, absolutamente, lhe recomendaria tal procedimento. O motor tem importância fundamental na redução de velocidade do veículo (o efeito freio-motor), em conjunto com o freio de serviço. A legislação também proíbe que qualquer veículo trafegue em ponto morto em declives, ou como é conhecida popularmente, ‘descer na banguela’.
      E quanto a gastar menos, está garantida a economia. Todos motores diesel, sejam mecânicos ou eletrônicos, cortam 100% do combustível injetado quando retira-se o pé do acelerador com o veículo em movimento.
      Obrigado pela visita.

    336. Comprei uma F250 cabine simples ano99 motor MWM diesel, tração 4×2. Não tenho o manual do proprietario. Gostaria de saber quais os óleos utilizados na direção hidráulica, transmissão, diferencial e fluído do freio? O do motor eu já sei.
      Cordialmente, Reinaldo.

    337. Olá Reinaldo!
      Esses dados são das montadoras dos veículos, por essa razão, não temos acesso a tais informações. Procure um concessionário da marca do seu veículo e o consultor técnico poderá te auxiliar.
      Obrigado pela visita.

    338. oi boa tarde tenho uma d20 ano 94 , fui sair de casa pela manha dei na partida pegou normal a uns 100 metros ela apagou parei abrir o capo e fui verificar ,abrir a tampa do radiador pra minha surpresa estava toda preta de mistura de óleo o que vc acha que aconteceu?

    339. Olá Carlinhos!
      Verifique o trocador de calor do óleo, pois esse pode estar com porosidade ou desplacamento.
      Obrigado pela visita.

    340. Bom dia tenho uma grande duvida! tenho um caminhao vw 8.150 mwm x 10! com intecooler original! o tubo que sai do intercooler da uma volta por tras do motor! meu amigo fez uma mudança neste tubo, passando ele pela frente do motor, para ele ficar menor! conclusão da minha duvida, sera que a distancia que o ar leva para chegar no motor diminui a pressão do turbo! antes da modificação o caminhão dele dava 1,7 kg de pressão, agora ta dando 2.2!

    341. Olá William!
      Não, não é o comprimento do tubo que altera a pressão do turbo e sim a válvula waste gate, uma válvula de alívio de pressão do turbo, que geralmente é alterada aumentando a pressão do turbo. A pressão de 1,7bar é acima do estabelecido pela fábrica e uma pressão superior a 1,5bar, acarreta em desbalanceamento do turbo e, por consequência, diminuição da vida útil não só do turbo, como também do motor.
      Obrigado pela visita.

    342. qual o motivo q leva mwm serie 10 misturar diesel com o oleo lubrificante,a bomba secundaria de alimentaçao ja foi substituida?

    343. Olá Jair!
      Veja se o retentor do rolamento do eixo da bomba injetora está danificado, no lado do acoplamento da bomba e a carcaça de engrenagens. Ele tem importância direta na vedação e evita a mistura entre os óleos lubrificante e diesel.
      Obrigado pela visita.

    344. Tenho uma Ranger XLT 4 portas, 4×4,turbo díesel, interccoler, motor Maxion 2.5HS, 2001.
      Ela não passa dos 100 km por hora e se não “embalar’, tem subida que preciso colocar a primeira marcha.
      O motor dela foi retificado com 244.000 km, porque bateu uma biela. Fiz o motor completo, encamisei o bloco,retifiquei o virabrequim, troquei casquilhos novos, anéis, bomba de óleo, válvulas, tuchos das válvulas, o eixo do balancim(flauta),bomba dágua, pré filtro, filtro de óleo, elementos dos bicos e revisei a bomba injetora.
      Ela já tinha este problema antes da retífica.O pé fica no fundo e ela não passa dos 2800 giros, cerca de 100 km/hora.
      A Ranger funciona que é uma maravilha, não faz fumaça alguma, nem branca, azul ou preta.
      Só não deslancha.
      Alguém pode me ajudar ?

    345. Olá João!
      Algumas vezes o problema pode não demandar grandes soluções. Aparentemente, o motor não está atingindo sua rotação máxima. Com o motor desligado, experimente pedir para alguém pisar no acelerador até o fundo e verifique se a alavanca do acelerador na bomba injetora chega até o seu batente de rotação máxima. Se não estiver, corrija o curso do cabo.
      Obrigado pela visita.

    346. GOSTARIA DE SABER SE POSSO ABASTECER A MINHA S10 2.8 MWM 2011 SEMPRE COM DIESEL ADITIVADO?
      AGRADEÇO DESDE LOGO.

    347. Olá Thalles!
      Não há problema algum. Exceto pelo preço, um pouco acima do diesel comum.
      Obrigado pela visita.

    348. Boa tarde! Tenho uma ford ranger xl Cd 4×4 diesel 2002. Ocorre que acendeu a luz de filtro de combustível, o qual foi trocado, mas a luz continua acesa? O que pode estar ocorrendo?

    349. Olá Luiz!
      Eventualmente, somente a troca do filtro não resolve o problema. Pode ser que seu tanque já esteja com um bom volume de água dentro dele e contaminou o novo filtro. Nesse caso, deverá ser feita uma limpeza do tanque para eliminar qualquer resíduo de água que ainda esteja lá. Para saber se há água no tanque, proceda a drenagem do filtro de combustível.
      Se a lâmpada persistir em continuar acesa após este procedimento, consulte um eletricista veicular para verificação de algum curto-circuito no chicote elétrico desta função.
      Obrigado pela visita.

    350. Boa tarde. Tenho uma s10 2.8 diesel executiva. Ouço sempre um tec tec tec quando se esta em baixa rotaçao e principalmente em subidas .qual seriam as provaveis causas desse inconveniente. Obrigado . Obs ano 2010/2011.

    351. Olá Adelcio!
      Ruídos são subjetivos e tem interpretação diferente por cada um que o ouve. Para um, pode ser téc-téc-téc, para outro pode ser um tóc-tóc-tóc, e assim por diante. Sugiro que você consulte um Serviço Autorizado MWM para avaliação adequada, ainda mais que você não relatou se o (suposto) problema apareceu de uns tempos prá cá ou se sempre existiu, desde quando comprou o veículo.
      Obrigado pela visita.

    352. olá bom dia! tenho uma sprinter310 97, motor mwm 2.8, a cerca de tres anos estou com a van, no mes 10 de 2013 fiz a manutenção da correia dentada e seus componentes, de la pra cá o carro não trabalhou rodei cerca de 180 kms intercalando e sem carregar nenhum peso, a bomba injetora parou de funcionar a cerca de 1 mes e meio e foi trocada recentemente a uma semana, o problema é que no mesmo dia em que a bomba foi trocada o bombista pôs o carro para funcionar e a mesma ficou ligada por cerca de 1 hora, estourando a correia dentada novamente, qndo o mecanico desmontou a frente estava com alguns componentes danificados, foi trocado tdas as peças avariadas, mas oque esta acontecendo no momento é que, toda vez em que encaixamos novamente uma nova correia, ela esta vazando para dentro das polias (engrenagens) até chegar a ponto de se destroçar estourando novamente? não sei mais oque faser a respeito ja troquei no periodo de 2 semanas cerca de 4 correias com o carro parado, nem o próprio mecanico sabe mais oque me dizer! chegou a cogitar a possibilidade de ter entortado o eixo comando, quis abrir o motor mas ainda esta dificil!!!ja pensamos em varias possibilidades ate mesmo a folga no eixo da bomba injetora pensando ser uma deficiencia mas ja foi descartado! gostaria de saber se ja viu algo parecido?

      OBS: URGENTE MESMO!!!

    353. Olá Cristiano!
      O erro está na montagem da bomba injetora na caixa de distribuição.
      O correto é fixar primeiro a bomba na caixa de distribuição e por último montar a fixação traseira da bomba.
      Se fizer fora desta ordem a tensão que é criada faz com que a caixa de distribuição torcione (ela é de alumínio) e provoque desalinhamento da correia para trás, rompendo-a posteriormente.
      Importante: A correia deve ter o topo dos dentes em forma piramidal (ou tipo trapézio), e não arredondados (semi-círculo). A tensão da correia no tensionador deve ser de 1 kg.f.
      Obrigado pela visita.

    354. Ola tenho 1 vm 310 ano 2008 ta fumaciando muito preto ja troquei os filtro dosei os bicos e ta a mesma coisa pode me ajuda.

    355. Olá Daniel!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para testes no sistema de injeção, pois fumaça preta pode ter várias causas raiz, difícil de analisar sem realizar alguns testes no motor.
      Obrigado pela visita.

    356. Boa tarde senhores, muito bom o site e o “tira – dúvidas”.
      Lendo algumas dicas a respeito de manutenção de motores turbodiesel, aqui e em outros locais, me deparei com a orientação, as vezes bem enfatizada, de “nunca dar a partida no motor sem o filtro de ar presente”.
      Gostaria de saber o porquê desta recomendação.
      Observo que não estou falando de rodar sem o filtro, ou mesmo de permanecer algum tempo sem o mesmo, mas simplesmente de partir o motor.
      Desde já agradeço a atenção.
      Um abraço a todos.

    357. Clube do Diesel

      Olá Jack!
      A recomendação procede. O fato de andar ou mesmo dar partida no motor sem o filtro de ar, pode ocasionar na aspiração de qualquer impureza, danificando de imediato, ou a curto e médio prazo, os componentes internos do motor.
      Obrigado pela visita.

    358. gostei de muitos comentários e explicações, pois tenho um Suzuki Grande Vitara 2000.Dt com turbo por isso me interesso pelas dicas.obrigado…

    359. Olá boa tarde!
      Tenho uma Ranger 2.5 XLT 15D ano 2000, com 246000 km rodados.
      A mesma apresentou recentemente um problema com perda de potência do motor e fumando.
      Foi feito algumas avaliações no motor e apresentado vários diagnósticos sendo:
      1-Turbina estragada;
      2-Bico injetor entupido;
      3-Motor batendo e esse terá que ser retificado.
      Gostaria de saber se esses diagnósticos devem ser levados em consideração (sendo que realmente parece ter um bico entupido)e se for para fazer a retífica do motor o que deve ser avaliado antes de ir para esse extremo, visto que essa retífica ficaria em mais da metade do valor do veículo.
      Lembrando que o óleo de motor e os filtros são trocados a cada 5000 km.

    360. Olá Antonio!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para alguns testes com equipamentos adequados.
      Um motor diesel, se for realizado todas as manutenções e revisões nos períodos corretos, com peças genuínas, lubrificantes de boa qualidade e por profissionais capacitados, com essa quilometragem estaria pouco rodado.
      O fato de sair fumaça, tem que analisar se essa fumaça é preta, branca ou azulada, pois para cara item apontado por você, existe um sintoma.
      Pode ser todos os itens, mas é difícil analisar o caso sem ver o motor funcionando.
      Obrigado pela visita.

    361. Boa noite meu amigo , tenho uma s10 2.8 4×4 turbo diesel 2003 comprei ela à dois meses e já fiz troca de óleo de motor , freio , caixa de marcha , caixa de transmissão e apenas completei o óleo da direção hidráulica porque teve que arriar a caixa de direção para trocar o braço píitmam e auxiliar da barra de direção e também os filtros dos óleos trocados , oque ocorre é o seguinte já troquei a correia multi v conforme o manual que é a 6pk 1875 e troquei também o esticador original da GM mesmo assim continua fazendo barulho na correia sendo que das sete polias 3 são lizas também foram trocadas se ligar o ar condicionado piora , mas se acelerar para , e se jogar água para por alguns segundos , o barulho esta me dando vergonha o que faço ? Também tem um problema na direção hidráulica que quando manobro ou faço curvas as vezes a direção endurece , o nível do óleo esta normal , sera caixa de direção ou bomba da direção ou outra coisa vale lembrar que antes de arriar a caixa para trocar os braços da barra de direção a direção já ficava dura as vezes , tem ora que fica até perigoso de tão dura no meio da rua . Me ajuda aí amigo , pois meu receio é ser enrolado por mal profissional e gastar e não resolver o problema , eu não tenho manual da s10 pois foi perdido pelo proprietário anterior e comprei de agencia que depois que vende eles não querem nem saber , fico grato pelo esclarecimento , abraços .

    362. Esqueci um detalhe que talvez seja importante a s10 é a executiva motor mwm , um abraço !

    363. Olá Dieison!
      Com relação à correia, pode estar havendo um desalinhamento nas polias, forçando a correia lateralmente contra os vincos das polias.
      Sobre a direção hidráulica, o melhor caminho é levar o veículo a um serviço autorizado, onde os técnicos são treinados na fábrica para poder prestar bons serviços.
      Obrigado pela visita.

    364. Gostei da dica estava mesmo a precisar porque fazia coisas que so prejudicava a ciatura.

    365. Bom dia, gostaria de saber qual pode ser o problema do meu caminhão, é um Caminhão internacional, diesel, ano 99, eletrônico.Toda manhã quando vamos ligar ele não liga a gente tem que sempre colocar esprei desengripante para liga-lo, e depois que pega funciona o resto do dia.

    366. Olá Andresa!
      Solicite ao seu mecânico de confiança que faça uma revisão no sistema de alimentação de combustível, com ênfase na bomba alimentadora.
      Obrigado pela visita.

    367. amigos tenho uma s10 2003 mwm 2.8, e está passando agua para o carter, misturando com oleo lubrificante, qual a causa do problema e eventuais gastos. obrigado..

    368. Olá Roberto!
      As causas podem ser as mais diversas. A mais comum é a falha da junta de cabeçote, mas pode ser também o resfriador de óleo.
      Os custos não são possíveis serem calculados e/ou considerados porque variam de oficina para oficina.
      Obrigado pela visita.

    369. Boa noite!
      Tenho uma Ranger 3.0 2005/2005. Ela foi adquirida recentemente e está apresentando dificuldades para dar a partida em qualquer condição de temperatura ambiente. Quando o carro apaga, não liga de imediato, sendo necessário aguardar até dez minutos. Se não aguardar e insistir ligar o carro cheira a queimado. Isso tem me deixado insegura com relação ao veículo. Uma avaliação do mesmo foi feita e levantaram a questão da bomba de alta pressão. Existe alguma outra causa possível? Grata.

    370. Olá Ana!
      Sim. Esse sistema trabalha com uma bomba elétrica dentro do tanque de combustível, que pode estar gerando bolhas de ar ou baixa pressão de alimentação. O ideal é fazer um teste nessa bomba elétrica, utilizando um manômetro e verificando a pressão de entrada e saída do filtro de combustível, além da estanqueidade da mesma. Um serviço autorizado poderá auxilia-lo e realizar todos esses testes.
      Obrigado pela visita.

    371. BOA NOITE, QUERO AGRADECER PELA AJUDA POIS O ELETRICISTA CONFIRMOU QUE O PROBLEMA DE UM BARULHO PARECENDO UM GRILO NA PARTE DAS POLIAS DO MOTOR VEM DO ALTERNADOR NECESSITANDO A TROCA DA POLIA DO ALTERNADOR, TAMBÉM APROVEITOU E TROCOU OS ROLAMENTOS QUE ESTAVAM MUITO RUINS E A ESCOVA DO REGULADOR DE VOLTAGEM DO ALTERNADOR,EU FIQUEI ACOMPANHANDO O DESMONTE E TROCA DAS PEÇAS E SOU GRATO A (DEUS)POR ESTE PROFISSIONAL CORRETO E HONESTO COM O PREÇO JUSTO, CERTOS BARULHOS SÃO ABAFADOS PELO SOM QUE O MOTOR A DIESEL FAZ, ANTES PARA ELIMINAR O PROBLEMA TROQUEI AS POLIAS LISAS, ESTICADOR ORIGINAL, CORREIA, MAS O PROBLEMA ERA NA POLIA DO ALTERNADOR, ESPERO TER AJUDADO TODOS QUE ESTIVEREM COM O MESMO PROBLEMA, LEMBRANDO QUE ESTOU FALANDO DE UMA S10 2.8 TB DIESEL 4X4 ANO 2003 EMBORA ESTA SITUAÇÃO SE APLICA A QUASE TODOS OS CARROS,ABRAÇOS!

    372. ola queria saber o seguinte to com uma ranger2005turbo diesil2.8poewrestror 4por4 foi adiquerido no leilao ta parada ja faz 8anos o que deve ser feito pra colocar o motor em funçionamento.

    373. Olá!
      Deve-se fazer uma limpeza completa do sistema de arrefecimento, do sistema de lubrificação e sistema de injeção de combustível bem como teste de funcionamento dos seguintes componentes em bancada: Bicos injetores e bomba injetora. Deve-se trocar todos os filtros do motor(óleo, combustível, ar), verificar condições das juntas de vedação, anéis ó, pistões, anéis de vedação, verificar oxidação em componentes elétricos e eletrônicos e troca de sensores defeituosos.
      Obrigado pela visita.

    374. Boa tarde
      tenho um ford ranger fabrico de 2006 turbo dissel ja foi mexido por vários mecânico e o motor não esta em condições quero saber como comprar um motor. a onde e preço se possível .
      ou também se há possibilidade de adaptar um outro motor de preferência toyta
      obrigado

    375. Olá!
      Segue link abaixo com a rede de distribuidores MWM, procure o distribuidor mais próximo da sua região:

      http://www.mwm.com.br/site.aspx/Rede-no-Mundo-Distribuidores-de-Motores

      Obrigado pela visita.

    Deixar uma resposta