• Manutenção preventiva

    Publicado em 9 de Março de 2010 Clube do Diesel 48 comentários

    Motor cópia

    A manutenção preventiva deve ser seguida de acordo com o manual do veículo ou motor.
    Em uma manutenção preventiva, deve ser considerada, a substituição dos filtros de combustível, filtros de ar e do óleo lubrificante, sendo esse último, aconselhável a substituição sempre que o óleo lubrificante for substituído.
    A substituição do óleo lubrificante deve obedecer rigorosamente as especificações desse item.
    Outros pontos a serem avaliados em uma manutenção preventiva: substituição de correias dentadas (se o motor utilizar esse item), regulagem de válvulas, regulagem de bombas e bicos injetores e verificação do sistema de arrefecimento do motor, considerando: radiador, bomba d’água, válvula termostática e uso de aditivo para o radiador.
    Se a manutenção for realizada por um bom profissional, obedecendo aos procedimentos recomendados pelo fabricante, não há como ocorrer problemas.

     

    48 respostas a “Manutenção preventiva”

    1. Recomendo a todos os amigos do Clube do Diesel e caminhoneiros de todo este nosso querido Brasil,para que sigam à risca as recomendações de manutenção preventiva,(troca de óleo, filtros, regulasgem da Bomba, Bicos, uso de diesel de boa qualidade, dreno d`agua dos filtros de combustivel etc…e talz.) Com especial destaque para os aditivos de radiador !!!

      Parece insignificante,muitos só completam com água, e pior, de torneira, com cloro e fluor !!!( O IDEAL SERIA ÁGUA DESTILADA)

      A colocação de aditivo evita a ferrugem e cavitação(furos) nas camisas,o que vai ocasionar mistura de água no óleo e, inexorávelmente levará à retífica completa do motor antes do tempo!!! Um motor diesel bem cuidado, em especial o MWM, dura mais de Hum milhão de kms (1.000.000)!!!

    2. Gostaria de saber com quantos kms rodados tenho que trocar a correia dentada e a correia do alternador da ranger xlt 2007 3.0. Pois gosto muito do veículo e me preocupo em fazer as revisões de maneira correta, pois tenho intensão de ficar com ela por um bom tempo. Obrigado!

    3. Olá, Robson.
      A Ranger 2007 XLT, é equipada com motor NGD 3.0 e esse não possui correia dentada. O trem de engrenagem é movida por duas correntes. Para substituição da correia do alternador, deve ser consultado o manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    4. Tenho um volvo vm 310 equipado com motor MWM, deu problema com 233.000,abaixando a aguá cerca de 1L de aguá
      com 236.000, já era 2L de agua.
      Com 238.570, deu problema de vez misturando aguá com oléo parei imediatamente na oficina.
      Um dia antes isolei ar quente, suspeitando do mesmo,mas procuravamos onde estava o vazamento e nada de achar, então suspeitamos de junta queimada ao desmontar uma surpresa a junta estava perfeita,então desmontamos a bomba de aguá que realmente com problema,sempre usei aditivo mas com aguá de torneira será esse o problema,e agora uma limpesa manual nas peças desmontadas resolve, o oleo de motor resolve junto com subistituição dos filtros o restante da limpesa.Qual era o km correto da bomba de agua dar problema.
      Valeu é nós rumo a 1.000.000 de KMs

    5. Olá, Klinger.
      O mais importante no reparo desse motor é a retífica do alojamento das camisas e não na face plana do bloco. Após a retífica do alojamento da camisa, medir a altura da camisa com relação a face plana do bloco, aplicar silicone na camisa antes de montar, substituir os parafusos do cabeçote e aplicar os procedimentos corretos na montagem do motor. O aditivo do radiador é muito importante, portanto utilize o recomendado pelo manual do veículo e faça as revisões e manutenção preventiva nos períodos estipulados pelo fabricante e alcançara os 1.000.000 de Km.
      Obrigado pela visita!

    6. Tenho uma Ranger 2002 power stroke 2.8, o mecanico me assustou que a correia dentada está com umidade de oleo diesel e me orientou a não viajar com a camionete. o Quanto isto é preocupante. grato

    7. Olá, Pcesarino.
      Qualquer vazamento sobre a correia dentada, pode causar sérios danos. A correia em contato com óleo lubrificante, diesel, óleo hidráulico ou qualquer outro tipo, pode sofrer perda de resistência e quebrar os dentes, que ocasionará dessincronização do motor, causando graves problemas internos.
      Obrigado pela visita!

    8. Olá tenhomuma ranger limited 2007 e gostaria de saber quando é necessario a troca do filtro de combustivel?

    9. Olá, Junior.
      Para esse e outros itens de manutenção preventiva, siga sempre o descrito no manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    10. Ola, tenho uma Ranger 3.0 eletronic 2005 com quase 100mil rodado cabine simples,porem ela esta com um problema,que eu acho que e cronico neste tipo de carro,quando eu ligo e saio,ela nao passa de 120km/h.Quando o giro do motor chega a 2800 rpm ela perde forca, e nao anda. Com o motor quente, eu paro desligo o motor por 10 minutos e as vezes ela volta passando o giro nornal de rpm e fica boa.Vc tem alguma ideia do que seja? Att:Romario Campos dos Goytacazes RJ.

    11. Olá, Romario.
      Esse tipo de problema pode ter mais de uma causa raiz, por esse motivo, o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de testes específicos, como medir pressão de alimentação de combustível, vazão dos injetores, pressão da bomba de alta pressão, sincronismo do motor e um check dos sensores de temperatura do líquido de arrefecimento, temperaturad o diesel e sensor de temperatura e pressão do ar admitido pelo motor. Somente com essas análises é possível determinar o problema do seu veículo.
      Obrigado pela visita!

    12. Tenho uma s-10 2010 2.4.. com quantos km devo trocar a correia dentada? grato.

    13. Olá Luciano!
      Para esse tipo de manutenção, deve-se seguir o recomendado no manual do veículo.
      Obrigado pela visita.

    14. TENHO UM VOLVO VM 210 4 CILINDROS MWM E ESTOU TENDO DOR DE CABEÇA PQ MEU MECÂNICO NÃO DESCOBRE O MOTIVO DE ESTAR PASSANDO UM POUCO DE OLEO PARA O RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO RADIADOR.JÁ TROCOU JUNTA DO CABEÇOTE,JUNTA DO INTERCAMBIADOR,VERIFICOU AS CAMISAS ESTÃO PERFEITAS.AGORA POR ÚLTIMO ELE MANDOU TROCAR O RADIADOR DE ÓLEO,APESAR DE TER RETIRADO E TESTADO E NÃO TER APRESENTADO DEFEITO VISUAL.SERÁ QUE AGORA VAI? O QUE MAIS PODE PROVOCAR ÓLEO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO? NUNCA PASSOU ÁGUA PRO CÁRTER GRAÇAS A DEUS.

    15. Olá, Rogerio.
      Geralmente a presença de óleo no sistema de arrefecimento é causado por problemas no intercambiador de óleo (trocador de calor ou radiador de óleo do motor). O teste desse componente deve ser realizado aquecendo a peça à temperatura de funcionamento ideal do motor e logo após, obstruir a entrada de óleo no intercambiador e injetar ar na saída à pressão da bomba de óleo funcionando em pressão máxima do sistema de lubrificação. Mergulhar o intercambiador em um recipiente com água e observar se há vazamentos. É importante fazer esse teste com a peça aquecida porque pode ocorrer vazamentos somente com o motor quente, onde há dilatação e revela uma possível fissura na peça, permitindo a passagem de óleo para o sistema de arrefecimento.
      Obrigado pela visita!

    16. Prezados, sou proprietário de um Troller 2002 com motor 2.8 MWM Sprint com 100.000 km rodados e a indicação de temperatura da água de arrefecimento, em condições normais, não passa de 75ºC. Em condições severas (ar condicionado ligado + carro cheio + subida íngreme) o ponteiro chega na metade da indicação que é 90ºC. Essa situação é normal ou pode ser um indício de falha em algum componente do sistema? Existe algum tipo de manutenção/revisão a ser feita na bomba d’água?
      Muito obrigado!

    17. Olá Leandro!
      A temperatura normal e ideal e trabalho desse motor é entre 80ºC e 85ºC. Se o motor está trabalhando com 75ºC, está abaixo do ideal e acima dos 85ºC, pode ser prejudicial ao motor.
      O ideal é realizar um teste para ver ser as válvulas termostáticas estão trabalhando na temperatura correta. Válvula termostática travada parcialmente aberta, não deixa o motor aquecer e chagar na temperatura ideal de funcionamento do motor e quando esse é submetido a esforço, essa válvula pode reduzir a quantidade de água enviada ao radiador, dificultando a troca de calor com o motor.
      Obrigado pela visita.

    18. Bom dia companheiro, estou comprando uma ranger 2005 3.0 esta com 155 mil km, fiz uma avaliacao visual e constatei o seguinte, correia do alternador esta bastante desgastada, com certeza corrente do motor nunca foi trocado,esta vazando em um dos bicos, bom gostaria de saber se essa manutencao ficara muito cara, para acabar de negociar com o vendedor. Voce saberia me infomar isso .
      obrigado

    19. Olá Kleison!
      Procure um Serviço Autorizado MWM International para orçamento. Na Rede de Serviço Autorizado MWM International, você irá encontrar profissionais treinados pela fábrica, peças genuínas e qualidade na mão de obra e seguramente te auxiliará na melhor maneira com relação a peças e serviços.
      Obrigado pela visita.

    20. Olá amogos do clube.
      Acabei de comprar uma Ranger XLS 3.0 diesel 2007.
      É minha primeira pick-up e estou curtindo pra caramba!
      Como ela veio sem manual eu gostaria de saber se ela tem correia dentada ou corrente de comando no motor.
      Será que alguém sabe prs me ajudar
      Abraço

    21. Olá, Marcos.
      O motor é o NGD 3.0, com distribuição feita foi correntes sincronizadas e sistema de injeção piezo elétrico.
      Obrigado pela visita!

    22. Buenas galera,
      Estou pesquisando a minha primeira 4×4 diesel, e estou muito afim da ranger xls 3.0 2008.
      Gostaria de saber se esse motor é bom?
      Acredito que se tratando de MWM posso confiar, mas nada melhor de ter a opinião de especialistas com vocês.
      Me alertaram para pesquizar o chassis e ligar para o fabricante e conferir se teve algum Reccal.
      Bom fica no aguardo.

    23. Olá Rodrigo!
      Esse motor é um NGD 3.0 MWM International com tecnologia Piezio elétrico. É um motor com 163CV de potência injetado eletrônicamente e sua distribuição é realizada através de correntes. São 16 valvulas que garantem torque em rotações bem baixas e baixa emissão de poluentes. Como todo motor eletrônico, requer cuidados especiais, especialmente com bomba de alta pressão e injetores de combustível, porém seguindo o plano de manutenção recomendado no manual do veículo, utilizando combustível de boa procedência, lubrificante de boa qualidade e peças genuínas, esse motor não tende apresentar problemas.
      Obrigado pela visita.

    24. Boa tarde tenho uma ranger3.0 2007 gostaria de saber se posso abastecer com diesel s10 e s50 e qual o melhor abraco

    25. Olá David!
      O abastecimento com diesel S50 ou S10 nos motores injetados eletronicamente, não prejudica o motor. Esses combustíveis contém menos enxofre e isso diminui a quantidade de poluentes expelidos pelo motor. Em grandes centros (capitais) os postos de combustíveis estarão vendendo o diesel S10, exatamente para diminuir o índice de poluição.
      Obrigado pela visita.

    26. Gostaria de saber o que é diesel aditivado.
      Qual a diferença para o comum e para o sS0 ou S50?
      Abraço

    27. Clube do Diesel

      Olá Marcos!
      O diesel aditivado é o combustível que recebe um componente que melhora sua lubricidade e ajuda a prevenir a formação de carvão na cabeça do pistão e nas válvulas. Até o ano de 2011, todo o diesel utilizado em grandes metrópoles, era o S500, que significa 500 particulas de enxofre por milhão. Existia, para regiões mas afastadas, a distribuição de um combustível chamado diesel interiorano, que continha 1.800 PPM (partículas por milhão de enxofre). Com a chegada dos novos motores com tecnologia Euro 5, o combustível sofrer uma alteração e o teor de enxofre baixou para 50 PPM, chamado de diesel S50. Esse diesel já está sendo distribuído para o interior do Brasil e nas grandes metrópoles está sendo distribuído agora, o diesel S10 (10 partículas de enxofre por milhão).
      Obrigado pela visita.

    28. Tenho uma Ranger XLT 3.0 4×4 2007/2008, no manual indica que a capacidade do carter é 9 litros, porem se colocado esta quantia o nivel da vareta fica acima (bem acima) do nivel maximo permitido. Nesta ultima troca troquei filtro o mecanico funcionou o motor(para encher o filtro) e mesmo assim nilvel da vareta ficou acima. Quando esgotado o oleo velho foi deixado escorrer tudo e tambem esvasiado atraves de sucção o oleo do filtro. Qual a qtdade correta de oleo a ser colocado ????????

    29. Olá Jaime!
      A capacidade do cárter sem a troca do filtro é de 8 litros, com a troca do filtro é de 9 litros, lembrando que é aconselhável a substituição do filtro de óleo a cada troca de óleo. Verifique alguma possível avaria na vareta medidora do nível de óleo no cárter.
      Obrigado pela visita.

    30. ola tenho uma ranger todas as vezes que troco oleo ela da um barulho no motor e normal ela ta 42 km

    31. power stroke 3.0 e duravel
      quantos km deve ser trocado as correntes
      de destribuiçao

    32. Olá Paulo!
      Não existe uma quilometragem limite para a troca das correntes. Essas devem ser trocadas quando houver desgaste, por esse motivo, uma inspeção visual deve ser realizada toda vez que for fazer manutenção no motor.
      Obrigado pela visita.

    33. comprei uma ranger XLT 2008e gostaria de saber se possui correia dentada e se possuir com quantos KM devo trocar

    34. Olá Antonio!
      Não. Esse motor trabalha com sistema de correntes na distribuição (duas) que acionam a bomba de combustível e a árvore comando de válvulas.
      Obrigado pela visita.

    35. josé luiz de oliveira neto

      parabens pelos comentários,tive duas f 1000,show de bola ,sempre irei falar muito bem das f1000,comprei agora uma ranger 2005,4×4 3.0,baita motor,nossa muito rapido andador,ela esta com 184 mile um barulho infernal na frente,tirei a correia auxiliar e o barulho continuou,fui no mecanico ele disse que tem que trocar as correntes,gostaria de saber com quantos se trocam as correntes,abraços.

    36. Olá José!
      Não existe uma fixação em quilometragem para substituição das correntes, até porque, se não há falta de lubrificação e substituição de óleo lubrificante no período correto, o desgaste é pouco desse componente. Verifique, além das correntes, se a válvula de retenção de óleo na carcaça frontal, tensionadores das correntes e guias das correntes estão em perfeito estado, pois uma falha em algum desses componentes, pode causar dessincronização do motor, trazendo outros tipos de problema como dificuldade de partida do motor, por exemplo.
      Obrigado pela visita.

    37. Olá. Acabei de pegar uma Ranger XL 3.0 PSE 4×4 CS TB Diesel 2009 mas não sei a capacidade do tanque de combustível, e não possuo o manual.
      Saberiam informar de quantos litros é o tanque dela, e quantos litros são referentes a reserva?
      Obrigado!

    38. Olá André!
      Essa informação pertence à montadora do veículo. Se não possui o manual do veículo, procure um serviço autorizado da marca.
      Obrigado pela visita.

    39. Olá amigos,
      Tenho um volvo 310 VM e gostaria de saber se quando quebrar a correia do alternador eu posso seguir viagem até a oficina mais próxima. e si o sistema de areficimento depende desta correia

    40. Olá Alex!
      O motor usado no Volvo VM 310, tem a bomba d’água movida por engrenagem e não depende da correia do alternador para funcionar, porém, rodar com o veículo por longo período, sem o acionamento do alternador, pode descarregar as baterias e causar danos às mesmas.
      Obrigado pela visita.

    41. Bom dia, tive um problema de falta de combustível no volvo vm 310 ano 2007, ele andou de lado (desnivelado por causa da pista) em uma subida e o combustível desceu todo para um tanque e o pescador não conseguiu puxar. Ao dar pane seca, parei e fui auxiliado por outro caminhoneiro que abriu os bicos e depois de algumas partidas conseguimos fazer o motor funcionar, mas depois disso a luz da injeção só fica acessa. Gostaria de saber o que fazer?

    42. Olá Dirceu!
      Nunca abra os canos de alta pressão com o motor funcionando. A pressão nos canos de alta pressão varia de 300 a 1.450 bar e isso pode causar ferimentos graves e, até a morte. O correto é, em casos de pane seca, utilizar a bomba manual de escorva, que fica no filtro primário do veículo, para fazer a purga do ar, do sistema de combustível. Girar o motor com a bomba sem diesel no seu interior, pode causar avarias à bomba, onde essa começa gerar pressão mais baixa, gerando assim código de falha de baixa pressão no sistema de injeção.
      Obrigado pela visita.

    43. Acabei de comprar uma Ranger 2005, motor 3.0, cabine simples, 4×2, 131.000 Km rodados. Peguei-a na quinta(14/11/13)e andei muito pouco com ela. Notei que, algumas vezes, ela desenvolve a velocidade sem que seja necessário acelerá-la mais e, em outras vezes, ela me pareceu um pouco “amarrada”. No dia 15/11/13, fiz a troca do óleo do motor, do filtro de combustível, do filtro de ar, do filtro do óleo e do óleo do diferencial, usando tudo dentro da especificação contida no manual. Pretendo fazer,ainda, a troca do líquido do arrefecimento e do óleo da direção hidráulica.O dono anterior já fez a troca da correia existente no motor, dentro da quilometragem estabelecida. Gostaria de saber em que parte da manutenção desse veículo eu devo manter uma atenção maior e se o mesmo apresenta algum problema crônico?

    44. Olá Mario!
      As manutenções são exatamente essas já mencionadas. Procure usar sempre peças genuínas e óleo lubrificante de boa qualidade e dentro das especificações do fabricante do motor. Agindo dessa forma, o motor tem uma vida útil longa.
      Obrigado pela visita.

    45. Prezado,
      comprei uma S10 4×4 2006 diesel. É o meu 1º carro a diesel. Estou com dificuldade para encontrar o aditivo para o radiador e o óleo da direção hidráulica do fabricante que está no manual (ACDelco). Eu poderia adiquirir por outras marcas de qualidade? Quai? Para o radiador comprei 3l da marca Radiex 1952 (cor rosa), mas ainda não usei, pois estou pesquisando se o produto pode ser usado sem problemas na S10.

    46. Olá Ricardo!
      Para evitar dúvidas quanto a aplicação de qualquer produto destes citados no veículo, solicite o catálogo de aplicações ao vendedor para tranquilizá-lo. Sugiro, no seu caso, que faça a drenagem completa dos fluidos que estão no veículo, atualmente, para colocar um novo, de sua preferência. Evite misturar produtos químicos de marcas diferentes nos sistemas em geral, porque cada um tem comportamento diferente do outro . Utilize sempre uma marca confiável e que seja facilmente encontrado no mercado.
      Quanto ao óleo AC Delco, não o encontrou nas concessionárias Chevrolet? É uma marca própria da GM. Encomende-o, se isso ajudá-lo a se sentir mais confortável com essa questão.
      Obrigado pela visita.

    47. ola, tenho uma ranger 3.0 2008 ltd, ela está saindo um pouco de fumaça branca, e um pouco de óleo saindo pelo respiro, sei que não é normal, mas será que o motor dela está muito ruim, ou é só um sinal de começo de desgaste de anéis, e será que ele ainda vai longe ou vai me da problema logo?

    48. Olá Julio!
      Verifique o estado dos injetores de combustível em um Serviço Autorizado. Aparentemente, a pressão de injeção está baixa ou os jatos não estão perfeitos, o que provoca pulverização irregular e a fumaça branca. Quanto ao óleo saindo pelo respiro, só deve se tornar um a preocupação se o seu mecânico de confiança detectar um desgaste acentuado nos cilindros, através de um teste de compressão. Isso lhe dará um prognóstico avançado sobre o tempo de vida útil que seu motor ainda possui.
      Obrigado pela visita.

    Deixar uma resposta