• A vida útil de um motor Diesel

    Publicado em 23 de Fevereiro de 2010 Clube do Diesel 453 comentários
    Motor cópia
    A vida útil de um motor Diesel, dependerá de alguns fatores como, por exemplo, a manutenção preventiva que é realizada no motor. Um motor que passa por trocas regulares de óleo lubrificante, filtros, regulagens de válvulas, troca do líquido de arrefecimento, entre outros, com certeza terá uma vida útil muito maior que a de um motor que não passa por manutenções periódicas ou são realizadas precariamente. Outro fator que influencia na vida útil de um motor é o tipo de trabalho que ele executa, assim, um motor que não trabalha em regimes rígidos como carregamento de cargas, por exemplo, terá sua vida útil bem maior. A forma como o veículo é conduzido é outro fator determinante para estabelecer quanto tempo esse motor vai durar. Normalmente bicos e bombas injetoras, que são componentes importantíssimos no motor e que também podem determinar o tempo de vida útil do motor, devem sofrer manutenção, pelo menos a cada 50.000 Km.
     

    453 respostas a “A vida útil de um motor Diesel”

    1. Andei 650.000 kms por 12 anos sem abrir o motor ou bomba Bosch de uma F 1000 antiga MWM 229/4, mas sempre seguindo as recomendações de fábrica,usando combustível de confiança e trocando óleo e filtros rigorosamente em dia, muitas vezes até antes dos prazos estabelecidos !

      Motorzão pra ninguém botar defeito !!!

    2. Olá acabei de adquirir uma F4000 com motor MWM 226, gostaria de saber onde encontro (preferencialmente na internet)o manual de instruções (ficha técnica desse motor). E também saber quais são as principais difierenças entre o 226 e 229, pricipalmente referente a potência, durabilidade e facilidade de manutenção.
      Obrigado.

    3. Olá, Altair.
      Esses manuais, contendo todos esses dados, podem ser adquiridos nos nossos distribuidores de peças autorizado. No nosso site: http://www.mwm-international.com.br , seção REDE AUTORIZADA, DISTRIBUIDORES DE PEÇAS, é só selecionar a região onde se encontra e escolher o distribuidor que for mais próximo para essa aquisição.
      Obrigado pela visita!

    4. Adaiso F. Almeida

      Tenho uma S10 ano 2006, motor MWM 2.8 eletronic, em uma viagem estorou uma das camisas, fiz a retifica, entretanto, o motor está falhando, o mecânico já veficou os bicos, bomba injetora, no entanto, não encontra a causa. Quando danificou a camisa verifiquei engasgando na lenda.
      É possível dignosticar o motivo desta falha?

    5. Clube do Diesel

      Olá, Adaiso.
      Sim é possível. O importante no entanto é saber se foi realizado algum tipo de retífica no boco (faceamento do bloco) ou retifica do cabeçote (faceamento do cabeçote).
      A altura da camisa em relação a face do bloco e a altura do pistão em relação a face do bloco também são importantes saber, pois se estiver fora do padrão, pode ocorrer superaquecimento do ar admitido o que acarreta em falhas na combustão do motor.
      Obrigado pela visita!

    6. vinicius fernando

      olá.
      gostaria de saber se você axa que o caminhao com escapamento direto danifica o motor ou a turbina; desde ja a gradeço…

    7. Olá, Vinicius.
      O escapamento sem abafador, chamado popularmente de cano direto, pode fazer o motor perder torque e, trabalhando sem restrição na saída dos gases de escape, diminui a contrapressão o que acarreta maior ruído e menor desempenho.
      Obrigado pela visita!

    8. Boa tarde,
      Tenho uma Blazer 2.8 MWM e tenho duas dúvidas, poderiam me ajudar?
      - A luz do ABS mais a luz de freio acendem de vez em quando e o ABS não funciona.
      - quando deixo ela parada em aclives (subida), quando vou fazer funcionar ela demora entrar em funcionamento e tenho que bombar no acelerador.

    9. Olá, Roalves.
      Com relação as luzes de ABS e freio, o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para melhor avaliação.
      A questão da demora para o motor entrar em funcionamento, pode ser o fato do tubo de succção (pescador) estar um pouco acima do nível mínimo do tanque, o que faz a bomba puxar ar ao invés de combustível.
      Obrigado pela visita!

    10. tenho uma f1000 95 mwm 4×4 turbinada, e a cada 10 km ela para, pois dá entrada de ar, o filtro que recebe o combustivel da bomba alimentadora fica cheio de ar, a mangueira que pega na bomba alimentadora fica cheia de oleo,já lavamos o tanque, trocamos a mangueira e conferimos a boia tudo ok, a bomba deixa de ingetar oleo e ingeta ar no filtro, o que fazer?

    11. Olá, Agnaldo.
      Muitas podem ser as causas desse problema, as mais freqüentes são; entrada de ar pelo tudo de sucção (pescador) do tanque de combustível, entrada de ar pelas conexões das mangueiras ou engates rápido, arruelas de vedação dos parafusos banjos em mau estado e/ou com a base de vedação irregular, filtro de marcas não genuína, fissura no cabeçote de filtro de combustível, anéis O’Ring de vedação da bomba alimentadora danificados, etc. O ideal é procurar um serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para realização de check up completo do sistema de injeção de combustível.
      Obrigado pela visita!

    12. Olá,

      Acabei de adquirir uma Defender 110 (2002/2003), comprei para uso diário. Existe alguma recomendação para o uso diário de motores a diesel (em engarrafamentos por exemplo), ou fazendo a manutenção preventiva de forma correta poderei ficar tranquilo?

      Obrigado.

      Henrique Carvalho

    13. O motor diesel tem por característica, ser mais robusto e ter mais força (torque), por isso o uso diário recomenda os mesmos cuidados de um motor do ciclo Otto (álcool, gasolina e GNV), ou seja, obedecer as recomendações de manutenção preventiva contida no manual de veículo.

    14. tenho interesse em adquirir uma pick up diesel, modelo s10… qual a quilometragem media para retifica de um motor mwm desses carros… tem uma com 167.000 km rodados e euu imagino comprar e logo em seguida gastar com retifica… obrigado.

    15. Olá, Robston.
      Não existe kilometragem certa para retificar um motor. O motor é recondicionado a medida que apresenta desgaste e isso depende do uso que se faz do motor e principalmente da manutenção preventiva realizada. O ideal é levar o veículo a um Serviço Autorizado MWM International para a realização de um chek up do motor, assim os técnicos, que são treinados na nossa fábrica, terá condições de orientá-lo sobre o estado do motor.
      Obrigado pela visita!

    16. rapaz to com um problemao esfria o motor da f 1000 mwm 229 nao que nen girar so pega abafando ja revisei bico.bomba.induzido .arranque .escova.bobina de ignicao .bateri nova de 100 anperes to doido ja

    17. Olá, Victor.
      O problema é que o motor não tem compressão. Dever ser realizado um teste de pressão de compressão nos cilindros, pois, ao “abafar” o motor, o motor gira livre por falta de ar nos cilindros, o que aumenta a rotação. Quando é removido a obstrução, o ar entra com velocidade e encontra o cilindro aquecido, o que facilita a partida quando o motor está com baixa compressão.
      Obrigado pela visita!

    18. ola amigos bom dia
      tenho uma S-10 diesel ano 2006 turbo eletronic
      ela acende a luz da enjeção e da uma diminuida na força do motor alguem pode me ajudar
      ja foi feito os bicos trocado sensor atras do cabeçote, tiraram a turbina e nada tambem, trocaram as mangueiras da turbina e do interculer e nada tambem enfim nao conseguem achar o defeito, se alguem puder me ajudar – agradeço

    19. Olá Ricardo,
      É imprescindível que para iniciar o diagnóstico do veículo, que se tenha ferramentas adequadas, como um scanner que nos possibilitará saber qual o código de falhas gerado. Sem o código de falhas gerado no momento que acende a luz de anomalia, fica mais difícil saber o defeito, pois os sintomas de despotencimento do motor pode ser alguns fatores, como falta de pressão de combustível, leitura errada da pressão de ar no coletor de admissão, interruptor de pedal de embreagem acionado, entre outros.

      Obrigado pela visita.

    20. Tenho uma S 10 mod. 2000 diesel, recentimente mandei fazer uma limpesa no tanque de cobustível porque estava estancndo muito e tinha muita sujeira, acho que nunca foi feito, fiquei curioso porque havia uma peça de plastico solta dentro do tanque, do tamanho que não dava pra sair. Que peça é essa? e qual o objetivo dela?

    21. Olá Rildo.
      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Provavelmente é o defletor do tanque, uma peça que fica no meio do tanque de combustível e que serve para concentrar o combustível ao alcance do tubo de sucção, evitando que seja puxado ar para o sistema de injeção de combustível.

      Obrigado pela visita.

    22. Boa tarde, tenho uma C20 com motor diesel adaptado que SEMPRE quando se anda longas distâncias começa a falhar até apagar.
      Não vaza óleo em lugar nenhum, a bombinha ja foi trocada 2x, as mangueiras foram trocadas.
      E quando apaga e faz sangrar, o filtro está vaziu!
      Já estamos ficando loucos…
      E é só em longas distâncias e quando o motor está quente! As vezes ela dá umas aceleradas sozinhas também.

    23. Olá Bolasha.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Normalmente quando o filtro seca é porque a bomba auxiliar, por algum motivo, está deixando de puxar o combustível do tanque. Uma verificação no nível do “pescador” do tanque e do respiro do mesmo, poderia fornecer alguma pista desse problema que não é comum.

      Obrigado pela visita.

    24. Olá pessoal!!
      eu tenho um trator com motor 6 cilindros 140 CV Perkins modelo 1006-6t, e esse motor “morre” rapido quuando é submetido a carga, em alta ou baixa rotaçao ele esta fumaçando, e a fumaça tem cor azulada puxando para o branco, os bicos injetores sao novos e a bomba revisada, gostaria de saber a opiniao de vcs o que acham q pode estar aconteçendo, desde ja gradeço!!

    25. Olá Denis.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O ideal seria realizar um teste de pressão de compressão dos cilindros, pois esse sintoma pode ser falta de compressão. Apesar dos bicos serem novos e bomba revisada, uma verificação no ponto de injeção de combustível também é recomendado.

      Obrigado pela visita.

    26. bonba bosh da f 1000 diesel 229 ano 86, como faço para abrir e fechar mais a bomba, acho que o carro pode andar um pouco mais.

    27. Olá Negui.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      Não recomendamos nenhuma alteração na bomba injetora a fim de não mudar as características do motor e preservar a vida útil do mesmo.

      Obrigado pela visita.

    28. Bom dia.
      Em que local o sensor de óleo fica no MWM 229 4 cilindros da GM S10?

    29. Olá Carlos.
      Tudo bem?

      Primeiramente agradeço pelo contato.
      O sensor de indicação de pressão de óleo no motor MWM 229 de 4 cilindros se localiza no cabeçote do filtro de óleo, porém esse motor não é utilizado pela GM nos veículos S10.

      Obrigado pela visita.

    30. Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devemos limpar o tanque de combustivel da S10 diesel.

    31. Olá, Firmo.
      Normalmente a cada 100 mil km, porém isso depende muito da qualidade de diesel que está utilizando.
      Obrigado pela visita!

    32. Boa noite amigos
      Tenho uma S10 2.8, 2001 e estou desanimado com ela. Quando comprei o veículo, há 3 anos, fiquei impressionado com o seu rendimento e economia, porém agora ela vem apresentando um problema que , na minha cidade ninguém soube resolver ou me dar uma resposta pelo menos razoável. Na partida da manhã ela demora a pegar e o motor de partida já estragou duas vezes e o pior é que ela está agora piorando muito. Já verifiquei o encanamento e os troquei os filtros. Tirei a bomba, sem desmontá-la, fiz apenas uma manutenção externa das partes que dá prá mexer e recoloquei no lugar, mas parece que nada mudou. Como verifico se ela está fora de ponto? Alguém pode me ajudar?
      Agradeço antecipado.

    33. Olá, Claudemar.
      Para que haja sempre um bom desempenho do motor, mantendo a economia, não basta fazer manutenções parciais. A cada 50 mil Km é necessário uma revisão completa de bomba e bicos injetores, recalibrando ambos para que trabalhem dentro das especificações da fábrica. E outra maneira, o motor não funcionará direito, gerando perda de potencia, torque, aumento de consumo de combustível e aumento do nível de poluentes.
      Obrigado pela visita!

    34. Olá, tudo bem?
      tenho uma S10 2.8 turbo eletronic ano 2007. semana passada ela me deixou na rua. guinchei e levei para uma oficina de bombas. o mecânico trocou a bomba de combustível. passados dois dias, comecei a ouvir uns barulhos (tipo tec tec tec tec) quando em baixa rotação e a luz da injeção eletronica acendia e apagava durante o barulho, vindo a ficar na rua novamente. agora o mecânico falou que tem que trocar os bicos (falou que é normal pois já são 140.000 km, o que segundo ele é a vida útil dos bicos). enfim, pergunto se a durabilidade aproximada seria essa mesma para os bicos e, será que trocou a bomba de combustível sem precisar, ou se pode ter feito algo que veio a danificar os bicos injetores? de quanto em quanto tempo devemos limpar o tanque para que a sujeira não venha a danificar os bicos? grande abraço.

    35. Olá, Rafael.
      Geralmente antes de se realizar qualquer substituição de peças no sistema de injeção eletrônica, é necessário testar a bamba de alta pressão em conjunto com os injetores para determinar a causa raiz do problema. Isso deve ser feito em bancadas específicas de testes desses componentes. A vida útil de qualquer componente mecânico é dada pela manutenção que recebe, dessa forma, é difícil dizer quanto dura um componente sem saber a manutenção e a qualidade do combustível utilizado. O tanque é outro item importante que deve ser limpo a pelo menos, cada 100 mil Km a fim de evitar o acumulo de impurezas provenientes do combustível.
      Obrigado pela visita!

    36. tenho uma f1000 94 sem ser turbo motor mwm o ponteiro q marca a pressao do oleo quando eu ligo o motor vai ate o meio quando o motor ta quete o ponteiro cai p menos de um quarto o q esta acontecendo

    37. Olá, Zé.
      Isso é normal pois quando o motor é posto em funcionamento, principalmente com o motor frio, a viscosidade do óleo está alta e aumenta a pressão do óleo. A medida que o óleo aquece, a viscosidade diminui e a tendência da pressão é cair.
      Obrigado pela visita!

    38. Olá. Estou pensando seriamente em comprar uma Ranger 2.8 Diesel 2002, mas gostaria de saber qual seria o melhor “check-list” ao testar o carro (o que necessariamente é importante observar no funcionamento do motor, eventuais ruídos, RPM em marcha lenta, etc), pois nem sempre temos como levar previamente o carro a um mecânico especializado em MWM e o carro está com 150 mil rodados?
      Agradeço antecipadamente o retorno.

    39. Olá, Luciano.
      Os itens mais importante na verificação de um motor na hora da compra de um carro são; verificação de ruídos, que devem ser observados em marcha lenta e acelerando o motor até as rotações intermediárias; presença de fumaça pelo cano de escapamento, que também devem ser verificados em rotações de marcha lenta, onde não deverá ter presença de fumaça branca, acelerações intermediárias e altas onde, se aparecer fumaça preta, deverá desaparecer rapidamente; vibrações no motor, em marcha lenta e em médias acelerações; ruídos proveniente do turbo (esse teste deve ser realizado com o veículo em movimento e com carga no motor); vazamentos de óleo e água pelo motor; marcas de oxidação pelos bocais de saída e entrada de água no motor; temperatura do motor com veículo parado e em movimento com carga no motor.
      Obrigado pela visita!

    40. Antonio Mascarenhas

      Olá, tenho um MWM 229,04cil,numa F1000,recém retificado,com bomba de óleo nova,mas logo começou à perder pressão de óleo. Poderia ser a turbina ??
      Abraços.

    41. Olá, Antonio.
      Se a pressão do óleo quando o motor está frio, marca acima do meio (no mostrador do relógio) e cai para perto de ¼ quando o motor está quente, é normal pois a medição da pressão de óleo deve ser realizado com o motor na temperatura de trabalho. É pouco provável que a perda de pressão seja causada pela turbina. Se a pressão, depois de motor ser aquecido, estiver marcando menos de ¼, verifique a válvula do cabeçote do filtro de óleo que pode estar com falta de estanqueidade.
      Obrigado pela visita!

    42. Boa Tarde!

      Possuo uma S10 COLINA 2.8TDi 4×4 C/S 2010 e estou pensando em colocar um escapamento com descarga direta, o que vocês me dizem à respeito do assunto? Causa algum dano ao motor?
      E o consumo?

      Obrigado!

    43. Olá, Cristiano.
      A saída direta dos gazes de escape, reduz o torque do motor, diminuindo a força de arrancada, retomada de aceleração e aumenta o ruído do motor. Para um motor de uso diário, o desconforto é maior ao dirigir, pode, dependendo do tempo de vida útil do motor, aumentar o consumo de combustível, por isso é desaconselhável essa modificação.
      Obrigado pela visita!

    44. BOA NOITE AMIGO !!!TENHO UMA F4000 MOTOR 226 E DEREPENTE COMEÇOU UM BARRULHO FOTE APRINCIPEL QUE SE NOTA E NA ENTRADA DE AR,E QUANDO ACELERA AUMENTA A BATIDA COMO UMA QUANDE FALHA…..OBRIGADO E PARABENS A TODOS OS COLABORADORES!!!!!!!!!!

    45. Olá, Rodrigo.
      Verifique o ajuste da folga das válvulas. Pode ter ocorrido um desajuste e ter ultrapassado o limite máximo de folga.
      Obrigado pela visita!

    46. jurandir miranda

      eu tenho uma f1000 84 ela fica queimando a junta do cabeçote o motor está novo já mandei em várias oficinas eles só troncam a junta e o problema persiste qual é a solução

    47. Olá, Jurandir.
      O problema de queima de junta de cabeçote, pode se originar de varias maneiras, mas a mais comum é quando a camisa de cilindro está com altura fora do especificado ou quando se retifica a face plana do bloco do motor. Essa prática não é recomendada pela MWM INTERNATIONAL pois altera toda a projeção do pistão, obrigando a retífica da cabeça do mesmo, aumentando a taxa de compressão, que por sua vez, aumenta a temperatura na câmara de combustão e que pode vir a queimar as juntas dos cabeçotes.
      Obrigado pela visita!

    48. Boa noite…

      estou em negócio com uma s10, 2002 cs 2.8 turbo, está com 154000 km, e meu trabalho é de mais ou menos 3.000 km por mês só em estrada de chão, será que esse motor mwm aguenta mesmo com as revisões certinhas?
      muito obrigado…

    49. Olá, Orlando.
      Se o motor sempre sofreu revisões periódicas em dia, utilizando peças genuínas, lubrificante de boa qualidade e se após a compra do veículo, a qualidade da manutenção preventiva for mantida, a probabilidade de defeitos é pequena.
      Obrigado pela visita!

    50. Boa noite!

      para vossa analise: tenho f1000 turbo 229 ( 1991) esta apresentando aumento da rotação quando em movimento ou as vezes ate mesmo estacionada, foi realizado a troca do cabo do acelerador, após continuidade do problema tambem foi trocado as molas do final do cabo do acelerador, não houve solução,após contatos com varios bombista fui orientado a a verificar elementos da bomba (bosch) que conforme analise dos mesmo apresentavam sinal de desgaste, trocamos os elementos, regulamos aceleração para permanecer entre 7 ou 8, porem quando em movimento nota se o aumento da rotação alem do acelerado, quando estaciono nota celeração entre 10 ou 11, após desligamento ( atraves do estrangulador) aceleração normaliza permanecendo entre 7 ou 8

    51. Olá, Carlos.
      Possivelmente o problema esteja na própria bomba injetora, mas não nos elementos bombeadores e sim na capsula de aproximação.
      Deve-se realizar também uma regulagem de válvulas do motor para certificar-se de que não há desbalanceamento dos cilindros.
      Obrigado pela visita!

    52. Ola
      Tenho uma f100 com motor mwm 226 ocorre que ultimamente esse motor vem repetidamente tendo entrada de ar , quais seriam as possiveis causas desse problema, se puder me auxiliar agraço…………

    53. Olá, Cesar.
      Normalmente são as conexões das mangueiras do sistema de alimentação de combustível, parafusos banjos, pescador do tanque de combustível, arruelas dos parafusos banjo e/ou válvula de retenção da bomba injetora.
      Obrigado pela visita!

    54. Olá a todos!

      Tenho uma F1000 MWM 229 aspirada. Gostaria apenas de saber se estes eventos são normais:
      1. na marcha lenta, observa-se levemente a presença de fumaça branca;
      2. com o motor quente, e em baixa rotação
      (< 1.500 rpm) , a pressão do óleo chega a valores mínimos, sem portanto chegar a acender a "luz vermelha".

      Uma pergunta:
      O motor já tem mais 100.000 km rodados. Devo utilizar então óleo com viscosidade maior que o indicado pelo fabricante?

      Atenciosamente.

    55. Olá, Afrânio.
      Esses motores tem característica de gerar um pouco de fumaça branca quando frio, porém depois de quente, essa fumaça deve desaparecer. Se a luz de óleo não está acendendo é porque a pressão está dentro do normal e não há necessidade de utilização de óleo com maior viscosidade.
      Obrigado pela visita!

    56. ola ,tenho uma silverado hd 99 motor mwm 6cc que sempre usou escape direto primeiro era de 3polegadas e agora usa de 4polegadas ,qual seria a porcentagem de perda de torque nesses dois modelos

    57. Olá, Andre.
      Não é possível determinar o percentual de perda de torque sem utilizar um dinamômetro para medição. Sem dúvida que há uma perda significativa no torque.
      Obrigado pela visita!

    58. O motor mwm 229 cil, do caminhão vw, tem aparecido gotas de oleo e uma fina fumaça saindo pelo suspiro, o que esta acontecendo.

    59. Olá, Fernando.
      Geralmente o aumento do blow by (fumaça que sai do tubo do respiro do motor) se dá pelo aumento de pressão no cárter, que pode ser causado por alto nível de óleo no cárter, óleo com viscosidade baixa, contaminação do óleo lubrificante com diesel, desgaste dos cilindros, desgaste dos anéis de pistão, alteração da taxa de compressão e junta de cabeçote queimada.
      De qualquer forma, o ideal é levar o veículo a um posto de serviço autorizado MWM INTERNATIONAL para verificação do problema.
      Obrigado pela visita!

    60. Boa tarde pessoal.tenho uma f-1000 ano 83 motor mwm 229.seguinte retifiquei o motor dela todo.so que reparei que esta pingando muito poco oleo no supsiro.e reparei que esta saindo uma fumaça tambem.queria saber se isso e normal.!e outra ela continua dando fumaça azul ou branca nao sei,mesmo depois de quente nao estabiliza.o mecanico me falo que era problema nos bicos,mais troquei os bicos a uns 5 meses junto com a bomba revisada.e a semana passada retifiquei o motor dela.o que sera que pode estar acontecendo?e normal este tipo de problema?obrigado a todos.

    61. Olá, Giovanni.
      Se foi realizado retífica de bloco, rebaixamento da parte superior do bloco e retífica do cabeçote, é possível que para ajustar a altura do pistão com relação a face do bloco, a retifica tenha cortado a cabeça do mesmo, reduzindo a câmara de combustão e aumentando a taxa de compressão.
      Essa é uma prática não recomendada pela MWM INTERNATIONAL, pois altera toda a configuração do motor, causando aumento no grau de fumaça, aumento na temperatura de funcionamento do motor de consequentemente a diminuição da vida útil de todos os componentes.
      Obrigado pela visita!

    62. ola pessoal!! sou do sul, ta muito frio aqui tenho uma S10 2006 eletrônica mwm 2.8 tive problema de saúde ficou parada por mais de um mes, começou com dificuldade de funcionamento, tinha que colocar a bateria em carga pra funcionar depois podia rodar o dia inteiro sem problema algum, agora a quase dois meses nem carregando a bateria quer funcionar. Levei em uma autorizada me falaram que tenho que retificar, ta colocando presão na saidas do motor, ta só com km 54800 rodados sera possivel tenho que retificar motor? agradeço!!

    63. Olá, Edison.
      Com essa quilometragem, se o motor sempre passou por revisões periódicas no prazo estabelecido pelo manual de veículo, acho pouco provável que tenha que passar por uma reparo desses.
      Pode estar ocorrendo um problema injeção de combustível, devido o carro ter ficado parado muito tempo, com temperatura baixa e alta unidade do ar, pode oxidar internamente a bomba de alta pressão e injetores.
      O ideal é começar por um diagnóstico do sistema de injeção de combustível, que pode ter danificado.
      Obrigado pela visita!

    64. eu tenho uma s10 2.8tuurbo diesel cab dupla 4×2 e queria saber a media de consumo km por litro agradeço

    65. Olá, Amilton.
      O consumo médio pode alterar dependendo de algumas variáveis como, forma de conduzir o veículo, trabalho que o veículo é submetido, qualidade do combustível, condições de tráfego, percurso urbano ou rodoviário e até a manutenção do veículo.
      O importante para obter o melhor rendimento do motor com o menor consumo de combustível, é conduzí-lo sempre utilizando a faixa de torque do motor, evitar acelerações bruscas, obedecer os limites de velocidade e fazer revisões periódicas no motor.
      Obrigado pela visita!

    66. Olá amigos, tenho uma s-10 2.8 mwm turbo interc. bomba mecanica… o carro desenvolve muito bem até 3400 rpm e estaguina muito e se eu insiste esticando de 2 marcha ou terceira o manguote da admissão saca fora… a turbina pressuriza mas parece que não tem fluxo na bomba pra demanda de ar do turbo…. me deem uma luz…

    67. Olá, Mario.
      Esse problema pode ser da bomba de alta pressão, com pouco débito de injeção, falta de avanço mecânico da bomba injetora, membrana do LDA desajustada ou o motor pode estar com o ponto de injeção atrasado.
      Obrigado pela visita!

    68. OLA s10 2.8 gostria de saber porque quando eu ligo ar frio o motor aquecer mais uns 30 por centro, quando estou em movimento piso no freio, acende o abs e o ponteiro de velocidade movimenta de uma vez pra baixo 80 kil cai 10kil de uma vez ai eu tiro o pe do freio volta de uma vez normal, equantos litros de combustivel cabe no tanque dela ano 2000 4×4

    69. OLA quantos litros o tanque cabe e se a reserva chega usar quando o disiel acaba tudo do tanque. e quantos litros usa

    70. Olá, Celio.
      Pode estar ocorrendo algum problema elétrico no veículo e com isso, pode estar ocorrendo as falhas no painel do veículo.
      Quando é acionado o ar condicionado, um ventilador elétrico começa a funcionar para resfriar o radiador do ar condicionado. Se o radiador do motor estiver com algum problema de entupimento ou dificuldade de refrigeração, por ter um compressor de ar sendo movimentado pelo motor, esse pode vir a sofrer um superaquecimento. Existe também a possibilidade do ventilador do ar condicionado, não estar funcionando corretamente as duas velocidades o que também acarreta um superaquecimento do motor.
      Quanto à quantidade de litros que cabe no tanque de combustível, pode ser observado no manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    71. Olá amigos, tenho uma ranger motor turbo 3.0 disel. Gostaria de saber se melhora a vida util do motor; a mistura de oleo lubrificante no disel? Caso positivo! Qual seria a proporçao do mesmo no disel. obrigado Abraços…

    72. Olá, Milton.
      Isso é uma das muitas lendas que existem na mecânica. A adição de óleo lubrificante ao diesel não melhora em nada, nem a vida útil do motor, nem o consumo de combustível e nem a performance. Ao contrário, a adição de óleo lubrificante ao diesel, produz fumaça branca, causa borra no tanque de combustível e carboniza válvulas e pistões.
      Obrigado pela visita!

    73. s10turbo eletronic diesel ela funciona e logo depois ela morre e nao segura rotacao qual sera o probrema.ja troquei ofiltro diesel,calibrei os bicos,troque a volvular de pressao,conferi a pressao da bomba
      de alta e baixa,me ajude com suas informacoes tecnicas obrigado.quero parabenizar-los pelo grande trabalho e atencao,informacao que tem nos dado parabens.

    74. Olá, Carlos.
      Vários podem ser os problemas que levam a esse sintoma. Além do sistema de alta pressão, o sistema de baixa pressão (bomba elétrica, regulador de pressão e tubulação de retorno ao tanque) deverão ser checados. Os sensores de fase e rotação, devem ser conferidos com relação a distância da roda fônica e came de geração de pulso do 1º cilindro. O ideal é utilizar um scanner, de preferência em um serviço autorizado, para observar os parâmetros do motor.
      Obrigado pela visita!

    75. Ola tudo bem, estou comprando um VW 8150 , ano 2004 (mecanico) pelo mesmo preço, tem um 2006 eletronico,o 2004 mecanico esta com 470.000 KM rodado , e o 2006 eletroico esta com 126.000 km rodado.mas dizem que os eletronicos, tem um motor ruim,vida util baixa,emfim qual e o melhor.mecanico ou eletronico?
      atenciosamente
      carlos

    76. Olá, Carlos.
      A comparação entre um motor mecânico e um motor injetado eletrônicamente é um pouco subjetiva se levar em consideração somente os componentes do motor. A tecnologia empregada nos motores injetados eletrônicamente, para que possa produzir um bom resultado, deve ser utilizado combustível adequado, revisões no período correto, e manutenção preventiva com peças genuínas de fábrica. Com esses cuidados, qualquer motor terá uma vida útil longa. Avaliar um motor pela quilometragem rodada, depende muito do tipo de trabalho que o motor executou durante sua vida, dessa forma, um motor menos rodado mas que executou trabalhos severos, pode estar pior que um motor bastante rodado, porém com execução de trabalhos não severos.
      Obrigado pela visita!

    77. olá amigo!
      sou proprietário de uma s10 2002 mwm 2.8, enfim, ela esta com um problema q esta me deixando encasquetado, há vezes em q eu vou ligá-la e a mesma não pega de jeito nenhum, ou seja da falat de combustível, esse dias parei na decida com o tanque + q a metade ela não pegou, então bati DW direto e soltei na reta aí pegou mais há vezes q mesmo assim na reta ela não pega, vc pode me ajudar?

    78. Olá, Diego.
      Pode ser que esse problema não seja de injeção de combustível e sim de falta de compressão do motor ou válvulas desajustadas. O ideal é realizar um teste de pressão de compressão no motor.
      Obrigado pela visita!

    79. Tenho uma nissan frontier 2005 mecanica e gostaria de saber se é possivel trocar a turbina paera melhorar o torque.

    80. Olá, Abreu.
      Somente com a troca do turboalimentador, pode ser que não surta o resultado esperado, pois a curva de torque de um motor é conseguida pela calibração do dataset (programa que gerencia a injeção eletrônica). O dataset não deve ser alterado sob risco de alterar outros parâmetros no gerenciamento da injeção eletrônica que poderá comprometer a vida útil do motor.
      Obrigado pela visita!

    81. tenho uma ranger 2007 3.0 4×4, bem, tirando os trancos gerado pela folga da transmiçao tem o problema do acelerador que ao simples toque nao tem meio termo, e o giro sobe demais, é dificil andar em transito se dar trancos.
      vc tira o pé, dalhe tranco, vc acelera so um pouquinho, pouquinho mesmo, e dalhe tranco., isso é comum nessa carroça?? tem jeito??

    82. Olá, Marcos.
      Os trancos gerados em trocas de marcha nesse veículo é relatado por vários usuários e tida como normal, o que não é normal é a sensibilidade no acelerador, conforme relatado.
      O motor do seu veículo pode estar com a pressão do turbo alterado, gerando mais pressão, o que não é recomendado pois danifica as buchas do eixo do turbo.
      O ECM do motor pode também estar reprogramada para aumentar a potência, gerando incovenientes na dirigibilidade do veículo.
      Obrigado pela visita!

    83. Paulo Rogério Jose da Silva

      Boa tarde, gostaria de saber a vida útil aproximada do motor a dísel, rodando em média de 5.000 a 6.000 Km por mês, com peso de balança, tomando os cuidados básicos necessários, bem como, se o uso de aditivos ao óleo de certa forma aumentaria sua vida ou é indiferente?
      Certo de sua atenção, agradeço antecipadamente.
      Paulo Rogério

    84. Olá, Paulo.
      A vida útil de um motor é muito relativa, pois depende de vários fatores como, manutenção preventiva realizada, utilização de peças genuínas ou paralelas, qualidade de combustível, estradas rodadas, esforço realizado pelo motor, dimensionamento e característica de construção do motor, etc.
      Obrigado pela visita!

    85. Bom dia.
      Estou prestes a comprar uma S10 2001 com 200mil km, não acredito no odometro acho que ela já rodou pelo menos 300 mil. Enfim, devo usar que tipo de óleo o padrão 20w40 mesmo ou outro? Qual marca é mais recomendada para o MWM? Motores diesel mais rodado necessitam de um óleo mais “grosso”? Mesmo que o motor não tenha aberto o bico poço trocar as camisas dele? Abrir o motor para trocar alguma coisa, na intenção de aumentar a vida util dele, é aconselhavel? Trocas de oleo 10mil ou 5 mil? Eu sempre irei trocar óleo e filtro nas trocas de óleo. Qual o preço médio da manutenção de bomba e bicos, troca. Como eu devo fazer essas manutenções?
      At.

    86. Olá, Hélio.
      O óleo recomendado é o 15W40 e independentemente do fabricante, deve atender a classificação API – CH ou superior. Não existe a necessidade de utilizar óleo de viscosidade maior se o motor não tem problema de folga excessiva nos conjunto móvel. Esse motor possui camisas secas e sua substituição só será necessário por problema de engripamento de algum cilindro ou por desgaste, o que poderá ser observado por um teste de pressão de compressão. Siga as recomendações de intervalo de troca de óleo, contida no manual do veículo, considerando que, se o veículo trabalha em condições severas ou de transito intenso, esse período de troca deve ser reduzido pela metade. Bomba e bicos injetores devem sofrer manutenção preventiva a cada 50.000 Km e o preço pode variar de região para região, bem como de profissional para profissional. O importante é manter o veículo sempre com as manutenções preventivas em dia e realizadas por serviço autorizado, onde tem profissional treinados e capacitados para tais serviços.
      Obrigado pela visita!

    87. estou adquirindo uma s10 2.8 diesel ano 2000 com 200mil rodados, ainda nao apresentou problemas, mas quanto fica para fazer uma retifica?

    88. Olá, Pedro.
      Isso vai depender do serviço a ser executado, o nível do estabelecimento que irá executar o serviço, que tipo de reparação vai ser executado e que tipo de peças de reposição será utilizado.
      Prefira sempre serviços autorizados onde você terá garantia de profissionais treinados e capacitados além da utilização de peças genuínas na reparação do motor.
      Obrigado pela visita!

    89. bom dia!
      inicialmente gostaria de parabenizälos por este blog e dizer que certamente é de grande valia para todos.
      gostaria também que vocês dissessem mais sobre o motor MWM 2.8 mecânico e sobre o eletrônico.
      o eletrônico é pior ? mais sensível ao diesel brasileiro?
      tenho uma NISSAN XTERRA 2004 e estaria pensando em pegar uma 2006 eletrônica no caso.
      aguardo a resposta de vocês.
      muitíssimo obrigado.
      Marcelo.

    90. Olá Marcelo,
      Podemos fazer uma comparação entre os sistemas de injeção mecânico e os eletrônicos, porém vantagens e desvantagens depende muito da legislação ao qual esse motor corresponde.
      Os motores MWM Sprint 2.8, equipados com bomba injetoras mecânicas atendem a norma Euro II, o Conama fase 4, no qual estabelece limites de emissão de poluentes maiores que os motores injetados eletronicamente. Os motores de injeção eletrônica são mais modernos e atendem a norma de emissão Euro III, Conama fase 5 até o final do ano passado, quanto entramos em uma nova fase de legislação, o Conama fase 7 ou Euro 5. Os motores Euro III têm uma precisão maior de injeção, emitindo menos poluentes, consumindo menos combustível e tendo uma série de estratégias que protegem o motor em caso de superaqueciomento, perda de pressão de óleo lubrificante, alta pressão de combustível entre outras. A partir desse ano, os motores diesel, além de contar com injeção eletrônica, possuem também sistema de pós tratamento dos gases de combustão que pode ser o SCR, que utiliza a injeção de Arla 32 (ureia) no cano de escapamento ou com o sistema EGR, que desvia parte dos gases do escapamento para o coletor de admissão. O objetivo, tanto no sistema SCR (Injeção de Arla 32) como o EGR, é a redução de NOxm um gás altamente nocivo a saúde.
      Obrigado pela visita!

    91. Boa tarde, comprei uma S10 Colina 2.8TDI MWM 2007/07 e como é de praxe logo nos primeiros dias tirei as médias de consumo que ficavam em torno de 10km/l na cidade, passados umas 3 semanas fiz a troca de óleo do motor, filtro de ar e filtro do combustível e percebí nas médias de consumo posteriores que o houve AUMENTO de consumo, a média caiu pra 8km/l. Outro fato ocorrido é que após a troca do filtro de ar (que não era original pois o original tinha um revestimento metálico, tipo uma gaiola por fora do filtro) parecia que dava pra sentir o cheiro dos gases do escamamento, mas um mecÂnico me disse que não tem nada a ver uma coisa com a outra, o que me assustou mesmo foi o aumento do consumo. O que pode ser?

    92. Olá, Jefferson.
      Os motores injetados eletronicamente, necessitam de manutenção preventiva realizadas com componentes genuinamente originais. Os filtros de ar e de combustível seguem a risca as determinações de engenharia para uma perfeita performance do motor. Qualquer alteração realizada ou peça não genuína utilizada, como os filtros por exemplo, podem influenciar não só o rendimento do motor, como o consumo de combustível também.
      Obrigado pela visita!

    93. ola amigos tenho uma f 1000 mwn 229 1993 ela ta com 305.000 kilometros rodados originais, poren o antigo dono so andou e a camionete ficou parada por um tempo e eu gostaria de saber se posso por aditivo no radiador porque alguns fala ke se por agora o aditivo limpa o ferrugi e pode casionar o rompimentos dos selos isso é verdade ou mentira, e gual a melhor agua para se por no radiador a agua tratrada ou a de posso artesiano.
      muito obrigado pela atencao.

    94. Olá, Deivao.
      Antes de utilizar aditivo para radiador, é importante realizar uma limpeza do sistema de arrefecimento, por se o veículo ficou parado muito tempo, pode haver impureza ou detritos no sistema que ocasionará entupimento do radiador. O uso de aditivo não compromete o sistema de arrefecimento, a falta de uso o aditivo é que deteriora componentes vitais ao sistema, como bomba d’água, mangueiras e selos do motor.
      Obrigado pela visita!

    95. ola. tenho uma s10 rodeio 4×4 2012 turbo eletronic.
      comprei um filtro de combustivel man original. mas porem quando estavo na estrada viajando começoa a acender a luz da injeçao. desliguei o carro e liguei , ai parou de acender a luz.[[quando cheguei em meu destino fui ate uma autorizada, eles falou q era o filtro q estava obistruido por isso firçava muito a bomba ,,,ai acontecia de acender a luz de injeçao..mas a luz parou de acender. soo q agora o carro demora mais um pouco p pegar. oque vc axa oke pode ter acontecido. haaaa no dia laa q eles testaram o filtro ,,, colocaram no carro novamente mas o carro nao kis pegar ai eles colocam wd na turbina ai o carro pegou… e normal fazer isso?

    96. Olá, Daniel.
      Realmente qualquer filtro que não seja o genuíno do motor, pode ocasionar perda de potencia, falhas de injeção e demora na partida do motor. Somente os filtros genuínos têm a tecnologia perfeita onde, papel filtrante, volume interno do filtro, restrição e vazão, são compatíveis com as características do motor, fornecendo combustível suficiente para um bom funcionamento. Normalmente quando se retira o filtro de diesel, o sistema fica com ar na tubulação e no próprio filtro, dificultando a partida do motor. O uso de spray para ajudar na partida é um recurso usado por mecânicos porém, não aconselhável.
      Obrigado pela visita!

    97. Bom dia! Parabéns pela página.
      Tenho uma s10 executiva 2006 4×4 eletrônica, que apresentou problema no módulo central, fiz a troca por outro usado, porém depois começou: 1) a apresentar falha na aceleração e perder potência (como se a turbina não funcionasse), atinjo no máximo 100km/h e 2000 rpm, 2) No mesmo período o motor começou apresentar fazamento próximo ao volante do motor (retentor). 3) o raster apresenta falha no sensor barométrico, 4) Fiz uma viagem de 500km depois de uma lavagem no motor e o carro estava NORMAL, mas na volta o carro começou novamente com o problema. 5)Colacaram o RASTER e uns mandam eu trocar o sensor de pressão da turbina outos não. Pergunto o que pode está acontecendo? o óleo vazando pode está prejudicando a embreagem causando essa perda na potencia???

    98. Olá, Ediruy.
      Vários fatores podem estar contribuindo para esse problema porém o mais grave pode estar no próprio ECM (Módulo). O módulos, fisicamente são iguais, porém podem conter calibrações diferentes em função do modelo do veículo. O correto é trocar o ECM do motor, se der problema e for realmente constatado falha nesse componente, em uma concessionária, pois somente eles podem fazer a calibração correta para o modelo do veículo.
      O vazamento de óleo, se estiver em grande quantidade, pode estar caindo sobre o volante, fazendo a embreagem patinar e causar também a perda de potencia.
      O ideal é levar o carro a um serviço autorizado para uma melhor avaliação.
      Obrigado pela visita!

    99. tenho uma s10 2006 com motor turbo eletrônico e ela apresentou uma problema, esta aparecendo oleo no reservatorio de água do radiador ja levei no mecanico, ele não sobe explicar,queria saber qual é problema e se é sério.

    100. Olá Genilson!
      Em 90% dos casos, essa falha é causada por problemas no intercambiador de óleo do motor (resfriador de óleo). Pode haver alguma trinca nas colmeias de intercambiador e, como a pressão do óleo é maior que a pressão do sistema de arrefecimento, o óleo acaba contaminando o líquido de arrefecimento.
      Obrigado pela visita.

    101. boa tarde. tenho uma s10 2001 turbo diesel intercooler e o ponteiro da pressao do oleo as vezes funciona chegando no 300 e as vezes nao funciona. o problema seria no sensor?

    102. Olá Gustavo!
      Para diagnose dessa falha é necessário levar o veículo a um serviço autorizado, onde realizarão um teste com manômetro de pressão no sistema de lubrificação, onde poderá ser localizado a falha e em qual componente.
      Obrigado pela visita.

    103. Tenho uma Frontier 2.8 MWM eletronica, hoje de manhã fui dar a partida e o motor me parece que não gira e não tem sinal de fumaça no escape.
      O motor de partida parece estar normal mais não percebo o barulho do motor girar, o barulho ficou meu liso como se o motor de partida roda-se livre .
      Alguem pode ajudar ?

    104. Olá!
      É possível que o automático do motor de partida esteja danificado, porém o ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para um melhor diagnóstico do problema.
      Obrigado pela visita.

    105. obrigado pela resposta.

    106. Olá Genilson!
      Continue ligado no Clube do Diesel.
      Obrigado pela visita.

    107. Boa tarde, a minha S10 Colina 2.8TDI MWM 2007/07 está com o seguinte problema: começa acender a luz de injeção qdo ela está em funcionamento e apaga sozinha, depois que isso acontece rodados uns 50km ou de um dia para o outro falta combustível no filtro do diesel. Daí o que eu percebi foi que se eu tentar sangrar o filtro, a bomba não está mandando diesel pro filtro, ela só manda se eu desligar os cabos da bateria e religá-los. Daí é batata!! não precisa nem dar na partida, é só virar a chave que o depois de umas 3 tentativas o diesel jorra do filtro. Outra coisa, é que qdo comprei essa s10, ela tinha um botão no painel (instalado por um eletricista qualquer) mas esse botão fazia com que a bomba ficasse ligada direto, ou seja, com o botão ligado, se eu desligasse a chave a camionete continuava ligada!! logo mandei desligar o botão pq achei que ele facilitaria o roubo da mesma. Como isso do botão aconteceu na primeira semana que eu estava com ela, não tenho parâmetros pra saber se era eficiente mesmo ou não, só sei que alguma coisa está fazendo a bomba de combustível desligar e só religa qdo reseta o carro pela bateria.

    108. Olá Jefferson!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de alguns testes no sistema de injeção de combustível.
      Obrigado pela visita.

    109. Olá, tenho uma silverado mwm 6cc e estou achando que esta vasando preçao da turbina, pois quando a turbina começa a encher ouço um apito bem fino além do som natural da mesma e tambem senti diminuiçao na força, agradeço desde ja, obg.

    110. Olá Lucas!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de alguns testes no sistema de alimentação de ar no motor, incluindo um teste de pressão e abertura da válvula waste gate do turbo.
      Obrigado pela visita.

    111. Tenho uma Frontier 2006 Eletronica, na ultima sexta a danada dormiu …e não quiz acordar .. dei na chave fez o barulho normal … pegou e logo depois deu uns estouros no escape e apagou …. Logo em seguida dou na chave e o barulho agora parece ser só do motor de partida , o 2.8 não gira, não tem barulho de combustão e nem fumaça no escape é como o motor de partida estivesse desacoplado do 2.8 diesel e rodadando livre . Dicas ?? Vou trocar o filtro de combustivel (está na data) e vou verificar se o diesel está chegando até ele … No aguardo

    112. Olá Marlos!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realização de alguns testes que possam diagnosticar o defeito.
      Obrigado pela visita.

    113. colega queria que alguem respondesse se andar as vezes com o carro a diesel na reserva pode provocar problema na bomba injetora?troquei o cames de comando e os roletes da bomba injetora tem um ano e depois de ano a ranger apresentou o mesmo problema,falei com o mecanico e ele disse que vou trocar de novo o cames e os roletes?a conhecidencia foi que no ano passado antes de trocar e esse ano tinha abastecido na mesma rede de postos de combustivel,sera que e a mau qualidade do combustivel ou por que andei algumas vezes com o carro na reserva?obrigado

    114. e para complementar a perguntar o cames desgastou e leva limalha para a valvula solenoide e o carro nao desliga na hora que tira a chave da ignicao,obrigado

    115. Olá Renato!
      Andar com o carro na reserva pode sim estragar os roletes e cames da bomba injetora, isso porque a bomba acaba arrastando sujeira do tanque e isso danifica os componentes móveis da bomba. Outro fator que pode causar danos a esses componentes é ar no sistema de injeção.
      Obrigado pela visita.

    116. Olá! Tenho uma GMC 3500 HD 2001 com motor MWM 4.2 turbo diesel. Ontem tirei ela da garagem plana e deixei na subida. Hoje ela não quer pegar de jeito nenhum. Desconectei os 6 canos que chegam nos bicos do motor e não “cuspiu” ar, tampouco diesel. Ela estava com pouco mais de 1/4 de diesel no tanque. Depois coloquei mais 20 litros e nada. É a primeira vez que isso ocorre, tendo em vista que a uso diariamente e nunca apresentou nenhum problema de funcionamento ou algo parecido. Tem alguma coisa que eu possa fazer aqui mesmo na garagem para tentar fazê-la funcionar? Muito obrigado!

    117. Olá Raphael!
      O ideal nesse caso é encaminhar o veículo a um serviço autorizado para melhor avaliação, pois muitos podem ser os fatores que impedem o motor de funcionar.
      Obrigado pela visita.

    118. Olá amigo!
      Tenho uma S10 Diesel 2008 e ao trocar o filtro de ar notei óleo no mesmo. Fiquei preocupado e então retirei uma mangueira que capta os gases na tampa do motor e manda para a mangueira de admissão, antes da Turbina. Com o motor ligado notei que assoprava e então tampei com o dedo. Retirei a mangueira que desce para o cárter também, após o “decantador”. Após alguns segundos começou a subir óleo do carter com a mangueira do cabeçote tamponada. É normal? Tem alguma outra verificação a ser feita? A impressão é que esteja com muita pressão interna no motor e mandando óleo pro sistema de admissão.
      Desde já, agradeço.

    119. Olá Jaime!
      Se a quantidade de óleo não é excessiva, isso é normal, pois esse é o respiro do motor e não deve ser obstruído.
      Obrigado pela visita.

    120. Olá ! Tenho uma f1000 com motor mwm 229 turbo (não e original) e mandei fazer a retifica total do motor,bomba e bicos após todo serviço realizado o motor começou a jogar óleo pelo respiro,já olhei se o respiro estava entupido e não estava tanto que para turbinar e preciso tirar aquela palha de aço que vai no respiro,a única coisa que eu notei de estranho e que a bomba de vácuo esta jogando óleo no sistema.Sera que vocês tem alguma idéia do que pode esta acontecendo ?

    121. Olá André!
      Baseado na sua observação, verifique se o servo freio está em ordem, com a membrana intacta. Se o conjunto estiver danificado, o freio acionado peo pedal ficará duro e oferecerá dificuldades para a parada do veículo. Além disso, a bomba de vácuo aspira o ar externo (que está passando pelo servo freio) e insufla constantemente o carter, ocasionando excesso de gases no respiro com consequente expulsão de óleo, também.
      Obrigado pela visita.

    122. Olá ! Comprei um caminhão vw 8.150 delivery ano 2007, esta com 105.000 km rodado, e as manutenções trocas de óleo filtros de ar, filtro de óleo foram realizada regularmente antes dos vencimento, utilizando oleo correto exigido pela vw. Estou sendo o segundo dono, caminhao de ótima procedência. PROBLEMA : Esta jogando oleo pelo respiro, quantidade anormal muito óleo, percebo que isso acontece ao andar com o veiculo em velocidade de 90 km/h. Se ando em uma velocidade até 80km/ h não joga oleo pelo respiro. O que pode ser ? Sabendo que não tem anel ruim não tem anel quebrado, após consultar vários mecânico abrir o motor pois todos diziam ser anel gasto ou quebrado, mas pra minha surpresa estava tudo ok ok. Mesmo assim troquei os anéis e as bronzinas e junta do cabeço tudo original, e continuam o problema. SERÁ SE VC CONSEGUE ME AJUDAR A SOLUCIONAR MEU PROBLEMA?
      Dese de já muito obrigado.

    123. Olá, Claudio.
      Feliz Ano Novo!
      Será necessário uma investigação técnica e diagnóstico de um mecânico. Procure o Serviço Autorizado mais próximo, pois são necessárias várias verificações por parte de um mecânico capacitado.
      Obrigado pela visita!

    124. ola,tenho uma frontier 2007 com motor 2.8tdi(eletronico)e estou com uma duvida relativa a troca de oleo do motor,o manual informa que a quantidade para a troca com o filtro e de 7,5 litro,porem quando dreno o oleo do carter so aparecem 4,5 lts e quando coloco o oleo novo(com o filtro)so cabem 4,5 lts e ja fica no nivel da vareta,se alguem puder me auxiliar agradeco desde ja.

    125. Olá, Ronaldo.
      Feliz Ano Novo!
      Será necessário uma investigação técnica e diagnóstico de um mecânico. Procurem o Serviço Autorizado mais próximo, pois são necessárias várias verificações por parte de um mecânico capacitado.
      Obrigado pela visita!

    126. WALTER LUIZ PEREIRA

      Olá,
      Por favor, tenho S10 2005/2006 MWM 2.8 eletronica e por diversas vezes,qdo forço o motor em alta velocidade, ela perde a potencia e acende a luz da injeção.A partir daí, ela se arrasta na pista.Se eu desligar o motor e ligar novamente, ela volta ao normal com toda a potencia.Já passou por vários aparelhos e nada foi identificado.Da última vez, fui ao mecanico com a luz da injeção acesa e dá excesso de pressão.Ele desligou e ligou novamente e foi dar uma volta forçando o motor.Jogou muito óleo pela turbina e “chupou” o filtro de ar.Por favor, me ajudem, pois estou perdendo a confiança nela.

    127. Olá, Walter.
      Feliz Ano Novo!
      Será necessário uma investigação técnica e diagnóstico de um mecânico. Procurem o Serviço Autorizado mais próximo, pois são necessárias várias verificações por parte de um mecânico capacitado.
      Obrigado pela visita!

    128. estou querendo adquirir uma s 10,tenho pesquisado,e fui informado,que devido ao fato da mesma,ser usada,especificamente no setor urbano, e pista é claro, fui aconselhado acomprar a s 10 motor 2.8 – 4.2 a diesel,é isso mesmo?pois a flex, o consumo de combustivel émuito grande.

    129. Olá, Antonio.
      É necessário analisar para que fim será usado o veículo. O carro a diesel tem muitas vantagens com relação ao ciclo Otto (álcool/gasolina/gás). Uma das grandes vantagens é o torque elevado, capaz de produzir força com baixas rotações do motor, maior durabilidade e, dependendo do trabalho a ser executado pelo veículo, vantagens de consumo de combustível por quilometro rodado.
      Obrigado pela visita!

    130. Tenho uma S10 Diesel com 250 mil km rodados apresentado o seguinte problema: ao ligar o motor pela manhã ele trabalha um pouco e depois pára,obrigando-me a extrair o ar. Depois ele trabalha normalmente. Troquei o filtro de combústivel e todas as mangueiras que dão acesso ao motor, mas o problema continua.

    131. Olá, Fernando.
      Vale a pena verificar a tubulação do pescador do tanque de combustível e as válvulas de retenção de combustível da própria bomba injetora. Se o veículo for equipado com injeção eletrônica, um teste de pressão e vazão da bomba elétrica deverá ser realizado para saber as condições desse componente.
      Obrigado pela visita!

    132. Cristian Albert S Santos

      Tenho uma S10 Diesel modelo 2001, só que adaptamos um motor eletronico intercooler 2005, já rodamos cerca de 170.000 klm, ela em Dezembro de 2011 apresentou falha na partida, só que nenhum aparelho pode diagnosticar o problema, fiz uma viajem de 150 klm, e ai apresentou perca de agua do reservatório, a temperatura subiu para 90º graus, parei guinchei o veiculo para a autorizada, lá eles diagnosticaram que houve queima da junta do cabeçote, foi para retifica, trocou a junta, oléos e filtros, ela voutou a funcionar normal na partida, só que começou apresentar logo vazamento de oléo do motor, no piso da garagém e foi aumentando não muito, levei novamente na autorizada, eles retiraram, novamente a junta levaram o cabeçote para analise na retifica, retornaram com o cabeçote novamente, disseram que estava em estado perfeito, diminuiram 2mm no tamanho do parafuso, para dar aperto normal, colocaram outra junta orginal GM, só que continua vazando oleo pela parte da divisão , entre o bloco e o cabeçote,…
      o que é que pode estar acontecendo, tem solução para isso ?, posso rodar normal vazando oleo, isso pode vir a aumentar ? pode causar danos em outras peças do motor ? pode causar aumento de temperatura também ?
      me ajude a entender o que é isso, pois os técnico da GM [ autorizada da minha região não consegue me esclarecer isso ]
      me ajuda por favor …..
      abr.
      Cristian.

    133. Olá, Cristian.
      A MWM INTERNATIONAL não recomenda passe no cabeçote do motor Sprint. A retífica nesse cabeçote implica na remoção de material, reduzindo a folga entre as engrenagens do trem de engrenagens e aproximando as válvulas da cabeça do pistão. Ao realizar essa prática, erroneamente, os mecânicos acabam por retificar as engrenagens do trem de engrenagens ou arrumam alguma forma, igualmente não recomendada pela MWM INTERNATIONAL, que possibilite o ajuste da folga entre dentes das mesmas. Ao montar a junta de cabeçote, ocorre um vazamento de óleo entre o lado vazado da junta, justamente onde existe a engrenagem intermediária do comando e o bloco do motor. Esse tipo de vazamento tende a aumentar com o passar do tempo. A temperatura ideal de trabalho desse tipo de motor é entre 80°C e 85°C, tendo como máxima suportável 105°C.
      Obrigado pela visita!

    134. ola
      eu tenho uma silverado 6cc mwm e queria saber quantos litros de oleo lubrificante vai no cardi dela?
      desde ja agradesso

    135. Olá Roberto.
      Você deve procurar o fabricante do cardã ou a concessionária da marca.
      Obrigado pela visita!

    136. bom dia amigos, tenho uma s10 mwm sprint 2.8 2004, notei uma pequena quantidade de oleo no filtro de ar e na turbina, meu tio disse que um pouco é normal mesmo, ta certo?

    137. Olá Lessandro!
      Se o volume encontrado for baixo é normal. Isso ocorre porque o respiro do motor está ligado à entrada de ar no filtro, exigido por norma.
      Obrigado pela visita.

    138. Boa Noite a todos. Estou objetivando comprar um troller 2010. O vendedor na concessionária me apresentou um belo veiculo com 52 mil km aproximados. Informei que desejava um menos rodados. Foi quando o vendedor informou que por ser motor diesel, com 50 mil estaria “amaciando”, já que tem autonomia de 1.800.000 km. Informou que foi feita a revisão. E está perfeito. informou que comprar carro a dieses é diferente de carro a diesel que um carro a gasolina com 50 mil rodados pode estar já cansado, mas o motor a dieses está tinindo. Não entendo de mecanica, quiçá de motores a diesel. A principio achei que seria papo de vendedor. mas o mesmo informou que poderia conferir as informações em foruns especificos. Gostaria de pedir as dicas para não comprar gato por lebre. O que devo verificar, os cuidados básicos…. Obrigado.

    139. Olá Sergio!
      Notoriamente o motor movido a Diesel é mais durável que um motor do ciclo Otto (Álcool/Gasolina/Gás), porém para que tenha longa vida útil, a manutenção preventiva deve ser realizada somente com peças genuínas, lubrificantes de boa qualidade e por profissionais capacitados. É pouco provável que um motor diesel, desse porte, chegue aos 1.800.000 Km como relatado pelo vendedor, porém com 50.000 Km, se bem cuidado, com boa manutenção preventiva, esse motor pode estar realmente muito novo.
      Obrigado pela visita.

    140. Olá, tenho uma s10 2.8 diesel 2011, ja por tres vezes ascendeu a luz de injeçao, perda de força nao passando de 2.000 giros, ao girar em baixa aceleraçao ocorre falhas “começa a castanhar”, ao passsar o aparelho mostrava pressao na turbina, ja troquei tanque de combustivel, troquei a bomba de baixa, troquei a bomba de alta, troquei os bicos, troquei o solenoide, troquei a roda fonica e o sensor de rotacao, incluindo filtros de ar e de combustivel, e ainda continua com falhas tipo castanhado, o que faço? imaginem o defeito comecou com 20.000km, nem a autorizada conseguiu achar a falha.

    141. Olá Leandro!
      No seu caso o mais indicado é que você procure uma autorizada MWM, pois só com uma avaliação criteriosa poderá ser solucionado o seu problema.
      Obrigado pela visita.

    142. Carlos Alberto Duarte Moreira

      Olá pessoal, tenho uma NISSAN FRONTIER XE 2.5 DIESEL, 2011/2012, e estou percebendo um barulho do tipo uma peça pegando na outra, ao ligar o veículo pela primeira vez no dia. Observei também que a luz do óleo fica uns 3 a 4 segundos ligada, quando ela se apaga o barulho para de fazer. Pergunto, o que poderia ser??? Turbina, Bomba de Óleo, Óleo, pois ela esta com 52000 Km, esta inclusive na garantia até 2014, mas você ja viu né, concessionária está tudo normal quando você leva lá. Gostaria de um esclarecimento sobre isso, claro se possivel.-

    143. Olá Carlos Alberto!
      O ideal é levar o veículo a uma concessionária, já que está na garantia, e pedir para que realizem em teste na pressão de óleo lubrificante. Normalmente, ao se colocar o motor em funcionamento, a luz indicador de pressão se óleo se apaga assim que o motor funciona.
      Obrigado pela visita.

    144. ola meu amigo tenho um caminhao vw 8140 2005 eletronico so que quando vou começar a acelerar ele começa a tripidar o mecanico disse que é o volante do motor desbalanceado o motor esta com apenas 50 mil km fico no aguardo da sua resposta

    145. Olá Nelson!
      Trepidações no motor ao acelerar, principalmente se a aceleração não for bruta, ou seja, em aceleração progressiva, pode ser gerada por diversos fatores, como desbalanceamento do damper (polia do virabrequim), desbalanceamento do volante, bicos injetores pulverizando de forma irregular e desajuste de folga de válvulas.
      Obrigado pela visita.

    146. Bom dia ,qdo comprei a s10 2004 sprint fui trocar o oleo e notemos que o tubo do retorno do oleo do motor para o carter estava quebrado, retirando ele pelo lugar onde esgota o oleo, o mecanico me disse que nao teria problemas pq era só a ponta que ficava submersa ao oleo no carter.
      Ele ta certo? ja fazem 2 anos isso

    147. Olá Lessandro!
      Esse tubo fica completamente submerso no óleo, no ponto mais baixo do cárter. Isso impedi que o óleo retorne pelo respiro do motor, aumentando o blow by.
      Obrigado pela visita.

    148. ola ACABEI DE ADQUIRIR UMA F400 MWM-229 83-84 5 MARCHA TURBO QUE ESTAVA COM O CAMBIO MEIO DURO PRA ENTRA AS MARCHAS. POREM VEIO A NÃO MAIS QUERER TRANSMITIR NA HORA EM QUE COLOCAVA AS MARCHA SENDO QUE ENTRAVA TODAS MAIS O CARRO NAO CORRESPONDIA,TROQUEI O KIT DE EMBREAGEM E FOI FEITA A RETIFICA NO VOLANTE QUE TEVE QUE DAR UM PASSE POREM APOS DAR UMA VOLTA NELA,O PROBLEMA TORNOU A VOLTAR,ENTRA AS MARCHA MAIS NÃO TRANSMITE.JA OLHEI O CARDAN E O EIXO E APONTA DO EIXO PILOTO E NADA.O QUE PODE SER .JA QUE ATE A CAIXA DE MARCHA TA OK NEM ARRANHA AS MARCHA.

    149. Olá Jesse!
      Esse problema pode ter algumas causas raízes. As mais comuns são, falta de pressão no platô da embreagem, disco de embreagem com espessura fora do recomendado, passe excessivo no volante, diminuindo o contato com o disco de embreagem e/ou, impregnação de óleo no volante e/ou disco de embreagem. De qualquer forma ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação do problema.
      Obrigado pela visita.

    150. Boa tarde amigos! Pesquisando na internet encontrei este forum a estou adorando!
      Então vamos lá com minhas dúvidas:
      Nunca havia se quer dirigido um veículo à diesel mas resolvi adquirir uma S10 2.8 MWM 2006. Estava muito satisfeito com minha caranguinha… forte, imponente, veloz e bonitinha… mas de uns tempos pra cá começou a dar uns probleminhas… o último é na bomba auxiliar de combustível, aquela que fica no tanque. Ela apaga e não manda mais diesel pra BI e pra funcionar novamente, só na pancada! Tenho que entrar debaixo do carro, me sujar todo, ´dar umas pancadinhas na parte de cima dela pra ela armar e aí sim eu posso seguir viajem, clare, depois de retirar o ar que entra no sistema! Algúem sabe por que acontece isso? Obrigado a todos e parabéns elo forum!

    151. Olá Dirceu!
      A bomba elétrica de combustível é responsável por alimentar a bomba de alta pressão e essa, por sua vez, gerar a pressão necessário para alimentar os injetores de combustível. Falhas em bombas elétrica geralmente estão associadas a bolhas de ar no combustível, combustível em nível baixo, combustível contaminado, tanque de combustível sujo, presença de água no combustível e curto circuito, sendo esse último mais difícil de ocorrer.
      O correto é realizar um teste de pressão, vazão e estanqueidade da bomba elétrica de combustível, pois pode estar ocorrendo uma falha, provocada por uma das condições acima e com isso não trabalha corretamente.
      Obrigado pela visita.

    152. Tenho uma D10 de muita estima, com motor original, gostaria de adaptar um sistema de injeção eletronica, sem trocar todo o motor, isso é possivel?

    153. Olá, Rodrigo.
      Para a instalação de um sistema de injeção eletrônica em um motor com injeção mecânica, há que se fazer muitas adaptações e adequações ao motor, ficando inviável essa operação. Os motores com injeção eletrônica têm suas peças todas projetadas de acordo com o tipo de injeção a ser utilizada. Vale lembrar que, principalmente as partes internas do motor com injeção eletrônica, foram desenvolvidas para suportar maiores pressões, deformações e temperatura, por essas razões, pode ocorrer avarias nas peças de um motor, originalmente com injeção mecânica, adaptado para trabalhar com injeção eletrônica.
      Obrigado pela visita!

    154. Tenho uma SPRINTER 310, 97 ela esta com o desempenho regular porem os tubos de ar estão sujos de oleo.
      É normal a turbina passar oleo?
      Caso negativo, é passivo de alguma revisão? ou somente a substituição do componente?

      Obrigado!

    155. Olá, Fernando.
      Normalmente o óleo que se pode encontrar em uma turbina é pouco e proveniente do respiro do motor, que está ligado ao após o filtro de ar.
      Passagem de óleo por qualquer parte do turbo, não é normal e pode ser passível de um reparo, dependendo do que tenha sofrido avaria.
      Obrigado pela visita!

    156. Estou comprando uma Silverado como motor MWM Sprint 4.2 6cc.
      Ela esta passando oleo para o motor e segundo o proprietário esta com a junta do cabeçote queimada.
      Existe algum meio de eu ver se vou precisar refazer todo motor somente tirando a tampa do cabeçote?
      Geralmente queima da junta nesse tipo de motor pode ser muito grave?
      Estou com medo de ter que fazer o motor todo e também ouvi falar que esse cabeçote não tem como plainar.

      Desde já agradeço a atenção.

    157. Olá, Bruno.
      Se estivermos falando de passagem de óleo para o sistema de arrefecimento, não é grave, visto que, quase todos os problemas dessa natureza, provém do trocador de calor do óleo lubrificante.
      Junta de cabeçote queimada faz o motor consumir água, aquecer o motor e perder rendimento e, dependendo da extensão do desse problema, muitas vezes implica na substituição do cabeçote.
      Não é possível a verificação do estado do motor somente removendo a tampa de válvulas porém, através de um teste de pressão de compressão e análise de gases, sempre é possível ter uma exata noção das condições do motor.
      Se realmente esse motor sofreu um superaquecimento e queimou a junta de cabeçote, esse pode ter empenado e a MWM INTERNATIONAL não recomenda a plaina da peça, pois essa prática implica na redução das folgas no trem de engrenagem, comprometendo todo o conjunto de distribuição do motor.
      Obrigado pela visita!

    158. Olá Boa tarde. tenho uma S10 2001 mwm a diesel que na partida só pega se vc incestir muito já troquei bico em parte de alimentação já fiz tudo e ela continua com o mesmo problema.Tbm já troquei volante, cremarela pq o motor balança muito na partida e ninguém descobri o q é já gastei orrores p descobrir e ela continua não pegar.

    159. Olá, Giovani.
      Dificuldade em fazer o motor funcionar, muitas vezes não está relacionado com o sistema de injeção e sim com a pressão de compressão do motor. Se já foi realizado reparos na bomba injetora, bicos injetores e todo o sistema de alimentação de combustível, do tanque até a bomba injetora, considerando-se o pescador do tanque, tubulações de envio e retorno de combustível, arruelas de vedação, parafuso “out” da bomba injetora, filtro de combustível e pressão dos bicos injetores, um teste de pressão de compressão no motor deverá ser realizado para determinar a causa raiz do problema. Vale lembrar que filtros de combustível devem ser sempre os genuínos, pois são os únicos a filtrar de maneira correta e sem restringir a passagem de combustível para a bomba injetora.
      Obrigado pela visita!

    160. Tenho uma S10 2008 motor 2.8 turbo Electronic e a temperatura dela esta subindo muito rápido quando eu ando acima de 140 no mesmo instante que eu baixo pra 120 ela baixa a temperatura o que sera

    161. Olá, Daniel.
      Deve ser realizado um teste para saber se o sistema de arrefecimento mantém estanqueidade, pois isso faz com que o líquido de arrefecimento, tenha seu ponto de ebulição aumentado. Deve ser verificado também, as válvulas termostáticas, radiador de água e o ventilador viscoso quanto a temperatura correta de atracamento.
      Obrigado pela visita!

    162. Eu tenho uma s10 hsd 2.5 4×4 eu enfrento problemas com temperatura já troquei agua do arrefecimento embreagem viscosa bomba d`agua o sistema esta limpo ela trabalhando numa faixa de 2000 rpm trabalha um quarto da temperatura mas a 3000rpm ela ferve, anda mais frio na cidade , na pista não consigo chegar a 120 km hora se ligar o ar condicionado ai pega fogo sera que tenho problema no cabeçote ,observação já tirei a válvula termostática mas não mudou nada também em subida que o esforço é maior também aquece muito fácil.me de uma luz obrigado pela atenção.

    163. Olá, Alexandre.
      Não se deve mandar tirar a válvula termostática do motor. Ela serva para o controle de temperatura, fazendo o motor trabalhar na temperatura correta. Se o motor está aquecendo sempre que se exige uma condição de carga, vários podem ser os problemas, mas os mais comuns são, junta de cabeçote queimada, obstrução no radiador, falta de uso de aditivo no sistema de arrefecimento, defeito na bomba d’água, obstrução nas galerias do bloco do motor e tampa no reservatório com pressão baixa.
      Obrigado pela visita!

    164. Comprei uma caminhonete F4000, motor MWM 226 novo, só q está fazendo oleo no suspiro do motor, oq pode ser ???

    165. Olá, Weslley.
      Se a quantidade de óleo expelida pelo respiro do motor não for grande, isso é normal. Os vapores de óleo que saem pelo respiro do motor, encontram ar mais frio na atmosfera e isso faz com que esse vapor condense e se transforme em líquido, molhando a ponto do tubo.
      Obrigado pela visita!

    166. Tenho uma F1000 com motor MWM D229 4 , e a valvula da bomba alimentadora que fica em baixo da bomba manual de sangrar , está trancado e impedindo a passagem do diesel. Ja levei na oficina de bomba injetora , e lá foi trocado as duas valvulas e tubo que traz o óleo do tanque, mas o problema continua.
      Pode me ajudar na solução deste problema ?

    167. Olá, José.
      Se a válvula continua travando, a origem pode ser sujeira. Observe o tanque de combustível quanto a depósito de detritos e substitua os filtros de combustível regularmente, conforme pede o manual do veículo.
      Obrigado pela visita!

    168. Bom dia! !Tenho uma s10 4X2 tornado 2006 ,troquei o volante ,platô disco e atuador ,já tiraram tudo ar da bomba auxiliar e o pedal esta pegando bem baixo , as marchas estão quase arranhando e muito duras.Tem alguma sugestão para defeito??Obrigado.

    169. Olá, Efrain.
      Substitua o cilindro de embreagem, pois pode ter sido danificado por trabalhar sem óleo. Observe se o óleo utilizado é o recomendado pelo fabricante do veículo.
      Obrigado pela visita!

    170. Boa tarde! Antes de mais nada, parabens ao site e seus organizadores!

      Possuo uma frontier xe 4×4 2.5 10/10, atualmente com 75000km. Tenho um programa q gerencia informacoes da ecu atraves da porta OBD II e notei que em uso rodoviário, a média de temperatura dela aumentou. Explico: antes ela ficava entre 87 e 92 graus, a maior temp quando o esforco era exaustivo (alta velocidade, ultrapassagens, etc). Agora tem ficado entre 89 e 94, ficando boa parte do tempo em 90, com um pico de 98 graus, quando testei uso extremo dela, e que me assustou… Sei que eh uma variacao pequena, mas por ser diesel, todo cuidado eh pouco. Nao tem perda de desempenho, mas em acelerações emite quantidade visivel de fumaca, chama atenção mas n eh grotesco… Estou diante de quais possibilidades de problema? (reservatório de arrefecimento normal, nunca completado agua, no nivel especificado pelo fabricante).

      Ps: Desculpas pelo comentário anterior incompleto: digito de um tablet e submeti “sem querer”.

    171. Olá, Ricardo.
      Normalmente os sensores que medem a temperatura do líquido de arrefecimento, sofrem variações em sua resistência com o passar do tempo. Isso pode acontecer e marcar uma temperatura diferente da que realmente está. Essa variação na temperatura lida pelo sensor, chega a ECM e esse por sua vez, calcula o tempo de injeção e pulveriza o diesel conforme a massa de ar, temperatura do ar admitido e a temperatura do motor. Se o sensor estiver variado, lendo errado, é possível que seja injetado uma quantidade incorreta de combustível, gerando fumaça preta.
      Obrigado pela visita!

    172. Gilmar Candido Gonçalves

      Adquiri uma Ranger 4×4 3.0 ano 07. Comprado em uma agencia sendo que ainda esta na garantia. Recentemente estava andando com ela, quando começou a fazer um barulho muito alto no motor, no momento eu estava em frente a uma mecanica, pedi ajuda o mecanico que disse que seria a corrente, dali sai para o meu mecanico não andei 1km o barulho acabou. Isso ja faz 15 dias e o barulho não voltou, pedi meu mecanico para abrir a frente da Ranger e olhar a corrente, ele me disse que com certeza é a corrente porque ela esta com folga, mas a agencia alega que se fosse a corrente ela iria fazer barulho constante, e que se eu trocar a corrente e não for o problema eu perco a garantia… Alguém pode me ajudar? Obrigada! URGENTE

    173. Olá, Gilmar.
      Ninguém melhor que um serviço autorizado para avaliar o problema, que pode, entre outras possibilidades, ser a válvula de retenção de óleo lubrificante que se localiza no centro da carcaça da distribuição. Pode ocorrer também, travamento momentâneo dos tensionadores das correntes, porém o ideal é uma avaliação em um serviço autorizado.
      Obrigado pela visita!

    174. nivaldo k. furucho

      ola boa tarde! acabei de adquirir uma s10 2.8 sprint turbo diesel. gostaria de saber qual é a faixa de rotaçao ideal para trocas de marcha para um bom funcionamento do motor e economia de combustivel? e qual é a faixa de torque deste motor?

    175. Olá, Nivaldo.
      A faixa de torque desse motor é de 1.800 a 3.000 RPM. Para melhor rendimento do motor e economia de combustível, dirija sempre dentro dessa faixa, procurando fazer as trocas de marcha, próximo do final da faixa de torque.
      Obrigado pela visita!

    176. Olá tenho uma f-1000 94 motor mwm esse carro ta dando dor de cabeça o ponteiro de temperatura sobe ate 3/4 e a luz de temperatura acende, fica piscando direto.Ja revisei sistema de arrefecimento, varetei radiador, troquei bomba d’água,valvula termostatica, sensor de temperatura e o broblema continua. os mangote não fica tão quente medi temperatura dos mesmo, com o monometro digital fica em torno de 70ºc acho que é temp. normal. me der alguma ideia o que pode ser…… obrigado!

    177. Olá, Raimundo.
      Se todos os procedimentos de reparos foram feitos no sistema de arrefecimento e a temperatura medida foi de 70ºC, então vale a pena uma averiguação no relógio marcador de temperatura no painel do veículo. Esses maçadores possuem resistências internas e essas podem estar avariadas, marcando uma temperatura maior que a real. A temperatura normal, ideal desse motor é de 80ºC a 90ºC, podendo alcançar o máximo de 100ºC.
      Obrigado pela visita!

    178. Boa tarde,primeiramente gostaria de parabenizá-los pelos esclarecimentos referentes aos veículos a diesiel.Possuo uma s10 cabine dupla motor Maxion 2.5 hs ano 1999 gostaria de saber a diferença entre o motor Maxion 2.5Hs e o motor MWM 2.8.Desde ja agradeço.

    179. Olá Wagner!
      São motores de concepções diferentes, o HS 2.5 possue correia dentada para na distribuição do motor e o Sprint 2.8, a distribuição é feita através de engrenagens. O HS 2.5 são 2,5 litros de clindrada e o Sprint 2,8 litros. O motor Sprint possui mais potencia e torque e é um motor mais moderno. Os dois são excelentes motores, a maior diferença está na cilindrada, torque e potência.
      Obrigado pela visita.

    180. Eai raimundo
      Tambem tenho uma f1000 ano 94 com todos estes problemas de aquecimentos, tive que tirar o miolo da valvula foi o unico jeito que encontrei.

    181. Olá, sou leigo em mecânica diesel, estou para pegar uma f100 motor mwm 226, quero saber se é possível/aconselhável turbinar este motor, e que caixa 5 marchas devo procurar.
      Parabéns pelo site, quanta informação!

    182. Olá Thiago!
      Não é recomendado que se modifique o rendimento volumétrico deste motor, porque seu projeto original não prevê esta alteração. em comparação ao motor turboalimentado de volume semelhante, as diferenças básicas são: diâmetro da árvore de manivelas maior, nas regiões de mancais e moentes, arrefecimento dos pistões com jatos de óleo lubrificante, arrefecimento auxiliar do óleo lubrificante e camisas úmidas, com estreitamento na região dos anéis para permitir maior troca de calor.
      Obrigado pela visita.

    183. bom dia, gostaria de saber colocando querozene, no motor ajuda alimpar o bicos
      meu carros e uma sprnter 98, acabei de fazer motor e bomba

      origado
      julio

    184. Olá Julio!
      Não, necessariamente. O querosene ajuda a melhorar os índices de resíduos sólidos (fuligem) que o motor expele para atmosfera e é utilizado para liquefazer o diesel (em proporções de aproximadamente 20% do volume do tanque) em regiões de temperatura ambiente extremamente baixas, quando o diesel solidifica parcialmente (precipitação de parafina) e deixa e fluir pela tubulação, mas não deve ser utilizado como combustível habitual, porque seu poder de lubricidade é baixo e pode levar ao gripamento dos componentes do sistema de injeção, como bomba injetora e bicos injetores.
      Obrigado pela visita.

    185. este site é muito bom pois tira dúvidas de nós leigos á respeito de motores diesel.acabei de adiquirir uma s10 ano 2001 e assim que precisar,irei contactar com vç.obrigado

    186. Obrigado pela visita!
      Contine sempre ligado em nosso blog.

    187. Olá! Possuo uma F-1000 ano 90, motor mwm 229 4 cil. Gostaria de saber onde posso encontrar peças pois estou com problema de vazamento no tubo de retorno de combustível. Grato.

    188. Olá Nelson!
      A Rede Autorizada MWM INTERNATIONAL conta com mais de 450 pontos de distribuição no Brasil.
      Para encontrar o distribuidor mais próximo de você, acesse o site da MWM: http://www.mwm.com.br

      Acesse os ícones:
      - Peças e Serviços;
      - Rede Autorizada;
      - Distribuidores de Peças;
      - Selecione um país;
      - Selecione um estado;
      - Selecione uma cidade mais próxima. É só entrar em contato com nossos distribuidores que eles lhe informarão sobre as Peças Genuínas MWM INTERNATIONAL.
      Obrigado pela visita.

    189. Boa tarde, tenho um troller 2002 motor mwm sprint 2.8 mecanico, de uns 15 dias atras ate agora, sempre pela manhã quando dou partida, ele pega bem, chega aos 750rpm, e cai para 500rpm por uns 10 segundos, depois volta aos 750rpm, não notei nada de errado, será que pode ser ar no sistema? Qual maneira de tentar tirar o ar se for isso mesmo? Grato.

    190. Olá Ronaldo!
      O correto é levar o veículo a um serviço autorizado para verificação do problema, através de testes de diagnose. Vários podem ser os problemas, inclusive ar no sistema, porém para saber a causa raiz é necessário uma investigação mais aprofundada.
      Obrigado pela visita.

    191. Boa noite tenho uma blazer 2.8 turbo diesel interculer ano 2000 o óleo do motor esta aparecendo no coletor de admissão o filtro de ar e novo qual seria a causa o motor não consome óleo obrigado pela visita.

    192. Olá Dirceu!
      Se a quantidade desse óleo não for muito grande, isso é normal. O respiro do motor é ligado diretamente na entrada do coletor de admissão e como recebe ar frio proveniente do intercooler, condensa com mais facilidade e se transforma em líquido novamente, deixando o coletor de admissão merejado de óleo.
      Obrigado pela visita.

    193. Olá,
      Adquiri uma F-1000 com motor mwm 229, percebi que estava assoprando na mangueira do suspiro do motor, contudo, não está baixando o nível de óleo, oque pode ser que esteja acontecendo com o motor?!
      Obrigado.

    194. Olá Alex!
      O sopro pelo respiro do motor é normal. O que não pode acontecer é ter uma quantidade excessiva de óleo saindo pelo respiro, que pode indicar problemas internos no motor.
      Obrigado pela visita.

    195. Amigo tenho uma S10 2002 2.8 mwm e ela vem apresentando o seguinte problema: quando paro ela na subida ela da entrada de ar, mesmo com o tanque cheio. Levei a um mecanico e ele me disse que o problema pode ser a bomba injetora, eu perguntei se na podia ser o pescador. Gostaria de saber sua opiniao.

    196. Olá Schineder!
      O problema pode estar na válvula de retenção da bomba injetora que, ao desligar o motor, mesmo com o tanque cheio, permite que o combustível retorne ao tanque e encha a linha de alimentação de combustível, de ar.
      Obrigado pela visita!

    197. boa noite!! tenho uma silverado conquest 99 6cc,minha camionete em viagens suja toda trazeira de diesel,logo q comprei notei o problema,ela na epoca tinha 70 mil km,um tempo depois fiz uma manutenção nos bicos injetores e na turbina e ela parou de sujar a tampa,agora ja com 250 mil km fiz uma viagem de 2500 km e ela engordurou a tampa novamente, cheguei de volta com a trazeira dela preta de diesel,o veiculo não tem falha,nem qualquer outro problema do tipo,é uma camionete d uso particular e muito bem cuidada, não incomoda pra nada só apresentou novamente esse probleminha, ja limpei os bicos novamente,revisei turbina e pressão de diesel,está tudo nos conformes,mantenho pressão de bomba e turbina originais,nunk senti necessidade d dar algum ganho em ambos,pois é uma camionete q solta,anda muito,só oq ela tem fora dos padrões originais é a descarga direta e pente na turbina, mas tenho desde q comprei praticamente,fiz as modificações logo q peguei ela e o problema só voltou agora…c tiver como me ajudar fico muito grato. abraços

    198. Olá Adriano!
      Bicos injetores e bomba injetora, deve passar por regulagem a cada 50.000 km. Qualquer alteração em componentes do sistema de descarga, pode prejudicar, não só o desempenho do veículo, como também diminuir a vida útil de componentes como bomba injetora e turbo que podem começar injetar mais combustível ou injetar fora do ponto ideal ou ainda, consumir óleo lubrificante pelo turbo. Essas ocorrências podem não ser de imediato, mas a curto e longo prazo, podem acontecer esse tipo de problema.
      Obrigado pela visita.

    199. boa noite comprei um caminhao volksvagen ano 2003 e reparei que quando paro de andar ele fica ligado noto que sao uma fumaca transparerente pelo suspiro o que pode ser isto

    200. Olá Odimar!
      Se a fumaça não for densa e carregada de gotículas de óleo lubrificante, isso é normal. Essa mangueira é o respiro do motor e por ali sairá sempre os vapores de óleo provenientes do cárter.
      Obrigado pela visita.

    201. Bom dia, tenho uma Ranger 2004 motor 2.8 Turbo Diesel por sinal muito boa camionete, porém me disseram que esse motor anda muito, mas a minha principalmente na subida ela cai o rendimento e precisar atolar o pé no acelerador pra ela manter a velocidade na pista. Gostaria de saber se realmente é assim mesmo ou teria algum problema com a turbina / bomba ou poderia ser outra coisa, poderiam me dar uma dica??
      Grato.

    202. Olá Rodrigo!
      O ideal seria levar o carro a um serviço autorizado para um check up, visto que essa perda de performance, pode estar relacionada a diversos fatores.
      Obrigado pela visita.

    203. davi de souza carvalho

      ola,gostaria de saber o que qualsa a luz do oleo asender em macha lenta, ela e uma blazer 2.8 tb (turbo intercolle)disel 4×4 2001, eu levei a num mecanico para medir a presao do oleo em macha lenta e a presao estava correta ele disse que poderia ser a cebolinha do oleo mas dias antes eu mandei trocala, gostaria de ouvir sua opniao sobre isso.

    204. Olá Davi!
      O ideal seria levar o carro a um serviço autorizado para realizar alguns testes, porque esse pode ser inclusive um problema elétrico no painel do veículo, porém, somente realizando um teste para medir a pressão de óleo do motor, com motor quente, para ter certeza.
      Obrigado pela visita.

    205. tennho uma s10 2011 4/4 ai eu olhei o motor da de um amigo meu a dele e 2006 e o nome do motor da dele e mwm sprint e da minha e mwm internacional porque q e diferente

    206. Olá Alberto!
      A partir de 2005 houve uma fusão entre International (antiga International Engines) e MWM Motores Diesel, criando assim a MWM INTERNATIONAL Motores. A partir de 2006\2007 começamos a introduzir a nova marca da empresa nos nossos produtos, por isso consta a de 2006 MWM e a de 2011 MWM INTERNATIONAL.
      Obrigado pela visita.

    207. Tenhon uma s10 2.8 2009, quando de subida ela pega e apaga; já trocamos refil da bomba limpou tanque, trocou filtros e o defeito continua notei que é mais frequente quando o tanque está baixo; tem alguma dica??

    208. Olá Edson!
      Isso pode estar acontecendo devido entrada de ar que pode ser pelo “pescador” do tanque, conexões de engate rápido, arruelas de vedação de parafusos banjo, mangueira da bomba elétrica mal posicionada e/ou pelo regulador de pressão de combustível.
      Obrigado pela visita.

    209. Éder Luiz de Lima

      Bom dia! Tenho uma S10 2002, motor MWM 2.8 turbo. Vou trocar filtro e óleo do motor e junto o filtro de combustível daqui há alguns dias e quando fui cotar preço me perguntaram se o filtro de combustível é com ou sem sensor. Poderiam me ajudar nessa dúvida. Não tenho o manual do proprietário, onde poderia ter essa informação. Desde já agradeço. Éder.

    210. Olá Éder!
      Uma maneira prática de saber se o filtro é com ou sem sensor, é observar se existe algum chicote elétrico ou conector posicionado abaixo do filtro de combustível do veículo. Há modelos equipados com e sem o sensor de presença de água no combustível. Uma concessionária da marca poderá, pelo modelo do veículo, dizer se é ou não equipada com esse sensor.
      Obrigado pela visita.

    211. Tenho uma Ranger 2001 diesel 2.5 ha 8 anos. Ela esta com 230 mil KM rodados. ultimamente eu venho gastando muito com ela, pois pela manhã quase sempre entra ar no sistema de injeção. Já troquei bateria,recuperei pescador, troquei bomba de pressão, filtro e revisei Injetora. O problema continua.O que pode ser? Também a junta do coletor do escape vazou e eu troquei também. Pode ser sinal de um problema dentro do motor?

    212. Olá Antonio!
      Sim. O ideal, levando-se em consideração a troca das peças do sistema de injeção de combustível e a revisão da bomba injetora, é fazer um teste de pressão de compressão, onde poderá determinar se existe problema de baixa compressão no motor, que dificulta a partida quando o motor está frio e baixa a performance do veículo.
      Obrigado pela visita.

    213. Tenho uma Sprinter 310 97, o motor Maxion e bomba Boch rodaram por 11 anos, 386 mil km. sem problemas, mas com troca de oleo e filtros rigorosamente a cada 7 mil km. A vida do motor be bomba é manutenção preventiva e fim de papo.

    214. Comprei uma F1000 94 Deserter turbinada e segundo o mecânico não é turbinada de fábrica, o problema é que não consigo passar de 100km/h. Gostaria de saber se o problema pode ser na turbina, bomba ou bicos. Como devo proceder para diagnosticar o problema.

    215. Olá Carlos Alberto!
      O problema pode até nem ser do motor, mas sim da caixa de cambio e do diferencial, porém um check up com testes no sistema de injeção de combustível, ponto de injeção, pressão de turbo e pressão de compressão do motor, é fundamental para descobrir o defeito.
      Obrigado pela visita.

    216. olá comprei uma f1000 88 cabinada motor mwm com cambio de 4 marchas. a dificuldade q tenho com ela é andar dentro da cidade pois não cnsigo andar em baixa rotação porque ela fica balançando muito parece um cavalo trocamos a vareta do acelador e colocamos por cabo mas continua do mesmo jeito dai um mecanico daki disse que é assim mesmo na f1000 por causa do motor e bomba será verdade isso? alguem tem uma ideia?

    217. Olá Odair!
      Isso não é normal. Esse problema pode ser causado pela falta do compensador de massas, um dispositivo que contrabalanceia as vibrações do motor. O compensador de massas está localizado dentro do motor, posicionado no centro do virabrequim.
      Se não houver essa peça, o motor vibra demasiadamente, sendo amenizada essas vibrações, somente quando se aumenta a rotação do motor.
      Obrigado pela visita.

    218. Bom dia..tenho um OM608 ..Bomba Bosch..está apresentando entrada de ar no sistema de alimentação do diesel somente se ficar mais de um dia parado. Já tentamos de tudo, revisão da Bomba Injetora, troca da válvula de retorno, troca da tampa suporte dos filtros, troca das mangueiras, troca das arruelas vedantes, troca da bomba auxiliar e nada…É possível haver o retorno do diesel (perda de Pressão) pelos bicos injetores? É possível haver essa perda de pressão no sistema pelo assento dos Elementos? esse problema tá de deixar lôco..o duro é que vc leva na oficina e vão se fazendo testes, trocando isto, trocando aquilo e nada…já se fala até em trocar a Bomba Alimentadora….se tiverem alguma dica agradeço por dimais…Abraços

    219. Olá Antonio!
      Realmente se a agulha dos injetores não estiverem vedando, há perda de pressão e entrada de ar proveniente dos cilindros. A bomba alimentadora também pode causar esse tipo de problema se a membrana estiver avariada. Outro ponto que merece atenção é a posição do pescador do tanque.
      Obrigado pela visita.

    220. Olá, possuo uma Ranger XLT CD 4×4 2.5 Diesel, ano 2001, só uso na Cidade sem carga e sempre dirigindo devagar, o motor está com 205 mil km rodados,troco óleo e filtros a cada 5 mil, ocorre que venho notando a vários meses que ao ligar pela manhã sai uma leve fumaça azulada para branca, depois para e ao arrancar em sinal também solta essa fumaça, só que bem pouco, isso é normal? Ou necessita de limpeza de bicos ( nunca foi feito), quando acelero forte (raramente ) sai uma fumaça preta muito forte e ao passar as marchas ela para, é normal? Pois parece que era menor a alguns anos atrás. O desempenho continua o mesmo, para mim excelente. Esse motor é excelente, nunca estragou, bem como o carro é inacreditável, jamais estragou. Então minha dúvida se resume a fumaça. Obrigado

    221. Olá Marcos!
      O recomendado é uma manutenção de bomba e bicos a cada 50.000Km e como o motor já está com 205.000 Km e nunca foi realizado essa manutenção, é possível que a fumaça observada seja proveniente de excesso de combustível por algum desajuste na bomba.
      Obrigado pela visita.

    222. fernandes bessone ameijide

      Estou adquirindo uma s10 2.8 turbo, ano 2000 nunca possuí carro a diesel e não conheço nada do carro, gostaria de saber se o motor desse veículo é o MWM, se tem correia dentada ou corrente, o motor foi retificado recentemente, estou fazendo bom negócio referente ao veículo.

    223. Clube do Diesel

      Olá Fernandes!
      O motor que equipa essa carro é um MWM Sprint 2.8 litros. Esse motor não possui corrente ou correia dentada e sua distribuição é realizada por meio de engrenagens. Quanto a motor retificado, depende do tipo de serviço que foi realizado. Se foi utilizado os procedimentos recomendados pela fábrica e peças genuínas, não terá problema.
      Obrigado pela visita.

    224. Qual é a pressão máxima que a turbina pode exercer, no motor diesel maxion 2.5, na blazer 1997. Até 1,4 kilos é normal? Aproveito para consultar se existe algum dispositivo que possa ser instalado para acabar com a fumaça que é normal nestes motores. Colaborando com vários questionamentos acima, minha Blazer tinha o problema de dificuldade em pegar pela manhã: bastou trocar a bombinha manual (cabeçote do filtro de diesel)e problema foi resolvido.
      Parabens pelo site e pela paciencia.

    225. Clube do Diesel

      Olá Zé Carlos!
      Ao contrário do que muitos pensão a respeito dos motores diesel, a fumaça constante não é normal, ao contrário, isso é sinal de anormalidade no sistema de injeção, que pode ser desde uma simples regulagem no ponto de injeção como problemas na bomba e nos bicos injetores.
      A pressão normal de abertura da válvula waste gate do turbo desse motor está entre 1,2 a 1.3 bar.
      Obrigado pela visita.

    226. Marcelo Carnauba

      Boa tarde!

      Tenho uma F-4000 motor MWM226 ele dificilmente pega de manha ainda mais com a minha bateria que num tá lá essas coisas quando dou uma carga nela dai ela pega mais gira bem o motor até pegar e não segura de jeito nenhum na lenta um amigo viu e disse talvez possa ser falta de regulagem de válvulas será???

    227. Clube do Diesel

      Olá Marcelo!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realizar alguns testes, pois esse problema pode ser causado pela baixa carga na bateria, entrada de ar nas conexões de linha de combustível, problema de injetores, problema com a bomba injetora e até mesmo, baixa pressão de compressão, porém, somente com um bom diagnose para chegar a causa raiz.
      Obrigado pela visita.

    228. Izael da Silva Filho

      Tenho uma D20 ano 92 estou preucupado c\ o motor dela,é um motor máxiom e percebi que esta saindo fumaça pelo respiro do motor,mas não esta baixando óleo,o que pode ser.

    229. Clube do Diesel

      Olá Izael!
      O ideal é levar o veículo a um serviço autorizado para realizar alguns testes, pois esse problema pode ser causado baixa pressão de compressão, porém, somente com um bom diagnose para chegar a causa raiz.
      Obrigado pela visita.

    230. Olá novamente, como meu motor está com 205 mkm, resolvi trocar a correia dentada e os tensores, rolamentos, etc que vão ali na parte da frente, foram utilizadas somente peças originais. A correia antiga estava boa e era a original. Porém hoje de manhã ao ligá-la, saiu muita fumaça branca, fui em um serviço autorizado e ele adiantou um pouco o ponto, a fumaça desapareceu, só que ele disse que o barulho do motor iria aumentar um pouco, mas que é normal. O barulho aumentou sim, a fumaça desapareceu o torque parece que melhorou. Pergunto, é normal após trocar a correia dentada ter que acertar o ponto e o barulho ter aumentado um pouco é normal ou prejudicial ? Os serviços foram feitos por pessoas especializadas. Fiquei na dúvida quanto ao barulho. Ele achou melhor não mexer na bomba, pois não tem vazamentos. Muito obrigado

    231. Olá Marcos!
      Provavelmente ao colocar a nova correia, pode ter ficado um pouco fora do sincronismo, atrasado o ponto de injeção. Adiantar o ponto de injeção é um recurso para não ter que reposicionar a correia dentada, acertando o perfeito sincronismo. Ao adiantar o ponto de injeção, realmente tende a eliminar a fumaça branca e aumentar o torque do motor, porém o muito fica mais ruidoso e, dependendo de quanto foi adiantado o ponto de injeção, pode causar problema ao motor, como trinca de pistão por exemplo.
      Obrigado pela visita.

    232. ola comprei uma s10 2.8 diesel 4×4 ano 2001 mais a caixa de macha ja foi aberta anteriomente exister posibilidade de algum problema

    233. Olá Lucimares!
      Se o retrabalho foi realizado por oficina especializada, com peças genuínas e pessoal capacitado e treinado, a chance de vir a dar problema é pouca, porém vale lembrar que a boa manutenção do componente e o uso correto, evita que problemas venham a ocorrer.
      Obrigado pela visita.

    234. Estou viajando à Europa e lá irei comprar um Renault Grand Scneic, provavelmente entre os anos 2004 e 2006. Os motores são Diesel e variam de 1.5 L a 1.9 L. Tambem chama a atenção que a Km é sempre entre 160 a 220 mil. A loja da 3 meses de garantia. Neste caso o que precisa ser observado, em relação a barulhos que possam identificar problemas no motor e essa Km é considerada normal? Não tenho experiência com veículos de motorização Diesel, preciso de ajuda. Obrigado

    235. Olá Adriano!
      Em geral, os motores diesel tem sua vida útil muito maior que os do ciclo Otto, porém sua manutenção preventiva tem que ser realizada sempre obedecendo o que estabelece o manual do veículo/proprietário e a utilização de lubrificante de boa qualidade e combustível de procedência.
      Ao analisar o motor de um veículo diesel, deve-se prestar atenção a fumaça, que dependendo do motor pode ser normal uma fumaça mais escura ao acelerar fundo. Essa fumaça, quase preta, deve desaparecer logo em seguida, mesmo com o acelerador pressionado a fundo. Fumaça branca pode significar que o motor está com o ponto de injeção atrasado, porém essa fumaça não pode ter uma coloração azulada, que significa que o motor pode estar queimando óleo lubrificante.
      Fique atento a ruídos metálicos no motor, tanto em marcha lenta como, principalmente em aceleração.
      O ideal é ser auxiliado sempre por um mecânico experiente que poderá fazer um diagnóstico do motor antes da compra do veículo.
      Obrigado pela visita.

    236. ola,comprei uma sprinter 1997 que parecia uma maria fumaça, fiz o cabeçote e troquei anel , ambos nao estavam tao ruim assim , mas a turbina estava mal! troquei a mesma e a fumaça de oleo sumiu, otimo mas o desempenho nao melhorou nada,
      nen um poquinho se quer , como um turbo com uma folga imensa dava a mesma pressao de um novo ,
      a carro faz fumaça preta em excesso quando estica as marchas será que com esse excesso de oleo o ar nao consegue aquecer suficiente para embalar o turbo , o carro e muito fraco nao sinto o turbo enchendo igual nas outras vans ,será normal na sprinter 310 ? defeito que ela tem acelera rapido com carro parado mesmo ela nao abre giro rapido amarra e depois vai indo defeito mais forte quando frio , mas nao sinto o turbo de jeito nehum , andei de 312 , ducato antiga e todas andavam muito bem até os iveco caminhao andava bem tb será tudo bomba e bico?

    237. Clube do Diesel